Prova Professor de Língua Portuguesa do Instituto Consulplan 2023 com Gabarito

Prova Professor de Língua Portuguesa do Instituto Consulplan 2023 com Gabarito PROVA – TIPO 1 – BRANCA CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUE...

Prova Professor de Língua Portuguesa do Instituto Consulplan 2023 com Gabarito

PROVA – TIPO 1 – BRANCA

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ainda dá tempo? O interrompido sonho de futuro

Talvez resida na contradição expressa na convergência 
entre continuar correndo nas redes virtuais, ainda que 
imobilizado em casa, um jeito de não enlouquecer.

Parar o tempo. Voltar no tempo. Avançar no tempo. Três desejos associados à felicidade que até foram realizados pela Covid-19, mas como tragédia. O ser humano sonhou errado?

A humanidade é ambígua ao se relacionar com o tempo. Na prática, vive o presente. Na fantasia, adora o passado. De verdade, só pensa em antecipar o futuro. Era assim. Mas mudou com a Covid-19. Como um hacker, o confinamento associado à longa pandemia foi desconfigurando o algoritmo do psiquismo humano: mais de 600 mil mortes, mais de 500 dias e toneladas de dor, raiva e frustração depois, a saída é dar ctrl+alt+del e reiniciar a relação com este deus – ou deusa – chamado tempo.

Exagerada, a humanidade sonhou tão intensamente com o futuro que estressou o próprio tempo, que agora nos revela o modelito híbrido – um tipo de tempo mais confuso ainda. Teremos saúde mental para lidar com a instabilidade que reside nele? A pandemia interrompeu o fluxo livre dos nossos desejos. 

Nessa medida, foi bom. Isso porque o sonho humano de controlar o tempo nunca foi inócuo. Apontava para a determinação da espécie humana em estar no controle das vidas, de todas as vidas, incluindo a vida das outras espécies que habitam o planeta, também para além da vida, na governança do legado de quem já faleceu. Nem na ficção científica isto costuma dar certo.

É tudo delírio da humanidade, porque o tempo sempre fluiu a seu capricho, poderoso e soberano. Mas imaginávamos que fosse sempre para a frente, na direção do futuro. Não foi. Veio o passado. Ou a nítida sensação de que voltamos ao passado. De tal modo que hoje estamos entre o futuro e o passado, construindo um presente volátil e, ao mesmo tempo, permanente.

Povos ancestrais marcam o tempo com fenômenos naturais dos quais participam ao vivo. Nós também. Sem aulas presenciais – decisão necessária – as crianças isoladas em casa não viram, por exemplo, os dentinhos de leite das outras crianças da turma caírem. Nem tiveram a alegria de lhes mostrar suas bocas banguelas também. Um ritual da infância. 

Meninas menstruaram pela primeira vez sem ter como compartilhar essa emoção com as amigas, ao vivo. Um ritual da adolescência. E como terá sido relacionar-se sexualmente com alguém pela primeira vez nas fases mais críticas da pandemia? Paixão, prazer, insegurança e possivelmente medos – incluindo, agora, o de se contaminar.

Na pandemia, rituais naturais e auspiciosos que registram a passagem do tempo foram substituídos por outros, mórbidos, como acompanhar o ciclo de 14 dias do coronavírus de pessoas próximas. Ou o ciclo de uma intubação, com final feliz ou não. Rituais ao vivo são marcadores de tempo da vida. E tanto a vida como seus marcadores de tempo têm sido maculados desde 2020.

O isolamento social e o receio da contaminação também agravaram as intolerâncias. Quem ainda aguenta se olhar no espelho? Descobri que o verbo olhar, em “olhar-se no espelho”, não é intransitivo coisa nenhuma. É transitivo: uma ação de início, meio e fim, e com complemento verbal. Olhar-se no espelho precisa ter um objetivo não narcísico ou íntimo, como sair de casa ou receber alguém. Na pandemia, olhar-se no espelho foi perdendo a graça.

Abrir os armários de roupa hoje me provoca uma sensação estranha. As peças perderam a anima e, fantasmagoricamente, parecem ser de uma outra pessoa que viveu remotamente, e que não sou eu. Que aberração psíquica é esta de construir o seu próprio e indesejável museu? Um museu que ninguém visita.

Passamos a dedicar mais amor aos banheiros e a verificar a quantidade de rejuntes necessários nos azulejos no box, no piso e ao redor da pia. Esfregamos com toda a força qualquer sujeirinha recém-descoberta, para depois ignorála de novo. Vida que segue.

Vestir-se ficou automático – o esmero é só da cintura pra cima, parte que aparece nas lives. Os batons ganharam insignificância por causa das máscaras. E os sapatos novos mofaram ou deixaram de caber nos pés – cujas plantas alargaram – de tanto ficarem descalços. A ortopedia vem registrando um número inédito de dedinhos mínimos fraturados por topadas em móveis. Na pandemia, todo mundo ficou mais corcunda, grisalho, careca e… perdido no tempo. A esperança? Agilizar tudo para que um futuro melhor chegue depressa.

É sobretudo no mundo digital que a urgência em alcançar o futuro se manifesta. A paixão pela velocidade virtual inebria, vicia e concretiza a obstinação da humanidade em prematurar o tempo. Confinados, ficamos ainda mais ávidos por experienciar processos que fluem com rapidez, como quando consumimos online. E talvez resida justamente nessa contradição, expressa na convergência entre continuar correndo nas redes virtuais, ainda que imobilizado em casa, um jeito de não enlouquecer.

