Prova Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
BACHARELADO
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: O gráfico a seguir apresenta os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) para os anos de 2004 a 2014, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Proporção de pessoas de 16 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência em trabalhos informais, por cor ou raça, no Brasil de 2004 a 2014
Com base nas informações apresentadas no gráfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A diferença entre a participação de brancos e de pretos ou pardos no mercado informal não apresenta alteração expressiva de 2004 a 2014.
PORQUE
II. A tendência da participação no mercado de trabalho informal de pessoas com 16 anos ou mais de idade é de queda de 2004 a 2014 .
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: O fato é que, dentro da grande metrópole, seja Nova York, Paris ou Rio de Janeiro, há descontinuidades vigorosas entre o “mundo” do pesquisador e outros mundos, fazendo que ele, mesmo sendo nova-iorquino, parisiense, ou carioca, possa ter experiência de estranheza, não reconhecimento ou até choque cultural.
VELHO, G. Observando o famíliar. In: VELHO, G. Um Antropólogo na
(Cidade: ensaios de antropologia urbana. Seleção e apresentação:
Hermano Vianna, Karina Kuschnir e Celso Castro. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 2013 (adaptado).
Com base no tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Por estar familiarizado com a cidade, o pesquisador que deseja estudá-la deve adotar metodologias objetivas.
II. A grande metrópole apresenta desvantagens para a experiência de estranhamento de pesquisadores nativos.
III. O grau de familiaridade e de conhecimento de fenômenos sociais pelo pesquisador não é homogêneo.
IV. A observação mais atenta de fenômenos urbanos faculta ao pesquisador estranhar o familiar.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: A noção de etnicidade designa a vivência e a expressão de certos graus e formas de coerência, solidariedade e uma consciência da diferença própria a cada grupo étnico. A noção de etnicidade, como marcador de diferença social de grupos, sinaliza para o modo como os grupos étnicos se afirmam em matéria de orgulho e positividade em oposição à visão que deles têm outros grupos, em especial quando esses são segmentos dominantes no que se refere ao poder nas sociedades de que fazem parte.
LIMA, A. E. S;; CASTILHO, S. R. R. Grupos étnicos e etnicidades. :
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica
Sociologia: ensino médio. Coordenação de Amaury César Moraes.
Brasíla, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 15) (adaptado).
Com base na abordagem de etnicidade exposta no texto, assinale a opção correta.
a) O reconhecimento de identidades indígenas depende de uma ancestralidade recuada e de uma descendência linear.
b) Os processos de identificação por meio dos quais um grupo indígena se diferencia de outros são explicados pela noção de etnicidade.
c) Para ser considerada um grupo étnico, uma coletividade indígena necessita manter traços culturais intactos.
d) O ambiente urbano, caracterizado como ponto de contato entre grupos, dificulta e, às vezes, até impede o reconhecimento da identidade étnica devido ao processo de aculturação.
e) O reconhecimento de um grupo como indígena ou não cabe ao cientista social, que é o agente capaz de definir, de modo objetivo e imparcial, essa identidade étnica.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: Segue uma lei da história o fato de a solidariedade mecânica, inicialmente única ou quase, perder progressivamente terreno e de a solidariedade orgânica tornar-se, pouco a pouco, preponderante. Entretanto, quando se modifica a maneira como os homens são solidários, a estrutura das sociedades não pode deixar de mudar. A forma de um corpo transforma-se necessariamente quando as afinidades moleculares já não são as mesmas. Por consequência, se a anterior proposição é exata, deve haver dois tipos sociais que correspondam a essas duas espécies de solidariedades.
DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social 4. ed.
São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A divisão do trabalho é uma resultante necessária do desenvolvimento de um novo tipo social predominante nas sociedades modernas.
PORQUE
II. A substituição da solidariedade mecânica pela solidariedade orgânica está associada o progresso da divisão do trabalho nas sociedades modernas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: As redes sociais são um fenômeno contemporâneo que coloca em evidência inúmeras possibilidades de interação, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação (TICS). As redes sociais são os espaços virtuais mais utilizados no mundo globalizado. No entanto, apesar de serem significativas, pelo contingente de usuários, a sua utilização para pesquisas demográficas e sociológicas requer a observação de alguns pontos importantes.
Considerando os usos de redes sociais em pesquisas em Ciências Sociais, avalie as afirmações a seguir.
I. A incidência de contas duplicadas ou falsas limita o uso de redes sociais como fonte de pesquisa.
II. Os dados autodeclarados nas redes sociais afetam o grau de confiabilidade da pesquisa.
III. Os usuários de redes sociais em um país compõem uma amostra representativa de sua população para fins de pesquisa.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: Se me disserem que o corpo legislativo é constitucionalmente juiz dos seus poderes e que a maneira por que ele os interpreta adquire força de lei para os outros funcionários públicos, respondo que não é essa a presunção natural, quando a Constituição expressamente não o determina; porque não é possível que a Constituição tenha querido dar aos representantes do povo o direito de substituir a própria vontade à dos seus constituintes.
Muito mais razoável é a suposição de que a Constituição quis colocar os tribunais judiciários entre o povo e a legislatura, principalmente para conter essa última nos limites das suas atribuições. A Constituição é e deve ser considerada pelos juízes como a lei fundamental; e como a interpretação das leis é a função especial dos tribunais judiciários, a eles pertence determinar o sentido da Constituição, assim como de todos os outros atos do corpo legislativo.
