Prova UNIFESP 2023 com Gabarito e Resolução Línguas Portuguesa e Inglesa Para responder às questões 01 e 02 , examine o cartum de Will ...
Prova UNIFESP 2023 com Gabarito e Resolução
Línguas Portuguesa e Inglesa
Para responder às questões 01 e 02, examine o cartum de Will Santino, publicado em sua conta do Instagram, em 13.04.2022.
QUESTÃO 01
UNIFESP 2023: Mostra-se decisivo para o efeito de humor do cartum o recurso
(A) ao eufemismo.
(B) à metalinguagem.
(C) à intertextualidade.
(D) ao pleonasmo.
(E) à hipérbole.
QUESTÃO 02
UNIFESP 2023: A análise contextualizada do cartum permite caracterizar o lobo como
(A) calculista.
(B) subserviente.
(C) impaciente.
(D) ingênuo.
(E) vaidoso.
Leia o poema de Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre, também conhecida como Marquesa de Alorna, para responder às questões de 03 a 06.
Retratar a tristeza em vão procura
Quem na vida um só pesar não sente,
Porque sempre vestígios de contente
Hão-de apar’cer por baixo da pintura:
Porém eu, infeliz, que a desventura
O mínimo prazer me não consente,
Em dizendo o que sinto, a mim somente,
Parece que compete esta figura.
Sinto o bárbaro efeito das mudanças,
Dos prazeres o mais cruel pesar,
Sinto do que perdi tristes lembranças;
Condenam-me a chorar, e a não chorar,
Sinto a perda total das esperanças,
E sinto-me morrer sem acabar.
(Marquesa de Alorna. Sonetos, 2007.)
QUESTÃO 03
UNIFESP 2023: Na primeira estrofe, o eu lírico explora, sobretudo, a seguinte oposição:
(A) razão x loucura.
(B) abstração x concretude.
(C) essência x aparência.
(D) determinação x hesitação.
(E) consideração x indiferença.
QUESTÃO 04
UNIFESP 2023: Os sujeitos dos verbos “procura” e “sente” (ambos na 1ª estrofe) são, respectivamente,
(A) “Retratar a tristeza” e “Quem”.
(B) “Retratar a tristeza” e “um só pesar”.
(C) “em vão” e “um só pesar”.
(D) “Quem na vida um só pesar não sente” e “um só pesar”.
(E) “Quem na vida um só pesar não sente” e “Quem”.
QUESTÃO 05
UNIFESP 2023: Uma característica do poema que antecipa a estética romântica é
(A) a predileção pela forma fixa.
(B) o tom socialmente engajado.
(C) o ideal da impessoalidade.
(D) a ênfase na expressão subjetiva.
(E) o retrato bucólico da paisagem.
QUESTÃO 06
UNIFESP 2023: O eu lírico recorre a um enunciado paradoxal no seguinte verso:
(A) “Sinto o bárbaro efeito das mudanças,” (3ª estrofe)
(B) “Dos prazeres o mais cruel pesar,” (3ª estrofe)
(C) “O mínimo prazer me não consente,” (2ª estrofe)
(D) “Quem na vida um só pesar não sente,” (1ª estrofe)
(E) “Sinto do que perdi tristes lembranças;” (3ª estrofe)
QUESTÃO 07
UNIFESP 2023: Mesmo em seus primeiros livros, quando ainda o cerceavam os cânones românticos e possivelmente o inibia a timidez, o receio de ser diferente dos outros, de enveredar por caminhos até então indevassáveis, já as suas figuras se distinguem pela independência em relação ao meio físico e ao moralismo convencional.
Não obedeceu nem ao preconceito, então de rigor, de filiar à natureza tropical o feitio das criaturas, nem ao de fazer personagens exclusivamente boas ou más, tão caro ao romantismo.
Sem preocupação de escola literária desde que se libertou do romantismo, ele observou, como ninguém entre nós, as criaturas em toda a sua realidade, dando a cada aspecto o justo valor, isto é, apreciando a todos com um critério relativo.
Foi assim que esse tímido realizou uma audaciosa revolução na nossa literatura ficcionista, até ele subordinada a valores absolutos, que reduziam a simples figurantes as personagens dominadas pela natureza e pela ética convencional.
Dentro, porém, do mundo burguês que descreveu, e que foi, afinal, o seu, não se contentou com as aparências; abismava-se na contemplação das perspectivas inumeráveis da alma humana. Tudo o que o homem da época e da condição de suas criaturas pode pensar, sentir e sonhar, ele o perscrutou. A realidade que via se prolongava na que pressentia, nas reações interiores que acima de tudo o atraíam.
(Lúcia Miguel Pereira. História da
literatura brasileira: prosa de ficção, 1988. Adaptado.)
O texto trata do escritor
(A) Graciliano Ramos.
(B) José de Alencar.
(C) Aluísio Azevedo.
(D) Machado de Assis.
(E) Manuel Antônio de Almeida.
Leia o trecho do livro O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano, do neurocientista português António Rosa Damásio, para responder às questões de 08 a 11.