Não há previsão de como a humanidade irá se relacionar com o tempo após esse rewind, que drasticamente conectou passado e presente, e, como se não bastasse, estragou o futuro imediato que parecia tão promissor. Nessa direção, imagino também que o tema do idadismo se expandirá com novas reflexões relacionadas a percepções díspares do tempo entre quem é pessoa adulta hoje e as crianças nascidas em 2020 e 2021. Conflitos intergeracionais irão se agravar em casa e no ambiente de trabalho?

Enfim, em qual matemática a humanidade poderá confiar, se a história parou e o tempo voltou? Cem anos não serão mais 100 anos. Podem ser bem mais ou bem menos. Busca-se desesperadamente um algoritmo novo. Evoluído o suficiente para calcular a distância temporal que, agora se sabe, é mutante.
(WERNECK, Claudia. Ainda dá tempo? O interrompido sonho de futuro.
Nexo, 2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio
/2021/Ainda-d%C3%A1-tempo-O-interrompido-sonho-defuturo. Acesso em: 31/12/2021.)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 01
Considerando-se as características linguísticas, estruturais e discursivas presentes no texto “Ainda dá tempo? O interrompido sonho de futuro”, pode-se afirmar que se trata de um exemplar do gênero:

A) Crônica, já que se caracteriza por ser um texto narrativo ficcional, curto e com temática relacionada a fatos do cotidiano das pessoas.

B) Artigo de opinião, visto que sua função é apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.

C) Notícia, uma vez que veicula informações sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação.

D) Reportagem, pois, além de trazer uma análise detalhada e extensa sobre tema de interesse público, também tem a função de informar, a fim de criar uma opinião nos leitores.

GABARITO. B) Artigo de opinião, visto que sua função é apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 02
A temática discutida no texto diz respeito, principalmente, à/aos:

A) Alteração da percepção de tempo acarretada pelos impactos negativos da pandemia.

B) Prejuízos gerados pela pandemia do coronavírus em relação à saúde mental das pessoas.

C) Intolerância social causada pelo isolamento e pelo receio da contaminação pela Covid-19.

D) Interrupção do sonho de um futuro promissor motivada pelos efeitos nefastos da Covid-19.

GABARITO. A) Alteração da percepção de tempo acarretada pelos impactos negativos da pandemia.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 03
Releia: “De tal modo que hoje estamos entre o futuro e o passado, construindo um presente volátil e, ao mesmo tempo, permanente.” (5º§) Qual passagem a seguir NÃO apresenta a mesma relação semântica expressa pelos pares de termos destacados anteriormente?

A) “Parar o tempo. Voltar no tempo. Avançar no tempo.” (1º§)

B) “Agilizar tudo para que um futuro melhor chegue depressa.” (11º§)

C) “[...] correndo nas redes virtuais, ainda que imobilizado em casa, um jeito de não enlouquecer.” (12º§)

D) “[...] incluindo a vida das outras espécies que habitam o planeta, também para além da vida, na governança do legado de quem já faleceu.” (4º§)

GABARITO. B) “Agilizar tudo para que um futuro melhor chegue depressa.” (11º§)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 04
Em “Na pandemia, todo mundo ficou mais corcunda, grisalho, careca e… perdido no tempo.” (11º§), o emprego das reticências tem a função de: 

A) Enfatizar ideia subsequente.

B) Indicar continuidade de ação.

C) Sugerir hesitação do enunciador.

D) Finalizar sequência de enumerações.

GABARITO. A) Enfatizar ideia subsequente.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 05
A modalização pode ser compreendida como uma forma de o enunciador expressar sua atitude em relação ao que ele mesmo enuncia em seus discursos, ou seja, é uma forma de evidenciar seus pontos de vista, intenções, bem como valores afetivos e sociais. Com base nessas informações, assinale a passagem que apresenta maior distanciamento pessoal do enunciador em relação às informações por ele veiculadas.

A) “Abrir os armários de roupa hoje me provoca uma sensação estranha.” (9º§)

B) “É tudo delírio da humanidade, porque o tempo sempre fluiu a seu capricho, poderoso e soberano.” (5º§)

C) “Exagerada, a humanidade sonhou tão intensamente com o futuro que estressou o próprio tempo [...]” (3º§)

D) “A ortopedia vem registrando um número inédito de dedinhos mínimos fraturados por topadas em móveis.” (11º§)

GABARITO. D) “A ortopedia vem registrando um número inédito de dedinhos mínimos fraturados por topadas em móveis.” (11º§)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa em que a palavra destacada mantém o mesmo sentido, se substituída pela dos parênteses.

A) “Isso porque o sonho humano de controlar o tempo nunca foi inócuo.” (4º§) (audacioso)

B) “E tanto a vida como seus marcadores de tempo têm sido maculados desde 2020.” (7º§) (prolongados)

C) “Na pandemia, rituais naturais e auspiciosos que registram a passagem do tempo foram substituídos [...]” (7º§) (prejudiciais)

D) “A paixão pela velocidade virtual inebria, vicia e concretiza a obstinação da humanidade em prematurar o tempo [...]” (12º§) (entorpece)

GABARITO. D) “A paixão pela velocidade virtual inebria, vicia e concretiza a obstinação da humanidade em prematurar o tempo [...]” (12º§) (entorpece)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 07
Selecione a alternativa em que as modificações realizadas em II NÃO alteram a correção gramatical e/ou as ideias originais do texto em I.

A) I.Exagerada, a humanidade sonhou tão intensamente com o futuro que estressou o próprio tempo...” (3º§)
II. “A humanidade, exagerada, sonhou com o futuro que estressou tão intensamente o próprio tempo...”

