Prova Artes Visuais ENADE 2017 com Gabarito
Prova Artes Visuais ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: As implicações mais amplas da maneira como a arte era pensada no feminismo foram se tornando cada vez mais claras em meados dos anos 1970. A insistência no direito de não agir nem como sujeito neutro nem como substituto do macho, mas como mulher, havia posto em foco a questão da identidade. Contudo, apesar de reconhecida como tal, não era uma questão que pudesse se confinar aos limites do gênero.
AARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008 (adaptado).
Tendo como referência as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A partir da segunda metade do século XX, a arte aprofundou aspectos de contestação política e cultural, marcados pela conexão com questões sociais, pela abordagem interdisciplinar e pelo uso de novos materiais e suportes expressivos.
PORQUE
II. O mundo testemunhou, a partir da segunda metade do século XX, o aparecimento de movimentos sociais que buscavam dar voz a minorias identitárias, e que influenciaram a sociedade em todos os aspectos, inclusive em relação à concepção de sujeito e de novas subjetividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: Quando o status construído do gênero é teorizado como radicalmente independente do sexo, o próprio gênero se torna artifício lutuante, com a consequência de que homem e masculino podem, com igual facilidade, significar tanto um corpo feminino como um masculino, e mulher e feminino, tanto um corpo masculino como um feminino.
BUTLER, |. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015 (adaptado).
Considerando o diálogo direto das obras de artistas contemporâneos de diversas áreas com uma agenda Queer, ligada às demandas socioculturais e políticas da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros), assinale a opção correta.
A) Na figura 1, a relação entre palavra e imagem estabelece um questionamento da dimensão do corpo biológico como produto do meio.
B) Na figura 2, o artista organiza visualmente corpos que transitam na hibridez dos múltiplos gêneros.
C) A figura 2 dialoga com a agenda Queer e a figura 1 se opõe à fluidez da noção de gênero.
D) A figura 2 evidencia os estereótipos de gênero à medida que avança nos planos da obra.
E) As figuras 1 e 2 limitam a discussão dos estereótipos de gênero.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: Decorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes.
Nesse contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas permanecem baseadas em um modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. A transdisciplinar idade surge como resposta, possível, aos desafios atuais.
Disponível em: <http://www5.usp.br>.
Acesso em: 4 jul. 2017 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a transdisciplinar idade no ensino das Artes Visuais
A) amplia o repertório de conhecimentos e promove a dispersão em conteúdos de diferentes linguagens.
B) possibilita a construção do conhecimento a partir do isolamento das linguagens e respectivas áreas de atuação.
C) integra esta área a outros conteúdos, práticas e linguagens, relacionando-os ao mundo a sua volta e ampliando o campo de atuação de professores e estudantes.
D) desenvolve a metadiscursividade, visando a legitimação dos campos de ensino nessa área de conhecimento.
E) exige dos professores polivalência em campos de atuação distintos, assim como conhecimento e domínio sobre as mais diversas linguagens a fim de transmití-las.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: A obra Marulho, de Cildo Meirelles, foi produzida a partir de imagens de revistas, sons e percepções que remetem ao mar.
A partir da imagem e da informação apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A obra de Cildo Meirelles consiste em modalidade artística contemporânea que gera muita discussão entre estudantes e professores acerca de sua artisticidade, seja em espaços de educação formal seja nos de educação não formal.
PORQUE
II. A obra Marulho consiste em uma instalação que contempla a utilização de procedimentos e materiais, no chamado campo ampliado da escultura, extraídos do cotidiano e ressignificados na obra, rompendo com os padrões tradicionais de compreensão do fenômeno artístico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: Em Fairy Tales (Contos de fadas), uma das performances mais conhecidas de Francis Alys, retratada na imagem a seguir, o artista caminhou pelas ruas de Estocolmo vestindo um casaco de Iã que ia se desmanchando ao longo de sua caminhada, uma vez que uma linha do casaco estava presa no início de sua trajetória.
A partir da imagem e das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, a respeito da performance de Francis Aliis.
I. Alinha deixada por Alys durante sua caminhada delineia o espaço, mapeando seu itinerário.
II. A trilha deixada sobre a superfície do caminho indica que o artista se refere a mitos e histórias como Ariadne e João e Maria.