Se, entre essas leis, se encontrarem algumas contraditórias, deve-se preferir aquela cuja observância é um dever mais sagrado; que é o mesmo que dizer que a Constituição deve ser preferida a um simples estatuto; ou a intenção do povo à dos seus agentes.
MADISON, 1.; HAMILTON, A;JA 1. O Federalista. São Paulo
Editora Abril Cultural, 1973 (adaptado).
A partir do debate apresentado pelos autores no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os autores consideram o Poder Judiciário como expressão das decisões do Poder Legislativo.
II. A concepção de Poder Judiciário defendida é congruente com a defesa da soberania do Poder Legislativo como representante da vontade do povo que o constituiu para representá-lo.
III. A rigidez constitucional é condição fundamental para o controle de constitucionalidade dos atos do Legislativo, exercido pelo Poder Judiciário.
IV. O papel desempenhado pelo Poder Judiciário deve impor limites à atividade legislativa ordinária.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: No fim de 2013 e início de 2014, adolescentes das periferias brasileiras combinaram encontros e passeios em shoppings das respectivas cidades. Esses encontros, alguns marcados pela repressão policial, geraram repercussão nacional. Os chamados “rolezinhos” evidenciaram a problemática social brasileira, cuja forte reprovação por setores da classe média revela o racismo enraizado no país e a faceta da segregação que o consumo pode promover.
O professor e antropólogo Claudio Bertolli explica que esses espaços de consumo estão associados à identidade, em que estão presentes diferentes segmentos sociais que não compartilham de um mesmo código cultural e estão em disputa. A classe média não quer sua imagem associada ao mesmo consumo das camadas subalternas — negros e pobres das periferias das grandes capitais — e o meio para impedir esses jovens de frequentar espaços destinados à classe média é agir com repressão, impedindo-os de estarem ali e causarem qualquer incômodo ou problema aos habituais frequentadores.
Disponível em: <http;//reporterunesp.jorbr>.
'Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o fenômeno social do “rolezinho”,debatido no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A busca de jovens da periferia por diversão nos shoppings das grandes cidades expôs a segregação social, o racismo e a violência velados existentes nos espaços de consumo.
PORQUE
II. Os shoppings concentram pessoas de diferentes perfis socioeconômicos e culturais € a precariedade da convivência pacífica entre elas faz que esse espaço evidencie, a partir das relações de consumo, os conflitos de uma sociedade desigual como a brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 16
ENADE 2017: O objetivo de nossa investigação é descobrir os processos pelos quais certos estágios culturais se desenvolveram. Os costumes e as crenças, em si mesmos, não constituem a finalidade última da pesquisa. Queremos saber as razões pelas quais tais costumes e crenças existem — em outras palavras, desejamos descobrir a história de seu desenvolvimento.
O método atualmente mais aplicado em investigações dessa natureza compara as variações sob as quais os costumes e as crenças ocorrem e se esforça por encontrar a causa psicológica comum subjacente a todos eles. O estudo detalhado de costumes em sua relação com a cultura total da tribo que os pratica, em conexão com uma investigação de sua distribuição geográfica entre tribos vizinhas, propicia-nos quase sempre um meio de determinar com considerável precisão as causas históricas que levaram à formação dos costumes em questão e os processos psicológicos que atuaram em seu desenvolvimento.
BOAS, F. Antropologia Cultural. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O autor defende que os condicionantes ambientais e geográficos devem ser estudados como os principais fatores para o desenvolvimento de determinados traços culturais, responsáveis pela individualidade de cada cultura.
II. O autor critica o método comparativo comumente utilizado por autores evolucionistas e afirma que é errônea a comparação entre objetos ou costumes de culturas diferentes, com o objetivo de se construir uma linha de desenvolvimento cultural da humanidade.
III. O autor defende que os costumes e crenças, ao serem estudados em sua relação com a totalidade da cultura da tribo, podem ser relacionados às funções culturais que cada um desses elementos representam no contexto geral, sendo essa função o aspecto central a ser explicado pelo antropólogo.
IV. O autor critica o método comparativo no estudo do desenvolvimento de costumes e crenças e, de suas ideias, depreende-se que para a identificação das origens destes, a sua compreensão no contexto geral da tribo pode contribuir significativamente.
É correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
QUESTÃO 17
ENADE 2017: Fenômeno do século XX, a provisão de serviços sociais, cobrindo as mais variadas formas de risco da vida individual e coletiva, tornou-se um direito assegurado pelo Estado a camadas bastante expressivas da população dos países capitalistas desenvolvidos.
Ainda que alguns países — como a Alemanha, por exemplo — tenham dado origem a programas de seguridade social já no fim do século XIX e que políticas de proteção a idosos, mulheres, incapacitados etc. se tenham desenvolvido em vários países já no início do século XX, é certo que o fenômeno do Welfare State experimentou incontestável expansão, e até mesmo institucionalização, no período do pós- guerra.
É a partir de então que se generaliza e ganha dimensões quase universais nesses países um conjunto articulado de programas de proteção social, assegurando o direito à aposentadoria, habitação, educação, saúde etc.
ARRETCHE, M. T.S. Emergência e Desenvolvimento do Welfare State:
Teorias Explicativas. BIB: Boletim Informativo e Bibliográfico de
Ciências Sociais, Rio de Janeiro, n. 39, 1995 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O Estado de bem-estar social corresponde a um conjunto de estruturas voltadas para a garantia de proteção aos direitos sociais de seus cidadãos.
II. A intervenção do Estado, com vistas a proteção social, tem como objetivo atender às necessidades de um amplo conjunto de segmentos sociais.
