Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2022 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em tod...
Prova Tecnologia em Design Gráfico ENADE 2022 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2022: Em 2001, os Estados Unidos jogaram explosivos de fragmentação em território afegão, na guerra contra o Talibã. Uma a cada dez unidades não explodiu, tornando-se uma ameaça às pessoas que viviam na região.
Ao mesmo tempo, eles também jogaram alimento, ração humanitária diária (HDR), com embalagens da mesma cor e com a mesma tipografia usada nas bombas.
Percebendo o equívoco, em novembro do mesmo ano, o governo estadunidense mudou a cor das refeições para rosa. Para explicar a diferença, foram utilizados panfletos, mas, antes disso, mais de um milhão de HDR já haviam sido jogadas.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).
Imagem 1: explosivos
Disponível em: https://www.globalsecurity.org/.
Acesso em: 5 jun. 2022.
Imagem 2: ração humanitária diária (HDR)
Disponível em: https://www.mreinfo.com/.
Acesso em: 5 jun. 2022.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 10
ENADE 2022: Imitação. É esse o significado do termo “meme”, que teve origem na língua grega. Usuários da internet se apropriaram do vocábulo para dar nome a vídeos, imagens, frases, ideias, bordões e músicas que são copiados e compartilhados em escala, de modo rápido e sucessivo, “viralizando”. O “meme” geralmente tem como finalidade fazer humor, divulgando um acontecimento que seja comum ou relevante, além de satirizar alguém, explorando questões sociais ou políticas, até mesmo servindo de campanha de marketing para marcas.
Disponível em: https://canaltech.com.br/.
Acesso em: 06 jul. 2022 (adaptado).
Meme “Nazaré Confusa” ou "Nazaré de Exatas" (2016).
Disponível em: https://museudememes.com.br/.
Acesso em: 06 jul. 2022.
Para divulgar os seus serviços como designer em suas redes sociais, um profissional criou uma campanha de marketing composta por uma série de memes com fotos de pessoas famosas, inclusive o meme da “Nazaré Confusa”, feito com uma série de fotografias da atriz brasileira Renata Sorrah.
Seu objetivo é demonstrar suas habilidades e sua criatividade como designer, elaborando um conteúdo humorístico leve, com muita qualidade gráfica, usando a maior parte das características dos memes que normalmente “viralizam” nas redes sociais, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecê-lo e se interessar em compartilhar o seu trabalho, gerando divulgação espontânea e novos contratos de trabalho.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre direito de uso de imagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser uma imagem de pessoa pública, poderá ser feito o uso do meme “Nazaré confusa” sem causar dano ao direito de uso de imagem da atriz brasileira Renata Sorrah, já que é possível a relativização da proteção ao direito de imagem quando ela é informativa, como é o caso da campanha de marketing proposta na questão.
PORQUE
II. O direito à liberdade de expressão, expresso na Constituição Federal, dispõe que são livres a manifestação do pensamento e a expressão da atividade de comunicação, portanto, usar imagens de pessoas públicas, já amplamente divulgadas em redes sociais, nos memes da sua campanha de marketing não ocasiona problema no que diz respeito às leis que regem o direito de uso de imagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 11
ENADE 2022: A produção gráfica tropicalista usava um leque de referências e conceitos de vários outros movimentos estéticos, como a psicodelia, o neo Art Nouveau e a Pop Art, tendo como um dos principais representantes brasileiros desse então recente modo de criação o designer Rogério Duarte (1939-2016). Nascido em Ubaíra (Bahia), Duarte foi um designer, ilustrador, músico, escritor, tradutor e professor, sendo considerado um dos criadores da Tropicália.
Para o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, que também era baiano, Rogério Duarte criou uma das maiores referências do design gráfico brasileiro: ao mesmo tempo que é reafirmada a preocupação modernista com grids e a diagramação simétrica das peças, Duarte acrescentava camadas exuberantes de cores quentes em torno da cabeça do personagem principal da película, representado como um cangaceiro da caatinga nordestina, ofuscando, assim, a nitidez da fotografia utilizada.
Disponível em: https://mareacarol.medium.com/.
