Prova Ciências Biológicas (Bacharelado) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Ciências Biológicas (Bacharelado) ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: A técnica de edição genética conhecida como CRISPR (repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente interespaçadas) tem sido observada com entusiasmo pela comunidade científica. Nessa técnica, o genoma de uma célula pode ser modificado em pontos específicos com grande precisão. Uma enzima associada a uma molécula de RNA-guia identifica um ponto alvo no genoma, clivando-o para a remoção ou a inserção de uma sequência de nucleotídeos.
SUZUKI, K., et al. In vivo genome editing via CRISPR/Cas9 mediated
homology independent targeted integration. Nature. n. 540,
p. 144-149, 2016 (adaptado).
Com relação às informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A edição de genomas em células somáticas pode representar uma alternativa viável em terapias gênicas, entretanto deve ser utilizada com cautela.
PORQUE
II. A edição de sequências genômicas pode provocar o surgimento de efeitos não previstos (off target), como a alteração da expressão de genes relacionados a outras funções.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: O mecanismo de ação da leptina, hormônio produzido no tecido adiposo, está representado no esquema a seguir.
Com base na análise da figura, assinale a opção correta.
a) O aumento da síntese de leptina inibe a sua produção pelo tecido adiposo, o que caracteriza um processo de retroalimentação positiva.
b) O aumento da concentração plasmática de leptina sinaliza a saciedade, o que implica a diminuição do consumo de alimentos.
c) O aumento da massa corporal gera maior deposição de tecido adiposo, o que diminui a síntese e a liberação de leptina.
d) A diminuição da liberação de leptina estimula maior atividade do hipotálamo, diminuindo o consumo de alimentos.
e) A leptina tem ação no hipotálamo e no tecido conjuntivo que a produz, regulando o gasto energético.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: Razanandrongobe sakalavae é um grande Archosauria predador do Jurássico médio da Ilha de Madagascar. Em estudo recente, pesquisadores analisaram novos fragmentos da mesma região e da mesma espécie e identificaram a espécie R. sakalavae como pertencente ao clado Crocodylomorpha.
As profundas e gigantescas mandíbulas do crocodilo pré-histórico eram armadas com enormes dentes serrados e muito semelhantes em tamanho e forma às dos dinossauros terópodes e, especialmente, às do carnívoro Tiranosaurus rex. Essas mandíbulas são uma notável evidência de que esses répteis crocodilianos se alimentaram de tecidos orgânicos duros, como ossos e tendões.
IDALSASSO, C. et al. Razanandrongobe sokolavae, a gigantic mesoeucrocodylian from the Midie Jurassic of Madagascar, is the oldest know notosuchian. Peer] S:e3481, 2017 (adaptado).
A evolução das aves ratitas tem sido atribuída à especiação vicariante, impulsionada pela dissolução do supercontinente Gondwana no período Cretáceo. O isolamento inicial da África e de Madagascar é indicativo de que o avestruz e os pássaros-elefante-de-madagascar — esse último extinto — devem ser as linhagens de ratitas mais antigas. O sequenciamento do genoma mitocondrial de dois pássaros-elefante e análises filogenéticas revelaram que essas aves são os parentes mais próximos do kiwi da
Nova Zelândia e estão distantes da linhagem basal de avestruzes. Essas evidências sugerem que a convergência para o gigantismo e a ausência de voo foi facilitada no Terciário, após a extinção dos dinossauros, com a exploração do nicho de herbivoria diurna.
MITCHEL, K ).etal. Ancient DNA reveals elephant bird and kiw are sister taxa and clarífies ratite bird Evolution. Science, v. 344, n. 898, 2014 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A semelhança de dentições entre os dinossauros terópodes e o crocodilo fóssil exemplifica uma característica homoplásica.
II. A divergência a respeito da evolução das linhagens de aves ratitas constitui exemplo de hipóteses de vicariância e de dispersão.
III. A distribuição biogeográfica das espécies de aves ratitas é considerada cosmopolita.
IV. A ilha de Madagascar representa um hotspot biogeográfico dada, entre outras características, a presença de endemismo de espécies.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: A figura a seguir representa a estrutura de um fosfolipídeo e suas diferentes interações em meio aquoso.
Os lipossomos, formados a partir de interações fosfolipídicas, têm sido utilizados na administração de uma variedade de substâncias terapêuticas para alcançar órgãos e tecidos específicos. A incorporação de drogas de rápida metabolização em lipossomos permite liberação dessas substâncias por um período mais longo, o que aumenta sua eficácia.
A respeito das características biofísicas e bioquímicas dos lipossomos, assinale a opção correta.
a) A aplicação dos lipossomos é restrita a agentes antibióticos, antimaláricos e anti inflamatórios.
b) A captação de lipossomos pode ser realizada por fusão com a membrana plasmática ou por exocitose.
c) Os lipossomos preparados a partir de fosfolipídeos purificados são reconhecidos pelo sistema imune, o que constitui uma vantagem de sua utilização.
d) Os lipossomos aniônicos interagem com a carga da superfície da membrana celular e com carboidratos específicos para se ligarem a receptores celulares.
e) Tanto os compostos hidrofílicos quanto os hidrofóbicos podem ser carreados, sendo os primeiros no interior aquoso e os últimos no interior da bicamada lipossômica.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: No sistema Alto Rio Paraná predominam espécies de peixes de pequeno porte, que habitam restritamente riachos e cabeceiras. Entre as espécies do local, cerca de 25% não são nativas. As principais causas dessa ocorrência são a construção de barragens/reservatórios, que permite a dispersão de muitas espécies alóctones, e o escape de várias espécies exóticas de pisciculturas, tal como Coptodon rendalli (tlápia).
