Prova Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2022 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em t...
Prova Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2022 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2022: Atualmente, algumas ferramentas são essenciais para que o empreendedor possa projetar e simular um negócio antes da implementação. Independentemente do tipo e tamanho do negócio, o plano de negócios (PN) é uma das ferramentas que se destaca dentre os empreendedores. O PN representa a descrição da oportunidade que o candidato a empreendedor pretende desenvolver. Em geral, procura reproduzir possíveis situações na empresa antes que ela entre em operação.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, uma das principais funções de um plano de negócios é
A) descrever e projetar metas de baixa complexidade.
B) avaliar o potencial de lucro e crescimento do negócio.
C) implementar o fluxo de caixa no lugar do plano financeiro completo.
D) relatar o perfil do empreendedor que garanta o sucesso do negócio.
E) testar estratégias de controlar a demanda para aumentar as vendas.
QUESTÃO 10
ENADE 2022: A razão de vida da organização está intrinsecamente ligada a suas estratégias. Daí a afirmação de que os processos têm vida e estão em constante transformação. Isso quer dizer que qualquer oscilação do ambiente externo, por exemplo, pode gerar mudanças de estratégia e, certamente, dos processos.
Nesse contexto, um dos maiores erros das organizações na implantação da gestão de processos é a não consideração de suas estratégias. Muitas vezes, pensam primeiro na obtenção de resultados fáceis e ganhos rápidos em detrimento da razão de ser da organização, o que certamente compromete o sucesso de um projeto.
O fato é que, sem estabelecer e conhecer os objetivos e as definições estratégicas, é pouco provável que um projeto de gestão de processos consiga melhorar o desempenho dos processos e agregar algum tipo de valor à organização. É importante salientar que os processos passam constantemente por melhorias contínuas e, para garantir o sucesso dessas melhorias, uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas organizações é o ciclo PDCA.
ARAUJO, L. C. G. D.; GARCIA, A. A.; MARTINES, S. Gestão de processos:
melhores resultados e excelência organizacional. 2. ed. São Paulo:
Grupo GEN, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br.
Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
WERKEMA, C. Métodos PDCA e Demaic e suas ferramentas analíticas.
São Paulo: Grupo GEN, 2012. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br.
Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
A partir do exposto e sobre o uso do ciclo PDCA, seja para promoção de melhorias na estrutura organizacional, na gestão de processos ou mesmo na gestão estratégica das organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que apresenta um caminho a ser seguido para o alcance das metas almejadas, servindo como um programa de gestão e monitoramento de ações determinadas.
II. De maneira contínua, a primeira etapa do ciclo PDCA consiste em planejar os cursos da gestão de uma empresa, isto é, estabelecer metas a serem alcançadas e, também, os meios para que a empresa as alcance.
III. Embora seja um processo cíclico, a última etapa do PDCA consiste em atuar a partir dos resultados obtidos, isto é, se a meta inicial foi alcançada, adota-se o plano como referência, caso contrário, atua-se sobre as causas que influenciaram o não alcance da meta.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2022: Chegou até a gerente de atendimento de uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos fitoterápicos, uma grave reclamação: “um cliente ligou para a ouvidoria informando que o vendedor ao lhe atender exigiu que fizesse compra casada (quando se vende um produto somente se outro for comprado junto) para se continuar tendo os descontos de praxe da companhia”.
Diante disso, a gerente da área de atendimento marcou uma reunião com o gerente comercial e, depois de terminada, concluíram que
A) a falta de treinamento sobre ética, moral e valores da equipe comercial teria contribuído para aquela postura do vendedor.
B) a melhor forma e mais eficiente para resolver a situação era demitir o vendedor que não seguia a política da empresa.
C) a mudança da política da empresa era uma saída e, comisso, instituir a venda casada, o que aumentaria o faturamento no médio prazo.
D) a obrigação de venda casada não era comprometedora aos valores da empresa, embora não fizesse parte de sua política.
E) a entrega do código de conduta a todos da área comercial seria uma forma de forçá-los a apresentar comportamentos esperados pela organização.