III. A proteção do bem-estar social dos indivíduos nas sociedades contemporâneas é garantida pela operação de economias de mercado livres da intervenção do Estado.
IV. Ao final do século XX, o desenvolvimento do Estado de bem-estar social ainda era algo incipiente e localizado naqueles países que, já no século XIX, deram início aos primeiros programas de seguridade social.
É correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: O sociólogo Anthony Giddens é um dos pensadores que tem se dedicado ao debate das características e mudanças das sociedades na contemporaneidade, buscando compreender qual a pertinência do conceito de modernidade para analisá-las.
Ao refletir sobre os aspectos institucionais e epistemológicos da modernidade, o autor problematiza algumas leituras dominantes sobre o tema na Sociologia, a fim de compreender as intensas e dinâmicas transformações nas sociedades contemporâneas.
A partir das ideias apresentadas no trecho, avalie as afirmações a seguir, relativas ao pensamento de Giddens sobre as sociedades contemporâneas e o conceito de modernidade.
I. Giddens defende que os tempos atuais não podem ser considerados como “pós- modernos”, mas como um período no qual as consequências da modernidade têm se tornado mais radicalizadas e universalizadas.
II. Segundo o autor, a modermidade caracteriza-se pela relação de proximidade e unicidade entre tempo e espaço, que possibilita a reprodução, em caráter global, de fórmulas para medição do tempo e registro do espaço geográfico.
III. De acordo com Giddens, para a melhor compreensão —das características da contemporaneidade, é preciso perceber a modernidade no seu caráter contínuo e uniforme, buscando-se o que há de comum e homogêneo em seu processo de consolidação.
IV. Esse autor afirma que a modernidade caracteriza-se pela constante reflexão sobre as práticas sociais, examinadas e reformadas à luz de informação renovada, o que altera seu caráter, em um processo que ele chama de reflexividade.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: O destino individual de Mozart, sua sina como ser humano único e, portanto, como artista único, foi muito influenciado por sua situação social, pela dependência do músico de sua época com relação à aristocracia de corte.
Aqui podemos ver, a não ser que se domine o ofício do sociólogo, como é difícil elucidar os problemas que os indivíduos encontram em suas vidas — não importa quão incomparáveis sejam a personalidade ou as realizações individuais —, como os biógrafos, por exemplo, tentam fazer. É preciso ser capaz de traçar um quadro claro das pressões sociais que agem sobre o indivíduo.
Tal estudo não é uma narrativa histórica, mas a elaboração de um modelo teórico verificável da configuração que uma pessoa — neste caso, um artista do século XVIII — formava, em sua interdependência com outras figuras sociais da época.
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 1995 (adaptado).
Para compreender a trajetória de Mozart, o autor do trecho apresentado, Norbert Elias, propôs em sua obra, a adoção de um modelo teórico que teve como base a
Para compreender a trajetória de Mozart, o autor do trecho apresentado, Norbert Elias, propôs em sua obra, a adoção de um modelo teórico que teve como base a
a) promoção do determinismo econômico.
b) realização de escolhas racionais.
c) submissão à coerção exterior.
d) prevalência da base material.
e) articulação ação-estrutura.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: Às vezes ficava pensando se simplesmente estar parado na esquina seria um processo suficientemente ativo para ser dignificado pelo termo “pesquisa”. Talvez devesse fazer perguntas 2 esses homens. No entanto, é preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, e também que pergunta fazer.
No dia seguinte, Doc explicou a lição da noite anterior, “Vá devagar, Bill, com essa coisa de “quem”, “o quê”, “por quê”, “quando”, “onde”. Você pergunta essas coisas e as pessoas se fecharão em copas. Se te aceitam, basta que você fique por perto e saberá as respostas a longo prazo, sem nem mesmo ter que fazer as perguntas.”
WHYTE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de
uma área urbana pobre e degradada. Rio de janeiro:
Jorge Zahar Editor, 2005 (adaptado).
A partir da leitura do texto apresentado, é correto identificar os princípios metodológicos fundamentais da observação participante no trabalho etnográfico como
a) investigação longa e uso de amostra probabilística.
b) investigação rápida e uso de questionário.
c) interação com o grupo e uso de amostra probabilística.
d) investigação rápida e uso de questionário. interação com o grupo e uso de amostra probabilística.
e) investigação rápida e uso de diário de campo. interação com o grupo e uso de diário de campo.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: Os princípios do método de trabalho de campo da Antropologia podem ser agrupados em três itens principais: em primeiro lugar, como é óbvio, o investigador deve guiar-se por objetivos verdadeiramente científicos, e conhecer as normas e critérios da etnografia moderna; em segundo lugar, deve providenciar boas condições para o seu trabalho, o que significa, em termos gerais, viver efetivamente entre os nativos, longe de outros homens brancos; finalmente, deve recorrer a um certo número de métodos especiais de recolha, manipulando e registrando as suas provas.
MALINOWSKI, E. Os argonautas do Pacífico ocidental: um reiato
do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da
Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).