III. O performer sabe que o rastro que deixa, o traço sutil e evanescente de um desenho que perpassa a cidade, é fadado ao desaparecimento, ou seja, a ser absorvido pela cidade, sendo, portanto, a ela que a performance se destina.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, e III.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: O que está escrito a respeito de uma pessoa ou um fato é, declaradamente, uma interpretação, do mesmo modo que as manifestações visuais feitas à mão, como pinturas e desenhos. Imagens fotografadas não parecem manifestações acerca do mundo, mas, sim, pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir. Entretanto, fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa por a si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento — e, portanto, ao poder.
SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo:
(Companhia das Letras, 2004 (adaptado).
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
A) A fotografia, por se tratar de um retrato da realidade, restringe a capacidade do fotógrafo de nela inserir traços de sua personalidade.
B) O fotógrafo vê o mundo a seu modo, portanto, sua fotografia é uma interpretação impregnada de traços de autoria.
C) A obra tem vida própria e é autônoma, pois a imagem capturada pelo fotógrafo foge ao controle do desejado e ao domínio da técnica.
D) A fotografia engana, pois é um jogo de ilusões, um tipo de falso testemunho, que faz o espectador acreditar em inverdades e fantasias.
E) A capacidade da fotografia em transformar as coisas em algo belo resulta dos meios técnicos nela empregados e de sua faculdade para alimentar falsas experiências estéticas.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: O desenvolvimento do processo de ensino em Arte na escola não deve reforçar determinados estereótipos nem hierarquizar, naturalizar ou cristalizar as identidades já legitimadas por grupos sociais e culturais dominantes, reforçando muitas vezes situações de preconceito, exclusão e bullying.
O papel da escola deve ser o de problematizar a (des)construção das múltiplas identidades por meio do uso das imagens cotidianas, orientando os estudantes para um comportamento de alteridade. Assim, o trabalho do arte/educador deve ser o de elaborar propostas desafiadoras, criando situações metodológicas em Artes Visuais para que os educandos reflitam sobre a diversidade imagética e cultural.
GÓES, ). ). A. Visualidades x Identidades: aprender a ver para ser, estar e
<convíver no mundo com alteridade. Disponível em: <htto:/ /www1.
ceart.udesc.br>. Acesso em: 15 jul. 2017 (adaptado).
A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As atividades desenvolvidas em sala de aula devem proporcionar aos educandos a oportunidade de reconhecerem o repertório visual acumulado durante sua experiência de vida, e desenvolverem o potencial de observação e atenção sobre o que está sendo visto.
PORQUE
II. O processo de ensino em Arte deve ser guiado pelo professor por um caminho pré-determinado —que promova no estudante um olhar criativo e capaz de ler as imagens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2017 - QUESTÃO 16 - ANULADA
QUESTÃO 17
ENADE 2017: Misturas, hiatos e tensões constituem a africanidade inerente à cultura brasileira. Por um lado, a transposição forçada de africanos ao Brasil para serem escravizados, entre os séculos XVI e XIX, determinou rupturas diversas e uma complexidade social que são ainda hoje bastante perceptíveis. Por outro lado, a participação deles e de seus descendentes na construção da sociedade brasileira tem gerado entrelaçamentos culturais que são observáveis em quase todos os domínios sociais.
Vídeos, performances colaborativas e instalações multimídias são os meios mais frequentes de intervenção do artista baiano Marcondes Dourado, que aborda tópicos de religião, carnaval, sexo, gênero, trabalho, história e, consequentemente, política, que atravessam e são perpassados pela questão afro-brasileira.
Disponível em :<http://www.buala.org> Acesso em 8 jul. 2017 (Adaptado)
Considerando as informações apresentadas e a imagem que retrata a performance Lavagem da Capela do Mam, de Marcondes Dourado, avalie as afirmações a seguir.
I. A obra de Marcondes Dourado está em sintonia com os princípios da arte contemporânea e com o reconhecimento da presença dos afrodescendentes na composição da cultura brasileira.
II. Em sua obra, Marcondes Dourado apresenta apropriações simbólicas da religiosidade afro-brasileira, transformadas em um universo plástico-simbólico.
