Prova concurso Médico (Ginecologia-Obstetrícia) UFSC 2023 com Gabarito
Prova concurso Médico (Ginecologia-Obstetrícia) UFSC 2023 com Gabarito
Concurso: UFSC - 2023 - Edital nº 2
Órgão/Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Banca/Organizadora: Universidade Federal de Santa Catarina
Cargo: Médico ginecologista e obstetra
Escolaridade: Superior
LÍNGUA PORTUGUESA
Texto 1
Antropoceno: a era do colapso ambiental
O Homo sapiens surgiu e se espalhou pelo mundo no período geológico do Pleistoceno, mas foi no Holoceno que a civilização floresceu e a espécie humana se tornou uma força onipresente no território global. A população mundial era de cerca de 5 milhões de habitantes no início do período Holoceno, há cerca de 12 mil anos. A estabilidade climática do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu as atividades agrícolas e a domesticação dos animais, construiu cidades e montou uma máquina de produção e consumo de bens e serviços jamais vista nos 4,5 bilhões de anos da Terra.
O crescimento da população e da produção foi de tal ordem que o Prêmio Nobel de Química (1995) Paul Crutzen, avaliando o grau do impacto destruidor das atividades humanas sobre a natureza, afirmou que o mundo entrou em uma nova era geológica, a do Antropoceno, que significa época da dominação humana. Representa um novo período da história do planeta, em que o ser humano se tornou a força impulsionadora da degradação ambiental e o vetor de ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica.
A Terra entrou em uma espiral da morte. A sexta extinção em massa das espécies e a crise climática são as ameaças mais urgentes do nosso tempo. E o prazo para reverter essa espiral da morte está se esgotando. Será necessária uma ação radical para salvar a vida no planeta. O progresso demoeconômico tem gerado externalidades negativas para o meio ambiente.
Em 250 anos, a economia global cresceu 135 vezes, a população mundial cresceu 9,2 vezes e a renda per capita cresceu 15 vezes. Esse crescimento demoeconômico foi maior do que o de todo o período dos 200 mil anos anteriores, desde o surgimento do Homo sapiens. Mas todo o crescimento e enriquecimento humano ocorreu às custas do encolhimento e empobrecimento do meio ambiente.
Portanto, o avanço do progresso humano tem seus limites no processo de empobrecimento do meio ambiente. A ideia utópica de uma harmonia entre o crescimento da população e o desenvolvimento está se transformando em uma distopia, pois o desenvolvimento sustentável virou um oximoro. Na história e na natureza, não é incomum a plenitude e a morte coincidirem no tempo. Assim, também não é despropositado supor que o Antropoceno – época da dominação antrópica – possa ser também o começo do fim da era humana.
ALVES, José Eustáquio Diniz. Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1106.
[Adaptado]. Acesso em: 18 jan. 2023.
UFSC 2023 - QUESTÃO 01
Com base no texto 1, assinale a alternativa correta
A ( ) O texto é de natureza narrativa, o que se evidencia pela presença de um narrador onisciente que vivencia todas as etapas temporais e recortes espaciais do evento.
B ( ) Trata-se de um texto informativo, baseado em argumentos de autoridade, históricos, de exemplificação e de comparação.
C ( ) Trata-se de um texto jornalístico, baseado em acontecimentos cotidianos e em relatos de pessoas comuns.
D ( ) O texto tem um caráter injuntivo e instrucional e oferece recomendações e orientações que inspiram a mudança de comportamento dos leitores.
E ( ) O texto apresenta uma série de elementos subjetivos, que expressam o posicionamento do autor, como uso de primeira pessoa e expressões valorativas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 02
Com base no texto 1, assinale a alternativa que substitui, na mesma ordem e sem alteração de significado, as palavras sublinhadas em “o vetor de ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica” (linha 14).
A ( ) diretor – procrastinadoras – hecatombe
B ( ) controlador – estimulantes – desgraça
C ( ) portador – depositárias – praga
D ( ) veículo – aceleradoras – calamidade
E ( ) meio – motivadoras – devastação
UFSC 2023 - QUESTÃO 03
Com base no texto 1, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A temporalidade presente no texto segue uma cronologia linear, culminando com o crescimento e desenvolvimento humano e a degradação ambiental.
II. Em um período de 12 mil anos houve o desenvolvimento de atividades agrícolas, a domesticação dos animais e a construção de cidades.
III. O Antropoceno é uma era geológica caracterizada pela destruição ambiental causada por mutações de animais e plantas.
IV. O texto denuncia os perigos da ação humana para o planeta, demandando atitudes drásticas para a sua salvação.
V. No último parágrafo, os termos “ideia utópica” e “distopia” são intercambiáveis, sem gerar alteração de sentido.
A ( ) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas III e V estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 04
Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A palavra Terra (linhas 08 e 15) está grafada com inicial maiúscula por nomear um planeta.
II. A expressão “época da dominação humana” (linha 12) está destacada em itálico pelo mesmo motivo que o termo Homo sapiens (linhas 01 e 22-23).
III. Os travessões que delimitam a expressão “época da dominação antrópica” (linha 30) poderiam ser adequadamente substituídos por parênteses ou por vírgulas.
IV. A vírgula depois do nome “Paul Crutzen” (linha 10) foi usada para isolar o aposto de “o Prêmio Nobel de Química (1995)” (linhas 09 e 10).
V. Em “Será necessária uma ação radical” (linha 17), a concordância nominal é facultativa, podendo o adjetivo ser flexionado como “necessário”.
A ( ) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas I, IV, V estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 05
Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Por “o desenvolvimento sustentável virou um oximoro” (linhas 27 e 28) entende-se que há uma relação harmônica e convergente entre as ideias de “desenvolvimento” e “sustentável”.
( ) Por “força onipresente” (linha 03) entende-se uma força que, de tempos em tempos, está presente em todos os lugares.
( ) Em “A estabilidade climática do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu [...]” (linhas 04 e 05), a vírgula é usada para separar orações coordenadas com sujeito distinto.
( ) Em “o grau do impacto destruidor” (linha 10), “a força impulsionadora da degradação ambiental” (linhas 13 e 14) e “ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica” (linha 14), as palavras sublinhadas estão funcionando como adjetivo.