Essas espécies introduzidas podem, eventualmente, apresentar dominância, o que resulta em um decréscimo no número de espécies nativas como bagrinhos, cascudos e lambaris. Desse modo, pode-se dizer que as espécies alóctones são responsáveis pelo desequilíbrio desse ecossistema aquático e da biota do entorno.
LANGEAN), F. et al. Diversidade da ictiofauna do Alto Rio Paraná: composição atual e perspectivas futuras. Biota Neotropica, v.7, n.3, p. 181-197, 2007 (adaptado).
A figura a seguir ilustra a interação ecológica de uma espécie nativa de lambari de riacho e outras espécies de comunidades adjacentes. Nela, as setas indicam efeitos diretos entre populações de algumas espécies.
Considerando as interações ecológicas apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A introdução de peixes exóticos competidores tróficos do lambari terá efeito indireto negativo na abundância de abelhas, o que acarretará efeito indireto negativo para as plantas frutíferas do entorno do riacho.
II. A introdução de peixes exóticos predadores do lambari terá efeito direto positivo na abundância das larvas de libélulas, o que acarretará efeito indireto positivo na densidade de abelhas.
III. A extinção do lambari, devido à introdução de predadores exóticos, terá efeito indireto negativo sobre o sucesso reprodutivo das plantas frutíferas do entorno do riacho.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III apenas.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: “Acerca dos tentilhões de Galápagos, Darwin faz as colocações transcritas a seguir. Observando essa transição gradual, essa diversidade, em um grupo de aves pequeno e intimamente aparentado, pode-se postular que, a partir de uma escassez original de aves, uma espécie tenha sido tomada e modificada para fins distintos.
Infelizmente, a maior parte dos espécimes da tribo dos tentilhões mesclaram-se; mas tenho motivos fortes para suspeitar que algumas das espécies do subgrupo Geospiza se encontram confinadas a ilhas distintas. Se cada uma das ilhas tem representantes do Geospiza, isso pode ajudar a explicar o grande, e singular, número de espécies desse subgrupo neste pequeno arquipélago , como consequência do seu número, a série graduada perfeita no tamanho dos seus bicos.
DARWIN, C. Journal of Researches into the Natural History and
Geology of the countries visited during the voyage round the
Wworld of H.M.S. Beagle, Revised Edition, London: Henry Colburn,
1845, p. 403-420 (adaptado).
Estudos posteriores mostraram que as modificações naforma do bico dos tentilhões de Galápagos também alteraram a frequência do canto de atração sexual.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as espécies de tentilhões de Galápagos são derivadas de um ancestral comum.
PORQUE
II. Pressões seletivas que resultaram na modificação da forma dos bicos dos tentilhões, somadas ao isolamento geográfico, levaram ao isolamento reprodutivo pré-zigótico etológico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: O cultivo de plantas transgênicas, assim como o consumo de seus derivados, reveste-se de interesses, impactos e conflitos múltiplos. As principais críticas ao uso de transgênicos referem-se aos riscos ambientais e de saúde pública.
Nesse sentido, estudos de impacto ambiental fornecerão elementos que poderão favorecer a preservação dos ecossistemas no que diz respeito à sustentabilidade para a produção dos transgênicos e, com relação à segurança alimentar, é necessário investir em pesquisas mais aprofundadas para identificar os potenciais riscos socioambientais e à saúde.
NODARI, R. O; GUERRA, M. P. Plantas transgênicas e seus produtos:
impactos, riscos e segurança alimentar (Biossegurança de
plantas transgênicas). Revista de Nutrição,
N16,n.1,p. 105-116, 2003 (adaptado).
Sobre o uso dos transgênicos, avalie as afirmações a seguir.
I. A biossegurança e a adoção do preceito internacional da — precaução implica responsabilidade pelas atuais e futuras gerações e pelo ambiente, estando a percepção pública do risco e segurança no uso de produtos transgênicos evidenciada pela rotulagem obrigatória.
II. Um dos possíveis perigos desses produtos à segurança ambiental consiste no escape gênico, uma vez que os transgênicos não são isolados reprodutivamente de variedades não transgênicas.
III. Os riscos relacionados à segurança alimentar referem-se às reações adversas dos alimentos derivados de transgênicos para a saúde humana, que podem acarretar alergias, toxicidades e intolerâncias.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 16
ENADE 2017: A proteína transportadora de glicose (SGLT1) acoplada ao íon sódio está naturalmente presente em diversos órgãos, sendo responsável pela reabsorção de glicose e pelo transporte contra o gradiente de concentração de glicose e a favor do gradiente de concentração do sódio.
Pesquisas na área de biotecnologia têm demonstrado que estimuladores dessa proteína podem auxiliar no combate a infecções bacterianas em pacientes diabéticos, conforme ilustrado na figura abaixo.
A respeito da atuação da SGLT1 nos alvéolos pulmonares de diabéticos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso terapêutico de fármacos estimuladores da SGLT1 em pacientes diabéticos promove a redução do volume de muco e, consequentemente, da proliferação bacteriana.