A partir do texto apresentado, é correto afirmar que o método de trabalho de campo
a) foi proposto como complementar aos modelos de explicação evolucionistas, para se tentar comprovar in loco as análises teóricas obtidas pelo método comparativo.
b) representou uma novidade em pesquisa na Antropologia, visto que era desconhecido dos pesquisadores anteriores, apelidados de “antropólogos de gabinete”.
c) foi considerado importante na época das reflexões de Malinowski, porém atualmente tornou-se sem importância em face dos problemas metodológicos dele decorrentes.
d) passou a ser considerado como o método por excelência da pesquisa antropológica, marcando a história e a especificidade da disciplina, por possibilitar o contato direto com as formas de organização social estudadas.
e) foi necessário na formação da disciplina, uma vez que as sociedades estudadas estavam geograficamente muito distantes das áreas de origem dos pesquisadores, mas ficou obsoleta com o advento das novas tecnologias de comunicação.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: Enquanto no pacto hobbesiano, visando à preservação de vidas em uma guerra de lobos, os indivíduos transferiam a um terceiro (homem ou assembleia) a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a sua liberdade pela segurança do Estado Leviatã; no pacto lockeano, 0s indivíduos concordavam livremente em formar à sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza (como os direitos à vida, à liberdade, à propriedade). Ou seja, a teoria do contrato social, que funda o Estado Moderno, joga o indivíduo para antes da sociedade política, atribuindo-lhe direitos individuais, direitos esses desconhecidos dos gregos e romanos.
ODON, T. Democracia liberal e direitos individuais:a epistemologia
Jurídica por trás do Estado Moderno. Revista de Informação
Legistativa, Brasíla, v.44, n. 175, 2007 (adaptado).
Considerando o que se afirma no texto apresentado e as ideias de Hobbes e de Locke acerca do tema tratado, assinale a opção correta.
a) No Estado hobbesiano, a segurança é garantida pelos próprios indivíduos, que abriram mão de sua liberdade ao aderirem ao pacto.
b) Nas teorias contratualistas, afirma-se a existência de direitos originários dos indivíduos, cuja manutenção é assegurada pelo pacto social.
c) Tanto no pacto hobbesiano quanto no lockeano, o contrato social tem como finalidade principal a preservação da vida e da segurança dos indivíduos em ambiente social.
d) Nas teorias contratualistas, os direitos à liberdade e à propriedade são uma consequência do Estado civil.
e) O pacto lockeano é realizado entre indivíduos que temem perder seu direito à vida, à liberdade e à propriedade.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: A sequência mais comum, entre as poliarquias mais antigas e mais estáveis, tem sido aquela em que a política competitiva precede a expansão da participação. Portanto, as regras, as práticas e a cultura da política competitiva desenvolveram-se primeiramente entre uma pequena elite, e a transição crítica da política não partidária para a competição partidária também ocorreu inicialmente dentro do grupo restrito. A severidade do conflito era restringida pelos laços de amizade, família, interesse, classe e ideologia que permeavam o grupo restrito de notáveis que dominava a vida política do país.
Mais tarde, na medida em que novas camadas sociais eram admiítidas na política, elas eram mais facilmente socializadas nas normas e práticas da política competitiva já desenvolvida entre as elites, e geralmente aceitavam muitas garantias mútuas evoluídas no curso de muitas gerações, se não todas.
Consequentemente, nem os estratos mais novos, nem os governantes, que estavam ameaçados de perder seus cargos, sentiam que os custos da tolerância fossem altos o suficiente para suplantar os custos da repressão, particularmente porque a repressão provocaria a destruição de um sistema bem desenvolvido de segurança mútua.
DAHL, R. A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 1997 (adaptado).
Considerando a problemática suscitada no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A transição de um regime político para uma poliarquia é facilitada por um processo de mudança que envolve primeiramente um aumento na dimensão da contestação pública e, só depois, um aumento na dimensão da participação política.
PORQUE
II. A ampliação dos direitos políticos antes da socialização dos atores nas regras da política competitiva aumenta a insegurança recíproca desses atores e diminui os custos da supressão da participação política.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 24
ENADE 2017: O tema da formação social brasileira é recorrente nos estudos clássicos e mostra a preocupação com o estabelecimento de um quadro social mais autônomo, nacional, que se contraporia à situação anterior, de subordinação colonial, como é possível verificar nas seguintes obras: Populações meridionais do Brasil, 1920, Oliveira Vianna; Casa-Grande e Senzala, 1933, Gilberto Freyre; Raízes do Brasil, 1936, Sergio Buarque de Hollanda; Formação do Brasil Contemporâneo, 1942, Caio Prado Jr; Formação Econômica do Brasil, 1958, Celso Furtado; Os Donos do Poder, 1958, Raymundo Faoro; A Revolução Burguesa no Brasil, 1973, Florestan Fernandes.
RICUPERO, B. Sete lições para a interpretação do Brasil.
São Paulo: Alameda Editorial, 2007 (adaptado).
Considerando as obras mencionadas no texto bem como as ideias e os objetivos dos respectivos autores, avalie as afirmações a seguir.
I. As obras realizam um balanço histórico do Brasil.
II. Os autores reconhecem a autonomia brasileira em face da economia mundial.
III. As obras apresentam especificidades da sociedade brasileira.
IV. As obras destacam o protagonismo da burguesia brasileira no processo de construção nacional.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: A tradição conservadora no Brasil sempre se tem sustentado no sadismo do mando, disfarçado em “princípio de Autoridade” ou “defesa da Ordem”. Entre essas duas místicas — a da Ordem e a da Liberdade, a da Autoridade e a da Democracia — é que se vem equilibrando entre nós a vida política, precocemente saída do regime de senhores e escravos. Na verdade, o equilíbrio continua a existir entre as realidades tradicionais e profundas: sadistas e masoquistas, senhores e escravos, doutores e analfabetos, indivíduos de cultura predominantemente europeia e outros de cultura principalmente africana e ameríndia.