( ) Em “a domesticação dos animais” (linha 06), “A sexta extinção em massa” (linha 15), “o avanço do progresso humano” (linha 25) e “processo de empobrecimento do meio ambiente” (linhas 25 e 26), as palavras sublinhadas estão funcionando como substantivo.
( ) Em “O Homo sapiens surgiu” (linha 01) e “o surgimento do Homo sapiens” (linhas 22 e 23), a forma verbal “surgiu” se alterou para o nome derivado “surgimento” e o termo Homo sapiens passou de sujeito a adjunto adnominal, respectivamente.
A ( ) F – F – V – V – V – V
B ( ) V – F – V – F – V – F
C ( ) V – V – F – F – V – V
D ( ) F – V – F – V – F – F
E ( ) V – F – F – V – F – V
Texto 2
Os grandes desconhecidos da ciência
Das espécies de répteis do planeta, 90% registram um máximo de dez pesquisas publicadas sobre elas. Esse é um dos achados de um estudo conduzido por pesquisadores da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás (UFG) que buscou avaliar quais são as lacunas de conhecimento sobre esse grupo de animais. A pesquisa visa contribuir com a criação e incorporação de novos programas científicos e estratégias eficazes de conservação e acaba de ser divulgada no periódico Ecography, uma das publicações científicas mais relevantes do mundo na categoria de Conservação da Biodiversidade.
Essa foi a primeira avaliação global dos esforços de pesquisa sobre répteis, que é o grupo de vertebrados mais diverso do mundo. Para chegar a essa conclusão, eles avaliaram quase 90 mil artigos (papers) sobre as mais de 10 mil espécies de répteis existentes publicados na base de dados científicos Scopus entre os anos 1960 e 2021. Os resultados da pesquisa apontam que não apenas faltam estudos suficientes sobre a maior parte das espécies de répteis, como também que quase 40% delas (4.027) sequer são tema de algum paper. Enquanto isso, as dez espécies de répteis mais investigadas – quatro tartarugas, quatro serpentes, um jacaré e um lagarto – foram objeto de 15% de todos os artigos científicos encontrados, ou um total de 13.449 publicações. Outrosnúmeros indicam que as dez famílias mais pesquisadas – de um total de 93 famílias – concentram quase 70% de toda a produção científica existente, enquanto as dez menos estudadas reúnem somente 36 publicações.
De forma geral, os autores concluíram que fatores biológicos e socioeconômicos são os principais influenciadores quanto à quantidade de estudos realizados, mas que geografia e status de conservação também desempenham papel importante.
“A ideia era entender a motivação para o fato de certas espécies serem mais pesquisadas do que outras”, explica o professor visitante da Unicamp e biólogo Mario Moura, que é um dos autores do artigo junto com Jhonny Guedes e José Alexandre Diniz-Filho, ambos da UFG. “Porque os ecossistemas da Terra são altamente dependentes da saúde das espécies que os constituem, eles precisam estar em harmonia para garantir o funcionamento de vários serviços ecossistêmicos como a renovação do ar e a ciclagem de nutrientes. Para que a gente consiga conservar adequadamente a biodiversidade do planeta, é preciso conhecê-la”, alega o pesquisador.
PONTES, Paula Penedo. Os grandes desconhecidos da ciência. Jornal da Unicamp, 10 de janeirode 2023. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2023/01/10/os-grandes-desconhecidos-da-ciencia.[Adaptado]. Acesso em: 15 jan. 2023.
UFSC 2023 - QUESTÃO 06
Com base no texto 2, assinale a alternativa correta.
A ( ) O título faz menção a ecossistemas da Terra pouco estudados, como os aquáticos e aéreos.
B ( ) A revista científica Ecography é uma das principais publicações de popularização de conhecimento sobre tecnologia e desenvolvimento sustentável.
C ( ) O texto diagnostica a escassez de pesquisas sobre grande parte das espécies de répteis existentes e sinaliza para a importância de estudos para o conhecimento do ecossistema e a preservação da biodiversidade.
D ( ) A pesquisa mencionada levou mais de 40 anos para a sua conclusão e publicação, tendo durado entre 1960 e 2021.
E ( ) As estatísticas apresentadas no texto tomam como referência uma mesma espécie de répteis.
UFSC 2023 - QUESTÃO 07
Com base no texto 2, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O texto é uma publicação científica composta pelas seguintes informações: objetivos, justificativa, orientação teórica, metodologia, resultados e referências bibliográficas.
II. O texto apresenta relatos de estudos científicos, o que se evidencia pela menção a um artigo publicado em periódico acadêmico por pesquisadores de duas universidades.
III. O segundo parágrafo apresenta informações sobre a metodologia utilizada e os resultados alcançados pela pesquisa.
IV. O quarto parágrafo apresenta duas citações indiretas, que são parafraseadas a partir do texto de referência.
V. A expressão “De forma geral” (linha 18) expressa uma função aditiva e pode ser substituída sem alteração do sentido por “Outrossim”.
A ( ) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 08
Com base no texto 2, assinale a alternativa correta.
A ( ) O pronome sublinhado em “Para que a gente consiga conservar [...]” (linha 26) equivale a “nós” e refere-se aos três pesquisadores mencionados.
B ( ) Em “Porque os ecossistemas da Terra [...]” (linhas 23 e 24), a palavra sublinhada temo valor de “conquanto”.
C ( ) Os pronomes sublinhados em “os constituem” e “eles precisam” (linhas 24 e 25) fazem referência a “vários serviços ecossistêmicos como a renovação do ar e a ciclagem de nutrientes”.
D ( ) O sujeito de “conhecê-la” (linha 27) é “o pesquisador”.
E ( ) As palavras sublinhadas em “Enquanto isso [...]” (linha 13) e “enquanto as dez menos estudadas [...]” (linha 17) expressam, em seus respectivos contextos, cotemporalidade e contraste de situações.
UFSC 2023 - QUESTÃO 09
Com base no trecho a seguir, retirado do texto 2, e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
“Os resultados da pesquisa apontam que não apenas faltam estudos suficientes sobre a maior parte das espécies de répteis, como também que quase 40% delas (4.027) sequer são tema de algum paper.” (linhas 11 a 13)
( ) As duas ocorrências da palavra “que” introduzem orações subordinadas com função de complemento de “apontam”.