PORQUE
II. No tecido pulmonar, a SGLT1 promove diminuição da concentração de glicose com consequente aumento do potencial hídrico intracelular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 17
ENADE 2017: Em experimento realizado em um riacho, foram instaladas gaiolas para avaliar a biomassa de algas e de ninfas de efermerópteros em relação à ocorrência de duas espécies de peixes predadores da ninfa (G e T). Permitiu-se a colonização das algas durante 12 dias em blocos casualizados em um trecho do riacho.
Os tratamentos foram 3: um com as ninfas e sem os peixes (experimento N), outro com a presença do predador G em densidade natural e outro com presença do predador T em densidade natural. Após 12 dias, as algas e os invertebrados foram amostrados e os principais resultados estão apresentados nos gráficos a seguir.
Com base nos resultados obtidos, avalie as afirmações a seguir.
I. A presença do predador G não alterou Significativamente a biomassa de ninfas.
II. No que se refere ao controle de ninfas, a espécie predadora T é mais eficiente que a espécie predadora G.
III. A biomassa de ninfas é diretamente proporcional à biomassa de algas no tratamento T.
IV. A presença do predador G pode influenciar o comportamento de herbivoria das ninfas.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: As técnicas de detecção e identificação de microrganismos causadores de infecções humanas são frequentemente baseadas na utilização de protocolos de cultivo em meios de cultura e posterior contagem de unidades formadoras de colônias (UFC). Como esse processo é dependente da multiplicação das células microbianas, o diagnóstico se torna um processo lento.
Recentemente, foi desenvolvido um nanossensor para a detecção, em tempo real, de bactérias em dentes e equipamentos hospitalares. O dispositivo é fabricado em grafeno recoberto com eletrodos de ouro que contém proteínas capazes de se ligar a microrganismos específicos e que emite sinais por conexão sem fio. O sistema é capaz de detectar diferentes tipos de bactérias e até mesmo uma única célula bacteriana em um ambiente.
MANNOOR, M.S. et al Graphene-based wireless bacteria detection on
tooth enamel. Nature Communications. v. 3, n. 763, 2012 (adaptado).
Com relação às informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso de nanossensores poderia facilitar o diagnóstico de determinadas doenças bacterianas, personalizar a prescrição de antibióticos e ainda ser utilizada para detecção e prospecção de microrganismos em amostras ambientais.
PORQUE
II. A emissão de laudos e pareceres diagnósticos poderia ser substancialmente agilizada, uma Vez que os nanossensores emitem sinais por conexão sem fio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e allé uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: A bioética pode ser entendida como a aplicação prática da ética, tratando de problemas persistentes e emergentes. Os problemas persistentes dizem respeito a situações tradicionalmente discutidas em diversas áreas, como o aborto e a eutanásia. Por outro lado, as situações emergentes tratam de questões referentes à reprodução assistida, à saúde pública e coletiva, à engenharia genética, ao ambiente, entre outras.
GARRAFA, V; COSTA, . |. E. A Bioética no século XXl Brasíla:
Editora Universidade de Brasíla, 2000 (adaptado)
Em relação à bioética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A preocupação da ética ambiental está centrada no pressuposto “cuidar”, com base no qual o indivíduo atua com responsabilidade social na preservação e conservação socioambiental.
PORQUE
II. Atualmente, a bioética foca nas questões individuais, avaliadas sob a perspectiva da legalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: Sob o ponto de vista socioeconômico, a hidroponia é um sistema de produção agrícola considerado ecologicamente viável, devido à grande possibilidade de ser aplicado com êxito em condições e usos distintos.
Por meio dessa técnica, plantas de interesse econômico, como verduras, frutas, flores, ervas aromáticas e plantas ornamentais, são cultivadas sem terra e, dessa forma, suas raízes ficam suspensas. Ao sistema é adicionado o líquido hidropônico, uma solução nutritiva contendo íons solubilizados, que é necessária para 1 desenvolvimento normal da planta.
SARDARE, M. D.; ADMANE, S. V. A Review on plant without soil -
hvdroponics. Intermational Journal of Research in Engineering
and Technology, v.2, n.3, p. 299-304, 2013 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A absorção de água pela raiz de uma planta hidropônica é consequência do transporte passivo de íons para o interior do floema desse órgão, que provoca aumento da pressão osmótica da raiz em relação ao líquido hidropônico.
II. A concentração da solução nutritiva está relacionada com a produtividade agrícola das plantas cultivadas em um sistema hidropônico até o limite da capacidade de absorção de nutrientes pelas raízes.
III. A condução da água por capilaridade das raízes em direção a outras partes da planta cultivada em um sistema hidropônico correlaciona os processos de absorção e transpiração.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: A exposição a microrganismos e parasitas na infância beneficia o desenvolvimento do sistema imunológico humano. Por outro lado, essa exposição pode desencadear uma resposta imune aumentada, o que resulta em doenças alérgicas e autoimunes. Em alguns países europeus com cultura de extrema limpeza, a incidência de alergia e doenças autoimunes em crianças de até dois anos de idade pode ser até 5 ou 6 vezes maior que naqueles em que há uma menor cultura higienista.