O principal enfoque em O erro de Descartes é a relação entre emoção e razão. Baseado em meu estudo de pacientes neurológicos que apresentavam deficiências na tomada de decisão e distúrbios da emoção, construí a hipótese de que a emoção era parte integrante do processo de raciocínio e poderia auxiliar esse processo ao invés de, como se costumava supor, necessariamente perturbá-lo. Hoje em dia essa ideia já não causa espécie, mas na época em que a apresentei muita gente estranhou, e mesmo a recebeu com certo ceticismo. Tudo sopesado, a ideia, em grande medida, foi aceita e até, em certos casos, acolhida com tanta sofreguidão que acabou deturpada. Por exemplo, nunca afirmei que a emoção era um substituto para a razão, mas em algumas versões superficiais depreendia-se que minha ideia era que se você seguisse o coração em vez da razão tudo daria certo.
Na verdade, em certas ocasiões a emoção pode ser um substituto para a razão. O programa de ação emocional que denominamos medo pode afastar rapidamente do perigo a maioria dos seres humanos com pouca ou nenhuma ajuda da razão. Um esquilo ou um pássaro não pensa para reagir a uma ameaça, e o mesmo pode acontecer a um humano. Aí é que está a beleza no modo como a emoção tem funcionado no decorrer da evolução: ela abre a possibilidade de levar seres vivos a agir de maneira inteligente sem precisar pensar com inteligência. Acontece que, nos humanos, essa história tornou-se mais complexa, para o bem e para o mal. O raciocínio faz o que fazem as emoções, mas alcança o resultado conscientemente. O raciocínio nos dá a opção de pensar com inteligência antes de agir de maneira inteligente, e isso é bom: descobrimos que muitos dos problemas que encontramos em nosso complexo ambiente podem ser resolvidos apenas com emoções, porém não todos, e nestas ocasiões as soluções que a emoção oferece são, na realidade, contraproducentes.
Mas como evoluiu nas espécies complexas o sistema de raciocínio inteligente? A proposta inovadora em O erro de Descartes é que o sistema de raciocínio evoluiu como uma extensão do sistema emocional automático, com a emoção desempenhando vários papéis no processo de raciocínio.
(O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano, 2012. Adaptado.)
QUESTÃO 08
UNIFESP 2023: De acordo com o autor,
(A) o sistema emocional automático pode vir a substituir, com a progressiva evolução humana, o sistema de raciocínio.
(B) a mente humana evolui ao tornar a inteligência cada vez mais independente das limitações impostas pela emoção.
(C) a evolução do sistema de raciocínio humano está intrinsecamente associada ao sistema emocional automático.
(D) a emoção representa um entrave para o homem contemporâneo que quer tomar decisões racionais eficazes.
(E) o desenvolvimento das potencialidades humanas pressupõe o abandono da ideia de que a emoção pode ser de algum modo benéfica.
QUESTÃO 09
UNIFESP 2023: “Hoje em dia essa ideia já não causa espécie, mas na época em que a apresentei muita gente estranhou, e mesmo a recebeu com certo ceticismo.” (1º parágrafo)
No contexto em que se insere, o termo sublinhado indica
(A) inclusão.
(B) concessão.
(C) condição.
(D) comparação.
(E) finalidade.
QUESTÃO 10
UNIFESP 2023: O termo sublinhado em “nunca afirmei que a emoção era um substituto para a razão” (1º parágrafo) pertence à mesma classe gramatical do termo sublinhado em:
(A) “na época em que a apresentei muita gente estranhou” (1º parágrafo).
(B) “O raciocínio nos dá a opção de pensar com inteligência” (2º parágrafo).
(C) “a hipótese de que a emoção era parte integrante do processo de raciocínio” (1º parágrafo).
(D) “com a emoção desempenhando vários papéis no processo de raciocínio” (3º parágrafo).
(E) “Um esquilo ou um pássaro não pensa para reagir a uma ameaça” (2º parágrafo).
QUESTÃO 11
UNIFESP 2023: O verbo sublinhado, na conjugação em que se apresenta, indica um fato pontual no passado no seguinte trecho:
(A) “se você seguisse o coração em vez da razão tudo daria certo” (1º parágrafo).
(B) “a emoção era um substituto para a razão” (1º parágrafo).
(C) “construí a hipótese de que a emoção era parte integrante do processo de raciocínio” (1º parágrafo).
(D) “Baseado em meu estudo de pacientes neurológicos que apresentavam deficiências na tomada de decisão” (1º parágrafo).
(E) “O raciocínio nos dá a opção de pensar com inteligência antes de agir de maneira inteligente” (2º parágrafo).
Para responder às questões de 12 a 15, leia a crônica “Descanso de garçom”, de Carlos Drummond de Andrade, publicada originalmente em 20.11.1965.
A confeitaria esteve fechada bem uns seis meses, para obras. Passando pela calçada, os antigos frequentadores já não tinham esperança de voltar ao lanche costumeiro, pois qualquer casa que se fecha para remodelação, já sabe: vira banco ou companhia de investimentos muito sofisticada, com letras na porta de vidro dizendo assim: Kredytar, Finanlys, Ríkox...