( ) A palavra “sequer” pode ser substituída por “pelo menos” sem alterar o significado da frase.
( ) A forma verbal “faltam” está no plural por concordar com o sujeito, que está posposto.
( ) A expressão descontínua “não apenas [...] como também” tem valor aditivo e pode ser substituída por “não só [...] mas também” sem alterar o significado da frase.
( ) A forma verbal “são” pode ser substituída por “é”, pois a concordância verbal com percentuais é facultativa nesse caso.
A ( ) V – V – F – V – V
B ( ) F – F – V – F – V
C ( ) F – V – F – V – F
D ( ) V – F – V – V – F
E ( ) V – F – V – F – F
Texto 3
“A Terra pode nos deixar para trás e seguir o seu caminho”
Entrevista com Ailton Krenak
Que humanidade somos hoje?
Somos uma humanidade complexa e diversa. Ela tem aquelas qualidades que nós gostaríamos às vezes que fossem presentes ao nosso redor: a complexidade e a pluralidade. Mas essa humanidade, exatamente por ter uma condição plural, não constitui uma comunidade. Poderia dizer que hoje estamos perplexos, porque nós não conseguimos ter uma unidade de propósito e estamos passando por crises sucessivas. Crise ambiental, climática, econômica. É também uma crise de paradigma.
Em A vida não é útil, tu destacas o fato de o coronavírus adoecer apenas seres humanos. O que isso pode nos dizer?
A Terra seguir seu caminho é uma possibilidade de desafiar a centralidade que o ser humano se pretende. Faz com o que essa centralidade seja posta em questão. É a ideia do Antropoceno [teoria de que as ações humanas mudaram profundamente o funcionamento do planeta e de que isso constituiria uma nova era geológica]. Então, se o pensamento dos seres humanos acerca da vida aqui no planeta ficou tão atomizado ao ponto de nós ameaçarmos as outras existências, a Terra pode nos deixar para trás e seguir o seu caminho. Gaia é esse organismo vivo, inteligente, e que não vai ficar subordinado a uma lógica antropocêntrica. Ela dispensa a gente. Essa compreensão parece uma ideia mágica, romântica, mas muitos cientistas consideram a Teoria de Gaia [a ideia de que a Terra é um organismo vivo] ser real. Inclusive, os eventos por que estamos passando agora são indicativos de que esse organismo está reagindo. Estamos experienciando a febre do planeta.
O organismo de Gaia está com febre porque nós, os humanos, somos os únicos que temos a capacidade de incidir sobre esse organismo de maneira desordenada. E estamos ameaçando outras vidas, outras existências, causando uma febre neste organismo. É muito didático. Não é uma teoria complicada.
Tu contas que a gente “respira e sonha com a Terra”. Com o que sonha a Terra?
O sonho da Terra é uma metamorfose. O que é pedra vira borboleta, o que é pau vira vento, o que é vapor vira chuva, as nuvens despencam em tempestade. Toda essa fantástica movimentação da vida é o sonho da Terra. É a transformação, a metamorfose. Tem um autor que começou a ser divulgado no Brasil agora que se chama Emanuele Coccia. Ele é autor do livro Metamorfose. É um livro que estou considerando uma leitura muito bacana porque ele consegue nos dar um roteiro para entender esse maravilhoso organismo.
O que Metamorfose traz é uma leitura sobre o darwinismo, sobre a evolução, contrária à ideia comum de que o mundo foi criado – a ideia criacionista – e de que os humanos receberam o condomínio do mundo para o predar. Essa é a narrativa ocidental. Mas tem narrativas de outros povos que podem sugerir que nós tivemos diferentes evoluções e origens, que viemos justamente do sonho da Terra. Esse sonho vivo da Terra.
KRENAK, Ailton. Entrevista feita por Anna Ortega. Jornal da Universidade, 12 de novembro de 2020. Disponível em: www.ufrgs.br/ jornal/ailton-krenak-a-terra-pode-nos-deixar-para-tras-e-seguir-o-seu-caminho. Acesso em: 15 jan. 2023. [Adaptado]
UFSC 2023 - QUESTÃO 10
Com base no texto 3, assinale a alternativa correta.
A ( ) O texto apresenta elementos dialógicos, o que se evidencia pela alternância de interlocutores e pelo uso da primeira e segunda pessoas do singular e da primeira pessoa do plural.
B ( ) O termo “perplexos” (linha 05) pode ser substituído por “convencidos” sem alteração de sentido.
C ( ) A expressão “a febre do planeta” (linha 20) faz menção ao coronavírus como causador desse sintoma.
D ( ) A expressão “Com o que sonha a Terra?” (linha 25) é retórica e fantasiosa, o que se evidencia pela ausência de uma resposta direta para a pergunta.
E ( ) No último parágrafo, há uma relação de convergência entre os termos “darwinismo” (linha 32) e “ideia criacionista” (linha 33).
UFSC 2023 - QUESTÃO 11
Com base no texto 3 e na variedade padrão da língua escrita, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Nas respostas de Ailton Krenak, o pronome “nós” refere-se aos seres humanos em geral.
II. Em “Ela dispensa a gente” (linhas 16 e 17), o uso pronominal padrão deveria ser “Ela dispensa nós”.
III. A oração “por ter uma condição plural” (linha 04) expressa uma explicação para o fato de a humanidade não constituir uma comunidade.
IV. Em “Poderia dizer” (linha 05), o entrevistado se impessoaliza, referindo-se a si próprio em terceira pessoa.
V. Em “Faz com o que essa centralidade seja posta em questão” (linha 11), o sujeito de “faz” é recuperado na frase precedente: “A Terra seguir seu caminho”.
A ( ) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 12
Considere o trecho a seguir, retirado do texto 3, e a variedade padrão da língua escrita e assinale a alternativa correta.
“O que Metamorfose traz é uma leitura sobre o darwinismo, sobre a evolução, contrária à ideia comum de que o mundo foi criado – a ideia criacionista – e de que os humanos receberam o condomínio do mundo para o predar. (linhas 32 a 34)
A ( ) O adjetivo “contrária” atribui uma característica a “evolução”, palavra com a qual estabelece uma relação de concordância nominal.