Acesso em: 1 jul. 2022 (adaptado).
Sketch e cartaz finalizado do filme
“Deus e o Diabo na Terra do Sol”.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre as diversas dimensões da cor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso das cores quentes feito por Rogério Duarte, no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, tem a função de reproduzir a temperatura de onde é ambientado o filme, gerando um certo desconforto visual.
PORQUE
II. A cor existe objetivamente como um elemento físico, mesmo que, no geral, nos relacionemos com ela de maneira subjetiva, pois cada cor é carregada de significados que podem ser distintos, dependendo do local e cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 12
A HQ que transforma os Orixás do candomblé em super-heróis
ENADE 2022: Incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis norte-americanos é a premissa da HQ independente "Contos dos Orixás", do autor e ilustrador baiano Hugo Canuto.
Canuto conta que a ideia surgiu da vontade de ampliar a representatividade da cultura afro-brasileira dentro do mundo da cultura pop. "Eu, como baiano, acho importante falar de Orixás e acho que essa é uma maneira de quebrar preconceitos", disse. O preconceito com religiões de matriz africana se acentuou no Brasil nos anos recentes. Em 2019, houve um aumento de 47% no números de casos relacionados à intolerância religiosa, em comparação com o ano de 2017. As religiões africanas foram o alvo em 59% desses casos.
Visualmente, Canuto se inspirou nos quadrinhos norte-americanos para desenhar a história. A influência mais significativa é a do quadrinista americano Jack Kirby, figura central na Marvel das décadas de 1960 e 1970 e responsável pela concepção visual de personagens como Pantera Negra, Hulk, Thor e os X-Men.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/. Acesso em: 11 jul. 2022 (adaptado).
Capa e páginas da HQ “Conto dos Orixás”, do ilustrador baiano Hugo Canuto
Considerando as informações do texto, os conceitos associados à semiótica e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O autor da HQ “Contos dos Orixás” utilizou as três categorias dos signos (ícone, índice e símbolo) para incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis americanos.
PORQUE
II. A diagramação adotada na HQ "Contos dos Orixás" representa uma revista em quadrinhos de super-heróis; as armas são símbolos dos orixás e indicam que eles são guerreiros da cultura afro-brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
ENADE 2022: O processo metodológico de criação de identidade visual de uma empresa pode ser dividido, basicamente, em três fases de desenvolvimento: compreensão, proposição e finalização. Na fase de compreensão, são realizadas a pesquisa e a análise da história da empresa, a exploração do problema, a análise de semelhantes, a estimativa de mercado etc.; na fase de proposição, são efetuadas a estruturação de elementos conceituais, a geração de alternativas etc.; já na fase de finalização, são feitas a apresentação e a aplicação da marca a variados segmentos de divulgação.
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 14
ENADE 2022: A nova embalagem de Doritos® Rainbow traz estampadas as cores do arco-íris, principal símbolo do movimento LGBTQIAPN+, originalmente criado pelo artista norte-americano Gilbert Baker, em 1978. A simbologia serviu de inspiração para a equipe de design da PepsiCo na criação da identidade visual do snack este ano. Assim como a embalagem, as tortilhas também são coloridas, chamando ainda mais atenção para a diversidade e a causa.
O apoio de Doritos® ao movimento começou no Brasil em 2017, quando o produto foi lançado. Desde então, a marca iniciou as parcerias com organizações não governamentais e expandiu sua atuação para todas as regiões do Brasil, além de aumentar a assistência a programas e projetos como abrigos, oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes para membros da comunidade LGBTQIAPN+.
Campanha de lançamento da nova embalagem do Doritos®.
Disponível em: https://tinyurl.com/. Acesso em: 11 jul. 2022 (adaptado).
Com base no texto apresentado e nos conceitos relacionados a sistemas de identidade visual, avalie as afirmações a seguir.
I. A identidade visual é um conjunto de elementos organizacionais visíveis que pode possuir significados relacionados a um contexto específico, como no caso da campanha Doritos® Rainbow, que visa gerar emoções, reflexão e visibilidade para a comunidade LGBTQIAPN+.