Análises metagenômicas indicam que a presença de microrganismos — encontrados em maior frequência em crianças de países com cultura de extrema limpeza — pode produzir substâncias que inibem as respostas imunológicas, enquanto a presença da bactéria Escherichia coli — mais comum em crianças de países com menor cultura higienista — consegue tornar o sistema imune mais eficiente, o que reduz a prevalência de alergias e doenças.
VATANEN, T. et al. Variation in Microbiome LPS Immunogenicity
Contributes to Autoimmunity in Humans. Cell
n. 165, p. B42-853, 2016 (adaptado).
A respeito da temática tratada no texto, avalie as afirmações a seguir.
A respeito da temática tratada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Microrganismos de diferentes espécies
desencadeiam os mesmos eventos imunológicos, o que favorece o desenvolvimento de respostas imunes mais eficazes.
II. Uma maior exposição a determinados grupos microbianos e de parasitas aumenta a capacidade de resposta do sistema imune.
III. O processo imunológico é multifatorial por estar associado à composição genética dos indivíduos e a fatores ambientais.
IV. Fatores — epigenéticos podem : resultar em modificações do padrão de resposta imunológica.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: O Leontopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com a fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçada de extinção.
Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como a “megafauna carismática”, que cativa o público, a exemplo do L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda a sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, à regulação do clima, à contenção de erosões, ao oferecimento de oportunidades de lazer com apreciação de paisagens únicas, à manutenção das riquezas culturais e às possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento.
PRIMACK, R. 8.; RODRIGUES, E. Blologia da conservação.
Londrina: E. Rodrigues, 2001 (adaptado).
Em relação ao tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies, que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto as primeiras.
II. O valor de existência do mico-leão-dourado decorre de sua importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para a espécie humana.
III. As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: Os organismos produzem descendência em número muito maior em relação aos que serão capazes de sobreviver, o que resulta em uma luta e/ou competição pela sobrevivência. A seleção natural age sobre quaisquer entidades capazes de se reproduzir, de apresentar herança de suas características de uma geração para a outra e de variar em aptidão (isto é, número relativo de descendentes diretos que elas produzirem) de acordo com as características que possuírem.
RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).
Qual das imagens a seguir melhor representa o processo de seleção natural no contexto da
divulgação científica
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Muitos animais do deserto, particularmente os insetos, são capazes de sobreviver a alterações radicais no conteúdo de água nos tecidos entre a desidratação e um episódio de ingestão de água. Nos poucos episódios de chuva, alguns besouros podem aumentar o conteúdo de água em mais da metade de sua massa corporal.
MOYES, C. D;; SCHULTE, P. M. Princípios de Fisiologia Animal.
Porto Alegre: Artmed, 2010 (adaptado).
Considerando que um pesquisador, ao acompanhar processo de desertificação de uma mata, constate 2 perda de 60% de conteúdo de água da hemolinfa de uma espécie de inseto, mas não verifique disfunções metabólicas muito graves associadas o estresse hídrico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na espécie estudada, foram mantidas reações químicas e trocas necessárias para 1 funcionamento dos órgãos e tecidos dos insetos submetidos ao estresse hídrico.
PORQUE
II. A hemolinfa, por prescindir de pigmentos respiratórios, possui uma capacidade de transporte de gás oxigênio insignificante € não altera as reações bioenergéticas dos insetos avaliados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: Um biólogo implementou um programa de avaliação sorológica para mensurar a incidência de infecção pelo Trypanosoma cruzi em crianças de 7 a 12 anos de idade, todos residentes em uma região endêmica, em áreas rurais e urbanas do Brasil central. Foram feitas no mesmo dia coletas de sangue de 937 crianças da área rural e 648 crianças da área urbana.
Os resultados do teste das reações de hemaglutinação indireta estão apresentados no gráfico a seguir. A casualidade dos resultados obtidos nas reações de hemaglutinação indireta foi testada estatisticamente pelo qui-quadrado, tendo sido obtido o resultado x² = 25,24 e p < 0,001.
Considerando o valor de referência α = 0,05 e os resultados apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Os resultados demonstram que, estatisticamente, há maior incidência de Trypanosoma cruzi na área rural.
II. A incidência de Trypanosoma cruzi em crianças residentes na área urbana indica que a infecção está se espalhando nessa área.
III. Os resultados dispostos no gráfico retratam um panorama complexo e indicam que devem ser analisados sob uma abordagem espaço-temporal.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: A Lei n. 11.105/2005 estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre cultivo, manipulação, pesquisa, liberação no ambiente e descarte de organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados no País. Para tal, essa lei tem como diretriz o estímulo ao avanço científico na área de biotecnologia e biossegurança e a observância do princípio da precaução para a proteção do ambiente.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Cabe à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança a implementação de políticas relativas aos OGMs, bem como o estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do ambiente.
II. Vários fatores devem ser considerados na avaliação do impacto que poderá ocorrer com a liberação de OGM no ambiente, sendo necessário obter informações sobre o gene, o organismo doador, a espécie receptora desse gene e o local onde será efetuada a liberação.
III. A avaliação da segurança do OGM, seja ela alimentar ou ambiental, deve ser realizada desde o momento em que se iniciam as atividades laboratoriais até a efetiva inserção do OGM no mercado consumidor, portanto as medidas de acompanhamento e verificação periódica devem estar previstas.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: A Lei n. 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação do Brasil e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Entre as atividades de gestão das unidades de conservação, encontram-se as ações de recuperação e restauração ambiental, definidas na lei como:
- recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada auma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.
- restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.
A respeito dos conhecimentos sobre sucessão ecológica, necessários aos projetos de recuperação e de restauração ambiental, assinale a opção correta.
a) A aplicação dos conhecimentos acerca da sucessão ecológica em projetos de recuperação e/ou restauração ambiental é complexa, uma vez que estes envolvem degradação antropogênica, o passo que sucessão ecológica é um processo natural.
b) O uso das espécies pioneiras, no início de projeto de recuperação e/ou restauração de áreas florestais, deve ser feito de maneira criteriosa, evitando-se espécies que possam inibir o estabelecimento de outras espécies.
c) A restauração ambiental geralmente é mais fácil de ser realizada do que a recuperação, uma vez que o processo natural de sucessão ecológica implica o estabelecimento das mesmas espécies encontradas no local antes da degradação.
d) As mudas de espécies de plantas clímax devem ser utilizadas no início de projeto de recuperação e/ou restauração de áreas florestais, uma vez que são encontradas em florestas maduras.
e) O uso de espécies secundárias tardias no início de projeto de restauração e/ou recuperação de áreas florestais é importante, pois essas espécies de plantas, no estágio juvenil, têm baixa tolerância à sombra.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Duas espécies de besouros, Tribolium castaneum e Tribolium freemani, foram utilizadas em um experimento para o estudo de barreiras reprodutivas. As duas espécies não foram isoladas na fase de pré-cruzamento: machos das duas espécies copulavam com fêmeas das duas espécies. O experimento consistia em colocar fêmeas de T. freemani em três situações:
a) com dois machos sucessivos de T. freemani;
b) com dois machos sucessivos de T. castaneum;
c) com um macho de T. freemani e com um macho de T. castaneum.
Nas três situações, as fêmeas puseram um número semelhante de ovos, a taxa de eclosão foi semelhante e houve desenvolvimento da prole, embora os híbridos interespecíficos fossem estéreis. Quando as fêmeas foram colocadas com machos das duas espécies (situação c), constatou- se que 97% dos ovos haviam sido fertilizados pelo macho de mesma espécie.
RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).
Considerando os resultados apresentados no experimento descrito, conclui-se que a barreira reprodutiva entre essas espécies é
a) pós-zigótica do tipo sazonal.
b) pré-zigótica do tipo gamética.
c) pré-zigótica do tipo esterilidade do híbrido.
d) pré-zigótica do tipo ecológico ou de hábitat.
e) pós-zigótica do tipo inviabilidade do híbrido.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: O Artigo 225 da Constituição Federal brasileira de 1988 determina que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Uma das principais medidas para preservar ambientes para as gerações futuras é diminuir a fragmentação de hábitats, uma das causas da extinção de espécies em todo o mundo.
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A fragmentação de hábitats contrapõe-se à defesa e à preservação de ambientes previstas na Constituição Federal, e a implementação de corredores ecológicos pode diminuir o impacto negativo das fragmentações.
PORQUE
II. Corredores ecológicos têm como função mitigar o efeito de borda, alterando as relações ecológicas de espécies que habitam ambientes fragmentados, o que diminui os riscos de extinção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: A combinação entre o desflorestamento e a queima de combustíveis fósseis tem promovido um aumento nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, o que pode influenciar a produtividade agrícola. Em um experimento, uma variedade de soja foi cultivada e submetida a diferentes níveis de dióxido de carbono, sem isolamento de outras influências ambientais (chuva, luz solar ou insetos).
Os resultados demonstraram que as plantas submetidas a maiores concentrações desse gás apresentaram maior crescimento, além de exibirem folhas mais danificadas por insetos. Assim, os pesquisadores concluíram que eventuais aumentos na produtividade da soja devido à elevação dos níveis de dióxido de carbono atmosférico podem ser reduzidos pelo aumento da suscetibilidade a pragas.
ZAVALA, 1. A. etal. Anthropogenic increase in carbon dioxide
compromises plant defense against invasive insects.
Proceedings of te National Academy of Sciences,
v. 105, n.13, p. 5129-5133, 2008 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Os níveis atmosféricos elevados de dióxido de carbono contribuem para acelerar a taxa de fotossíntese, o que acarreta maior produtividade das plantas.
II. A proporção de carboidratos nas folhas das plantas que se desenvolveram sob níveis atmosféricos elevados de dióxido de carbono é inversa à taxa de fotossíntese e ao crescimento vegetal.
III. As folhas que cresceram sob níveis atmosféricos elevados de dióxido de carbono podem ter reduzido a sua capacidade de produzir ácido jasmônico, um hormônio
com importante papel na defesa vegetal.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: Geohelmintos e protozoários intestinais podem ser encontrados em diversos locais, contaminando água e alimentos. Alguns desses organismos (Giardia, Entamoeba e Endolimax) são detectados em amostras de fezes de indivíduos assintomáticos.
Em estudo realizado com uma população que vive em área rural, com o objetivo de avaliar a prevalência de helmintos e protozoários em amostras de fezes, foram observados os seguintes resultados: 40% de prevalência de cistos de Entamoeba; 10% de cistos de Endolimax; 20% de ovos de Enterobius vermicularis; 10% de ovos de Ascaris lumbricoides; e 20% dos indivíduos não apresentavam ovos ou cistos nas fezes. Sabe-se que os moradores da região utilizam água de poço artesiano comunitário para consumo, sem tratamento.
Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A ausência de infraestrutura adequada justifica a prevalência de geohelmintos na População observada.
II. A análise do solo é o protocolo padrão para 2 identificação de ovos de geohelmintos e de cistos de protozoários.
III. Os indivíduos assintomáticos não atuam como disseminadores de ovos e cistos e são, portanto, irrelevantes do ponto de vista epidemiológico.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Os corais são animais bioconstrutores, sendo os principais responsáveis pela formação dos recifes, ecossistemas que agregam grande diversidade de espécies marinhas. Os pólipos dos corais recifais dependem diretamente das zooxantelas, algas microscópicas simbiontes da qual obtêm nutrientes para o animal.
O fenômeno conhecido como branqueamento dos corais ocorre quando as zooxantelas simbiontes morrem, ou são expulsas dos tecidos do coral, fator que expõe o esqueleto calcário desses animais. Mais de % dos corais recifais do mundo sofreram branqueamento e morreram nos últimos 15 anos.
HUGHES, T. P.et al. Global warming and recurrent mass bleaching
f corals. Nature. 2017, p. 373377 (adaptado).
Medições contínuas da temperatura média global dos oceanos têm constatado uma elevação superior a 1 ºC nos últimos 20 anos, e uma projeção conservadora indica uma elevação de, no mínimo, 2 ºC para os próximos 30 anos.
HOEGH-GULDBERG, O. et al. Coral reefs under rapid climate
changes and ocean acidification. Selence. 2007.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em 30 anos, é possível que se presencie a extinção de inúmeras espécies recifais, se confirmadas as tendências de elevação da temperatura média dos oceanos.
PORQUE
II. A morte das zooxantelas, causada pela elevação da temperatura da água, compromete a sobrevivência dos corais e, consequentemente, de todo o ecossistema recífal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a III é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: As células-tronco são células indiferenciadas, que se caracterizam pela capacidade de autor renovação, de diferenciação em diversos tipos celulares e de reconstituição funcional de determinados tecidos. Essas células são divididas em dois tipos principais: embrionárias e adultas.
Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.
I. Células-tronco embrionárias pluripotentes podem ser obtidas da massa celular interna do blastocisto.
II. Células-tronco adultas têm sido isoladas de diferentes tecidos ou estruturas do corpo, como medula óssea, polpa de dente e tecidos adiposo e epitelial.
III. Estudos têm sido realizados com o objetivo de induzir a reversão de células somáticas adultas para um estado embrionário, sendo a facilidade de obtenção de células somáticas uma das vantagens dessa técnica.
IV. Terapias com células tronco têm sido utilizadas com sucesso na regeneração de órgãos, tais como os do sistema nervoso central e o coração.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Uma ferramenta computacional, denominada Mendel (MD), em homenagem a Gregor Mendel, pode auxiliar no diagnóstico de alterações genéticas. Por meio de seu navegador, o pesquisador faz upload de sequências completas do genoma ou frações que codificam genes (exomas) de seus pacientes. Então, o programa analisa essas informações e as cruza com dados disponíveis em bancos de dados genéticos referentes a diferentes sequências genômicas ou exomas associados a doenças genéticas. Assim, essa plataforma gera uma lista de mutações que podem ser as responsáveis pela doença investigada.
(CARDENAS, R. et al. Mendel, MD: A user-fiendly open-source web
tool for analyring WES and WGS in the diagnosis of patients with
Mendelian disorders. PLOS Computational Biology,
v6, n.13, 2017 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As estratégias de sequenciamento de ácidos nucleicos de alta performance (high throughput) permitem a geração de grande quantidade de dados referentes a sequências genômicas totais e a sequências codificadoras, podendo favorecer a investigação e o diagnóstico de distúrbios mendelianos humanos.
PORQUE
II. O sequenciamento de genomas completos ou de exomas fornece informações sobre variantes genéticas que, em comparação às existentes em bancos de dados, são utilizadas para predizer a atividade gênica no organismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A água é um recurso natural de valor econômico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência humana e dos ecossistemas. Os gráficos a seguir indicam a proporção dos principais usos da água em países desenvolvidos e em desenvolvimento no início do século XXI.
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nos países em desenvolvimento, a implantação de irrigação deve ser prioridade na gestão ambiental sustentável, uma vez que aumenta a produtividade agrícola.
PORQUE
II. Na gestão ambiental sustentável, o tipo de irrigação e o respectivo local de implantação devem ser considerados, assim como a adoção de ações que visem à qualidade da água, à preservação das nascentes e das áreas de conservação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
LICENCIATURA
QUESTÃO 24
ENADE 2017: A participação social é um direito humano e sua efetivação no cotidiano escolar é fundamental para a formação cidadã de crianças, adolescentes, jovens e adultos, conforme previsto na Constituição brasileira e na Lei de Diretrizes e Base. O artigo 9º e a Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) reafirmam esse princípio e vão além ao estabelecerem com maior clareza as políticas de gestão democrática, sendo importantes estratégias a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares (CE) e conselhos municipais de educação.
A tabela a seguir apresenta dados sobre a participação de diferentes grupos no conselho escolar por redes de ensino nos anos de 2013 e 2015.