B ( ) A forma verbal “foi criado” indica que a oração está na voz passiva e que há um agente expresso na frase.
C ( ) O elemento descontínuo “o que [...] é” atribui ênfase ao termo intercalado e não tem função sintática no período.
D ( ) Os elementos sublinhados em “de que o mundo” e “de que os humanos” estão funcionando como pronomes relativos cujo antecedente é “evolução”.
E ( ) O pronome sublinhado em “o predar” refere-se a “condomínio”.
Texto 4
Empresas podem ajudar a escalar a agricultura regenerativa
No início de novembro, líderes mundiais foram ao Egito para a COP27, a cúpula climática anual da ONU (Organização das Nações Unidas). A COP (Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) é uma oportunidade anual de reunir as principais partes interessadas na luta contra as mudanças climáticas e alinhar as prioridades para o próximo ano. Um dos temas em evidência da COP27, motivo de muitas discussões, foi a expansão da agricultura regenerativa.
Um relatório de 2014 mostra que 24% das emissões globais vêm do uso da terra, a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa depois da energia. Então, se vamos frear a mudança climática e manter o mundo dentro de 1,5 °C, devemos evoluir a maneira como cultivamos. A agricultura regenerativa faz isso, concentrando-se na saúde e na fertilidade do solo, sequestrando carbono, melhorando a saúde das reservas hidrográficas, aumentando a biodiversidade e melhorando a qualidade de vida dos produtores que cultivam nossos alimentos.
Em outras palavras, a agricultura regenerativa não apenas reduz as emissões, mas também pode acelerar a transição para um sistema alimentar mais saudável, sustentável e equitativo. E, no entanto, a agricultura regenerativa tem sido amplamente negligenciada quando se trata de negociações climáticas internacionais. Acredito que está na hora de isso mudar. É hora de enfrentar os desafios e explorar soluções que resultem na adoção generalizada dessas práticas potencialmente salvadoras do planeta.
Dito isso, a transição para métodos regenerativos levará tempo. Há muito trabalho a fazer para quebrar as barreiras que impedem a expansão dessas práticas. Em última análise, para que a agricultura regenerativa crie raízes, os produtores precisam de três coisas: apoio econômico, apoio social e cultural e apoio agronômico.
No final das contas, temos conhecimento, recursos e ferramentas. Está na hora de a agricultura regenerativa ocupar o centro do debate sobre o clima. Fazer deste momento um momento de ação, em que há um comprometimento coletivo em adotar essa alavanca crítica para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fortalecer nosso sistema alimentar global e elevar nossas comunidades. A hora de agir é agora.
AZEVEDO, Roberto. Forbes Agro. 25 de novembro de 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/11/comoempresas-podem-ajudar-a-escalar-a-agropecuaria-regenerativa. [Adaptado]. Acesso em: 18 jan. 2023.
UFSC 2023 - QUESTÃO 13
Com base no texto 4, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O título pode ser reescrito da seguinte maneira, sem alteração de sentido: “O dever das empresas junto ao equilíbrio da agricultura regenerativa”.
( ) As siglas ONU, COP27 e COP fazem menção ao mesmo evento ocorrido do início de novembro.
( ) Dados revelam que o modo de cultivo da terra é uma fonte de emissão de gases de efeito estufa.
( ) As negociações climáticas internacionais estão desatentas para o papel da agricultura regenerativa em relação à redução de emissões de gases.
( ) As expressões “Em outras palavras” (linha 14), “Dito isso” (linha 20) e “No final das contas” (linha 24) contribuem para orientar a interpretação do texto, criando elos entre as ideias.
A ( ) V – V – F – F – V
B ( ) F – F – V – F – V
C ( ) V – V – V – F – F
D ( ) F – F – V – V – V
E ( ) F – V – F – V – F
UFSC 2023 - QUESTÃO 14
Com base no texto 4, assinale a alternativa correta.
A ( ) A forma verbal sublinhada em “pode acelerar a transição” (linha 15) indica que somente a agricultura regenerativa é capaz de gerar um sistema alimentar mais saudável.
B ( ) No período que se inicia em “A agricultura regenerativa [...]” (linhas 10 a 13), a sequência de verbos no gerúndio expressa ideia de modo.
C ( ) Em “se vamos frear a mudança climática [...], devemos evoluir a maneira como cultivamos” (linhas 08 a 10), há uma relação de condicionalidade em que a situação expressa na segunda oração decorre da realização da primeira.
D ( ) O pronome sublinhado em “A agricultura regenerativa faz isso” (linha 10) faz referência ao conteúdo do relatório de 2014.
E ( ) Em “a agricultura regenerativa tem sido amplamente negligenciada” (linha 16), a substituição da forma verbal por “foi” não altera o significado da frase.
UFSC 2023 - QUESTÃO 15
Com base nos textos 1, 2, 3 e 4, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Há uma relação temática entre os quatro textos em torno da questão ambiental e do papel dos seres humanos na sua proteção.
II. As definições “época da dominação humana” (texto 1) e “teoria de que as ações humanas mudaram profundamente o funcionamento do planeta e de que isso constituiria uma nova era geológica” (texto 3) dizem respeito ao Antropoceno.
III. Os seguintes termos estão em consonância com os textos 1, 2, 3 e 4, respectivamente: “crescimento da população”, “conservação da biodiversidade”, “movimentação da vida” e “sistema alimentar sustentável”.
IV. Os textos pertencem a gêneros textuais diferentes: enquanto os dois primeiros são científicos, os dois últimos enfocam exemplos cotidianos e do senso comum.
V. O texto 2 se distancia tematicamente dos demais textos, pois desconsidera o debate sobre a renovação do ar.
A ( ) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
CONHECIMENTOS GERAIS
UFSC 2023 - QUESTÃO 16
Identifique os itens que correspondem a objetivos do desenvolvimento sustentável no campo social e assinale a alternativa correta.
I. Levar saúde e progresso cultural e material a todos.
II. Flexibilizar as leis trabalhistas para que as empresas possam recorrer a trabalhadores de países menos desenvolvidos.