Pois aquela, desmentindo a lei econômica, reabrira confeitaria mesmo, e tão moderna que muitos clientes se sentiram enleados ao entrar em local antes de conhecida modéstia; o estabelecimento exigiria talvez fregueses também remodelados, de gabarito mais alto. Pouco a pouco foram regressando, se abancando. Era tudo novo, menos o garçom, a louça e o talher. “Por sinal que talher e louça também estão pedindo reforma, hein, Belisário?”.
Belisário, garçom boa-praça, admitiu que sim. Até já fizera ver isso ao gerente, ponderando-lhe que numa casa tão bacana aqueles elementos inferiores destoavam; o pessoal acabaria espalhando que a firma não aguentou o repuxo das obras, ficou sem grana para miudezas.
— E ficou mesmo — respondeu-lhe o gerente. — Belisário, vê se te manca, tá?
Belisário remeteu-se ao silêncio. Aos patrões não adianta ajudar; pois que se danem. E foi cuidar da vida, que não anda mole.
— Estou vendo pela sua cara, Belisário. Você encolheu, rapaz!
Aí, ele me confiou que passara seis meses comendo só uma vez por dia, e não era comida de banquete. Para variar, durante um mês, somente almoçava; no mês seguinte, jantava apenas. Dessa maneira, reeducou o estômago e pôde sobreviver. Mas o Otacílio, esse, “já reparou no Otacílio?”.
Otacílio, um baixote, gordo, servia no setor da esquerda. Passeei os olhos pelo salão, não o encontrei.
— Pois é aquele ali, no lugar de sempre. O senhor não reconheceu? Natural. Perdeu vinte quilos com as obras. Quase abotoa o paletó.
Luva-de-Pelica, um todo cheio de salamaleques, perdera quinze e teve de voltar para Miracema. João Velho, dez; João Novo, onze; outros ficaram entre dez e doze quilos. Toda a turma emagrecera. O salário fora pago pontualmente pela firma, porém sumiram as gorjetas, e é gorjeta que sustenta um homem.
— Mas, Belisário, vocês podiam se defender com biscates, servir em reuniões, casamentos.
— Não, doutor. Biscate é sagrado: fica para os colegas aposentados pelo Instituto.
Admirei a generosidade de Belisário e de seus pares da ativa, e ia louvá-la, mas ele não deixou:
— E daí, se a gente pega a xepa deles, eles vêm de sarrafo em cima da gente, morou? Tem muito aposentado bom de briga, e lá um dia a gente vai ser um velhinho igual a eles, tem de pensar no amanhã e no depois de amanhã... Não vale a pena chupar jabuticaba dos outros.
— E que é que você fez durante esse meio ano?
— Eu? Nada. Tempo havia de sobra, dava vontade de aproveitar, mas aproveitar como? o quê? Ficava de mãos abanando, esperando uma bandeja, um bule de chá que não aparecia. Até o barulho da louça, os gritos para a cozinha faziam falta. Então ia para a porta das confeitarias espiar os colegas de mais sorte, que trabalhavam, com uma inveja deles, do cansaço deles! Meu garoto mais moço, de quatro anos, veio me servir, de brincadeira, dizendo que agora eu é que era o freguês, queria com pão alemão ou pão de Petrópolis? Mineral com gás ou sem gás? Quis achar graça, mas foi me subindo um nervoso, empurrei a mão do garoto, a louça caiu no chão, se espatifou, ele saiu chorando... Sabe que mais?
A patroa me dizendo sempre: “Belisário, some de minha presença que tu está me enchendo!”. Sumir pra onde? Gostei não, doutor. Descanso de garçom é fogo. Quer mais umas torradinhas?
(Carlos Drummond de Andrade. Caminhos de João Brandão, 2016.)
QUESTÃO 12
UNIFESP 2023: A voz de um dos personagens mescla-se à voz do narrador, configurando o chamado discurso indireto livre, em:
(A) “— E ficou mesmo — respondeu-lhe o gerente.” (4º parágrafo)
(B) “Dessa maneira, reeducou o estômago e pôde sobreviver.” (7º parágrafo)
(C) “‘Por sinal que talher e louça também estão pedindo reforma, hein, Belisário?’” (2º parágrafo)
(D) “Aos patrões não adianta ajudar; pois que se danem.” (5º parágrafo)
(E) “Belisário remeteu-se ao silêncio.” (5º parágrafo)
QUESTÃO 13
UNIFESP 2023: Uma característica recorrente no gênero crônica que está presente no texto de Drummond é
(A) o registro informal.
(B) a linguagem hermética.
(C) o tom moralizante.
(D) a crítica política.
(E) o viés metalinguístico.
QUESTÃO 14
UNIFESP 2023: Verifica-se o emprego de palavra formada com prefixo que exprime ideia de repetição em:
(A) “Pouco a pouco foram regressando, se abancando” (2º parágrafo).
(B) “o estabelecimento exigiria talvez fregueses também remodelados” (2º parágrafo).
(C) “ele me confiou que passara seis meses comendo só uma vez por dia” (7º parágrafo).
(D) “os antigos frequentadores já não tinham esperança de voltar ao lanche costumeiro” (1º parágrafo).
(E) “numa casa tão bacana aqueles elementos inferiores destoavam” (3º parágrafo).