QUESTÃO 12
ENADE 2022: Uma empresa demonstra a seguinte movimentação de custos e despesas referente ao mês de outubro de 2022.
Durante esse mês, foram produzidas e vendidas 25 000 unidades de um determinado produto, cada uma pelo preço de R$ 45,00 líquidos de impostos.
Nesse caso, o valor em reais da margem de contribuição unitária é de
A) 19,80.
B) 22,40.
C) 23,60.
D) 26,00.
E) 29,40.
QUESTÃO 13
ENADE 2022: Dois irmãos são proprietários de uma loja de material médico no centro de uma cidade. Ultimamente, as vendas vêm caindo de forma significativa, sem que eles pudessem identificar as causas. Então, o irmão mais velho desenvolveu uma pesquisa interna, com os clientes, para entender a situação, enquanto sua irmã começou uma pesquisa junto aos concorrentes, como cliente oculto. Passados quase trinta dias, os dois irmãos reuniram-se para analisar todas as informações e dados coletados.
Nessa análise, perceberam que o seu segmento de negócios é de extrema necessidade e que existe a tendência de os clientes sempre comprarem produtos médicos para atender a necessidades urgentes. A conclusão que os dois irmãos obtiveram foi que é primordial a construção de um relacionamento duradouro com os clientes, pois essas não são compras eventuais, e sim para demandas especificas.
Portanto, a necessidade de aumentar a fidelização de clientes valiosos tem feito com que estratégias de vendas pessoais sejam utilizadas em conjunto com programas específicos.
Considerando a situação descrita, assinale a opção que apresenta corretamente a ferramenta que os irmãos devem implementar na empresa.
A) Marketing direto.
B) Técnicas de vendas.
C) Business-to-business.
D) Distribuição integrada.
E) CRM (Customer Relationship Management).
QUESTÃO 14
ENADE 2022: A janela de oportunidade é uma metáfora que descreve o período de tempo em que uma empresa pode, de fato, entrar em um novo mercado. Quando o mercado para um novo produto está estabelecido, a janela de oportunidade se abre e novas empresas entram. Em determinado ponto, o mercado fica maduro e a janela de oportunidade se fecha.
FERREIRA, M. F. et al. Ser empreendedor: pensar, criar
e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).
A partir da leitura do texto, na fase de planejamento de um novo negócio, um empreendedor precisa identificar janelas de oportunidade com base em
A) fontes oficiais e qualificadas, como juntas comerciais e institutos públicos, a fim de se verificar de forma minuciosa e específica as tendências de determinado negócio.
B) informações que levem em conta a evolução de determinado mercado e potencial de crescimento, em uma perspectiva ampla.
C) sua intuição de empreendedor, que, considerando sua propensão ao risco, busca taxas de retorno mais altas.
D) pesquisas com critérios estatisticamente válidos, que permitam projetar o fluxo de caixa do novo negócio.
E) recursos financeiros disponíveis, sejam eles próprios ou de terceiros, para uma rápida entrada no mercado.
QUESTÃO 15
ENADE 2022: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIG) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, produção, marketing, vendas e compras) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio a decisão).
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais:
administrando a empresa digital.
9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP), Planejamento dos Recursos Empresariais, são pacotes de softwares de gestão ou sistemas integrados, com recursos de automação e informatização, cujo objetivo é contribuir com o gerenciamento dos negócios empresariais.
II. Os sistemas Customer Relationship Management (CRM), Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, constituem uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades e, então, atendê-lo da melhor forma.
III. Os sistemas Supply Chain Management (SCM), Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, constituem o gerenciamento de uma rede interna de negócios envolvidos na provisão final de produtos e serviços da empresa, permitindo que a empresa tenha maior efetividade no controle de estoques.
IV. Os sistemas Business Inteligence (BI), Inteligência nos Negócios, referem-se a aplicações e tecnologias empregadas para coletar, disponibilizar e analisar dados e informações sobre as operações das empresas, permitindo que elas obtenham um conhecimento mais abrangente sobre métricas de vendas, produção e operações internas.