III. Respeitar os modos de vida tradicionais (por exemplo, costumes, saberes e a forma de relação com a natureza).
IV. Harmonizar a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas no bem-estar social.
V. Combater a discriminação e práticas abusivas, como o trabalho infantil e o análogo à escravidão.
A ( ) Somente os itens I, III, IV e V estão corretos.
B ( ) Somente os itens II, III e V estão corretos.
C ( ) Somente os itens I, IV e V estão corretos.
D ( ) Somente os itens II e IV estão corretos.
E ( ) Todos os itens estão corretos.
UFSC 2023 - QUESTÃO 17
Em análise de ciclo de vida, a categoria de impacto “aquecimento global” está diretamente ligada ao fenômeno conhecido por “efeito estufa”. Sobre os gases responsáveis por esse fenômeno, é correto afirmar que:
A ( ) eles criam buracos na camada de ozônio, por isso os raios do Sol aquecem a Terra mais diretamente.
B ( ) eles são originários sobretudo da fotossíntese da biomassa em decomposição.
C ( ) o SO2 é o mais representativo.
D ( ) eles vão para a atmosfera e retêm parte da radiação solar infravermelha, que aumenta a temperatura da Terra.
E ( ) a pecuária não é contribuinte.
UFSC 2023 - QUESTÃO 18
Considere as afirmativas abaixo sobre a funcionalidade de “abas privadas” (ou “anônimas”) nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome e assinale a alternativa correta.
I. Bloqueiam o armazenamento de dados de navegação (cookies).
II. Forçam os dados a trafegarem codificados (HTTPS).
III. Possibilitam aos sites identificar o endereço IP de origem da requisição.
A ( ) Todas as afirmativas estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C ( ) Somente a afirmativa III está correta.
D ( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 19
Considere as afirmativas abaixo sobre segurança na Internet e assinale a alternativa correta.
I. Senhas com diversos caracteres dificultam a descoberta pela técnica de força bruta.
II. Ataques do tipo phishing usam e-mails com mensagens falsas objetivando acessar o e-mail do destinatário.
III. A abordagem de duplo fator de autenticação previne o acesso a contas caso a senha do usuário tenha sido comprometida.
A ( ) Todas as afirmativas estão corretas.
B ( ) Nenhuma das afirmativas está correta.
C ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
E ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 20
Analise as afirmativas abaixo sobre planilhas no Microsoft Excel em português, considerando a seguinte fórmula em uma célula Z1 que está selecionada, e assinale a alternativa correta. =soma(B$1;F$1)
I. Se arrastarmos para baixo pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(B$2;F$2).
II. Se arrastarmos para a direita pelo ícone quadrado (no canto inferior direito da célula), o conteúdo da nova célula será =soma(C$1;G$1).
III. O resultado armazenado na célula Z1 será a soma de todas as células entre B1 e F1.
A ( ) Somente a afirmativa II está correta.
B ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C ( ) Somente a afirmativa III está correta.
D ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
E ( ) Todas as afirmativas estão corretas.
UFSC 2023 - QUESTÃO 21
Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, podendo-se, entretanto, haver acumulação nos seguintes casos, desde que haja compatibilidade de horários:
A ( ) um cargo de motorista em uma prefeitura com um de assistente em administração em uma universidade pública federal.
B ( ) um cargo de enfermeiro vinculado ao Estado de Santa Catarina com um de enfermeiro vinculado a um hospital público federal.
C ( ) um cargo de professor em uma universidade pública federal, em regime de dedicação exclusiva, com um de professor em uma universidade pública estadual e um de médico em um hospital público municipal.
D ( ) um cargo de auditor fiscal da Receita Federal com um de fiscal de tributos municipais em uma prefeitura municipal.
E ( ) um cargo de cozinheiro em uma prefeitura municipal com um de motorista em outra prefeitura municipal.
UFSC 2023 - QUESTÃO 22
A Universidade Federal de Santa Catarina, nos termos de seu Estatuto, de seu Regimento e das leis que regem a sua atividade:
A ( ) é uma fundação mista – por vezes de direito público e por vezes de direito privado – sem fins lucrativos, que tem por finalidade, entre outras, a produção, sistematização e socialização do saber filosófico, científico e tecnológico.
B ( ) é uma autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Educação, com autonomia administrativa, didático-científica, de gestão financeira e disciplinar.
C ( ) é uma autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Educação, com autonomia didático-científica e disciplinar, mas sem autonomia administrativa e de gestão financeira.
D ( ) faz parte da administração pública direta, como órgão vinculado ao Ministério da Educação, com autonomia administrativa, didático-científica, de gestão financeira e disciplinar.
E ( ) faz parte da administração pública direta, como órgão vinculado ao Ministério da Educação, com autonomia didático-científica, mas sem autonomia disciplinar, administrativa e de gestão financeira.
INGLÊS
Text 1
Which is better: virtual office or physical office?
The decision to use a physical office vs a virtual office depends on your business goals and needs. Typically, the first question a company’s leadership asks is what kind of organizational strategy we want to employ: 100% in-office, fully remote, hybrid, or remote-first. If the organization chooses in office or hybrid, then a physical office will be required.
Physical office spaces allow all your employees to be in one central location. They offer an environment that provides face-to-face communication, and they can also be a great way to show off your brand with a custom address or building sign.
If your organization chooses to adopt a hybrid, 100% remote, or remote-first workplace strategy, then the company should invest in a virtual office. These organizational structures allow employees to work from home offices, coffee shops, parks, airplanes, hotels, and anywhere else with Internet access. It’s a great option if you have employees who work from home or are located in different parts of the world. It’s also a good choice if you want to avoid the high costs of owning or renting office space.
Overall, both virtual offices and physical offices have their benefits. It all depends on what you need from your business space. Virtual offices are often cheaper than physical offices. They don’t require a longterm commitment and they offer more flexibility. Physical offices are great for companies with employees in the same geography. They provide a professional work environment and offer the convenience of being able to work in the same space.
Source: https://www.kumospace.com/blog/virtual-office-vs-physical-office#. Accessed on: January 30th, 2023. [Adapted].
UFSC 2023 - QUESTÃO 23
According to text 1, it is correct to say that:
A ( ) virtual offices have no cost for the company.