QUESTÃO 15
UNIFESP 2023: Expressão expletiva é aquela que, embora seja desnecessária ao sentido da frase, é empregada como realce ou ênfase. Ocorre expressão expletiva no seguinte trecho:
(A) “Quer mais umas torradinhas?” (16º parágrafo)
(B) “Você encolheu, rapaz!” (6º parágrafo)
(C) “Passeei os olhos pelo salão, não o encontrei.” (8º parágrafo)
(D) “Não vale a pena chupar jabuticaba dos outros.” (14º parágrafo)
(E) “E que é que você fez durante esse meio ano?” (15º parágrafo)
Leia o texto para responder às questões de 16 a 21.
Evie Kalo is what you might call a serial home-swapper. She and her husband are among the millions of global workers who became fully remote during the pandemic. Ever since, they’ve swapped their apartment in Amsterdam for a series of “workcations” across Europe, in places such as a beach in Barcelona and a French Riviera resort town. “What we love about it is that we trust people to be at our home because they are trusting us to be at theirs,” says Kalo.
The couple tries to stay in each place for about two weeks so they can have enough time to explore sites around their busy work schedules. Home swaps allow people to attain the kind of journeying lifestyle they desire at a fraction of the cost of purchasing a pricey holiday — or second home. By capitalising on their own most valuable asset — a house or apartment — they’re able to stay in other people’s comfortable accommodations around the world.
So far, people are finding their homes informally through work colleagues or friends. Others have turned to social media. Yet, the most popular method is the search on online marketplaces.
Globally, the number of swaps finalised per day on Home Exchange (an online marketplace) in August 2022 was up 50% from August 2019, according to statistics provided by the company. The company has also seen the average trip length increase well beyond the standard seven days in 2019. Some 59% of its members now want to stay for 10 days or more, and many are opting for locations closer to home. Domestic travel is 25% higher than it was is 2019, which is attributed to workcation deals to a great extent.
(Mark Johanson. www.bbc.com, 30.08.2022. Adaptado.)
QUESTÃO 16
UNIFESP 2023: A “serial home-swapper” is described in the two first paragraphs of the text as someone who
(A) is expected to continually start life and work in new countries due to their job requirements.
(B) knows how to travel and live cheaply by finding free accomodation wherever they go.
(C) seeks frequent exchange of houses as an alternative way of living and working.
(D) has become a full-time remote home worker by virtue of the recent pandemic.
(E) uses vacation exchange services regularly so they can freely wander around the world.
QUESTÃO 17
UNIFESP 2023: Na opinião de Evie Kalo, é um aspecto positivo da experiência relatada no primeiro parágrafo:
(A) a perspectiva de vida em lugares mais amplos que um pequeno apartamento.
(B) a aventura de estar a cada momento em um lugar diferente do mundo.
(C) a possibilidade de combinar trabalho com a sensação de férias.
(D) a confiança mútua entre as partes envolvidas.
(E) a viabilidade de trabalho remoto em tempo integral.
QUESTÃO 18
UNIFESP 2023: In the fragment from the second paragraph “they’re able to stay in other people’s comfortable accommodations around the world”, the underlined word refers most specifically to
(A) home swappers.
(B) couples with busy work schedules.
(C) money-saving travellers.
(D) people searching for a second home.
(E) people seeking travel for leisure.
QUESTÃO 19
UNIFESP 2023: No trecho do terceiro parágrafo “Yet, the most popular method is the search on online marketplaces”, a palavra sublinhada equivale, em português, a
(A) dessa forma.
(B) no entanto.
(C) com frequência.
(D) até agora.
(E) ou ainda.
QUESTÃO 20
UNIFESP 2023: A subtitle to closely represent the content of the fourth paragraph is:
(A) Swaps: rising demand, longer stays.
(B) Statistics confirm expectations.
(C) Willing to move? Find help here.
(D) Travelling easier than ever. Know why?
(E) Main reasons for home-swapping.
QUESTÃO 21
UNIFESP 2023: Na última frase do texto, a expressão “to a great extent” significa
(A) por prazos estendidos.
(B) por uma longa extensão.
(C) em grande parte.
(D) para lugares distantes.
(E) cada vez mais.
Leia o texto para responder às questões de 22 a 25.
The accelerating loss of species around the globe is so extensive that many experts now refer to it as the sixth mass extinction. It’s driven in large part by an unprecedented loss of vital ecosystems such as forests and wetlands, the result of social and economic systems that are focused on constant growth.
The latest United Nations (UN) Biodiversity Conference, COP15, the second session of which is due to take place in December 2022, aims to implement ambitious measures for preventing biodiversity loss. The ultimate goal is to establish harmony between humans and nature by 2050. However, key players such as the body of conservation scientists that produces reports on biodiversity for the UN continue to prioritise human wellbeing above all else. This prioritisation may be the result of an anthropocentric culture that typically considers humans to be separate from and of greater value than other species.
To effectively address our extinction crisis, we need more than merely technical advances or policies that remain stuck in anthropocentric assumptions. Rather, we need fundamental changes in how we view nature and other species.
(Heather Alberro et al. https://theconversation.com, 08.06.2022. Adaptado.)