B) I.É sobretudo no mundo digital que a urgência em alcançar o futuro se manifesta.” (12º§)
II. É no mundo digital que a urgência em alcançar o futuro, sobretudo, se manifesta.

C) I.E talvez resida justamente nessa contradição, expressa na convergência entre continuar correndo nas redes virtuais...” (12º§)
II. E talvez resida nessa contradição, justamente expressa na convergência entre continuar correndo nas redes virtuais...

D) I.Confinados, ficamos ainda mais ávidos por experienciar processos que fluem com rapidez, como quando consumimos online.” (12º§)
II. “Ficamos ainda mais ávidos por experienciar processos confinados que fluem com rapidez, como quando consumimos online.” 

GABARITO.

B) I. “É sobretudo no mundo digital que a urgência em alcançar o futuro se manifesta.” (12º§)
II. É no mundo digital que a urgência em alcançar o futuro, sobretudo, se manifesta.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 08
Assinale a passagem que contém uma marca de informalidade presente na linguagem utilizada pela autora no texto.

A) “Meninas menstruaram pela primeira vez sem ter como compartilhar essa emoção com as amigas, ao vivo.” (6º§)

B) “E os sapatos novos mofaram ou deixaram de caber nos pés – cujas plantas alargaram – de tanto ficarem descalços.” (11º§) 

C) “Confinados, ficamos ainda mais ávidos por experienciar processos que fluem com rapidez, como quando consumimos online.” (12º§)

D) “Olhar-se no espelho precisa ter um objetivo não narcísico ou íntimo (...). Na pandemia, olhar-se no espelho foi perdendo a graça.” (8º§)

GABARITO. D) “Olhar-se no espelho precisa ter um objetivo não narcísico ou íntimo (...). Na pandemia, olhar-se no espelho foi perdendo a graça.” (8º§)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 09
A palavra “como”, a depender de seu emprego nos textos, pode estabelecer relações semânticas diversas. Observe o emprego do termo “como” nesta passagem: “Como um hacker, o confinamento associado à longa pandemia foi desconfigurando o algoritmo do psiquismo humano...” (2º§) Dos fragmentos a seguir, qual apresenta o termo “como” com o mesmo valor semântico expresso na passagem destacada anteriormente?

A) “Meninas menstruaram pela primeira vez sem ter como compartilhar essa emoção com as amigas, ao vivo.” (6º§)

B) “Rituais ao vivo são marcadores de tempo da vida. E tanto a vida como seus marcadores de tempo têm sido maculados desde 2020.” (7º§)

C) “Não há previsão de como a humanidade irá se relacionar com o tempo após esse rewind, que drasticamente conectou passado e presente [...]” (13º§)

D) “Na pandemia, rituais naturais e auspiciosos que registram a passagem do tempo foram substituídos por outros, mórbidos, como acompanhar o ciclo de 14 dias do coronavírus de pessoas próximas.” (7º§)

GABARITO. D) “Na pandemia, rituais naturais e auspiciosos que registram a passagem do tempo foram substituídos por outros, mórbidos, como acompanhar o ciclo de 14 dias do coronavírus de pessoas próximas.” (7º§)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 10
Releia: “Descobri que o verbo olhar, em ‘olhar-se no espelho’, não é intransitivo coisa nenhuma. É transitivo: uma ação de início, meio e fim, e com complemento verbal.” (8º§) A respeito dessa passagem, analise as afirmativas a seguir. 

I. Segundo a teoria gramatical, o verbo “olhar” pode ser classificado como transitivo, já que, dependendo do seu emprego no texto, necessita de complemento para seu sentido.

II. A ação de “se olhar no espelho” provoca, simultaneamente, uma reação. Nesse sentido, quando alguém se olha no espelho, é também alvo dessa mesma ação.

III. Na oração “olhar-se no espelho”, o termo “no espelho” é classificado sintaticamente como adjunto adverbial.

IV. O pronome “se”, em “olhar-se”, aponta para a ideia de reflexividade e constitui o objeto direto do verbo “olhar”.

Está correto o que se afirma em

A) I, II, III e IV.
B) II, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.

GABARITO. A) I, II, III e IV.

CONHECIMENTOS GERAIS

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 11
Países ocidentais ampliam envio de armas à Ucrânia

Os governos do Canadá, Noruega e Reino Unido ampliaram o envio de armas à Ucrânia, em meio à ofensiva russa no país. Em entrevista coletiva, citada pela agência Ukrinform, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que “o Canadá enviará artilharia pesada para a Ucrânia”. O líder canadense explicou que está “em contato próximo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desde o início” e todos estão “muito sensíveis ao que eles precisam especificamente”. O orçamento do Canadá este ano prevê mais de US$ 400 milhões em assistência de defesa à Ucrânia. Já o Reino Unido prometeu um pacote de defesa no valor de cerca de US$ 130 milhões, incluindo míssil antitanque, sistemas de defesa aérea e equipamentos não letais. A Noruega, por sua vez, anunciou o envio de 100 mísseis de defesa aérea Mistral junto com as armas que havia prometido no final do mês passado.
(Disponível em: https://istoe.com.br/paises-ocidentais-ampliam-
enviode-armas-a-ucrania. Acesso em: 21/04/2022. Adaptado.)

Relacione adequadamente os países às suas respectivas características.

1. Canadá.
2. Reino Unido.
3. Noruega.

( ) Situa-se na porção oeste da Península Escandinava; banhado(a) pelo oceano Atlântico; tem fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia. Uma porção do território nacional está situada ao norte do Círculo Polar Ártico, local onde o Sol permanece visível durante 24 horas no verão – daí a origem do termo “terra do sol da meia-noite”.