FREVRE, G. Casa Grande & Senzala. 48. ed.
Sã0 Paulo: Global, 2003 (adaptado).
A partir das ideias de Gilberto Freyre, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A apresentação de interesses particulares como universais esconde as diferenças profundas existentes entre grupos na sociedade brasileira, sendo um dos aspectos da acomodação de poder na sociedade brasileira.
PORQUE
II . A origem ibérica da sociedade brasileira propicia um senso de dever oriundo do moralismo católico, que atenua os conflitos sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Categorias como “mandonismo”, “coronelismo”, “clientelismo”, entre outras, trazem embutidas a ideia de que as nossas práticas políticas são imperfeitas, atrasadas ou inferiores. Trata-se de classificações que tomam por base o princípio de que as sociedades modernas devem estar comprometidas com os princípios democráticos universais inspirados nas experiências europeia e norte-americana.
As pessoas que participam dessas redes, seja como eleitores, seja como políticos, nunca concordariam com os acadêmicos que consideram suas ações mero “clientelismo”. Do ponto de vista “nativo”, os políticos não estão “privatizando bens públicos”; ao contrário, os políticos estão dando acesso a bens e serviços públicos a pessoas que não os teriam de outra forma.
KUSCHNIR, K. Antropologia e política. Revista Brasileira de Ciências
Sociais, São Paulo, v. 22, n. 64, p. 163-167, 2007 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O pesquisador deve estar atento para não confundir o ponto de vista nativo com a realidade.
PORQUE
II. As categorias nativas precisam ser interpretadas à luz das categorias construídas teoricamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: O recurso metodológico essencial, que, suponho, deva ser o fundamento da ruptura com a antiga definição de quilombo, refere-se às representações e práticas dos próprios agentes. Os procedimentos de classificação que interessam, nesse caso, são aqueles construídos pelos próprios sujeitos a partir dos próprios conflitos, e não necessariamente aqueles que são produto de classificações externas, muitas vezes estigmatizantes.
ALMEIDA, A. W.B. Os quilombos e as novas etrias. In: ODWYER, E-C.
Quilombos: identidade étnica e territorialidade.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, ao realizar laudo para reconhecimento de comunidades quilombolas, um antropólogo deve atender ao objetivo metodológico
a) de classificação científica dos grupos étnicos, evitando-se as categorias estigmatizantes.
b) do princípio da ruptura epistemológica, que prevê que se parta das representações e práticas dos próprios agentes para, em seguida, propor-se uma visão objetiva da comunidade.
c) da teoria da aculturação, a qual orienta o inventário comparativo da persistência, ou do desaparecimento, de traços culturais, ao longo do tempo, das culturas em contato.
d) da teoria da etnicidade, a qual, ao priorizar as percepções e representações dos próprios sujeitos, questiona a existência de critérios objetivos na definição da identidade étnica.
e) do princípio da imparcialidade, que determina que o perito ofereça provas objetivas da identidade étnica das comunidades quilombolas.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: O gráfico a seguir apresenta a situação, em 2010, de homens nascidos entre 1988 e 2000 no Brasil, em meio urbano, com relação à frequência escolar e à participação no mercado de trabalho.
Relação escola/trabalho em 2010 de homens nascidos
em meio urbano entre 1988 e 2000 no Brasil
Com base no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A proporção de homens desempregados estabiliza-se a partir dos 18 anos de idade.
II. Há um aumento significativo dos homens que não estudam a partir dos 17 anos de idade.
III. O grupo de homens que estudam e trabalham torna-se majoritário a partir dos 18 anos de idade.
IV. A ocorrência de homens que nem estudam nem trabalham diminui a partir dos 18 anos de idade.
V. A partir dos 20 anos de idade, a quantidade de homens que só trabalham supera a quantidade de homens que só estudam.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e V.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) II, III e V.
e) I, III, IV e V.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: A violência entre casais do mesmo sexo é bem menos estudada do que a que ocorre nas relações heterossexuais, ainda que agressões, humilhações repetidas, ameaças ou controle doentio não sejam fenômenos exclusivos destas relações. Além disso, em muitos países, a união homoafetiva não é reconhecida legalmente. “Socialmente, acredita-se que se a violência acontece entre pessoas do mesmo sexo, então tem que ser nos dois sentidos, pois não haveria dominação nem submissão”, afirma G., que compartilhou seus achados no livro A Marca da Violência entre Casais do Mesmo Sexo.
Por isso, se é difícil para uma mulher hétero denunciar abusos do próprio companheiro, pode ser ainda pior para um dos parceiros no caso dos homossexuais. É o que está sendo chamado de “armário duplo”: além da dificuldade de se admitir vítima de violência da(o) própria(o) companheira(o), a pessoa ainda tem de se identificar como LGBT a uma autoridade em quem — muitas vezes — não confia.
Disponível em: <http://www.bbc.com>.
Acesso em: 15 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o fenômeno social descrito na reportagem, avalie as afirmações a seguir acerca das metodologias e das técnicas adequadas para a pesquisa de tal fenômeno.
I. O levantamento estatístico dos registros políciais abrange o universo dos casos de agressão entre casais homoafetivos.
II. A visita a delegacias especializadas no atendimento a mulheres, amparadas pela Lei Maria da Penha, asseguraria a realização de experimentos naturais com as denunciantes.
III. A realização de grupos focais com casais homoafetivos seria um meio de se compreender as razões do chamado “armário duplo”.