QUESTÃO 22
UNIFESP 2023: The main purpose of the text is to
(A) announce the “sixth mass extinction”, which the present times are dangerously promoting.
(B) argue that biodiversity loss is in fact much more extensive than publicised.
(C) praise COP15, which strongly supports environmental awareness and alertness.
(D) criticise people’s and countries’ attitudes which have led to ecological degradation.
(E) defend the assumption that humans, animals and nature are all inherently valuable.
QUESTÃO 23
UNIFESP 2023: In the fragment from the first paragraph “an unprecedented loss of vital ecosystems such as forests and wetlands”, the underlined term refers to a loss which
(A) cannot be questioned.
(B) could not be predicted.
(C) will never be totally recovered.
(D) has experienced no limits.
(E) has never existed before.
QUESTÃO 24
UNIFESP 2023: No segundo e no terceiro parágrafos, “conservation scientists” são criticados porque
(A) têm preparado relatórios para as Nações Unidas que contradizem a realidade da atual crise global de biodiversidade.
(B) construíram o conceito de antropocentrismo e este vem favorecendo indevidamente a devastação de recursos naturais.
(C) seguem uma visão antropocêntrica que entende as outras espécies e a natureza como recursos para os objetivos humanos.
(D) se autoproclamam peças-chave nas discussões globais sobre declínio da biodiversidade.
(E) desconsideram o fato de que a destruição de ecossistemas resulta de uma busca desenfreada pelo progresso.
QUESTÃO 25
UNIFESP 2023: Read the cartoon by Joel Pett.
The comparison between the content of the text and the content of the cartoon helps us understand that the animal in the tree
(A) saves the ecosystem by protecting the tree.
(B) disregards the harmony between humans and nature.
(C) is an activist for animal supremacy.
(D) is not a follower of anthropocentrism.
(E) blames the two humans for the destruction of the forest.
2ª DIA
BIOLOGIA
QUESTÃO 01
UNIFESP 2023: Em um experimento, pesquisadores marcaram radioativamente as proteínas da membrana plasmática de uma célula humana e de uma célula de camundongo com dois radioisótopos diferentes e, em seguida, fundiram as duas células, originando uma célula híbrida.
Utilizando um microscópio, observou-se que as proteínas marcadas radioativamente distribuíram-se de forma aleatória na bicamada da membrana plasmática da célula híbrida.
a) Qual a composição química da bicamada da membrana plasmática em que as proteínas estão localizadas? Cite a principal característica das substâncias químicas presentes na membrana plasmática que permite a retenção de água no interior da célula.
b) Na célula híbrida originada no experimento, que propriedade da membrana plasmática permitiu a distribuição aleatória das proteínas marcadas radioativamente? Cite a função das proteínas colinérgicas encontradas na membrana plasmática de um dendrito neuronal do sistema nervoso parassimpático humano.
QUESTÃO 02
UNIFESP 2023: Analise a imagem de raízes do tipo pneumatóforos encontradas em plantas do gênero Avicennia sp.
a) Cite a característica do solo que selecionou a sobrevivência de plantas com esse tipo de raiz. Qual a vantagem desse tipo de raiz para as plantas do gênero Avicennia sp?
b) As raízes do tipo pneumatóforos das plantas do gênero Avicennia sp não conseguem fixar o gás nitrogênio do ar como as raízes das leguminosas o fazem. Por que as raízes do tipo pneumatóforos não fixam o gás nitrogênio? Como deve estar a concentração de sais no vacúolo das células radiculares para que a planta Avicennia sp possa absorver água do ambiente em que vive?
QUESTÃO 03
UNIFESP 2023: Um estudo liderado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos aponta para a criação de um gel anticoncepcional masculino. O produto é chamado de NES/T e, caso chegue ao mercado, deve ser aplicado na pele das costas e dos ombros do homem. Esse gel contém o composto progestina, derivado do hormônio progesterona, e testosterona. O papel da progestina é suprimir a produção de espermatozoides e o da testosterona é repor o hormônio produzido pelo corpo do homem, evitando a baixa de libido e a perda muscular causada pelo composto feminino.
(Natalia Cuminale. “Agora é a vez dele”. Veja, 19.12.2018. Adaptado.)
a) Após a aplicação do gel anticoncepcional na pele do homem, qual sistema do corpo humano transportará a progestina e a testosterona até o órgão-alvo desses hormônios? Que lipídio esteroide é o precursor da testosterona?
b) Em um experimento médico, 10 homens saudáveis utilizaram corretamente o gel anticoncepcional por 6 semanas. Após esse período, seus hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) foram analisados para verificar a eficácia do produto, e os resultados desse experimento geraram um gráfico quantitativo, no qual X representa um valor de referência antes da aplicação do gel. Dos gráficos a seguir, qual representa o efeito anticoncepcional esperado? Justifique sua resposta com base na ação dos hormônios indicados nos gráficos.
QUESTÃO 04
UNIFESP 2023: Leonardo da Vinci não se casou nem teve filhos. Ele teve 22 meios-irmãos. Os historiadores italianos Alessandro Vezzosi e Agnese Sabato encontraram 14 pessoas vivas que têm parentesco com da Vinci. O objetivo dos historiadores era encontrar parentes do sexo masculino que possuíam o mesmo cromossomo sexual.