II. A nova embalagem de Doritos® Rainbow pode ser considerada uma estratégia que visa exclusivamente o pink money (“dinheiro rosa”, como é chamada a renda proveniente da comunidade LGBTQIAPN+), uma vez que o redesign da identidade visual tem como objetivo uma imagem positiva da marca sem o real engajamento da empresa com o movimento.
III. A PepsiCo construiu, no caso da identidade visual do Doritos® Rainbow inspirada na simbologia do movimento LGBTQIAPN+, associações da marca com os valores do público, utilizando estratégias não só para comunicar e defender causas, mas também para garantir a competitividade e a lucratividade, já que o consumidor, após perceber o valor da marca e da causa, assimila-o como motivação ao consumo dos produtos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 15
ENADE 2022: Com a evolução do design e a ampliação de seu papel, seu caráter estratégico tem adquirido crescente força. Além do papel do design na manutenção da produção e da circulação de produtos e serviços — seu vetor econômico —, é relevante a sua contribuição na elevação da qualidade de vida individual e social — seu vetor social.
NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design.
Rio de Janeiro: 2AB, 2003 (adaptado).
O texto apresenta a posição do design proveniente da intersecção de dados socioculturais e tecnológicos com outras informações de natureza filosófica que afetaram a sua diversidade de manifestação, ampliando-o e elevando sua posição na sociedade.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A inserção de novos conteúdos teóricos no âmbito do design responde às novas exigências da sociedade em aspectos comunicacionais.
II. O processo evolutivo de ampliação do design ocorre parcialmente em consequência de sua atuação tecnológica e do impacto que esta área causa à sociedade.
III. O design e os profissionais designers se abastecem de atributos socioculturais e tecnológicos para a obtenção de melhores resultados em questões estratégicas no processo de comunicação com a sociedade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 16
ENADE 2022: Os estudos de gênero mostram as facetas das desigualdades — econômicas, políticas, sociais e culturais — e trazem diversas questões importantes a serem observadas, deixando evidente a necessidade de rever os paradigmas a respeito dos papéis sociais de cada gênero e das noções de feminilidades e masculinidades.
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.
Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha.
Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.
Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 17
ENADE 2022: Definido no sentido mais global como concepção e planejamento de todos os produtos feitos pelo homem, em princípio o design pode ser visto como um instrumento para melhorar nossa qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o interesse dos negócios em criar produtos competitivos o conduziu à evolução e à diversidade.
LANDIM, P. C. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A pluralidade do design se fortalece com as alterações dos padrões socioculturais de consumo, com sua posição dentro da história das transformações tecnológicas e também com o que ele influencia e pelo que ele é influenciado.
PORQUE
II. As novas tecnologias e os novos processos industriais têm afetado os estudos, as pesquisas e a aplicação do design, tornando-nos mais interconectados e criando uma exigência adicional sobre o profissional designer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 18
ENADE 2022: Uma rede de lojas que vende materiais para artesanato contratou um escritório de design gráfico para desenvolver um aplicativo cuja principal funcionalidade seja possibilitar o aumento de vendas. O escritório foi escolhido por ser especialista no uso da metodologia de design thinking em seus projetos.
Infográfico com as etapas do Design Thinking.
VIANNA, M. (et al.). Design thinking: inovação em negócios.
Rio de Janeiro: MJV Press, 2012 (adaptado).
Assim, após realizar uma pesquisa exploratória, o escritório de design gráfico começou a desenvolver uma rede social para a empresa, com o objetivo de conectar seus clientes por meio da troca de lições, em que os artesãos mais experientes ensinariam os iniciantes a realizar técnicas artesanais, utilizar os materiais da forma adequada e até mesmo dar dicas de como comercializar os produtos artesanais resultantes das lições.
Depois dos primeiros testes, realizados com modelos das telas de baixa complexidade (feitos em papel), o escritório entendeu que deveria criar estratégias para estimular que os clientes da rede de lojas façam parte da rede social, compartilhem e assistam às lições.