III. A relevância artística da obra de Marcondes Dourado deve-se às políticas públicas afirmativas para afrodescendentes, crescentes nos últimos anos no Brasil.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: O artista chinês contemporâneo Song Dong faz reflexões sociais e culturais acerca de seu país e do mundo por meio de suas obras. Em 2004, para a abertura da 26º Bienal de São Paulo, ele produziu Eating the World. Sobre o piso, construiu uma representação do mapa-múndi com doces de diversos tipos para serem consumidos pelos visitantes.
A obra foi realizada com a participação do público, que, literalmente, a devorou em poucos minutos. Desde então, ele produziu versões dessa obra, com o nome Eating the City, em diversas cidades, recriando maquetes comestíveis feitas com bolo, pão, biscoitos, macarrão e outros alimentos. Uma delas, realizada em São Paulo em 2014, é retratada na imagem a seguir.
De acordo com Song Dong, “uma das razões para a expansão das cidades são os desejos dos homens; a rápida expansão da cidade é como uma boca que engole tudo ao seu redor”.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo da 26º
Bienal de São Paulo — Território Livre. São Paulo: Fundação Bienal, 2004 (adaptado).
Bienal de São Paulo — Território Livre. São Paulo: Fundação Bienal, 2004 (adaptado).
Considerando os elementos presentes nas obras de Song Dong que as caracterizam como arte contemporânea, avalie as afirmações a seguir.
I. O artista explora questões da vida cotidiana, por exemplo, o crescimento das grandes cidades e o consumismo das populações.
II. As obras são construídas com elementos prontos e pertencentes ao dia a dia das pessoas, como diversos tipos de alimentos.
III. É com a ação do público que as obras se realizam e possibilitam reflexões acerca de questões contemporâneas.
IV. As obras representam, de forma verossímil, a cidade e todo o seu contexto com grande riqueza de detalhes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: Recentemente, o termo mediação passou a ser usado como sinônimo do trabalho educativo realizado nos museus e que, de algum modo, substituiria termos como visita guiada, visita orientada, visita monitorada, visita acompanhada e outros do gênero.
Assim, define-se a mediação não como uma forma de transmissão de conhecimentos prontos e definidos, recebidos passivamente pelo público visitante, mas como um espaço possível para a realização de experiências, a partir do contato e da relação construída com as obras expostas.
Também podem ser considerados elementos mediadores os textos críticos e curatoriais, as notícias divulgadas pelos meios de comunicação, a museografia e a própria arquitetura dos espaços expositivos, entre outros.
Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso dos termos visita monitorada e visita orientada transmite a ideia de que o visitante é um participante ativo diante das informações acerca do acervo e de como se comportar nos espaços expositivos.
II. O termo mediador agrega também o sentido de educador, aquele profissional capaz de explorar diversas possibilidades para o melhor aproveitamento da experiência com a obra de arte e com a exposição.
III. A mediação proporciona, para cada visitante, referências estéticas que possibilitam a promoção do estranhamento ou o deslocamento de uma perspectiva cotidiana para outras, incitando, nesse processo, o exercício do olhar.
IV. A mediação pode ser entendida como uma nova forma de perceber a relação educativa, em museus ou em outras instituições de saberes, uma vez que amplia a experiência educativa nessa atividade, na qual o visitante é (ou deve ser) estimulado a participar da troca de conhecimentos.
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: Durante a década de 1970, diversos artistas desenvolveram poéticas visuais especializadas na manipulação e alteração, muitas vezes, radical das paisagens. As obras eram construídas em escalas monumentais, ainda que de duração efêmera.
A respeito das obras de Walter de Maria e Robert Smithson, avalie as afirmações a seguir.
I. Essas obras, de maneira geral, por não terem encontrado lugar apropriado dentro das galerias de arte e museus, tornaram-se campos exóticos para visitação.
II. Normalmente as obras produzidas por artistas como Walter de Maria e Robert Smithson são inseridas na definição de Arte Ambiental, também conhecida como Earth Art ou Land Art, e refletem grande preocupação com o meio ambiente.
III. A apreensão das obras apresentadas é feita por meio de sua respectiva conversão em documento, isto é, em registro visual e audiovisual.