Esse cromossomo foi passado pelo pai aos filhos e permaneceu praticamente inalterado por 25 gerações. Em 2016, cientistas já haviam identificado 35 parentes vivos de Leonardo da Vinci, mas a maior parte deles estava vinculada à linhagem materna. Os pesquisadores pretendem reconstruir o genoma do artista e explorar as relações entre o genoma da família e algumas características de da Vinci, como o fato de ele ser canhoto.
(https://super.abril.com.br. Adaptado.)
a) Cite o cromossomo sexual que os pesquisadores pretendem identificar nos parentes do sexo masculino de Leonardo da Vinci. Qual a quantidade de cromossomos nucleares que compõem o genoma de Leonardo da Vinci?
b) Que material genético extranuclear deve ser utilizado para a análise de parentesco por meio da linhagem materna? Considere que a habilidade de escrever com a mão esquerda seja determinada por um par de alelos autossômicos recessivos e que os pais de Leonardo da Vinci eram destros. Caso os pais de Leonardo da Vinci viessem a ter mais dois descendentes, qual a probabilidade de eles gerarem uma menina canhota e outra menina destra?
QUESTÃO 05
UNIFESP 2023: O zebrafish (Danio rerio), espécie de peixe ornamental de água doce originária da Ásia, é conhecido no Brasil como paulistinha. Uma versão transgênica desse peixe é dotada de genes de anêmonas e de medusas que o tornam fluorescente nas cores verde, vermelha, laranja e azul.
Embora a importação do peixe paulistinha transgênico esteja proibida no Brasil desde 2008, ele pode ser encontrado em aquários particulares e, segundo um estudo recente, até em riachos nacionais.
Pesquisadores encontraram mais de uma centena de exemplares desses peixes transgênicos em afluentes mineiros da bacia do rio Paraíba do Sul, cuja presença é preocupante pois pode afetar os peixes nativos. Na região mineira, os peixes paulistinhas transgênicos alimentam-se de insetos aquáticos e zooplâncton e não possuem predadores naturais.
(Meghie Rodrigues. Pesquisa Fapesp, abril 2022. Adaptado.)
a) Que efeito ecológico a alimentação dos peixes paulistinhas transgênicos causará sobre as populações de peixes nativos dos afluentes do rio Paraíba do Sul? Qual será o nível trófico ocupado por um peixe paulistinha transgênico que se alimente de insetos que ingeriram zooplânctons herbívoros?
b) Suponha que, para desenvolver um peixe paulistinha transgênico, os cientistas inseriram um DNA codificante em um zigoto que tenha se desenvolvido sem mutações. Por que o DNA codificante é o material prioritário para se produzir a fluorescência em um organismo transgênico? Qual a porcentagem de células somáticas nucleadas no corpo de um peixe paulistinha transgênico em que seria encontrado o DNA exógeno que gera a fluorescência?
QUÍMICA
QUESTÃO 06
UNIFESP 2023: A atmosfera de Marte é formada por: CO2 - 95,32%; N2 - 2,7%; Ar - 1,6%; O2 - 0,13%; CO - 0,08%. Durante o inverno marciano, os polos entram em um período de escuridão contínua, o que resfria a superfície de tal forma que 25% do CO2 atmosférico transformam-se em dióxido de carbono sólido (gelo seco), formando uma capa de gelo nos polos.
Quando os polos são expostos novamente à luz solar, durante o verão marciano, o CO2 congelado sublima, voltando à atmosfera. Esse processo leva a uma grande variação da pressão e da composição atmosférica ao redor dos polos marcianos.
(Sergio Pilling et al. www1.univap.br. Adaptado.)
a) Escreva a estrutura de Lewis (fórmula por pontos) do principal componente da atmosfera de Marte e informe sua geometria molecular.
b) Representando cada molécula de CO2 pelo símbolo , e utilizando 9 moléculas de CO2, faça dois desenhos que representem a organização dessas moléculas de CO2 nos polos de Marte em duas situações distintas: uma durante o verão (estado gasoso) e outra durante o inverno (estado sólido).
QUESTÃO 07
UNIFESP 2023: O monoetilenoglicol (massa molar = 62 g/mol), também conhecido como MEG ou simplesmente etilenoglicol, é amplamente utilizado como anticongelante automotivo e é obtido pela reação entre óxido de etileno (massa molar = 44 g/mol) e água, conforme a equação:
a) Escreva a fórmula estrutural plana do monoetilenoglicol e identifique a sua função orgânica.
b) Calcule a massa de óxido de etileno, em kg, necessária para produzir 620 kg de monoetilenoglicol, considerando que a água está em excesso e que o rendimento da reação é de 90%.
QUESTÃO 08
UNIFESP 2023: De acordo com a resolução 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o valor máximo (VM) da concentração de íons bário em efluentes é de 5,0 mg/L. Um meio de remover íons Ba²⁺ desses efluentes é precipitá-los sob a forma de sulfato de bário (BaSO4), cujo produto de solubilidade (Kps) a 25 ºC é igual a 1 × 10⁻¹⁰.
a) Expresse o VM da concentração de íons bário em g/L e em mol/L.
b) Escreva a expressão da constante do produto de solubilidade do sulfato de bário e calcule a concentração, em mol/L, de íons de bário em uma solução aquosa saturada de sulfato de bário.