IV. A aplicação de entrevistas em profundidade com integrantes de grupos LGBT permite ter acesso aos discursos sobre o fenômeno.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III, e IV.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: É uma coisa singularíssima para um francês ouvir as queixas que se elevam, nos Estados Unidos, contra o espírito estacionário e os preconceitos dos legistas em favor do que é estabelecido. A influência do espírito legista se estende ainda para mais longe dos limites precisos que acabo de traçar. Quase não há questão política nos Estados Unidos que não se resolva, mais cedo ou mais tarde, em questão judiciária. Daí a obrigação em que se encontram os partidos, em sua polêmica cotidiana, de tomar emprestadas da justiça as ideias e a linguagem.
A maioria dos homens públicos, por serem ou terem sido legistas, introduz no manejo dos negócios públicos os usos e modos de ver que são próprios destes. O júri acaba de familiarizar todas as classes com eles. A linguagem judiciária se torna, portanto, de certa forma, a língua vulgar; o espírito legista, nascido no interior das escolas e dos tribunais, difunde-se, pois, pouco a pouco, além de seu recinto, infiltra-se, por assim dizer, em toda a sociedade, desce aos últimos escalões desta, e o povo inteiro acaba contraindo uma parte dos hábitos e dos gostos do magistrado.
TOCQUEVILLE, A. A Democracia na América. São Paulo:
WMF Martins Fontes, 2005 (adaptado).
A partir da leitura do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir acerca das ideias de Tocqueville.
I. O governo democrático é desfavorável à magistratura como corpo de tipo aristocrático.
II. A ação da magistratura atenua possíveis Vícios da democracia que ameacem a liberdade dos indivíduos nesse sistema.
III. As características próprias da magistratura adquirem um caráter popular, tornando-a uma componente duradoura da estruturação do sistema democrático.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: Na avalição de efetividade de políticas públicas, busca-se examinar a relação entre a implementação de determinado programa e seus impactos e/ou resultados. A avaliação da eficácia examina a relação entre as metas propostas e as metas alcançadas pelo programa. A avaliação de eficiência examina a relação entre o esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.
ARRETCHE, M. T. 5. Tendências no estudo sobre avaliação.
In: RICO, E. M. Avaliação de Políticas sociais: uma questão
em debate. São Paulo: Cortez, 1998 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação de políticas públicas é um instrumento de gestão fundamental na medida em que promove a aprendizagem e fortalece a gerência, alimentando o processo decisório de informações valiosas.
PORQUE
II. A razão essencial de um programa é produzir mudanças em alguma parcela da realidade, solucionar um problema social ou prestar um serviço a determinado subconjunto populacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Acredito que o estado atualdenosso conhecimento nos autoriza a dizer que, embora os indivíduos difiram, as diferenças biológicas entre as raças são pequenas. Não há razão para acreditar que uma raça seja naturalmente mais inteligente, dotada de grande força de vontade, ou emocionalmente mais estável do que outra, e que essa diferença iria influenciar significativamente sua cultura. Também não há razão para acreditar que as diferenças entre as raças são tão grandes, que os descendentes de casamentos mistos devem ser inferiores a seus país.
BOAS, F. Antropologia Cultural. Rio de janeiro:
Jorge Zahar Editor, 2004 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, parte de uma conferência proferida em 1931, que teve importante impacto no âmbito da Antropologia, avalie as afirmações a seguir, acerca das ideias de Boas a respeito de cultura e origem racial das populações.
I. As ideias de Boas tornaram-se importantes para a Antropologia americana em razão do valor atribuído pelo autor ao conceito de cultura para a explicação dos comportamentos e costumes de uma população.
II. As propostas do autor, que enfatizavam a cultura, impactaram,y ma época, interpretações que se contrapunham às teorias raciais, tendo influenciado o pensamento social brasileiro, notadamente o de Gilberto Freyre.
III. O pensamento de Boas é representativo do contexto intelectual e acadêmico da época, no qual a noção de raça, como possibilidade de explicação das desigualdades sociais, estava desacreditada.
IV. As reflexões do autor apontaram os fatores culturais do ambiente social como adequados para explicar os antagonismos raciais da época e outras disputas entre diferentes grupos culturais, tais como as ocorridas entre religiões.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e II.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: A pobreza é um dos mais agudos problemas econômicos do país, mas a desigualdade — principal determinante da pobreza — é o maior problema estrutural do Brasil. Desse modo, a agenda de pesquisa e de definição de políticas públicas que prioriza a questão da desigualdade tem como implicação necessária a compreensão da questão da desigualdade racial. Desnaturalizar a desigualdade econômica e social no Brasil passa, portanto, de forma prioritária, por desnaturalizar a desigualdade racial.
A intensa desigualdade racial brasileira, associada a formas usualmente sutis de discriminação racial, impede o desenvolvimento das potencialidades e o progresso social da população negra. O entendimento dos contornos econômicos e sociais da desigualdade entre brasileiros brancos e brasileiros afro-descendentes apresenta-se como elemento central para se construir uma sociedade democrática, socialmente justa e economicamente eficiente.
HENRIQUES, R. Desigualdade Racial no Brasil: evolução das
condições de vida na década de 90. Texto para Discussão,
Rio de Janeiro, n. 807, 2001 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A pobreza é um problema econômico, ao passo que a desigualdade é um problema mais amplo, porque engloba aspectos como a discriminação racial.
II. A naturalização da desigualdade racial significa que a maioria dos brasileiros não percebe a ausência de oportunidades iguais para a população negra e a branca.