( ) Sua capital é Londres, a segunda maior economia da Europa, com destaque para os serviços financeiros e econômicos, que se enquadram no setor terciário da economia.

( ) Situa-se na América do Norte; é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia. Os indicadores sociais e econômicos são elevados, sendo, atualmente, uma das maiores economias do Planeta.

A sequência está correta em

A) 3, 2, 1.
B) 2, 3, 1.
C) 1, 2, 3.
D) 3, 1, 2.

GABARITO. A) 3, 2, 1.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 12
A democracia tem em sua base duas palavras gregas: demos, que significa “povo, distrito” e kratos, que significa “domínio, poder”, trazendo consigo o significado de “poder do povo” ou “governo do povo”. Sobre os atos antidemocráticos, analise as assertivas a seguir.

I. São entendidos como manifestações (orais, publicadas em redes sociais, proclamadas em protestos, dentre outras) que se opõem ao regime democrático de direito, às suas instituições e a todo e qualquer princípio assegurado pela Constituição.

II. Podem sofrer punições atos de cunho racistas, preconceituosos e discriminatórios que incitem ações ilegais e antagônicas ao Estado Democrático de Direito.

III. São exteriorizações caracterizadas por ódio, desprezo ou intolerância contra determinados grupos que ferem as garantias e os direitos fundamentais assegurados na Constituição.

IV. São atos de cunho essencial para reafirmar valores essenciais de convivência humana e dos direitos fundamentais do homem.

Está correto o que se afirma apenas em

A) III.
B) III e IV.
C) I, II e IV.
D) I, II e III.

GABARITO. D) I, II e III.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 13
O Instituto Inhotim exibe de maneira permanente um acervo de arte contemporânea de excelência internacionalmente reconhecida. Percorrer seus jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem propicia aos artistas e visitantes um modelo de exposição singular, em que arte e paisagismo se entremeiam para a criação de uma experiência conjunta e única. O projeto curatorial do Inhotim é fruto de uma constância investigativa, que almeja entender, por meio de documentação, material bibliográfico e registros visuais, as particularidades da coleção e suas diferentes abordagens e conceitos.
(Disponível em: https://www.inhotim.org.br. Acesso em: 25/04/2022.)

Sobre a arte contemporânea no Brasil, é possível inferir que, EXCETO:

A) Em 1960, ganhou destaque de fato tendo como uma de suas principais referências a pop art; ficou conhecida por seu caráter crítico e reflexivo.

B) A Semana da Arte da Moderna de 1922 foi um evento que marcou a história nacional, pois foi o despertar da arte brasileira para a contemporaneidade. 

C) A partir da Semana da Arte Moderna, o Brasil deixou de lado a imitação e passou a atuar de forma autêntica, entrelaçando conceitos internacionais da arte com brasilidade.

D) Durante o período de Diretas Já, os artistas brasileiros evitaram criar obras provocativas, opinativas e questionáveis para não perderem a visibilidade alcançada no cenário nacional e internacional.

GABARITO. D) Durante o período de Diretas Já, os artistas brasileiros evitaram criar obras provocativas, opinativas e questionáveis para não perderem a visibilidade alcançada no cenário nacional e internacional.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 14
Salvas de canhão em Londres marcam o 96º aniversário da rainha Elizabeth II. A monarca, que enfrenta há alguns meses vários problemas de mobilidade, celebrará a data apenas com a família. Como manda a tradição, os canhões da Torre de Londres dispararam 62 salvas, e outras 41 foram feitas no Hyde Park. As celebrações coincidirão com as atividades organizadas para o “jubileu de platina” – os 70 anos do reinado de Elizabeth II, que chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-
noticias/rfi/2022/04/21/reino-unido-rainha-elizabeth-ii-completa-96-
anos-longe-dos-holofotes. Acesso em: 21/04/2022. Adaptado.)

A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953. Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Atuou na Segunda Guerra Mundial aderindo ao Auxiliary Territorial Service, servindo de forma voluntária em várias funções ao exército britânico; dentre elas, foi treinada como mecânica.

II. Elizabeth casou-se com seu primo Philip, príncipe da Grécia, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias.

III. Como Chefe de Governo tem plenos poderes de decisões na monarquia inglesa.

Está correto o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.

GABARITO. B) I e II, apenas.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 15
O país onde inflação é boa notícia

Ao contrário do resto do mundo, o Japão quer que sua inflação seja mais alta e há anos vem implementando medidas sem sucesso para tentar conseguir isso. De acordo com o Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os preços globais dos alimentos estão em seu ponto mais alto desde 1990. Neste cenário, o Japão registrou um aumento dos preços ao consumidor de 0,9% em fevereiro, ante 7,9% nos EUA ou 6,2% na União Europeia. No Brasil, a inflação de março anualizada foi de 11,3%; no Chile, de 7,8% em fevereiro; a do México, de 7,2%; e a da Colômbia, de 8,1%; 
(Argentina e Venezuela registraram 52,3% e 340,4% respectivamente, mas estes são dois casos excepcionais).
(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/04/20/
opais-onde-inflacao-e-boa-noticia.ghtml. Acesso em: 21/04/2022.)

São considerados reflexos da deflação no Japão, EXCETO:

A) O crescimento da economia se torna lento.

B) Os japoneses são relutantes em consumir a preços mais altos.

C) As empresas mantendo os preços e os salários nivelados durante anos.

D) Com os preços estáveis, os consumidores gastam continuamente; isso causa aumento da margem de lucro das empresas.