V. Os sistemas CRM, SCM e BI complementam os sistemas ERP; enquanto os sistemas ERP são voltados para os processos externos com fornecedores e clientes, os sistemas CRM, SCM e BI são voltados aos processos internos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 16
ENADE 2022: O gráfico a seguir exibe a demanda por motocicletas em um determinado mercado. No gráfico, a curva D1 representa a demanda por esse tipo de veículo antes da ocorrência de um cenário de frequentes aumentos no preço dos combustíveis, e a curva D2 representa a situação durante o cenário de frequentes aumentos nos preços dos combustíveis.
Considerando as curvas da demanda D1 e D2 no gráfico apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O preço e a demanda de motocicletas sofreram alterações.
PORQUE
II. O aumento no preço dos combustíveis provocou um deslocamento da curva da demanda por motocicletas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 17
ENADE 2022: Praticar a responsabilidade social empresarial (RSE) requer atenção a múltiplas exigências referentes às relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, investimentos em pesquisa tecnológica, preservação do meio ambiente, redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc.
Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização conquista o respeito das pessoas e das comunidades que atinge, envolvendo seus colaboradores e consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa.
In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social:
conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Com base no texto, é correto afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando
A) o respeito pelas pessoas e pelas comunidades antecede a prática empresarial, considerando que a responsabilidade social é uma exigência imposta pelo mercado e pelos fornecedores.
B) o modelo de gestão for pautado tanto pela responsabilidade social quanto pela atmosfera interna e, assim, contribua para a prevalência de condutas éticas, respeito às pessoas e engajamento dos colaboradores.
C) a preservação do meio ambiente é atendida por ela, pois é um fator que amplia a sua participação no mercado, considerando que esse é um dos problemas contemporâneos que mais exige atenção das organizações.
D) a participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais reflete o engajamento deles no conjunto dos procedimentos internos, ao primarem pela ética e pelas ações sociais, fortalecendo, assim, a imagem pública da empresa.
E) a preferência dos consumidores e o engajamento dos colaboradores não são influenciados pelo modelo de gestão implementado pela empresa, que prioriza as múltiplas exigências nas relações que mantém com clientes e fornecedores.
QUESTÃO 18
ENADE 2022: Determinada organização, atuante no setor de varejo de vestuário há 19 anos, possui uma unidade voltada ao público masculino e outra ao público feminino. Tem como objetivo proporcionar conforto e estilo a seus clientes, levando produtos atuais e inovadores da moda. Trata-se de uma organização cuja receita vem crescendo ao longo dos anos, proporcionando sustentabilidade financeira e consolidação de negócios.
Nessa organização, há dez empregados que atendem nas unidades e o gestor, que é proprietário do estabelecimento e possui um perfil democrático de liderança. Entretanto, há muitos conflitos entre os empregados, sobretudo relacionados à disputa por clientes, devido às comissões pagas e a ruídos na comunicação. Como causa desses conflitos está o desejo do êxito econômico e de status por parte da equipe de vendas.
FARIAS, A. P. S. et al. Gestão de conflitos: um estudo de caso numa organização do setor de vestuário.
CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Anais [...] Pernambuco, 08 e 09 de agosto de 2014.
Disponível em:http://www.inovarse.org/sites/.
Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).
Considerando que os conflitos entre meia mas relações humanas, em um processo natural e imprescindível para o crescimento dos grupos, é papel do gestor
A) delegar a mediação a um dos empregados, visto que eles, por vivenciarem a situação, têm mais condições para resolver os conflitos.
B) agir como intermediário, incentivando a disputa entre os empregados, para aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa.
C) determinar as principais fontes de conflito na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução, demitindo os empregados causadores.
D) identificar os conflitos na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução, confrontando seus causadores diante do grupo para desacreditá-los.
E) atuar como mediador, na tentativa de minimizar ou evitar os efeitos negativos, potencializando os efeitos positivos que poderão advir dos conflitos.
QUESTÃO 19
ENADE 2022: Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação.