QUESTÃO 09
UNIFESP 2023: Considere a célula eletroquímica ilustrada a seguir.
Os potenciais de redução das semirreações que podem ocorrer nessa célula, nas condições-padrão, são fornecidos na tabela.
a) Escreva a semirreação que ocorre no polo negativo dessa célula eletroquímica e determine o sentido do fluxo de elétrons pelo condutor externo.
b) Suponha que, por alguma razão, a comunidade científica resolvesse estabelecer um novo padrão para a tabela de potenciais-padrão de eletrodo (redução), escolhendo-se como referência a semirreação Ag⁺ (aq) + e⁻ Ag (s) e atribuindo-se a ela o valor de 0,00 V. Nessa nova tabela, qual seria o potencial-padrão associado à semirreação Cu²⁺ (aq) + 2e⁻ Cu (s)?
A tensão elétrica da célula eletroquímica ilustrada seria modificada? Justifique sua resposta por meio de cálculo.
QUESTÃO 10
UNIFESP 2023: A cúrcuma (açafrão-da-terra) é um condimento de cor amarela, que possui propriedades antioxidante, antifúngica e outras.
Essas propriedades da cúrcuma, inclusive sua cor, estão relacionadas ao seu principal componente, a curcumina, que existe na forma de três estruturas isômeras em equilíbrio (1a,1b e 1c), com predomínio da estrutura 1a.
A curcumina também funciona como um indicador ácido-base, apresentando cor amarela predominante em meio ácido e em meio neutro, e cor vermelha predominante em meio básico.
a) Identifique as duas funções orgânicas oxigenadas ligadas a anéis benzênicos, presentes nas três estruturas da curcumina (1a, 1b e 1c).
b) Considere soluções aquosas das substâncias: CaO; NaCl; NH4Cl; Na2CO3. A curcumina deverá apresentar cor amarela em duas dessas soluções. Identifique essas soluções.
FÍSICA
QUESTÃO 11
UNIFESP 2023: Uma bola de 0,4 kg é chutada com velocidade inicial V0 = 20 m/s do ponto A, na encosta de um morro, e, depois de descrever um arco de parábola no ar, toca novamente a encosta desse morro no ponto C, que está verticalmente 15 m abaixo do ponto A.
No percurso do ponto A ao ponto C, a bola atinge o ponto B, ponto mais alto de sua trajetória, conforme mostra a figura.
Sabendo que, no momento do chute, a velocidade inicial da bola está inclinada de 30º com a horizontal, desprezando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s², calcule:
a) a energia cinética da bola, em joules, imediatamente após o chute e imediatamente antes de tocar o solo, no ponto C.
b) a distância vertical h, em metros, entre o ponto A e o ponto B. Em seguida, calcule o tempo, em segundos, para que a bola vá do ponto A ao ponto C.
QUESTÃO 12
UNIFESP 2023: Um gás monoatômico ideal está confinado em um recipiente e sofre a transformação cíclica ABCA indicada no diagrama P × V, em que BC é uma transformação isotérmica.
Sabendo que a temperatura do gás no estado A é 300 K e adotando, para a constante universal dos gases ideais, o valor 8 J/(mol ⋅ K), calcule:
a) o trabalho, em joules, realizado pelas forças que o gás exerce sobre as paredes do recipiente na transformação AB e na transformação CA.
b) o número de mols de gás existente dentro do recipiente e a pressão, em N/m², exercida pelo gás no estado B.
QUESTÃO 13
UNIFESP 2023: Uma pessoa de 70 kg está em repouso na extremidade de uma tábua rígida de massa desprezível, mantida em equilíbrio na direção horizontal e presa na borda de um tanque contendo água. Dessa posição, a pessoa consegue ver a imagem de um peixe parado dentro do tanque. Na figura, está representado um raio de luz proveniente do peixe, que atinge o olho dessa pessoa.
a) Sabendo que a tábua é presa à borda do tanque por um único pino P, indicado na figura, e adotando g = 10 m/s², calcule, em newtons, a intensidade da força aplicada pela pessoa sobre a tábua e a intensidade da força aplicada pelo pino sobre a tábua.
b) Considerando o índice de refração relativo da água em relação ao ar igual a √2, obtenha o ângulo θ, indicado na figura. Em seguida, sabendo que os olhos dessa pessoa estão a 1,5 m de altura da tábua, calcule a distância, em metros, entre os olhos da pessoa e a imagem da extremidade E da tábua, formada pela superfície da água do tanque, considerando essa superfície como um espelho plano.
QUESTÃO 14
UNIFESP 2023: Em um dia de mar agitado, um banhista flutua na água e é atingido por uma onda senoidal de amplitude constante. Essa onda propaga-se para a direita com velocidade constante, fazendo com que o banhista oscile em movimento harmônico simples na direção vertical.