GABARITO. D) Com os preços estáveis, os consumidores gastam continuamente; isso causa aumento da margem de lucro das empresas.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 16
História hoje: Universidade de Brasília era inaugurada há 60 anos

“Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior.” O trecho é do Plano Orientador da Universidade Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1962. Um presente para a nova capital que na ocasião celebrava dois anos. Durante o desenvolvimento do projeto de Brasília, Lúcio Costa já previa o espaço para uma “Cidade Universitária”. Até que em dezembro de 1961, uma lei autorizou a criação da Fundação Universidade de Brasília. As diretrizes pedagógicas ficaram a cago dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. E, antes mesmo de ter uma sede, a instituição começou a funcionar em um edifício na Esplanada os Ministérios.
(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia
nacional/educacao/audio/2022-04/historia-hoje-universidade-de
brasilia-era-inaugurada-ha-60-anos. Acesso em: 21/04/2022.)

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros/MG, em 26 de outubro de 1922; faleceu em Brasília/DF, em 17 de fevereiro de 1997. Sobre sua trajetória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em seus primeiros anos de vida profissional como etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), dedicou-se ao estudo dos índios de várias tribos do país.

( ) Defendeu, através da discussão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a defesa da escola pública.

( ) Contribuiu para o tombamento de, aproximadamente, 98 quilômetros de belíssimas praias e encostas, além de mais de mil casas do Rio antigo.

( ) Autor do livro “O povo brasileiro”, uma das obras que encerrou a coleção de seus estudos de antropologia da civilização, além de uma compilação de seus discursos e ensaios intitulada “O Brasil como problema”.

A sequência está correta em

A) F, F, F, F.
B) F, V, F, V.
C) V, F, V, F.
D) V, V, V, V.

GABARITO. D) V, V, V, V.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 17
Os movimentos artísticos do século XX que mais se destacaram foram: expressionismo; fauvismo; cubismo; abstracionismo; dadaísmo; surrealismo; opart e pop art. Os maiores pintores do século XX foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vários campos da arte e influenciaram profundamente a história da arte. Atualmente, seus quadros são vendidos por dezenas de milhões de dólares.
(Fonte: EducaBras. Adaptado.)

Quando Pablo Picasso expôs seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon foi introduzido o seguinte movimento artístico: 

A) Cubismo.
B) Fauvismo.
C) Dadaísmo.
D) Expressionismo.

GABARITO. A) Cubismo.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 18
O especialista em agronegócio Marcos Fava Neves explicou que a alta no preço do petróleo e a busca por sustentabilidade impulsionam o uso de biocombustíveis, o que representa uma grande oportunidade para a sociedade brasileira.

“Quando os Estados Unidos começaram a misturar 10% de etanol na gasolina em 2005, 140 milhões de toneladas de milho passaram a ser destinadas a esse uso, e o Brasil acabou ocupando esse espaço no mercado internacional”.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/marcos-favaneves
-alta-no-uso-de-biocombustiveis-e-grande-oportunidade-para-brasil/. Acesso em: 25/04/2022.) 

Sobre os biocombustíveis, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A biomassa é tida como qualquer material de constituição orgânica que pode ser empregado para algum tipo de produção de energia.

B) Trata-se de uma alternativa aos combustíveis fósseis e ascendem as expectativas sobre a geração de energia no mundo de uma forma sustentável. 

C) Aumenta a dependência em relação aos combustíveis fósseis, além de expandir os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.

D) São oriundos de biomassa renovável e podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão.

GABARITO. C) Aumenta a dependência em relação aos combustíveis fósseis, além de expandir os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 19
De acordo com a Lei Orgânica, compete ao município de Linhares/ES, EXCETO:

A) Declarar a guerra e celebrar a paz.

B) Legislar sobre assuntos de interesse local.

C) Tornar obrigatória a utilização da estação rodoviária.

D) Elaborar e executar o plano diretor, como instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

GABARITO. A) Declarar a guerra e celebrar a paz.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 20
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Linhares/ES, a administração pública direta, indireta ou fundacional obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Ao servidor público municipal é permitido servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até segundo grau cível.

B) A Lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

C) Os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos preferencialmente por servidores ocupantes de cargos de carreira técnica ou profissional, conforme legislação.

D) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público municipal não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

GABARITO. A) Ao servidor público municipal é permitido servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até segundo grau cível.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 21
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, ao definir, em seu Art. 28, a necessária adequação do processo educativo às peculiaridades da vida no campo, abriu espaço para o repensar da educação ofertada às populações do campo, conduzindo a um amplo movimento sobre a educação necessária para atender à diversidade étnica, cultural, ambiental e social do campo.

Portanto, adaptações são necessárias e devem ser definidas para atender aos aspectos essenciais à organização da ação pedagógica na escola de campo. Sobre tais adaptações, assinale a afirmativa INCORRETA. 

A) Deve-se realizar a adequação à natureza do trabalho na zona rural.

B) Os conteúdos curriculares e as metodologias devem ser apropriados às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.

C) A organização escolar é própria, devendo adequar o calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; entretanto, deve manter as férias no mesmo período das escolas urbanas.

D) As propostas pedagógicas das escolas do campo devem contemplar a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais; culturais; políticos; econômicos; de gênero; geração; e, etnia.

GABARITO. C) A organização escolar é própria, devendo adequar o calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; entretanto, deve manter as férias no mesmo período das escolas urbanas.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 22
Considerando os três autores das teorias que possibilitam professores e pesquisadores a compreenderem a inteligência, o aprendizado e o desenvolvimento de seus alunos, relacione-os às implicações pedagógicas.