3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).
Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
ENADE 2022: O empreendedor deve ser capaz de analisar um projeto de investimento mediante um conjunto de técnicas para a determinação de sua viabilidade econômico-financeira. Para tanto, normalmente são utilizadas as técnicas de payback, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).
O payback é considerado uma técnica não sofisticada, caracterizada pelo período de tempo exato necessário para a empresa recuperar seu investimento inicial em um projeto, a partir das entradas de caixa líquidas. O VPL, assim como a TIR, é considerado uma técnica sofisticada, uma vez que desconta as entradas de caixa a uma taxa especificada, o custo do capital, e se refere ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa. A TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de uma oportunidade de investimento igualar-se a zero.
GITMAN, L. J.; ZUTTER, C. J. Princípios de Administração Financeira.
14. ed. São Paulo: Person, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, observe o seguinte gráfico, que apresenta o VPL de dois projetos distintos: o projeto X (em verde) e o projeto Y (em vermelho).
A partir das informações do texto e dos dados apresentados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. O payback ocorrerá simultaneamente nos projetos X e Y.
II. Para um custo de capital de 10%, os projetos X e Y gerarão a mesma riqueza.
III. O projeto X passará a ser melhor que o projeto Y quando a taxa de desconto for superior a 10%.
IV. O projeto X, quando comparado ao projeto Y, precisa de uma taxa de desconto menor para tornar-se inviável.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 21
ENADE 2022: As empresas começam a exigir de seus clientes, parceiros, empregados e fornecedores, o compliance digital e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nesse contexto da era da informação e da transparência, o compliance digital ganha notoriedade e significa seguir as regras digitais de determinada empresa.
CRUZ, C. O compliance digital e a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira.
Disponível em: https://mascaro.com.br/boletim
/boletim-226/compliance-digital-e-lgpd/. Acesso em: 29 jun. 2022 (adaptado).
A partir do texto apresentado, sobre compliance e LGPD, avalie as afirmações a seguir.
I. O compliance objetiva a proteção dos direitos fundamentais de liberdade, a privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
II. A LGPD se aplica a toda e qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada em território nacional por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.
III. O compliance deve ser compreendido de maneira sistêmica para além do cumprimento de regras formais, a fim de mitigar riscos, preservar valores éticos e de sustentabilidade corporativa, visando a continuidade do negócio.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 22
ENADE 2022: A pandemia de Covid-19 transformou significativamente a maneira como as empresas trabalham. Antes da pandemia, era comum que apenas freelancers ou algumas categorias profissionais trabalhassem em home office. Agora, essa é uma realidade para profissionais das mais diversas áreas, e a tendência é que o home office e o trabalho remoto continuem em alta.
Um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por exemplo, concluiu que essa prática deve crescer em 30% após a pandemia. Isso porque tanto as empresas quanto os colaboradores perceberam que vários são seus benefícios. Não se pode, contudo, desconsiderar os desafios encontrados por ambas as partes.
Por um lado, as empresas tiveram de remodelar suas estratégias de gestão para garantir a sustentabilidade do negócio, sendo a gestão de pessoas responsável por garantir a produtividade e o desempenho dos colaboradores fora dos limites organizacionais. Estes, por sua vez, tiveram de se adaptar a uma nova rotina, conciliando as tarefas do trabalho e as domésticas em um mesmo ambiente.
Disponível em: https://www.florence.edu.br/blog/home-office/.
Acesso em: 30 jun. 2022 (adaptado).
A partir do exposto, sobre gestão de pessoas e equipes no home office, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com os colaboradores trabalhando em home office, a gestão de pessoas deve preocupar-se em tornar a comunicação cada vez mais assertiva e em manter a equipe informada sobre as estratégias e os procedimentos de gestão para além de informações relativas apenas às entregas diárias.