As figuras 1 e 2 mostram o banhista e a configuração da água do mar nos instantes t = 0 e t = 3 s, respectivamente, antes de o banhista efetuar uma oscilação completa.
a) Calcule a velocidade de propagação da onda, em m/s, e a frequência de oscilação do banhista, em Hz.
b) Calcule o módulo da velocidade escalar média, em m/s, do banhista entre t = 0 e t = 3 s. Adotando π = 3, calcule o módulo da máxima velocidade instantânea, em m/s, do banhista, em seu movimento oscilatório.
QUESTÃO 15
UNIFESP 2023: O circuito da figura é composto por um gerador, um amperímetro e uma chave interruptora C, inicialmente aberta, todos ideais. Também compõem o circuito quatro lâmpadas: uma lâmpada L1, de resistência elétrica R1, e três lâmpadas idênticas L2, de resistência elétrica R2 cada uma.
O gráfico representa a intensidade da corrente elétrica indicada pelo amperímetro entre os instantes t = 0 e t = 60 s.
Desprezando a resistência de todos os fios de ligação e sabendo que a chave C é fechada no instante t = 20 s,
a) calcule, em coulombs, a carga elétrica fornecida pelo gerador ao circuito entre t = 0 e t = 60 s. Calcule o valor da resistência R1, em ohms.
b) calcule a potência dissipada pelo circuito, em watts, entre t = 20 s e t = 60 s. Calcule o valor da resistência R2, em ohms.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 16
UNIFESP 2023: O coração de um beija-flor é considerado relativamente gigante se comparado com o tamanho do corpo de qualquer outra espécie animal. A massa do coração de um beija-flor equivale de 1,9% a 2,5% da sua massa corporal, que varia de 2,4 g a 5 g.
a) Uma veterinária coloca um beija-flor, enrolado em uma toalha, em uma balança de precisão, que acusa 129,6 g. Em seguida, ela retira o beija-flor e deixa apenas a toalha na balança, que acusa 125,9 g. Estime o maior valor possível da massa do coração desse beija-flor, em miligramas.
b) Enquanto o ritmo normal do coração humano é de 70 batimentos por minuto, o de um beija-flor é de 1 015 vezes por minuto. O coração de um beija-flor que tenha vivido 4 anos bateu tantas vezes quanto o número de vezes que já bateu o coração de João, que faz aniversário hoje. Considerando-se que todos os anos tenham o mesmo número de dias, estime a idade de João hoje.
QUESTÃO 17
UNIFESP 2023: Um fio retilíneo de arame de comprimento de 9,25 cm será dobrado, em ângulos retos, em dois pontos, Q e R. Tais dobras produzem três segmentos de retas de medidas:
Já com as dobras, o fio de arame deverá encaixar-se perfeitamente no quadrado TSUP, de diagonal como mostram as figuras.
a) Calcule a medida do segmento em centímetros, e a medida do segmento em milímetros.
b) Calcule a área do quadrado TSUP, em cm².
QUESTÃO 18
UNIFESP 2023: Cientistas usam os mesmos termos do gráfico da função seno para descrever as ondas marítimas. O período de uma onda marítima é o intervalo de tempo entre uma crista e a seguinte e a distância entre elas é o comprimento da onda.
A figura descreve, no plano cartesiano, uma onda marítima, em que o eixo vertical representa a altura das cristas da onda, e o eixo horizontal representa a distância percorrida pela onda.
a) Sendo f: |R → |R, tal que f(x) = m + sen (n ⋅ x), a função referente ao gráfico apresentado, determine m e n.
b) Uma onda marítima foi modelada por meio da função g: |R → |R , tal que
Determine a altura de suas cristas e o comprimento da onda.
QUESTÃO 19
UNIFESP 2023: Renato foi ao jornaleiro comprar pacotes de figurinhas. Se cada pacote custasse 35 centavos a menos, Renato poderia ter comprado 4 pacotes a mais com os R$136,80 que gastou, e lhe sobrariam 30 centavos de troco.
a) Denote por x a quantidade de pacotes de figurinhas comprados por Renato e por y o preço de cada pacote de figurinha. Exiba um sistema de equações com as incógnitas x e y.
b) Sendo x a quantidade de pacotes de figurinhas compradas, exiba a equação polinomial do 2º grau, na forma ax² + bx - c = 0, com coeficientes a, b e c inteiros positivos e máximo divisor comum entre a, b e c igual a 1, que tem x como uma de suas raízes.
QUESTÃO 20
UNIFESP 2023: Alberto, Bruno, Caio e David formaram uma banda com quatro instrumentos: guitarra, baixo, teclado e bateria.
No primeiro ano de atividades da banda, Alberto e Bruno sabiam tocar todos os instrumentos, mas Caio e David sabiam tocar, cada um deles, apenas o teclado e a bateria. No segundo ano da banda, os quatro sabiam tocar todos os instrumentos.
a) Quantas combinações diferentes a banda podia fazer no seu primeiro ano de atividade com seus quatro integrantes e os quatro instrumentos diferentes?
b) Qual foi o crescimento percentual do número de combinações que a banda podia fazer no seu segundo ano de atividade em comparação com o número de combinações que podia fazer no primeiro ano?
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