III.A desigualdade no Brasil poderá ser superada quando houver compreensão dos elementos não econômicos que lhe são constitutivos.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: O aspecto mais interessante da obra O 18 Brumário é o fato de Marx propor uma análise de classe da política sem, contudo, reduzir a dinâmica da luta política à dinâmica dos interesses econômicos imediatos de classe. Esta análise classista, mas não reducionista, da política aparece quando Marx aponta, por exemplo, a existência de grupos politicamente estratégicos que não têm uma base produtiva e, portanto, não se constituem em classes sociais na acepção manxista do termo.
Segundo o autor, os republicanos não eram “burgueses” por causa do seu vínculo econômico, mas, sim, em razão de uma “visão de mundo” que via a “ordem burguesa” como a única ordem social possível. Nesse sentido, os republicanos burgueses são representantes de classe não pelos interesses econômicos imediatos que defendem, mas pela “ideologia” que professam.
Perissinotto. R. M. O 18 Brumário e a Análise de Classe Contemporânea.
“Lua Nova, São Paulo, n. 71 p. 81-121, 2007 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em O 18 Brumário, Marx apresenta uma análise que prescinde da existência de um Vínculo entre os membros de uma classe e a respectiva base produtiva.
PORQUE
II. Na análise política proposta em O 18 Brumário, Marx privilegia outras variáveis; por exemplo, a ideologia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: O gráfico a seguir apresenta dados do IBGE sobre a ocupação em trabalhos formais, segundo o sexo, de 2005 a 2015.
Percentual de pessoas de 16 anos ou mais de idade ocupadas na
semana de referência em trabalhos formais, segundo o sexo, no Brasil de 2005 a 2015
Considerando os dados apresentados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. De 2005 a 2015, a taxa de ocupação feminina em trabalhos formais aumentou mais do que a masculina, resultando na redução da diferença ao longo do período.
II. Ano após ano, houve crescimento da taxa de ocupação em trabalho formal de ambos os sexos.
III. A taxa de ocupação feminina em 2005 apresentava uma diferença de 4,3 pontos percentuais com relação à taxa masculina, enquanto que, em 2008, a diferença foi de 4,8 pontos percentuais.
IV. Durante o período apresentado, houve crescimento exponencial da taxa de ocupação em trabalho formal.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
LICENCIATURA
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Em Ciências Sociais, cada conceito é construído a partir de uma necessidade de explicação que carrega consigo a historicidade e a caracterização do problema social que lhe deu origem, as construções teóricas que esse problema requer.
MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. F. Metodologia de Ensino de Ciências.
Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: BRASIL. Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Básica. Sociologia:
ensino médio. Brasília, 2010 (adaptado).
Considerando o ensino de conceitos de Ciências Sociais na Educação Básica, avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos papéis centrais do ensino de conceitos das Ciências Sociais é o questionamento de concepções e explicações naturalizadas dos fenômenos sociais.
II. Nas aulas temáticas, o professor pode prescindir do uso de conceitos para o ensino de Sociologia.
III. Com a desnaturalização dos fenômenos sociais nessa área, tem-se por requisito chamar a atenção para a historicidade dos conceitos empregados na disciplina.
IV. O ensino dos conceitos das Ciências Sociais deve ser separado da reflexão dos fatos cotidianos para garantir maior objetividade e cientificidade à prática docente.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: A religião é uma das mais clássicas e importantes temáticas nas Ciências Sociais. Entretanto, sua abordagem em sala de aula do Ensino Médio pode provocar conflitos entre os estudantes, uma vez que a religião expressa visões de mundo e signífica, para os estudantes, mais que um objeto de análise, sendo uma questão de identidade comunitária e um conjunto de valores morais.
A partir do trecho acima, avalie as seguintes afirmações a respeito da temática da religião.
I. O estudo da religião deve ter como objetivo a reflexão sobre a sociedade na perspectiva do método científico, buscando a superação dos dogmas e crenças.
II. O professor de Sociologia deve auxiliar o estudante na sua preparação para o exercício da cidadania, já que as referências morais e religiosas são fundamentais para este exercício.
III. O ensino de Sociologia deve trabalhar a relação entre a religiosidade e o sentido comunitário e incentivar a participação dos estudantes em algum grupo religioso.
IV. A abordagem dessa temática deve estimular a reflexão sobre os processos vivenciados em sociedade como construções sociais e históricas, sem lhes atribuir juízos de valor.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) IV, apenas.
c) I, II e III apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Se uma população trabalhadora excedente é produto necessário da acumulação ou do desenvolvimento da riqueza no sistema capitalista, ela se torna, por sua vez, a alavanca da acumulação capitalista, e mesmo condição de existência do modo de produção capitalista. Ela proporciona o material humano a serviço das necessidades variáveis de expansão do capital e sempre pronto para ser explorado, independentemente dos limites do verdadeiro incremento da população.
MARX, K. O Capital: critica da economia política. 10. ed. São Paulo: Difel, 1985 (adaptado).
Considerando o conceito de exército industrial de reserva, ao qual Marx faz referência no texto, avalie os recursos didáticos apresentados nos itens a seguir quanto à sua adequação ao uso em sala de aula para se apresentar esse conceito.
TEXTO 1
O operário em construção
Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as casas
Que lhe brotavam da mão.
Mas tudo desconhecia
De sua grande missão:
Não sabia, por exemplo
Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.
MORAES, V. O operário em construção. IN: BUENO, A (Org.).