B ( ) all employees prefer working from home.
C ( ) physical offices bring little visibility to companies.
D ( ) all companies should have a virtual office.
E ( ) both remote and physical offices have advantages.
UFSC 2023 - QUESTÃO 24
Examine the statements below and, considering the information in text 1, select the correct proposition.
I. Virtual offices are an option for companies that adopt a 100% remote strategy only.
II. Virtual offices cost as much as renting office space.
III. Employees working in a virtual office can work from home or other places.
IV. Physical offices offer more opportunities for face-to-face communication.
A ( ) Both statements II and III are correct.
B ( ) Both statements I and IV are correct.
C ( ) Both statements II and IV are correct.
D ( ) Both statements III and IV are correct.
E ( ) Both statements I and II are correct.
UFSC 2023 - QUESTÃO 25
Based on information from text 2, it is correct to affirm that the illustration:
A ( ) shows a person attending an online meeting.
B ( ) shows how important pets are for home office.
C ( ) suggests that kids disturb home office.
D ( ) demonstrates that home office is stress-free.
E ( ) advertises home office.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
UFSC 2023 - QUESTÃO 26
Com base nas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, qual deve ser o seguimento de uma paciente de 27 anos, hígida, cujo resultado do exame citopatológico de colo uterino foi “células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US)”?
A ( ) Repetir a citologia em 12 meses.
B ( ) Repetir a citologia em 6 meses.
C ( ) Repetir a citologia em 3 anos.
D ( ) Encaminhar para colposcopia.
E ( ) Encaminhar para cauterização da zona de transformação.
UFSC 2023 - QUESTÃO 27
Analise as situações abaixo e identifique quais são consideradas fatores de risco para câncer de endométrio. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Terapia estrogênica sem oposição
II. Terapia com tamoxifeno
III. Nuliparidade
IV. Síndrome dos ovários policísticos (anovulação crônica)
V. Síndrome de Lynch
VI. Hipertensão arterial sistêmica
A ( ) Somente os itens I, II, IV e VI estão corretos.
B ( ) Somente os itens II, III, V e VI estão corretos.
C ( ) Somente os itens I, II, III, IV e V estão corretos.
D ( ) Somente os itens I, III, IV e V estão corretos.
E ( ) Todos os itens estão corretos.
UFSC 2023 - QUESTÃO 28
Paciente de 42 anos, nulípara, eutrófica, com ciclos menstruais regulares, sem patologias conhecidas, vem a consulta especializada com queixa de perda de urina aos esforços. Nega tratamentos prévios. Traz exame parcial de urina normal e urocultura negativa. Nega urgência miccional, disúria, polaciúria ou noctúria. No exame, apresentou perda de urina à manobra de Valsalva e não foi identificada distopia genital. Frente ao quadro clínico apresentado, qual é a melhor conduta?
A ( ) Solicitar estudo urodinâmico.
B ( ) Indicar correção cirúrgica.
C ( ) Realizar teste terapêutico com anticolinérgico.
D ( ) Sugerir tratamento conservador, com exercícios de Kegel e fisioterapia.
E ( ) Indicar terapia a laser.
UFSC 2023 - QUESTÃO 29
Considerando o diagnóstico da síndrome pré-menstrual, assinale a alternativa correta.
A ( ) No transtorno disfórico pré-menstrual, os sintomas de raiva, irritabilidade e tensão interna são proeminentes, porém, por nem sempre estar associado a sintomas físicos, não deve ser considerado uma variante da síndrome pré-menstrual.
B ( ) A síndrome pré-menstrual é caracterizada pela presença de sintomas físicos e comportamentais (incluindo afetivos) que ocorrem de forma repetitiva na segunda metade do ciclo menstrual e interferem de forma significativa na vida da mulher.
C ( ) Os sintomas físicos ou emocionais leves por um a dois dias antes do início da menstruação como dor e inchaço nas mamas leves, experimentados pela maioria das mulheres em idade reprodutiva, mesmo sem causar sofrimento ou comprometimento funcional, devem ser considerados como síndrome pré-menstrual.
D ( ) A característica principal da síndrome pré-menstrual é o início recorrente dos sintomas durante o início da fase folicular do ciclo menstrual com um período sem sintomas logo após o início da menstruação, geralmente quando o fluxo menstrual termina.
E ( ) As concentrações séricas diárias de gonadotrofinas e esteroides sexuais são maiores nas mulheres com síndrome pré-menstrual do que nas mulheres sem síndrome pré-menstrual.
UFSC 2023 - QUESTÃO 30
Considerando o tratamento cirúrgico da endometriose, assinale a alternativa correta.
A ( ) Quando a cirurgia é realizada, pelo menor risco cirúrgico, deve-se optar pela ablação das lesões de endometriose em vez da excisão para reduzir a dor associada à endometriose.
B ( ) A ablação laparoscópica do nervo uterossacro deve ser sempre associada à cirurgia laparoscópica para endometriose, pois melhora significativamente a dor pós-operatória.
C ( ) A histerectomia (com ou sem remoção dos ovários) com remoção de todas as lesões visíveis de endometriose pode ser considerada naquelas mulheres que não desejam mais engravidar e não responderam a tratamentos conservadores. Contudo, devem ser informadas de que a histerectomia não necessariamente curará os sintomas da doença.
D ( ) Ao realizar cirurgia em mulheres com endometrioma ovariano, a drenagem e coagulação são preferíveis à cistectomia, pois a cistectomia reduz a reserva ovariana e não há diferença na recorrência de endometrioma e dor associados à endometriose.
E ( ) Recomenda-se prescrever tratamento hormonal pré-operatório para melhorar o resultado imediato da cirurgia para dor em mulheres com endometriose.
UFSC 2023 - QUESTÃO 31
Paciente de 32 anos procura a emergência pela presença de uma lesão vulvar. No exame observa-se uma lesão indolor de aproximadamente 2 cm com bordos elevados e endurecidos e com base limpa. Percebe-se linfadenopatia inguinal moderada, bilateral. Qual é o provável diagnóstico?
A ( ) Donovanose.
B ( ) Linfogranuloma venéreo.
C ( ) Úlcera de Lipschutz.
D ( ) Síndrome de Behçet.