A partir do caso relatado e das etapas metodológicas do design thinking apresentadas na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de imersão são criadas e aplicadas ferramentas de visualização, como os painéis iconográficos e o desenvolvimento de personas e, no caso relatado, a imersão acontece quando a rede social desenvolvida foi testada por alguns clientes da loja de materiais para artesanato.
II. Na etapa de análise e síntese, os dados já coletados por meio de ferramentas como entrevistas e mapeamento de jornada de usuário são organizados e entendidos e, no caso relatado, por exemplo, a fase de análise e síntese acontece após a pesquisa exploratória, orientando o processo criativo e mantendo o foco nos objetivos do projeto.
III. A etapa de ideação começa na primeira reunião do projeto, junto com os clientes contratantes, quando é realizado o brainstorming e, no caso apresentado, por exemplo, a ideia inicial (desenvolver um aplicativo para aumentar as vendas) já faz parte da etapa de ideação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE 2022: As mudanças que estão ocorrendo no mundo contemporâneo — por meio de plataformas colaborativas, economia criativa, necessidade de projetos gráficos de sistemas de identidade visual mais inteligentes e sustentáveis, por exemplo — fizeram da criatividade uma ferramenta primordial no século XXI. Nesse sentido, várias metodologias projetuais são utilizadas para estimular a criatividade em diferentes situações.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma ferramenta muito útil quando se deseja gerar — em um ambiente livre de críticas e restrições à imaginação — ideias, conceitos e soluções para resolver problemas em curto prazo.
II. A técnica do mind map, que significa mapa mental, consiste na elaboração de um painel imagético vinculado a um conceito central, disposto linearmente na forma de fluxograma, com itens organizados em ramificações ou áreas.
III. O brainstorming e o mind map buscam tornar o processo criativo mais dinâmico, de modo a proporcionar melhores resultados; e no caso do mind map, existem aplicativos específicos que ajudam na otimização do mapeamento mental.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
TEXTO 1
ENADE 2022: A área de branding, por meio da qual as empresas alcançam o mais alto nível de interação com os consumidores, surgiu como a parte mais influente da estratégia de marketing sustentável.
Os consumidores fiéis são a força motriz das marcas e podem ser vistos como um dos seus maiores ativos, pois estão dispostos a adotar e defender a filosofia das marcas favoritas, podendo ser impulsionados para tornarem-se um grupo de consumidores ambientalmente conscientes e atrair outros consumidores com os mesmos interesses.
Na essência dessa ideia, está a busca por um crescimento sustentável da marca (inclusive economicamente), isto é, o aumento do seu valor, fomentado por clientes leais que incentivam outros clientes a se tornarem usuários e, eventualmente, também leais a ela.
GRUBOR, A.; MILOVANOV, O. Brand Strategies in the Era of Sustainability. Interdisciplinary
Description of Complex Systems, n.15, v.1, p. 78-88, 2017 (adaptado).
TEXTO 2
Para a Natura, a maior empresa de cosméticos do Brasil, ter os princípios que a norteiam representados em seu branding é tão importante quanto basear sua proposta de valor na sustentabilidade. Assim, a empresa mudou sua identidade visual no começo dos anos 2000, depois de realizar uma pesquisa com clientes e consultoras para saber o conceito que tinham da empresa. Os resultados apontaram que a marca, além de não refletir uma companhia inovadora, passava a imagem de uma instituição tradicional e estagnada.
Com os resultados iniciais em mãos, a diretoria da empresa decidiu fazer um reposicionamento da marca, com um redesign que transmitisse modernidade, leveza, criatividade e simplicidade. Assim, a flor apoiada no “T” da palavra Natura da identidade antiga cedeu lugar para uma folha de cores quentes, que parecia flutuar sobre o nome da empresa na nova logo, transmitindo uma sensação de movimento, bem-estar e harmonia, como pode ser visto na comparação das duas marcas a seguir.
O reposicionamento e redesign da marca foi acertado, visto que, em 2018, a Natura foi escolhida pelo 14º ano consecutivo para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da bolsa de valores de São Paulo.
Disponível em: https://casestudies.insightnet.com.br/natura-reposicionamento
-da-marca-para-reforcar-valores-e-atributos/.
Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O exemplo da reformulação da assinatura visual da Natura, aliada ao branding, demonstra a aplicação da estratégia chamada de greenwashing (“lavagem verde” ou “maquiagem verde”, em tradução livre) que, resumidamente, pode ser definida como a promoção de uma imagem ecológica positiva sem que as atitudes ecologicamente corretas da marca ou empresa sejam reais.
PORQUE
II. Adoção de uma visão de design gráfico voltada para a sustentabilidade exige pensar estratégias de comunicação para, principalmente, transmitir mensagens que possam causar impactos positivos nas empresas e seus clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 21
ENADE 2022: Ao grupo formado por fontes tipográficas criadas em conjunto e desenhadas a partir dos mesmos parâmetros gráficos e conceitos estéticos denominamos família tipográfica, que pode ser classificada e agrupada com outras de semelhantes características e temática.
As famílias tipográficas “Times” e “Helvética”, por exemplo, apresentam-se formalmente distintas entre si, mas podem ser empregadas em diversas áreas projetuais do design gráfico: sistemas de identidade visual, embalagens, produtos editoriais impressos, sinalização gráfico-ambiental, interfaces digitais, entre outras.
No contexto das famílias tipográficas, avalie as afirmações a seguir.
I. As fontes sem serifa são mais adequadas para a configuração de grandes massas de texto, por facilitar o fluxo de leitura de textos longos impressos.
II. As fontes manuscritas foram desenvolvidas com o objetivo de provocar certa particularização, visto que são embasadas na escrita e na caligrafia do cotidiano.
III. O designer deve observar, nas tipografias institucionais, se as famílias tipográficas escolhidas possuem variações adequadas às diversas aplicações possíveis em um sistema de identidade visual.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 22
Texto 1
ENADE 2022: A principal característica das embalagens inteligentes é a presença de tecnologias capazes de comunicar as reais condições de um produto ou do ambiente em que ele se encontra.
Muitas embalagens inteligentes utilizam sensores simples – como monitores químicos e de pH – que interagem com a atmosfera interna ou externa ao produto e detectam a presença de gases, umidade e outros marcadores de qualidade.
Um bom exemplo disso vem da marca australiana de protetor solar Blue Lizard: o frasco que é originalmente branco, fica azul quando exposto aos raios UV, funcionando como um lembrete visual de quando o produto deve ser usado, conforme imagem a seguir.
Disponível em: https://tinyurl.com/. Acesso: 30 jun. 2022.
Texto 2
Síntese visual dos métodos recorrentes nas metodologias de design industrial, gráfico e de informação.
FREITAS, R. F.; COUTINHO, S. G.; DA NÓBREGA WAECHTER, H.
Análise de Metodologias em Design: a informação tratada
por diferentes olhares. Estudos em design, v. 21, n. 1, 2013 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas nos textos e nas imagens, avalie as afirmações a seguir.
I. A marca australiana de protetor solar utilizou tecnologias associadas à produção digital no rótulo de sua embalagem inteligente, já que ele muda de cor quando a embalagem é exposta aos raios UV, solução decorrente das etapas metodológicas do design industrial.
II. A embalagem inteligente da marca australiana de protetor solar apresenta uma série de características e requisitos, de modo que foi necessário utilizar, no projeto, diversas etapas metodológicas do infográfico, como as do design industrial para a estrutura tridimensional e do design gráfico para o rótulo.
III. A solução para a embalagem inteligente proposta pela marca australiana de protetor solar foi decorrente das metodologias do design de informação, visto que a necessidade de uso do produto pela presença de raios UV precisa ser facilmente compreendida pelo usuário com a mudança de cor da embalagem.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2022: Com a popularização dos dispositivos móveis — computadores portáteis, telefones celulares inteligentes (smartphones), leitores tipo tablets, entre outros —, os projetos gráficos editoriais estão “migrando” cada vez mais da página impressa para o ambiente digital, ora simulando as características tradicionais do objeto físico, como a ação de virar páginas, ora propondo novas funcionalidades já plenamente adaptadas às novas mídias digitais, como conteúdos dinâmicos e customizáveis de forma quase individualizada.