A partir da análise dos dados apresentados na tabela, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. De 2013 a 2015, houve a diminuição de escolas sem CE nas redes estaduais e municipais e a a ampliação da representação dos grupos nos conselhos escolares, sendo esse indicador maior nas redes estaduais de ensino.
PORQUE
II. Para a efetivação da gestão democrática, é necessária a tomada coletiva de decisões, com a participação efetiva do maior número de grupos que compõem a comunidade escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: A escolha da modalidade didática adequada depende do conteúdo e dos objetivos selecionados, da classe a que se destina, do tempo e dos recursos didáticos e infraestrutura disponíveis, assim como dos valores e convicções do professor. Qualquer conteúdo deve incluir uma diversidade de modalidades didáticas, pois cada situação exige uma solução própria; além disso, a variação das atividades pode atrair e interessar os alunos, atendendo às diferenças individuais inerentes de uma sala de aula.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia.
São Paulo: Edusp, 2016 (adaptado).
Considerando o texto e as diferentes situações de aplicação de modalidades didáticas, avalie as afirmações a seguir.
I. A aula expositiva é uma modalidade didática comumente utilizada para o trabalho com conteúdos extensos, em turmas com grande número de alunos.
II. As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas indispensáveis às práticas de ensino em Ciências e Biologia.
III. Demonstrações práticas podem ser realizadas mesmo quando não há material suficiente para que todos possam manusear.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: A literatura da área de Ensino de Ciências frequentemente mostra a concepção deformada do trabalho científico, trazendo consequências negativas ao processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos biológicos. É comum, por exemplo, que docentes destaquem o papel “neutro” da observação e da experimentação, deixando de lado tanto o papel essencial das hipóteses como norte da investigação científica, quanto a relevância dos conhecimentos (teorias), que orientam todo o processo investigativo.
Um dos resultados desse tipo de concepção da ciência é a execução de aulas transmissivas, nas quais os conhecimentos são apresentados como acabados, sem apresentar as dificuldades encontradas ao longo do processo. Apesar do discurso que coloca a experimentação em evidência, de uma forma geral, o ensino de Ciências ainda é essencialmente livresco.
PÉREZ; G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico.
(Ciência & Educação v.7, n.2, p. 125-153, 2001 (adaptado).
Uma estratégia para o planejamento de uma atividade de ensino na sala de aula que promova uma imagem não deformada do trabalho científico deve envolver
a) apresentação de uma problematização; levantamento das hipóteses discentes; explicação de um conceito inserido em um episódio histórico; avaliação da argumentação.
b) apresentação de um fenômeno; investigação das concepções da turma; explicação de um conceito; avaliação para a comparação dos conhecimentos anteriores e posteriores.
c) apresentação de um experimento; discussão dos resultados; explicação dos conceitos relacionados com o fenômeno em questão; solicitação de um relato de atividades.
d) apresentação de uma situação cotidiana; investigação das hipóteses discentes; explicação dos conceitos relacionados à situação; avaliação dos conceitos assimilados.
e) apresentação de um conceito; exposição do método científico; execução de um experimento; solicitação da explicação do fenômeno por meio de um relatório.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: Os textos a seguir apresentam trechos de relatos de pesquisas a respeito de livros didáticos de Ciências e/ou Biologia.
TEXTO1
O uso racional de medicamentos deve ser considerado um tópico importante da promoção da saúde, que atinge todos os setores da sociedade, devendo ser enfatizado na educação básica.
CORRÊA, A. D. et al. Uma abordagem sobre o uso de medicamentos nos
livros didáticos de biologia como estratégia de promoção de saúde.
Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, p. 3071-3081, 2013 (adaptado).
TEXTO 2
Essas obras ainda apresentam erros e insuficiências, o que exige dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.
FERREIRA, A. M.; SOARES, C. A. Aracnídeos peçonhentos: análise
das informações nos livros didáticos de ciências.
Ciência & Educação (Bauru), v.14, n.2, p. 307-314, 2008 (adaptado).
das informações nos livros didáticos de ciências.
Ciência & Educação (Bauru), v.14, n.2, p. 307-314, 2008 (adaptado).
TEXTO 3
Alguns fatores limitam a utilização do livro didático como instrumento colaborativo para as ações desencadeadas no ambiente escolar com vistas ao controle da dengue.
ASSIS, S. 5;; PIMENTA, D. N;; SCHAL, V. A dengue nos livros didáticos de ciências
e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático.
Ciência & Educação (Baurul), v19, n.3, p. 633-656, 2013 (adaptado).
e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático.
Ciência & Educação (Baurul), v19, n.3, p. 633-656, 2013 (adaptado).
A respeito dos fragmentos de texto apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A defesa para que determinado assunto seja enfatizado na educação escolar, tal como se identifica no texto 1, evidencia o caráter contingente e questionável de um currículo.
II. O alerta para deficiências encontradas em livros didáticos, tal como identificado no texto 2, convoca docentes a mobilizarem conhecimentos que se esperam construídos desde a formação inicial.