1. Piaget.
2. Vygotsky.
3. Wallon.

( ) A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo.

( ) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos.

( ) A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança.

( ) É o aluno quem constrói o próprio conhecimento; assim, o papel da escola é dar à criança oportunidade de agir sobre os objetos de conhecimento.

( ) O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e, por isso, a ação docente deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal.

A sequência está correta em

A) 3, 2, 2, 2, 1.
B) 1, 2, 3, 1, 2.
C) 1, 3, 2, 1, 1.
D) 2, 1, 3, 2, 3.

GABARITO. B) 1, 2, 3, 1, 2.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 23
O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos estudantes. O direcionamento a esse processo está associado com o planejamento pelo professor no desenvolvimento das aulas envolvendo: a definição dos objetivos, a seleção dos conteúdos e os métodos do ensino.
(LIBÂNEO, 1994.)

Existem variadas maneiras de classificar os métodos de ensino e, por sua vez, cada método tem técnicas que lhes são mais ajustadas. Diversos autores os classificam em: individualizado; socializado; e socioindividualizado. Considerando o método socializado, indique-o dentre as alternativas a seguir.

A) Aula expositiva.
B) Estudo de caso.
C) Método de projeto.
D) Método de solução de problemas.

GABARITO. B) Estudo de caso.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 24
Segundo Candau (2007), o currículo é um conjunto de ideias, pois deverá incorporar discussões sobre o ensino-aprendizagem, sobre os procedimentos e as relações sociais que fazem parte do mesmo cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, sobre as mudanças que se deseja efetuar nos alunos, sobre os valores que procuram instigar, bem como quais as identidades deve-se construir dentro da escola. Nesse sentido, o currículo é elaborado por um conjunto de esforços pedagógicos com intenções educativas.

Quando se deseja um currículo escolar para o processo educativo que propicie a articulação entre as dimensões cognitiva, social e afetiva da aprendizagem, cabe aos professores na elaboração do currículo, EXCETO:

A) Reconhecer que essas dimensões são inexistentes no comportamento dos sujeitos aprendentes.

B) Conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades dos alunos diferentes entre si e ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro.

C) Promover a articulação das dimensões cognitivas, social e afetiva, e ajudar os alunos a construírem sua subjetividade como pessoas humanas e sujeitos portadores de uma identidade cultural.

D) Mobilizar procedimentos, técnicas, meios de tornar as experiências de sala de aula mais agradáveis, que possibilitem aos professores conversar com os alunos para que eles exponham os seus sentimentos de forma organizada.

GABARITO. A) Reconhecer que essas dimensões são inexistentes no comportamento dos sujeitos aprendentes.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 25
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, Lei nº 8.069/1990, em caso de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente, e este se encontrar, hipoteticamente, dentro da sala de aula, tendo o professor percebido o fato ocorrido, ele deverá, obrigatoriamente: 

A) Levar a criança a um posto médico próximo.

B) Chamar os pais ou responsáveis para uma conversa.

C) Informar ao seu diretor e este informar ao Conselho Tutelar.

D) Solicitar que alguém leve a criança para casa, a fim de evitar constrangimentos.

GABARITO. C) Informar ao seu diretor e este informar ao Conselho Tutelar.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 26
Saber diagnosticar, levantar hipóteses, buscar fundamentação teórica e analisar dados são algumas das atividades que podem ajudar o trabalho do professor, quando são consideradas as exigências da realidade atual e a complexidade da atividade da docência. Nessa perspectiva, é imprescindível que o preparo específico para a pesquisa já ocorra na formação inicial.

Assim como Lüdke (2001, 2006), entende-se que o contato com a pesquisa na graduação não pode se restringir apenas aos alunos de iniciação científica, tão pouco deve ser tarefa somente dos cursos de pós-graduação stricto sensu; é necessário que os alunos da licenciatura tenham oportunidade de aprender a fazer pesquisa.

A pesquisa em uma abordagem qualitativa é útil e necessária para identificar e explorar os significados dos fenômenos estudados e as interações que estabelecem.

Considerando as informações, em um plano de pesquisa nesta abordagem, infere-se que: 

A) Exige a comprovação de dados e teorias.

B) Tem uma proposta estruturada e formal.

C) É desenvolvida antes de o estudo ser iniciado.

D) Ocorre a evolução de uma ideia com o aprendizado.

GABARITO. D) Ocorre a evolução de uma ideia com o aprendizado.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 27
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o §1º do Art. 1º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
(BRASIL, 2017.)

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I. Empenha-se em ações e políticas públicas e avaliações externas em âmbito das três esferas referentes com atenção à formação continuada de professores.

II. Aspira-se a superação da fragmentação das políticas educacionais, com o fortalecimento entre as três esferas de governo, sendo balizadora da qualidade da educação.

III. Constitui uma relação de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos sistemas de ensino.

IV. Visa substituir os currículos das disciplinas escolares das redes públicas federal, estaduais e municipais, uma vez que determina o que deve ser ensinado em cada escola.

V. Trata-se de uma referência nacional para formulação dos currículos dos sistemas escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares.

Está correto o que se afirma apenas em 

A) I e II.
B) III e IV.
C) I, II e V.
D) III, IV e V.

GABARITO. C) I, II e V.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 28
[...] à relação indivíduo/sociedade em que afirma que as características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem são simplesmente resultados das pressões do meio externo. Elas são resultados da relação homem e sociedade, pois quando o homem transforma o meio na busca de atender as suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo.

A criança nasce apenas com as funções psicológicas elementares e, a partir do aprendizado da cultura, estas funções transformam-se em funções psicológicas superiores, sendo estas o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presente.

O desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro que indica, delimita e atribui significados à realidade. Dessa forma, membros imaturos da espécie humana vão aos poucos se apropriando dos modos de funcionamento psicológico, comportamento e cultura.
(Revista e-Ped – FACOS/CNEC Osório. Vol. 2. nº 1. AGO/2012 –
ISSN2237-7077.)

Considerando as informações anteriores, é correto afirmar que se trata da teoria de: 

A) Skinner.
B) Brunner. 
C) Gardner. 
D) Vygotsky.

GABARITO. D) Vygotsky.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 29
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com regras comuns, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996, Art. 24).

Considerando tais regras, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A escola poderá realizar a classificação do aluno no primeiro ano do ensino fundamental, procedente de outra escola.

B) A escola poderá organizar-se em classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

C) A carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

D) Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

GABARITO. A) A escola poderá realizar a classificação do aluno no primeiro ano do ensino fundamental, procedente de outra escola.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 30
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, LDB nº 9.394/1996, em seu Art. 24. V, “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

De acordo com o exposto e considerando as funções da avaliação, pode-se afirmar que se trata da seguinte avaliação:

A) Somativa.
B) Formativa.
C) Diagnóstica.
D) Comparativa.

GABARITO. B) Formativa.

CONHECIMENTOS DA FUNÇÃO

Texto para responder às questões de 31 a 33.

Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo

BBC Brasil – Qual é o papel dos pais para que a busca pelo propósito dos jovens seja mais realista?

Mario Sergio Cortella – Alguns pais e mães usam uma expressão que é “quero poupar meus filhos daquilo que eu passei”. Sempre fico pensando: mas o que você passou? Você teve que lavar louça? Ou está falando de cortar lenha? Você está poupando ou está enfraquecendo? Há uma diferença. 

Quando você poupa alguém é de algo que não é necessário que ele faça.

Tem coisas que não são obrigatórias, mas são necessárias. Parte das crianças hoje considera a tarefa escolar uma ofensa, porque é um trabalho a ser feito. Ela se sente agredida que você passe uma tarefa.

Parte das famílias quer poupar e, em vez de poupar, enfraquece. Estamos formando uma geração um pouco mais fraca, que pega menos no serviço. Não estou usando a rabugice dos idosos, ‘ah, porque no meu tempo’. Não é isso, é o meu temor de uma geração que, ao ser colocada nessa condição, está sendo fragilizada.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36959932.)

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 31
Considerando o trecho “Quando você poupa alguém é de algo que não é necessário que ele faça.”, assinale a alternativa que apresenta forma verbal com a mesma função quanto à transitividade verbal observada em relação ao verbo “poupar”.

A) Enviaram-lhe a intimação logo pela manhã, em caráter de urgência.

B) O trabalho, a equipe o fez com total dedicação e comprometimento.

C) Não haveria recursos suficientes enquanto a situação permanecesse a mesma.

D) Existem regras que impedem o ressurgimento de problemas já superados.

GABARITO. A) Enviaram-lhe a intimação logo pela manhã, em caráter de urgência.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 32
No título do texto “Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo”, o sinal indicativo de crase justifica-se:

A) Por representar a pura preposição que rege um substantivo feminino, formando uma locução adverbial.

B) Por constituir uma locução feminina além da exigência da preposição “a” de acordo com a regência nominal observada.

C) De acordo com a regência do verbo “chegar” e emprego de artigo definido feminino diante do núcleo do termo por ele regido.

D) Considerando que ocorre diante de palavra de sentido indefinido, não havendo especificação quanto a quais empresas a referência é feita.

GABARITO. C) De acordo com a regência do verbo “chegar” e emprego de artigo definido feminino diante do núcleo do termo por ele regido.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 33
A escolha do registro linguístico do texto apresentado tem como determinantes:

I. O perfil do entrevistado. 
II. O perfil da publicação e de seu público-alvo.
III. O predomínio de marcas de oralidade. 
IV. O tema desenvolvido na resposta a partir do questionamento feito.

Está correto o que se afirma apenas em

A) II e IV.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.

GABARITO. C) I, II e IV.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 34
Até o século XVIII, pode-se afirmar que prevaleceu a concepção dos gêneros literários conhecida como “concepção clássica” em que havia uma divisão rígida dos gêneros, elementos de um gênero não se misturavam de forma alguma com os do outro. 

Leia o fragmento a seguir:

Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro… Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. 

Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres. Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas. Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a meter-se uns pelos outros…
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática, 1994, p. 30-31.)

Considerando o enunciado acerca dos gêneros literários e o fragmento apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) O fragmento apresentado está em conformidade com o exposto na afirmativa feita no enunciado da questão.

( ) A tragédia, uma das espécies do gênero dramático tal como concebido até o Romantismo, é exemplificada por meio do fragmento anterior, ainda que de forma híbrida. 

( ) Observa-se a presença de elementos que caracterizam o estilo lírico no fragmento destacado, denotando um afastamento da concepção clássica quanto aos gêneros literários. 

A sequência está correta em

A) F, F, V.
B) F, V, F.
C) V, V, F. 
D) V, F, V.

GABARITO. A) F, F, V.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 35
Em uma turma de Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa apresentou aos alunos a sequência de textos motivadores pertencentes à proposta de redação do ENEM 2021:

Em uma turma de Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa apresentou aos alunos a sequência de textos motivadores pertencentes à proposta de redação do ENEM 2021:

A partir daí, sugeriu à classe que fossem elaborados possíveis títulos para um texto argumentativo a ser produzido que tivesse como tema proposto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; algumas opções foram apresentadas, entre as evidenciadas a seguir, assinale a que apresenta coerência e adequação de acordo com o que foi solicitado.