Nesse contexto, ao realizar um projeto gráfico editorial híbrido, isto é, que funcione tanto em mídia impressa como em mídias digitais, o designer deve priorizar
A) a facilidade de uso pela memorização, por parte do usuário e do designer, das seções do projeto gráfico editorial.
B) a diagramação funcional e responsiva do projeto gráfico editorial, mantendo a identidade gráfica do produto tanto na página impressa quanto nas múltiplas telas de dispositivos digitais.
C) as exigências técnicas de cada uma das mídias (impressa e digital) na escolha do universo de elementos estéticos para compor o projeto gráfico editorial.
D) a correta indexação, a partir do projeto gráfico editorial, dos conteúdos que serão publicados, para que o sumário impresso seja tão eficiente quanto o menu nos dispositivos digitais.
E) o contexto das informações efêmeras que serão transmitidas pelo projeto gráfico editorial e o repertório cultural dos usuários.
QUESTÃO 24
ENADE 2022: O design gráfico pode ser importante instrumento de integração e valorização social, capaz de aproximar a tão elitizada profissão do design e a cultura proveniente das classes mais excluídas da sociedade, incorporando um papel de difusor, também, de elementos da contracultura.
A busca por inspiração para muitos projetos de design gráfico no vernacular, no popular e no regional pode resultar em um design com maior identidade nacional, que reflete a pluralidade de raízes culturais de nosso povo.
O design inspirado no popular reflete tudo aquilo que é produto das classes populares, bem como expressões da cultura amplamente difundidas pelo povo e para o povo.
O termo vernacular é empregado para definir aqueles artefatos autênticos da cultura de determinado local. Corresponde às soluções ligadas aos costumes locais, produzidos nas “margens”, fora do discurso oficial.
Por fim, o regional configura, especificamente, uma tradição vinculada a um território que possui forte identidade cultural. O regional pode, muitas vezes, se confundir com o vernacular, pois ambos estão ligados a uma localidade específica. Porém, o regional engloba hábitos incorporados em determinada região, mas nem sempre produzidos fora do discurso oficial.
FINIZOLA, F. Tipografia vernacular urbana: uma análise
dos letreiramentos populares. São Paulo: Blücher, 2010 (adaptado).
A seguir são apresentadas figuras com projetos de design gráfico.
Figura 1: fonte “Pixo Reto”, criada pelo designer Bruno Corrente, usa referências de pichações de diversos lugares do Brasil e do mundo.
Figura 2: fonte “Brasilêro”, criada pelo designer Crystian Cruz, usa referências de placas e cartazes de diversos lugares do Brasil.
Figura 3: fonte “Ghentileza Original”, criada pelo designer Luciano Cardinalli, usa referências dos escritos feitos pelo “Profeta Gentileza”, um andarilho que perambulava pelas ruas do Rio de Janeiro.
Disponível em: http://tipomakhia.net/. Acesso em: 06 jul. 2022.
Considerando as informações apresentadas, analise as famílias tipográficas (fontes) apresentadas nas figuras e avalie as afirmações a seguir.
I. A fonte “Pixo Reto” (figura 1) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design regional, entretanto, a família tipográfica não apresenta características vernaculares em seu design.
II. A fonte “Brasilêro” (figura 2) apresenta características de um design inspirado em expressões vernaculares, que também apresenta características associadas ao design popular, além disso, a família tipográfica é caracterizada por referências regionais.
III. A fonte “Ghentileza Original” (figura 3) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design vernacular, entretanto, a família tipográfica não apresenta características de design regional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 25
ENADE 2022: Nas imagens a seguir podem ser observados um anúncio de revista e um comercial no Youtube da campanha “Parceria que vai longe”, da marca Honda, cujo slogan “Asas da Liberdade” é representado pela imagem de uma asa.
Disponível em: https://motoadventure.com.br/.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DX-uyCmaoAA/.
Acesso em: 07 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A campanha da marca Honda é um exemplo de crossmídia, pois se utiliza de diferentes mídias, como um anúncio impresso em revistas especializadas e um vídeo no YouTube, que também foi transmitido em canais abertos de TV.