Vinícius de Moraes: Poesia completa e prosa. 4ed.
Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2004 (adaptado).
TEXTO 2
TEXTO 3
A taxa de desemprego bateu novo recorde no primeiro trimestre de 2017 e chegou a 13,7%, informou o IBGE. De acordo com o instituto, o desemprego já atinge 14,2 milhões de brasileiros. O número representa uma alta de 14,9%, ou 1,8 milhão de pessoas, com relação ao período entre outubro e dezembro, quando a taxa foi de 12%.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br> Acesso em: 13 jul. 2017 (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta os recursos didáticos pertinentes à apresentação desse conceito.
a) Texto 1, apenas.
b) Texto 3, apenas.
c) Textos 1 e 2, apenas.
d) Textos 2 e 3, apenas.
e) Textos 1,2 e 3.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: Ana Lúcia e Verônica, ambas com 17 anos de idade, são colegas de sala há muitos anos na escola particular que frequentam. A primeira é uma estudante dedicada e tira sempre boas notas, é o destaque da turma, além de realizar um conjunto de atividades extracurriculares. Já a segunda, mesmo se esforçando, apresenta notas medianas e realiza poucas atividades extracurriculares para se dedicar às atividades regulares da escola. As duas pretendem fazer Direito e exercer a magistratura.
Ana Lúcia é introspectiva e pouco sociável. Seus pais, um gerente comercial e uma cirurgiã dentista, acompanham desde cedo os estudos da filha e são orgulhosos de seu sucesso escolar. No entanto, eles se preocupam com a dificuldade da filha em manter boas relações interpessoais porque acreditam que uma boa rede de contatos pode favorecê-la no futuro. Seu pai é presidente do clube que frequentam e costuma fechar novos negócios para a empresa em que trabalha com outros frequentadores do estabelecimento. Sua mãe, percebendo a introspecção da filha, a estimula a ler obras clássicas da literatura brasileira e universal e, sempre que possível, a acompanha a peças de teatro.
Verônica é alegre, comunicativa e mantém muitas amizades. Seus país, um médico e uma proprietária e administradora de uma empresa de pequeno porte, começaram a acompanhar os estudos da filha quando suas notas caíram há 3 anos. Essa situação tem provocado desentendimentos entre os pais pelas dificuldades que ambos apresentam para acompanhar a filha em suas atividades. O pai realiza plantões com frequência e a mãe, uma empresária bem sucedida, participa de reuniões de negócios que costumam tomar toda sua agenda. Para solucionar o problema da queda das notas de Verônica, seus pais decidiram contratar um professor particular e que ela se envolveria em poucas atividades extracurriculares e sairia menos para eventos de entretenimento até suas notas melhorarem.
Nessa situação, de acordo com as ideias de Pierre Bourdieu a respeito dessa diferença na trajetória de escolarização das estudantes, é correto afirmar que
a) a diferença nos desempenhos ocorre por mérito individual das estudantes, uma vez que a escola contribui para a redução da diferença do desempenho escolar entre as duas estudantes.
b) a diferença de desempenho entre as duas estudantes é provocada pela reprodução da posição de classe de ambas, que gera impactos psicológicos diferentes em cada uma delas.
c) adiferença existente entre eles se diluirá após a obtenção do diploma, quando a escolarização garantirá às duas estudantes mobilidade social ascendente.
d) a diferença de desempenho escolar entre as duas estudantes deve ser explicada levando-se em consideração o capital cultural das famílias.
e) a diferença na trajetória das estudantes decorre da diferenciação de posse do capital social que determina os rumos da escolarização.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: Sou educador e fico avaliando em que momento o preconceito tomou conta deles (agressores de Edson Neris, homossexual) e quais os motivos desse preconceito. Ninguém nasce com preconceito. Ele é um produto sociocultural de uma sociedade que está doente. O preconceito é repassado por meio da escola, das igrejas, das próprias famílias, do ambiente de trabalho. Como educador, fico pensando que de nada adianta um aluno sair da escola sabendo tudo de matemática, de português, de ciências ou história se ele, em suas reflexões, achar que homossexuais, nordestinos e negros são cidadãos de segunda categoria.
Disponível em: <http://www.social.org.br>.
Acesso em: 12 set. 2017 (adaptado).
Considerando como deve ser tratado o fenômeno descrito no texto nas aulas de Sociologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O ensino de Sociologia deve promover uma reflexão sobre o preconceito a partir das vivências dos alunos, considerando seus saberes e experiências.
PORQUE
II. O preconceito está presente na sociedade brasileira e faz parte da vida dos estudantes, permeada por situações de racismo, homofobia, misoginia, entre outras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica.
RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica.
ln: VEIGA, |. P.A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações.
7.ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III. A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
Disponível em: <http://www cepae faced.ufu.br>.
Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado).
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno
a) escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
b) atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
c) processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
d) ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
e) educação inclusiva, apesar de a surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação. Distinções sexistas nas aulas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas, tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família.
Disponível em: <http://waw.spm.gov.br>
Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, espera-se que a escola
a) incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
b) realize atividades em seu cotidiano que definam para as crianças o que é masculino e o que é feminino.
c) se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
d) se refira à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivência menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres.
e) reforce modelos de comportamentos socialmente atribuídos a homens e mulheres que formam um conjunto de representações sobre masculinidade e feminilidade.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e IV.
b) I e V.
c) II, III e IV.
d) I, II, III e V.
e) II, III, IV e V.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
a) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
b) Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
c) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
d) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.
e) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
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