A) “Democratização em tempos de polaridade e diversidade.”

B) “Brasil: liberdade, igualdade e democracia ao alcance de todos.”

C) “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.”

D) “A importância da conquista individual em detrimento do alcance pessoal.”

GABARITO. B) “Brasil: liberdade, igualdade e democracia ao alcance de todos.”

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 36
Acerca do texto IV, utilizado na sequência de textos motivadores apresentados na proposta de redação da questão anterior, pode-se afirmar que:

A) Aborda um tema da atualidade por meio de uma linguagem objetiva, técnica e comprometida com o interlocutor.

B) A partir da associação da linguagem verbal e não verbal, o interlocutor pode reconhecer a solicitação de uma tomada de posição em relação à mensagem veiculada. 

C) A intenção persuasiva pode ser observada por meio da promoção de um discurso que provoca o interlocutor em suas ações em favor da resolução do assunto tratado. 

D) Apesar do emprego do modo verbal indicativo não ser o predominante na função da linguagem geralmente utilizada em campanhas, a mensagem estruturada objetiva promover a conscientização sobre questão de relevância social.

GABARITO. D) Apesar do emprego do modo verbal indicativo não ser o predominante na função da linguagem geralmente utilizada em campanhas, a mensagem estruturada objetiva promover a conscientização sobre questão de relevância social.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 37
De acordo os aspectos metodológicos do ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que pode ser observada INADEQUAÇÃO.

A) O ensino da gramática ou o estudo da gramática deve estar diretamente relacionado ao exercício da linguagem, o uso da língua. 

B) Os estudantes, como participantes do ato linguístico, deverão ser capazes de obter resultados de sentido por meio do exercício da linguagem. 

C) A observação da adequação social do produto linguístico dos alunos é de responsabilidade da escola, garantindo aos estudantes acesso aos recursos para a adequação dos registros. 

D) Falar e ler ou escrever dizem respeito a ações práticas que não estão relacionadas ao ensino de gramática; portanto, o oposto a tal ideia contribui para o fortalecimento de um ensino esvaziado de sentido.

GABARITO. D) Falar e ler ou escrever dizem respeito a ações práticas que não estão relacionadas ao ensino de gramática; portanto, o oposto a tal ideia contribui para o fortalecimento de um ensino esvaziado de sentido.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 38
Em uma situação hipotética, ao corrigir um texto produzido por um estudante do 2º ano do Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa observa a seguinte citação:

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire), iniciando o referido texto. Em razão do exposto anteriormente, adequadamente e observando as competências e habilidades esperadas do estudante, o professor registrou em suas observações:

A) O plágio não poderá ser empregado em quaisquer textos, incorrendo em violação e apropriação de autoria de terceiros.

B) Além da citação, tal como foi feita no texto, existe a possibilidade de que seja elaborada uma paráfrase com base na citação de Paulo Freire, o que não representaria intertextualidade. 

C) A citação poderá ser utilizada desde que seu autor seja citado, tal como foi feito; tal recurso caracteriza a ocorrência de intertextualidade, válida na observação do repertório cultural apresentado.

D) Não é aconselhável iniciar o texto com o emprego do recurso da intertextualidade já que o assunto principal ainda não foi apresentado, ou seja, é necessário que o referente anteceda o recurso da intertextualidade. 

GABARITO. C) A citação poderá ser utilizada desde que seu autor seja citado, tal como foi feito; tal recurso caracteriza a ocorrência de intertextualidade, válida na observação do repertório cultural apresentado.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 39
Leia o fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade:

O bonde passa cheio de pernas
Pernas brancas pretas amarelas
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu 
coração
Porém meus olhos
Não perguntam nada

Na linguagem literária é frequente o emprego das figuras de linguagem. Nos dois primeiros versos do trecho destacado anteriormente, podemos observar que o poeta modernista emprega com maestria a figura que: 

A) Indica uma relação com o todo, de um termo em lugar de outro.

B) Estabelece a aproximação de palavras que têm o sentido oposto.

C) Remete à comparação implícita, em que a conotação sobrepõe a denotação.

D) Utiliza uma expressão menos rude em lugar de outra que provocaria sentido desagradável.

GABARITO. A) Indica uma relação com o todo, de um termo em lugar de outro.

CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 40
Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas.)

Considerando a estética literária em que se enquadra o autor de “Vidas Secas”, assinale a afirmativa correta.

A) Como autor modernista, Graciliano Ramos está entre os grandes romancistas brasileiros do Nordeste cujo regionalismo adquire um caráter crítico.

B) O fragmento apresenta características literárias próprias do movimento a que pertence como: subjetivismo, alienação social e concepção mística do mundo. 

C) Também denominado “romance científico”, inspirado pela prática darwinista, a obra de Graciliano Ramos demonstra um estudo minucioso da natureza humana.

D) Uma das características que se pode observar nessa fase da literatura brasileira é a utilização da metalinguagem, conforme é possível observar no fragmento destacado. 

GABARITO. A) Como autor modernista, Graciliano Ramos está entre os grandes romancistas brasileiros do Nordeste cujo regionalismo adquire um caráter crítico.

COMENTÁRIOS

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humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1460,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,402,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas 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biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,920,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de 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sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30072,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8902,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3642,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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INDAGAÇÃO: Prova Professor de Língua Portuguesa do Instituto Consulplan 2023 com Gabarito
Prova Professor de Língua Portuguesa do Instituto Consulplan 2023 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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