PORQUE
II. Os conteúdos gráfico, discursivo e da mensagem publicitária da marca Honda são os mesmos, no entanto, as linguagens adotadas são diferentes, pois respeitam as características próprias de cada mídia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 26
ENADE 2022: Considere que uma agência de design digital tenha sido contratada para desenvolver um aplicativo para uma empresa presente há anos no mercado, mas que agora esteja buscando por novas plataformas para atender seus clientes.
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo e aos pontos de atenção por parte do designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha da tipografia no desenvolvimento do aplicativo deve considerar aspectos relativos à legibilidade em mídias digitais.
II. As figuras da lupa e do carrinho de compras são exemplos de modelos convencionados de ícones para interfaces digitais.
III. As soluções gráficas desenvolvidas devem estabelecer relações com a identidade visual da empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 27
ENADE 2022: O termo art déco é usado para identificar trabalhos geométricos populares dos anos 1920 e 1930, que apresentam uma das sensibilidades estéticas mais notáveis nas artes gráficas, na arquitetura e no design de produto durante o período entre guerras.
MEGGS, P. B.; ALSTON, W. P. História do design gráfico.
Traduzido por Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2009 (adaptado).
A figura a seguir apresenta um cartaz com característica da art déco
Disponível em: https://sala17.wordpress.com/2013/01/27/am-cassandre-
1901-1968-a-sintese-grafica-e-o-poder-da-comunicacao-visual. Acesso em: 12 jul. 2022.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A estética da art déco trouxe para as artes gráficas uma geometria decorativa que fazia parte do processo de representação desse movimento artístico.
II. As características presentes em projetos gráficos desenvolvidos no estilo decorativo desse manifesto trouxeram elementos orgânicos que sensibilizaram o consumo de todas as classes sociais da época.
III. Os elementos gráficos utilizados em cartazes pertencentes à art déco expressavam a era moderna da industrialização, acontecimentos históricos e sofisticação, por meio de uma geometria estética e original.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2022: A seguir são apresentadas as imagens “Na casa do coelho” e o “O chá maluco”, manipuladas digitalmente.
Em relação a imagens manipuladas digitalmente, avalie as afirmações a seguir.
I. Imagens digitais podem ser manipuladas em programas de criação vetorial e ou de criação de bitmaps.
II. A digitalização e o tratamento de imagens fotográficas são realizados, preferencialmente, em programas de criação de bitmaps.
III. Imagens digitais podem ser trabalhadas com máscaras, canais alfa e manipulação de cor e luz por meio de níveis, matiz/saturação e curvas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 29
ENADE 2022: Quando se manipula uma imagem digital, é possível trabalhar com diferentes espaços de cores. RGB e CMYK são dois intervalos de cores do espectro visível, conforme mostrado na imagem a seguir.
Gamas de diferentes espaços de cores
Disponível em: https://helpx.adobe.com/. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptada).
Uma imagem digital salva no espaço de cores RGB (red, green e blue) e manipulada em programa de edição de imagens pode conter 256 tons (ou mais) para cada canal de cor, que, se multiplicados, geram, aproximadamente, 16,7 milhões de tonalidades na tela do computador.
Considerando as informações apresentadas e que essa imagem colorida será impressa no sistema offset de impressão, avalie as afirmações a seguir.
I. As cores em quadricromia são impressas por meio de uma grade de pontos de diversos diâmetros chamada retícula convencional, criando o padrão roseta.
II. Se o objetivo é impressão, o espaço de cores RGB deve ser modificado para CMYK, o qual possui quatro canais de cores, sendo possível converter novamente a imagem para RGB sem perda de informação.
III. A ampliação da gama de cores em uma impressão em policromia é possível quando se opta por um sistema de impressão com seis ou sete cores.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) II, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2022: Em programas de construção de páginas web, as cores são representadas visualmente pelo código hexadecimal e são necessários conhecimentos de sintaxe e valores comuns a qualquer nível de CSS. Uma cor é também uma palavra-chave ou uma especificação RGB numérica na área do design digital.
Disponível em: https://www.w3.org/. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptada).