PORQUE
II. Um dos grandes desafios da gestão de pessoas é assegurar que os colaboradores, mesmo em casa, cumpram suas metas, permaneçam motivados, colaborativos, integrados e pertencentes à organização, garantindo, assim, a lucratividade e a sustentabilidade do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 23
Texto 1
ENADE 2022: Cotidianamente, as empresas passam por modificações de posicionamento diante do mercado para atender demandas e exigências cada vez maiores. Ocorre que a estrutura das organizações é composta por pessoas, que possuem diferentes características e ambições.
GALVÃO, A. C. Q. Relação entre fatores de clima organizacional
e motivação do colaborador no ambiente de trabalho.
In: BEHNKE, M. T. (org.). Gestão de Pessoas: artigos reunidos.
Curitiba: InterSaberes, 2014, 69-70 (adaptado).
Texto 2
Disponível em: http://chargesdodenny.blogspot.com/2018/01/.
Acesso em 17 jun. 2022.
Com relação a motivação das pessoas, o clima e a cultura organizacional, avalie as afirmações a seguir.
I. As recompensas não financeiras, como transportes, alimentação, assistência médica e oportunidades de crescimento profissional, não influenciam a motivação das pessoas.
II. O turnover (rotatividade) e o absenteísmo podem indicar insatisfação, falta de comprometimento e de motivação dos colaboradores com seu trabalho e empresa.
III. As recompensas financeiras são pagamentos que o funcionário recebe em forma de dinheiro, bônus, prêmios e comissões e podem estar diretamente relacionados com a motivação dos trabalhadores.
IV. O clima organizacional e a cultura organizacional são fatores diretamente ligados e podem alterar o nível de motivação das pessoas no trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 24
ENADE 2022: Uma empresa apresenta as seguintes informações obtidas em seu departamento de custos, sabendo que os custos fixos totalizam R$ 35 000,00.
Preço de Venda R$ 50,00 – unidade
Custos Variáveis R$ 25,00 – unidade
Devido ao crescimento de mercado, a empresa planeja comercializar seus produtos a R$ 60,00 a unidade com seu custo variável sendo de R$ 32,00. Ela planeja obter lucro líquido de R$ 7 000,00.
Nessa situação, sabendo que os custos fixos não sofrem alterações, o novo ponto de equilíbrio contábil será de
A) 1 250 unidades.
B) 1 400 unidades.
C) 1 500 unidades.
D) 1 650 unidades.
E) 1 680 unidades.
QUESTÃO 25
ENADE 2022: No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de
A) layout responsivo, que adapta as características visuais dos sites aos dispositivos utilizados pelos consumidores.
B) shopping virtual, formado por sites que reúnem várias lojas virtuais atendendo a diversas necessidades de diferentes consumidores.
C) cookies, que são pequenos arquivos de computador, que registram a navegação dos usuários em diversos sites da internet.
D) marketing viral, que viabiliza a divulgação de vários tipos de produtos e serviços, funcionando como o marketing boca a boca nas redes sociais virtuais.
E) banners, que são elementos gráficos exibidos em uma página web, utilizados para propaganda de diferentes produtos e serviços no comércio eletrônico.
QUESTÃO 26
ENADE 2022: Uma determinada empresa, no mês de fevereiro, projetou, para o mês de março, as seguintes transações.
Considerando que a empresa tenha saldo inicial de caixa de R$ 20 000,00, pode-se apurar, ao final do mês de março, um saldo de caixa de
A) R$ 20 000,00.
B) R$ 40 000,00.
C) R$ 78 000,00.
D) R$ 111 000,00.
E) R$ 131 000,00.
QUESTÃO 27
ENADE 2022: O exercício de construir cenários para diferenciados setores de atuação de pequenas empresas pode ser um dos mais estratégicos aspectos adotados por elas para sua sobrevivência e competitividade no mercado.
Contudo, não há de se contestar o quanto é difícil, especialmente para as pequenas empresas, praticar o exercício de criar e analisar cenários, tendo que se desprender de crenças e atitudes enraizadas em processos institucionalizados e, muitas vezes, obsoletos.
Sabe-se, no entanto, que somente por meio da análise contínua das interações entre as empresas e o seu ambiente é possível estabelecer objetivos adequados e melhor aproveitar seus recursos.