IV. Ambas as obras podem ser consideradas como manifestações de esculturas no campo ampliado, segundo as definições da teórica Rosalind Krauss.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: As obras retratadas nas imagens a seguir fizeram parte da mostra intitulada Causa+Arte, realizada em 2014 como parte da programação da Virada Sustentável, evento brasileiro de sustentabilidade. A primeira instalação, do artista Jaime Prades, intitulada À Deriva, parte do tema “E se a água entrar em extinção?”.
A obra é formada por um pequeno barco de madeira que flutua em um rio representado por 800 galões de água vazios e de uma terra representada por entulho coletado nas caçambas de lixo da cidade. Na segunda instalação, a palavra “consumo” é escrita com letras desenhadas por meio de fardos de lixo.
A obra, produzida pelo Coletivo de Arte e Design Bijari, chama a atenção para o excesso de consumo como comportamento negativo da sociedade contemporânea, porque compromete diversos recursos naturais do planeta. Na obra, o lixo se torna protagonista.
A partir das informações apresentadas e considerando a relação entre artes visuais e educação ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. A arte contribui para a construção da cidadania ao incentivar a criação artística que sensibilize a população acerca da importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio natural.
II. A obra de arte criada pela coletividade reforça o entendimento de que a arte pode ser engajada como um tipo de arte-manifesto, de arte a serviço do ativismo.
III. A reutilização de materiais em obras de arte mascara a necessidade de políticas públicas para a destinação e o reaproveitamento adequados do lixo.
IV. A arte possibilita a compreensão de que os indivíduos são parte integrante da natureza e, por isso, ao preservarem o meio ambiente, preservam a vida.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2017 - QUESTÃO 22 - ANULADA
QUESTÃO 23
ENADE 2017: Mais de 10 mil metros quadrados de área expositiva do Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo, podem ser percorridos em apenas alguns cliques. A instituição anunciou que mais de 100 obras de sua coleção podem agora ser vistas gratuitamente por meio de um aplicativo em qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. As imagens das obras e do museu foram captadas em 360 graus.
Os três andares do museu, localizado dentro do Parque Ibirapuera, foram mapeados e algumas obras pré-selecionadas podem ser analisadas separadamente e com detalhes.
Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br>. Acesso em: 18 jul. 2017 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A visita virtual ao Museu Afro Brasil constitui um dos novos espaços de aprendizagem e possibilita a leitura contextualizada de obras de arte.
PORQUE
II. Museus são fontes de conhecimento de aspectos materiais e imateriais de culturas e identidades diversas que, hoje, podem ser acessados por meio de recursos tecnológicos relativamente simples.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 24
TEXTO 1
ENADE 2017: À primeira vista, a escultura aparenta ser um entalhamento de um tradicional indígena americano. A face melancólica, as miçangas, a pele de cobra e as penas expressam um legado roubado. Mas o trabalho de Durham — um artista indígena Cherokee, escritor e ativista político — vai muito além do estereótipo de arte indígena. A escultura está vestindo plástico, bijuterias hippies e um sutiã de loja de departamento.
O corpo é uma montagem de objetos reciclados. Malinche era uma princesa indígena que foi amante de um homem branco, e o trabalho do artista pode ser interpretado como símbolo da opressão sexual e da dominação colonial.
Essa escultura remete a culturas híbridas, e também a questões relacionadas ao preconceito do olhar ocidental, ou seja, ao desejo de tratar a arte não ocidental como “etnografia exótica”, e à prontidão para aceitar representações estereotipadas dos povos indígenas.
Ao se referir a si mesmo como “primitivo pós-moderno”, Durham assinala sua complexa posição intelectual como um artista indígena americano em um mundo eurocêntrico.
BARNES, R. et al. The 20th century Artbook. Londres: Phaidon, 1996 (adaptado).
TEXTO 2
No momento em que o critério da autenticidade deixa de se aplicar à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar se em outra práxis, a política.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 6. ed.
São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A) A escultura de Duhram apresenta comprometimento discursivo com as diferenças culturais.
B) A escultura de Durham pode ser considerada obra de arte porque segue critérios de autenticidade.
C) A escultura de Durham segue padrões da arte clássica uma vez que consiste na representação de um retrato.