E ( ) Sífilis primária.
UFSC 2023 - QUESTÃO 32
A respeito do líquen escleroso, assinale a alternativa correta.
A ( ) É uma condição dermatológica benigna, crônica e progressiva caracterizada por afinamento epitelial e alterações dérmicas distintas acompanhadas por sintomas de prurido e dor, sem associação com processos inflamatórios.
B ( ) O tratamento com um corticosteroide tópico superpotente, como o propionato de clobetasol, há muito é considerado o padrão de tratamento para essa doença.
C ( ) Geralmente ocorre apenas na região anogenital.
D ( ) Ocorre apenas nas mulheres na perimenopausa ou pós-menopausa.
E ( ) Cremes tópicos de testosterona são considerados tratamento de primeira linha para essa doença.
UFSC 2023 - QUESTÃO 33
Analise as situações abaixo e identifique as que são contraindicações absolutas à terapia hormonal estrogênica. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Evento prévio de tromboembolismo venoso ou acidente vascular cerebral
II. Doença hepática ativa
III. Sangramento vaginal inexplicável
IV. Enxaqueca
V. Ataque isquêmico transitório
VI. Diabetes mellitus
VII. Hipertensão arterial sistêmica
A ( ) Somente os itens I, III, IV e V estão corretos.
B ( ) Somente os itens II, III, V e VI estão corretos.
C ( ) Somente os itens I, II, V e VII estão corretos.
D ( ) Somente os itens III, VI e VII estão corretos.
E ( ) Somente os itens I, II, III e V estão corretos.
UFSC 2023 - QUESTÃO 34
Analise os itens abaixo e identifique os que apresentam critérios para diagnóstico de vulvodínia.
Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Dor localizada no vestíbulo vulvar podendo ou não envolver o clitóris
II. Ausência de causa identificável
III. Duração de pelo menos três meses
IV. Duração de pelo menos seis meses
V. Dor provocada com teste de ponto de pressão
VI. Ausência de pontos de gatilho
A ( ) Somente os itens I, II, III e V estão corretos.
B ( ) Somente os itens II, IV e V estão corretos.
C ( ) Somente os itens I, III e VI estão corretos.
D ( ) Somente os itens II, V e VI estão corretos.
E ( ) Somente os itens I, III e V estão corretos.
UFSC 2023 - QUESTÃO 35
Considerando os critérios de elegibilidade dos métodos contraceptivos, o implante subdérmico de etonogestrel em paciente de 34 anos, com enxaqueca com aura, em uso de topiramato 50 mg/d é classificado como qual categoria?
A ( ) Categoria 1 – o método pode ser utilizado sem restrições.
B ( ) Categoria 3 – o método não é recomendado a menos que outros métodos não estejam disponíveis.
C ( ) Categoria 3 – os riscos comprovados e teóricos decorrentes do uso do método, em geral, superam os benefícios.
D ( ) Categoria 2 – em geral o método pode ser utilizado.
E ( ) Categoria 4 – o método não deve ser usado, pois apresenta risco inaceitável.
UFSC 2023 - QUESTÃO 36
Em relação à síndrome dos ovários policísticos (SOP), considerando os critérios de Rotterdam, assinale a alternativa correta.
A ( ) Os critérios ultrassonográficos incluem a presença de quatro ou mais folículos em ambos os ovários, medindo 2 a 3 mm de diâmetro e/ou volume ovariano aumentado (> 8 mL).
B ( ) Para diagnóstico de SOP, é necessária a presença dos três critérios: oligomenorreia e/ou anovulação, sinais clínicos e/ou bioquímicos de hiperestrogenismo e ovários policísticos (por ultrassonografia).
C ( ) Algumas condições podem estar associadas à SOP, como hiperplasia adrenal congênita não clássica, doença da tireoide, tumores secretores de androgênio e hiperprolactinemia.
D ( ) A infertilidade é um critério necessário para o diagnóstico de SOP e deve ser considerada após um casal não obter gravidez no período de um ano, tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção.
E ( ) Se a paciente tem oligomenorreia e evidência de hiperandrogenismo e outras causas além da SOP foram descartadas, ela preenche os critérios para o diagnóstico de SOP e não é necessário fazer ultrassonografia.
UFSC 2023 - QUESTÃO 37
Qual falha no desenvolvimento do aparelho reprodutor feminino é responsável pelo útero unicorno?
A ( ) Fusão incompleta dos ductos paramesonéfricos.
B ( ) Falta de desenvolvimento total de um dos canais de Müller.
C ( ) Absorção cefálica e unilateral de um dos canais de Wolff.
D ( ) Desenvolvimento incompleto dos ductos mesonéfricos.
E ( ) Agenesia unilateral do seio urogenital cranial.
UFSC 2023 - QUESTÃO 38
Assinale a alternativa que está associada a um padrão sinusoidal da cardiotocografia.
A ( ) Trissomia do cromossoma 21.
B ( ) Taquissistolia uterina.
C ( ) Parvovírus B19.
D ( ) Síndrome antifosfolípide.
E ( ) Diabetes gestacional.
UFSC 2023 - QUESTÃO 39
Considerando uma paciente em trabalho de parto com feto em apresentação cefálica defletida de segundo grau, assinale a alternativa que apresenta a linha de orientação e o ponto de referência, respectivamente.
A ( ) Linha metópica e glabela.
B ( ) Sutura sagitometópica e bregma.
C ( ) Sutura sagital e lambda.
D ( ) Dorso e acrômio e dorso.
E ( ) Linha facial e mento.
UFSC 2023 - QUESTÃO 40
Quanto ao exame de cardiotocografia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em casos de restrição de crescimento fetal, variação de curto prazo inferior a 3,5 ms na cardiotocografia computadorizada esteve associada a acidemia metabólica.
II. Para gestações abaixo da 32ª semana, é caracterizada como aceleração transitória a variação de 5 bpm da frequência cardíaca fetal por 10 segundos.
III. Caso não se identifiquem duas acelerações transitórias no prazo de 20 minutos, o exame de cardiotocografia deverá ser prolongado até um período máximo de 40 minutos para uma análise conclusiva.