FALLER, L. ALMEIDA, M. I. R. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do
varejo de móveis planejados para um futuro competitivo, 2014 (adaptado).
A partir das informações apresentadas sobre a prospecção e interpretação de cenários, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção de cenários é considerada uma ferramenta relevante na identificação e análise de acontecimentos possíveis e importantes dentro dos diferentes setores de atuação dos empreendimentos, dando subsídios aos profissionais para soluções e alternativas consistentes.
II. Com a prospecção e interpretação de cenários, as empresas tornam-se obsoletas e até mesmo perdem seu espaço para empreendimentos maiores e com mais capital, pois, com o que é despendido nas referidas projeções, a empresa deixa de assimilar o que realmente está acontecendo no mercado econômico.
III. Mesmo com a crise deflagrada pela pandemia da Covid-19, houve empresas que conseguiram driblar o cenário negativo do mercado brasileiro mediante algumas estratégias, como a renegociação dos preços com fornecedores, a diversificação dos produtos, os investimentos em marketing, entre outros.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2022: A Academia Lord Prime Ltda. atua de forma inovadora com pessoas da terceira idade. Em âmbito municipal, tornou-se referência no serviço especializado e adaptado às necessidades desse público.
Entre as diversas ações e facilidades que oferece, destaca-se o sistema de transporte adaptado ao que seus clientes precisam. Ela não é a única em seu mercado de atuação. Outras três academias focam o mesmo público-alvo e todas, inclusive a Lord Prime, dispõem de profissionais qualificados para trabalhar com seus clientes de modo individualizado. A Lord Prime gostaria de estar instalada na avenida principal do bairro, mas uma lei de zoneamento urbano impede a construção de novos pontos comerciais nessa avenida.
Isso traz alguns problemas para a academia, já que suas concorrentes estão localizadas em espaços mais visíveis, como shoppings, por exemplo. Outro fator é que a prefeitura está construindo um centro de convivência para a terceira idade, onde oferecerá, gratuitamente, além de outros serviços, uma academia.
No entanto, após pesquisa, verificou-se que 70% da população local da terceira idade não trocaria uma academia paga por uma gratuita. Com o objetivo de entender e melhorar a estratégia da empresa, seu gestor e a sua equipe de trabalho realizaram uma análise do ambiente interno e do ambiente externo, utilizando, para isso, a matriz SWOT.
Após a análise e o mapeamento de ambiente, o gestor e a sua equipe concluíram que A o ponto fraco são os 30% da população da terceira idade da cidade, que irão optar pelo centro de convivência da prefeitura.
B) a empresa tem como oportunidade o diferencial de oferecer a seus clientes um sistema de transporte adaptado ao seu público-alvo.
C) o ponto forte são os 70% do público-alvo fidelizado, que não estão dispostos a trocar o serviço pago pela alternativa do serviço gratuito.
D) a lei de zoneamento urbano da cidade é uma ameaça porque impede a Lord Prime de se instalar na avenida principal do bairro, o que prejudica sua visibilidade.
E) a localização da Lord Prime fora da avenida principal do bairro constitui uma ameaça, porque funcionará em local de menor visibilidade que o de suas concorrentes, e isso é um ponto fraco.
QUESTÃO 29
ENADE 2022: Um barzinho comercializa mensalmente 4 000 latas e 5 000 garrafas de cerveja. Os valores pagos ao distribuidor são R$ 0,45 a lata e R$ 0,60 a garrafa. São vendidas por R$ 1,00 a lata e R$ 1,50 a garrafa.
Ambas são acondicionadas na mesma geladeira e uma garrafa ocupa o espaço de duas latas.
O proprietário do bar percebeu a possibilidade de aumentar as vendas. No entanto, está disposto a oferecer quantidade adicional de apenas um desses produtos. O espaço ocioso é suficiente para acomodar 400 latas.
Considerando o custo, o valor de venda e o espaço ocupado por cada embalagem, avalie as afirmações a seguir.