D) A obra de um artista que se considera “primitivo pós-moderno” não deve ser classificada como arte contemporânea.
E) As manifestações artísticas da população indígena são exemplos de artefatos considerados obras de arte clássicas.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: Em maio de 2016, foi publicada a Lei n. 13.278, uma antiga reivindicação dos profissionais da educação e marte. Alei determina como obrigatória a inserção das quatro linguagens — artes visuais, dança, música e teatro — nos currículos dos diversos níveis da Educação Básica brasileira. A nova norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996) e firma o prazo de cinco anos para que seja promovida a formação necessária dos professores.
Disponível em: <http:/ /www.artenaescola.org.br>.
“Acesso em: 30 jun. 2017 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A obrigatoriedade de inserção das quatro linguagens artísticas pode repercutir e feito contrário ao pretendido pelo legislador, na medida em que um professor com formação específica em uma dessas linguagens tenha de, por força das circunstâncias socioeconômicas locais, responsabilizar-se também pelo ensino das demais linguagens.
II. A prática pedagógica do professor polivalente favorece a qualidade do ensino da arte, pois garante a diversidade de linguagens na disciplina.
III. O texto da Lei n. 13.278/2016 sinaliza para o estabelecimento de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuada dos profissionais da educação em arte.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, III.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: A partir da fotografia apresentada e considerando os processos de formação de identidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os povos indígenas, ao incorporarem tecnologias não indígenas a seus hábitos e tradições, descaracterizam suas culturas.
PORQUE
II. Na contemporaneidade, a partir da concepção de sujeito, as identidades passaram a ser compreendidas como múltiplas e dinâmicas, em virtude dos processos de subjetivação e intersubjetivação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e I são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: As propostas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Artes Visuais são decorrentes de projetos de ensino-aprendizagem com as devidas justificativas e objetivos. Nessas propostas, os docentes devem demonstrar conhecimento acerca do tema e apresentar metodologia e ações para a realização do fazer pedagógico, bem como estratégias de mediação e formas de execução. Necessitam, ainda, apresentar o método de avaliação e seus critérios.
Essa última etapa é fundamental não apenas para avaliar a produção dos alunos, mas também possibilitar a reflexão acerca da coerência da proposta e da eficácia do projeto em todas suas etapas. A avaliação é um modo de leitura dos alunos, do professor e dos assuntos tratados, e fornece um mapa dos interesses e das necessidades da turma. É ponto de chegada e de partida, é meio, começo, fim e reinício. É um jeito de acompanhar a processualidade dos movimentos feitos no processo pedagógico.
MARTINS, M. €. £. D; PICOSQUE, G; GUERRA, M. T. T. Teoria e prática no ensino da arte:
a língua do mundo.São Paulo: FTD, 2009 (adaptado).
Considerando a especificidade da avaliação em Artes Visuais, avalie as afirmações a seguir.
I. Aavaliação da aprendizagem em Artes Visuais pressupõe planejamento, reflexão, estudo, critérios predefinidos frente aos processos de produção do conhecimento e de criação artística.
II. No cenário avaliativo em Artes Visuais, é necessário que os percursos individuais e coletivos de aprendizagem estejam articulados entre si.
III. A avaliação em Artes Visuais na contemporaneidade considera os cânones artísticos de beleza, proporção e organização espacial em seu processo qualitativo e quantitativo.
IV. No processo avaliativo em Artes Visuais, podem ser utilizados seminários, pesquisas de campo, portfólios e produções escritas e visuais como instrumentos de avaliação.
É correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I e III , apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Artefatos artísticos, assim como as imagens, estão marcados por temporalidades múltiplasque inscrevem sentidos e significados em processos que se diferenciam por tempo de produção e tempo de recepção.
As temporalidades múltiplas favorecem contaminações teóricas, conceituais, perceptivas e práticas de diferentes sistemas e períodos. Essas contaminações geram diálogos com a diversidade por meio de apropriações, interferências, marginalizações e, até mesmo, silêncios, produzindo espaços onde novos objetos e imagens podem influenciar imaginários sociais e subjetividades individuais. O tempo de produção caracteriza, sintetiza e condensa temporalidades que se sobrepõem.