III. A denúncia da limitação dos livros didáticos quanto a ações cujas finalidades excedem o pedagógico, tal como se identifica no texto 3, ilustra a expectativa de que a escola resolva problemas sociais.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Os componentes curriculares e as áreas de conhecimento devem articular a seus conteúdos a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual. Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, assim como os direitos das crianças e adolescentes, preservação do ambiente, educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural, devem permear o desenvolvimento dos conteúdos do currículo.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da
Educação Básica. Brasília, 2013 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conhecimentos socioeducativos, artísticos, culturais e/ou ambientais, fundamentados no pressuposto do respeito e da valorização das diferenças, podem ser trabalhados transversalmente no currículo de Biologia e, assim, contribuir para o combate às discriminações, racismos e preconceitos, favorecendo a reflexão sobre comportamentos responsáveis e solidários em relação o que é diferente de nós e ao ambiente.
PORQUE
II. O conhecimento sobre valores, crenças e modos de vida de grupos que estiveram por muito tempo excluídos dos currículos pode contribuir para a superação de preconceitos e discriminações, que têm, historicamente, alimentado os processos de exclusão das pessoas com deficiência e outras, bem como as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: O Ensino Médio tem como objetivo situar o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e considerar o desenvolvimento da pessoa, como “sujeito em situação” — cidadão. Esse nível de ensino integra, em uma mesma e única modalidade, as seguintes finalidades:
- a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluídos a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
- o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).
Brasília, 2000 (adaptado).
Considerando as finalidades do Ensino Médio apresentadas no texto, avalie as propostas pedagógicas a seguir.
I. Apresentação de plano de trabalho para resolver o problema de reciclagem do lixo na escola, no qual estudantes devem executar passo a passo as ideias previamente elaboradas por docentes da escola.
II. Aula expositiva em que se apresenta historicamente uma situação problema que envolva o conceito de raça, a fim de fornecer argumentos biológicos que contraponham ideias de segregação racial.
III. Simulação no formato de dramatização (role play) que envolva discentes na discussão a respeito do aborto, distribuindo entre os estudantes da classe personagens com diferentes pontos de vista sobre a situação, a fim de que possam formar juízo de valor em relação ao assunto a partir da coleta de informações pertinentes para a análise do problema.
IV. Demonstração, pela/o docente, do processo de fermentação, seguida de discussão e estudo dirigido a fim de que a classe compreenda o papel dos fungos na fabricação de alimentos, tais como pães e pizzas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: Os textos a seguir constituem relatos de docentes e estudantes em que se identificam elementos de avaliação da prática pedagógica para docentes que se interessam pelo acolhimento das diferenças de corpos, gêneros e sexualidades em suas aulas.
TEXTO1
“Antes eu tinha uma matéria de Programa de Saúde. Programa de Saúde que era só sobre essa questão de prevenção às DSTs. Era mais a questão de prevenção de DST, não era muito abordada a sexualidade em si. Era mais a prevenção de DST”
REIS, N;; PINHO, R. Ensino de Biologia e gênero: o que dizem as narrativas
não-binárias?Revista de Ensino de Biologia daAssociação
não-binárias?Revista de Ensino de Biologia daAssociação
Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v.9, p. 3716-3727, 2016 (adaptado).
TEXTO 2
“Há inúmeros pontos que poderia discutir dessa minha gratificante experiência em sala de aula, mas quero finalizar esse texto com o que consegui concluir ao final da dinâmica que realizei. Ainda há muita associação entre gênero atrelado à genitália externa, entre sexo atrelado à heteronormatividade e a (re)produção de estereótipos de gêneros”.
(CARVALHO FILHO, E. G. Ser ou não ser: eis as questões (de gênero).
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de
Biologia (SBEnBio), v.9, p. 1412-1423, 2016 (adaptado).
Biologia (SBEnBio), v.9, p. 1412-1423, 2016 (adaptado).
TEXTO 3
“Nesta questão foram obtidas quinze respostas e, dentre elas, sete mencionavam que não haveria outro lugar melhor do que a escola para o trabalho com o assunto sexualidade.”
(CANDIDO, C;; FERNANDES, 1. A. 8. A abordagem de sexualidade na escola atual segundo a concepção de alunos do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 1043-1054, 2014 (adaptado).
Considerando os relatos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. No trecho “Era mais a questão de prevenção de DST, não era muito abordada a sexualidade em si” (texto 1), evidencia-se um modo biológico-higienista de se trabalhar os aspectos de saúde relacionados às sexualidades.
II. No trecho “associação entre gênero atrelado à genitália externa” (texto 2), é explícita a percepção segundo a qual o corpo seria a justificativa biológica para as desigualdades de gênero baseadas no sexo.
III. No trecho “não haveria outro lugar melhor do que a escola para o trabalho com o assunto sexualidade” (texto 3), é focalizada a abordagem pedagógica de um fenômeno humano que diz respeito à forma como prazeres e desejos são vívidos.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica.
RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, 1. P. A. (Org.).
Didática: o ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III. A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
Disponível em: <http://www.epae facedufu.br>.
Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado).
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno
a) O escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
b) atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
c) À processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
d) O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
e) educação inclusiva, apesar de a surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação. Distinções sexistas nas aulas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas, tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família.
Disponível em: <http:/ (wwwspm.govbr>.
“Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, espera-se que a escola
a) incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
b) realize atividades em seu cotidiano que definam para as crianças o que é masculino e o que é feminino.
c) se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
d) se refira à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivência menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres.
e) reforce modelos de comportamentos socialmente atribuídos a homens e mulheres que formam um conjunto de representações sobre masculinidade e feminilidade.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e IV.
b) I e V.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e V.
a) II, III, IV e V.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
a) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
b) Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
c) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
d) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.
e) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
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