I. A embalagem de lata tem um custo menor que a de garrafa em 75%.
II. A embalagem de lata tem margem de contribuição maior que a embalagem de garrafa.
III. A embalagem de garrafa tem uma margem de venda de 50% acima da margem da embalagem de lata, embora o custo de venda seja apenas 33% acima do custo da embalagem de lata.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2022: A técnica de cross-selling é a venda de produtos complementares ao produto que está sendo adquirido, ou seja, o vendedor faz uma venda cruzada após oferecer ao cliente outros produtos ou serviços que complementam o que o comprador acabou de adquirir. Já up-selling é a ação de oferecer produtos ou serviços de maior valor ao cliente, ou seja, o comprador acaba adquirindo produtos mais caros após ser apresentado às vantagens que estes trazem em detrimento dos produtos ou serviços de menor valor, que originalmente se propôs a adquirir.
Laudon, K.; Laudon, J. Sistemas de Informações Gerenciais.
7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007 (adaptado).
Considerando os conceitos de cross-selling e up-selling descritos, avalie as afirmações a seguir.
I. A aquisição da garantia estendida pelo cliente que acabou de comprar uma TV de 42 polegadas é um exemplo de cross-selling.
II. A empresa de cartão que persuade o clientea fazer upgrade de um cartão de crédito convencional para um cartão "platinum", com maior limite de crédito e serviços adicionais, está utilizando a ferramenta de up-selling.
III. A seguradora de veículos que sugere ao cliente o pacote que inclui a proteção de lanternas e faróis por um adicional de setenta reais no valor do seguro está utilizando a ferramenta de cross-selling.
IV. A venda de um título de capitalização ou um financiamento imobiliário a um cliente que abriu uma conta-corrente é um exemplo de up-selling.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE 2022: A terceirização logística é uma prática empresarial adotada por um número cada vez maior de organizações. Porém, uma escolha errada pode se tornar uma fonte de insatisfação e provocar falhas corporativas com elevação do custo logístico, além de afetar a competitividade e a imagem da empresa. São inúmeros os casos de insucesso nos acordos de terceirização, sendo a maioria atribuída a deficiências no processo decisório.
Logo, fica evidente a complexidade da decisão de terceirização logística e a falta de compreensão, por parte dos executivos, dos fatores que realmente devem ser analisados durante o processo decisório.
Por ser estratégico para as organizações, a construção do modelo de negócios entende que os “Canais” são instrumentos importantes para a gestão, distribuição e para a consolidação do planejamento da organização. A figura a seguir ilustra essa realidade sob a ótica de uma empresa de softwares.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR Y. Business model generation: inovação
em modelos de negócio – um manual para visionários,
inovadores e revolucionários. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011 (adaptado).
Considerando a relação entre os canais e a Logística como atividade estratégica para a organização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os canais, em se tratando do Modelo de Negócios, indicam os meios pelos quais o negócio vai manter as relações com o cliente e como o produto será entregue ao consumidor, permitindo a criação da interface entre a empresa e o seu segmento de atuação.
PORQUE
II. Ao criar uma proposta de um modelo de negócio, a organização deve abrir mão da terceirização de seu processo logístico, sob o argumento de que o elevado custo desse aspecto pode inviabilizar a competitividade de determinado produto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
ENADE 2022: Uma empresa comercializa colchões desde 2010. Inicialmente, adquiria os colchões de um fornecedor/distribuidor que os entregava no prazo de três dias, enquanto o fornecedor/fabricante realizava a entrega após 30 dias.
Ao priorizar o prazo de entrega, a empresa deixou de analisar diferenças importantes de custo, como o preço unitário do colchão e o valor cobrado de frete (o preço do distribuidor chegou a ser 22% superior ao preço do fabricante — considerando o preço unitário do colchão).
Ao contratar um gestor financeiro, a empresa passou a pesquisar e realizar o controle dos custos fixos (CF) e variáveis (CV) envolvidos nas compras e demais atividades do estabelecimento. A realização de uma boa compra refletia diretamente no preço de venda (PV), pois outras informações deveriam ser consideradas para a precificação do item: como o valor dos impostos pagos (IMP) e a margem de lucro estabelecida para os produtos (ML).