A primeira, a temporalidade individual, é subjetiva e está circunscrita ao tempo/momento/processo de produção/autoria de um artefato ou imagem; a segunda, a temporalidade contextual, é situada e reconhecida em um tempo social, cultural e histórico. Todavia, ambas estão sujeitas a mudanças.
MARTINS, R. Metodologias visuais: com imagens e sobre imagens.
In: DIAS, B; IRWIN, R. L.Pesquisa educacional baseada em
Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013 (adaptado).
A partir da ideia apresentada no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As sobras de arte são atravessadas por temporalidades múltiplas que geram diferentes experiências em tempos distintos, independentemente das questões teóricas, conceituais, perceptivas e práticas artísticas.
PORQUE
II. Os artefatos artísticos são afetados pelas temporalidades individuais e contextuais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: Uma multidão de figuras humanas feitas de pedra, cada uma com expressões e roupas únicas, habita sem alarde um pedaço do fundo do mar no litoral do México. A cerca de oito metros de profundidade, nas águas cristalinas do Caribe, esconde-se o primeiro parque de esculturas subaquáticas do mundo, que tematé um museu a céu aberto — ou melhor, em alto-mar.
O Museu Subaquático de Arte (Musa) conta com um acervo de 450 esculturas submersas ao redor da ilha Mujeres, em Cancun, no México. As obras criadas pelo artista inglês Jason de Caires Taylor são feitas com um material poroso, uma espécie de concreto ecológico de pH neutro, que é perfeito para resistir algumas centenas de anos debaixo d'água e facilita o crescimento de corais e o abrigo de várias espécies, como peixes pequenos, crustáceos, ouriços e estrelas do mar.
As criaturas marítimas, aliás, são peças fundamentais para o trabalho. São elas que colorem, distorcem e transformam as dramáticas figuras submersas, construindo uma ambiciosa, mutante e frágil representação da evolução da vida.
Em face desse contexto, é correto afirmar que o trabalho do artista representa
A) uma agressão ao meio ambiente, por inserir elementos artificiais dentro do mar do Caribe.
B) uma agressão ao meio ambiente aquático, que se justifica por favorecer o turismo regional.
C) uma obra de arte sensacionalista que, embora bem intencionada, não deveria fazer parte do Musa.
D) uma boa ideia para recompor a flora e a fauna marinhas, mas com impactos ambientais irreversíveis.
E) uma obra de arte engajada e, ao mesmo tempo, uma forma de recomposição da flora e da fauna marinhas.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: O espaço público tem sido ocupado, cada vez mais, por instalações, intervenções artísticas, grafites e performances. Essas manifestações artísticas inscrevem as cidades no circuito da arte e no universo cultural e político.
A performance Quando todos calam, registrada na fotografia acima, foi realizada pela artista Berna Reale, na região do mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Intervencionista, a arte urbana pode ser considerada um tipo de ativismo artístico.
II. A arte urbana promove a fruição do objeto artístico no âmbito da esfera pública, fomentando uma política de democratização da arte.
III. A arte urbana mantém-se como principal forma de resistência cultural.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III , apenas.
C) I e II, apenas.
D) II, e III, apenas.
E) I, II e III .
QUESTÃO 31
ENADE 2017: A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica.
RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, |.
P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 7. d. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III. A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III , apenas.
C) I e II, apenas.
D) II, e III, apenas.
E) I, II e III .
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
Disponível em: <http://www.epae faced.ufu.br>.
Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado).
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno
A) escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
B) atendimento — educacional — especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C) processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
D) ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
E) educação inclusiva, apesar de a surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação.
Distinções sexistas nas aulas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas, tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família.
Disponível em: <htto:/ /www.spm.gov.br>.
Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, espera-se que a escola
A) incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
B) realize atividades em seu cotidiano que definam para as crianças o que é masculino e o que é feminino.
C) se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
D) se refira à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivência menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres.
E) reforce modelos de comportamentos socialmente atribuídos a homens e mulheres que formam um conjunto de representações sobre masculinidade e feminilidade.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) I e V
C) II, III e IV.
D) I, II, III e V.
E) II, III, IV e V.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
A) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
B) Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações — relacionados =ao —conteúdo trabalhado.
C) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
D) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.
E) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
COMENTÁRIOS