Considerando a correta utilização de códigos em protótipos de alta fidelidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A codificação das cores na linguagem HTML apresenta combinação de até cinco dígitos, começando pelo símbolo “#”.
II. O sistema de numeração utiliza-se de números de 0 a 9.
III. A codificação das cores na linguagem HTML utiliza-se apenas das letras A, B, C, D, E e F.
IV. Os protótipos são formados por três pares de caracteres, que representam as intensidades relativas ao ciano, ao magenta e ao amarelo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE 2022: As abordagens centradas no usuário estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de sistemas interativos, pois, dessa forma, os desenvolvedores podem obter melhor entendimento das necessidades e dos objetivos dos usuários, criando produtos mais adequados e de maior utilidade.
Esse processo de design de interação envolve quatro etapas básicas: identificar necessidades e estabelecer requisitos; desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; construir versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; e avaliar o que está sendo construído durante o processo.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação:
além da interação homem-computador.
Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE 2022: A atitude empreendedora de um designer é uma das principais características para sua entrada no mercado de trabalho. Há algum tempo, já são utilizadas ferramentas para apresentação profissional ou comercial, sendo o portfólio uma das mais reconhecidas.
O portfólio é como um palco. O momento que antecede sua avaliação é parecido com o que antecede a abertura das cortinas: o público não sabe o que esperar. Ter um portfólio tradicional, não digital, é um pouco como ter o palco localizado em uma pequena cidade do interior. Ter um portfólio digital é mais parecido com ter um palco na Times Square.
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar
seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.
III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 33
ENADE 2022: As tecnologias de informação e comunicação têm alterado substancialmente o modo como a informação é organizada e acessada, assim como a quantidade de informação disponível. Nesse contexto, surge a Arquitetura de Informação (AI) como importante metadisciplina, preocupada com o projeto, a implementação e a manutenção de espaços informacionais digitais para acesso, navegação e uso.
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação:
trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2006 (adaptado).
A seguir está representada a estrutura da arquitetura de informação a partir das ideias de Louis Rosenfeld e Peter Morville.
Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na composição da AI, o contexto identifica o modelo do projeto, suas estratégias e, principalmente, seu objetivo.
II. Na composição da AI, o conteúdo é responsável pela estrutura organizacional e conduz o comportamento do usuário.
III. Na composição da AI, as necessidades e experiências dos usuários envolvem toda a sua estrutura de atuação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 34
ENADE 2022: De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (LPI), Lei n. 9.279/1996, a criação de um objeto de desenho industrial é protegida por meio de registro e não de patente, pois não se trata de uma invenção. O registro é um título de propriedade temporário concedido pelo Estado. A proteção tem validade apenas nos limites territoriais do país e não confere direito cumulativo ao direito autoral.
O registro confere ao titular alguns direitos, como excluir terceiros durante o prazo de vigência do registro, impedindo-os de fabricar, comercializar, usar, importar ou vender sem prévia autorização. A função do registro de desenho industrial é proteger o caráter ornamental de objetos (tridimensionais), como uma embalagem, ou de padrões gráficos (bidimensionais) a serem aplicados em objetos passíveis de fabricação industrial, conforme disposto no art. 95 da LPI.
BRASIL. Lei da Propriedade Industrial, de 14 de maio de 1996.
Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9279.htm.
Acesso em: 15 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas sobre o registro de desenho industrial, é correto afirmar que uma de suas funções é conferir ao titular
A) a garantia de proteção cumulativa do desenho industrial e do direito autoral.
B) o direito de excluir os concorrentes durante o prazo de vigência da proteção.
C) o direito de proteção sem prazo limitado para sua extinção.
D) o incentivo ao investimento industrial da invenção.
E) o direito de proteção em âmbito mundial.
QUESTÃO 35
ENADE 2022: A psicologia da forma, conhecida como Gestalt, provoca grande atração em profissionais de design, principalmente naqueles que atuam na área de design gráfico, os quais utilizam a forma e a cor como meio de expressão e representação visual, e centralizam seus esforços no conhecimento da funcionalidade de elementos estruturais.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por
meio da Gestalt na formação de competências do profissional
de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba,
v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
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