Nessa situação, o gestor financeiro explicou que, para calcular o preço ideal, era preciso aplicar a fórmula
A) PV = (CF + CV) / [1 - (IMP + ML)].
B) PV = (CF + IMP) / [1 - (ML + CV)].
C) PV = (CF + IMP) / [1 + (CV - ML)].
D) PV = (CF + ML) / [2-(IMP + CV)].
E) PV = (CF + ML) / [2-(IMP + CV)].
QUESTÃO 33
ENADE 2022: Para seu crescimento contínuo, as empresas realizam investimentos em bens e serviços, objetivando agregar valor. Portanto, a análise de viabilidade de projetos de investimento é uma preocupação dos empresários. As empresas não devem assumir riscos que afetem seus negócios ou que não lhes permitam honrar compromissos. Também é importante conhecer alternativas que minimizem esses riscos.
Considerando a importância da análise de viabilidade de um projeto, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento sobre os fatores de risco inflacionário, conjuntural e financeiro é uma alternativa para minimizar os riscos de um projeto; portanto, o levantamento desses fatores deve ser realizado para verificar sua viabilidade.
II. O prazo de retorno do investimento inicial (payback), a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) são alguns dos parâmetros utilizados para mensurar a viabilidade de um projeto.
III. A análise de sensibilidade visa aferir em que medida a rentabilidade de um projeto se altera em consequência de sua modificação.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 34
ENADE 2022: Osvaldo assumiu a gestão da área comercial há cerca de quatro meses e, com isso, o desafio de melhorar o desempenho de vendas. Durante esse período, ele tem se dedicado a observar o comportamento e a forma de trabalho de cada profissional e identificou que os vendedores não têm atuado em equipe, mas, sim, em grupo. Como forma de inovar e melhorar a produtividade do setor, Osvaldo tem organizado e planejado a implementação de um modelo de trabalho em equipe, e, para que possa alcançar sucesso nessa iniciativa, ele deverá cuidar de alguns aspectos essenciais.
OLIVEIRA, M. A. Comportamento organizacional para a gestão
de pessoas: como agem as empresas e seus gestores.
São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).
Sobre o desenvolvimento de equipes comerciais, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação entre os membros deverá ser bem trabalhada, de forma a criar um compromisso unificado em relação aos objetivos.
II. As habilidades de negociação do gestor serão fundamentais para o alcance de um consenso quanto aos objetivos a serem alcançados.
III. O gestor deverá assumir uma liderança capaz de impulsionar e alavancar as pessoas, gerando apoio interno e assumindo a frente em conexões com as demais áreas da organização.
IV. Os membros precisarão desenvolver as habilidades necessárias para realizar todas as tarefas do setor, pois somente dessa forma o trabalho em equipe ocorrerá de maneira satisfatória.
É correto o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 35
ENADE 2022: A estratégia organizacional auxilia uma empresa a se posicionar no segmento de mercado em que atua, pois planeja e implanta ações sistematizadas para alcançar um objetivo.
Assim, a estratégia deve guiar a organização para obter os resultados esperados e superar a concorrência.
Nesse contexto, estratégias e planejamentos de gestão podem ser organizados em função dos níveis hierárquicos de uma organização. A figura a seguir ilustra esses níveis hierárquicos.
NOGUEIRA, C. S. (Org.). Planejamento estratégico. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2014 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O nível estratégico é composto pelos gestores da cúpula de uma organização, sendo responsável pela articulação e execução nos diversos departamentos, como financeiro, de marketing e de recursos humanos.
II. O nível tático representa o nível gerencial de uma organização, sendo responsável pela implementação das decisões estratégicas definidas no nível acima, em que estratégias e objetivos são focados em médio prazo.
III. O nível operacional é responsável pela realização de tarefas rotineiras, definindo procedimentos e processos específicos com detalhamento de atividades operacionais para os funcionários realizarem seu serviço.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
COMENTÁRIOS