IV. A bradicardia fetal é caracterizada quando a linha de base da frequência cardíaca fetal se mantém abaixo de 120 bpm.
A ( ) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
B ( ) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
D ( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
E ( ) Somente a afirmativa III está correta.
UFSC 2023 - QUESTÃO 41
Quanto ao trabalho de parto prematuro, é correto afirmar que:
A ( ) a indometacina é droga de escolha para inibição do trabalho de parto prematuro em gestações acima de 32 semanas.
B ( ) o emprego de corticoide para amadurecimento pulmonar é mais eficaz em gestações com idade gestacional acima de 34 semanas.
C ( ) o uso de progesterona para prevenção do parto prematuro está indicado nos casos de parto prematuro prévio e/ou presença de medida do colo com menos de 3,5 cm em ultrassonografia de segundo trimestre.
D ( ) para neuroproteção fetal, é recomendada a infusão de sulfato de magnésio nos casos de parto prematuro iminente abaixo de 32 semanas.
E ( ) devido aos avanços médicos, a prematuridade deixou de ser um problema de saúde pública.
UFSC 2023 - QUESTÃO 42
Quanto à infecção pelo HIV na gestação, é correto afirmar que:
A ( ) para diminuir a chance de transmissão vertical, é recomendado o uso de esquema com múltiplas drogas antirretrovirais apenas em gestante convivendo com HIV com LT - CD4 baixo e carga viral elevada.
B ( ) em gestante convivendo com HIV com carga viral indetectável, deve-se empregar retroviral em monoterapia para diminuir o risco de efeitos adversos sobre o feto pela exposição desnecessária às medicações.
C ( ) para diminuir a chance de transmissão vertical, é recomendado o uso de esquema com múltiplas drogas antirretrovirais em toda gestante convivendo com HIV desde o início da gestação.
D ( ) a amamentação deve ser liberada e incentivada independentemente da carga viral materna.
E ( ) como a via de parto não influencia o risco de transmissão vertical, para diminuir as complicações maternas, recomenda-se sempre o parto vaginal.
UFSC 2023 - QUESTÃO 43
Gestante de 33 semanas, previamente hígida, foi internada em enfermaria de alto risco por aumento da pressão arterial (máximo de 140/95 mmHg) iniciado há uma semana. Exames laboratoriais demonstraram: hemoglobina: 13 g/dL; plaquetas: 105.000 mm3 ; TGO: 112 U/L; creatinina: 1,4 mg/dL; LDH: 580; ácido úrico: 6,7; proteinúria de 24 horas: 2 g. Após dois dias, apresentou cefaleia intensa, náuseas, dois episódios de vômitos, amaurose e PA de 150/110 mmHg seguida de crise convulsiva. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta a ser
tomada?
A ( ) Eclâmpsia; sulfatação, tratamento da crise hipertensiva e interrupção da gestação assim que houver estabilização do quadro.
B ( ) Eclâmpsia; diazepam endovenoso para controle da crise convulsiva e interrupção imediata da gestação.
C ( ) Epilepsia; uso de anticonvulsivante oral e interrupção da gestação com 40 semanas.
D ( ) Fígado gorduroso da gestação; interrupção imediata da gestação.
E ( ) Pré-eclâmpsia com sinais de gravidade; tratamento da hipertensão com anti hipertensivo oral, uso de corticoide para amadurecimento pulmonar, conduta expectante até 37 semanas se houver bom controle da pressão arterial e do bem-estar fetal.
UFSC 2023 - QUESTÃO 44
Gestante de 32 semanas e 5 dias realizou exame ultrassonográfico e dopplervelocimétrico de rotina que evidenciaram feto com peso no percentil 3, volume de líquido amniótico normal, diástole reversa nas artérias umbilicais e ducto venoso com onda A reversa. A gestante refere boa movimentação fetal. Os exames foram repetidos após 12 horas e evidenciaram os mesmos achados. Qual é a melhor conduta a ser adotada?
A ( ) Como os movimentos fetais estão mantidos, aguardar até 34 semanas para interromper a gestação.
B ( ) Por se tratar de quadro leve de retardo de crescimento fetal (estádio I), fazer acompanhamento do bem-estar fetal semanal. Se o quadro estiver inalterado, interromper com 37 semanas.
C ( ) Conduta expectante; interrupção imediata da gestação se desenvolver oligodrâmnio importante.
D ( ) Por se tratar de quadro de feto pequeno para idade gestacional, manter a gestação até 3 -40 semanas.
E ( ) Interrupção da gestação, preferencialmente em hospital com unidade de terapia intensiva neonatal.
UFSC 2023 - QUESTÃO 45
Quanto à infecção urinária em gestante, é correto afirmar que:
A ( ) por ser uma infecção frequente na gestação e não trazer maiores riscos para a mãe ou o feto, a cistite e a pielonefrite devem ser tratadas preferencialmente com antibiótico oral.
B ( ) por ser assintomática, não há necessidade ou benefício de tratamento da bacteriúria assintomática durante a gestação.
C ( ) a profilaxia antibiótica está indicada apenas após o terceiro episódio de pielonefrite na gestação.
D ( ) a pielonefrite é uma das principais causas de sepse materna, devendo ser prontamente tratada com antibiótico sistêmico.
E ( ) não há associação entre infecção urinária e trabalho de parto prematuro.
UFSC 2023 - QUESTÃO 46
O rastreio universal do estreptococo do grupo B na gestação e a utilização de antimicrobianos no momento do parto nas pacientes colonizadas diminuiu de forma significativa a prevalência de sepse neonatal precoce. Qual antimicrobiano descrito abaixo é considerado a primeira escolha em gestantes não alérgicas?
A ( ) Penicilina cristalina.
B ( ) Tetraciclina.
C ( ) Eritromicina.
D ( ) Vancomicina.
E ( ) Cefazolina.
UFSC 2023 - QUESTÃO 47
Quanto à disfunção tireoidiana na gestação, é correto afirmar que:
A ( ) pelos riscos de complicações maternas e fetais, a presença de TSH suprimido sempre requer tratamento na gestação, independentemente dos sintomas e dos valores de T3 e T4.
B ( ) por ser uma doença crônica, não há necessidade de mudança na dose de reposição do hormônio tireoidiano nas gestantes com hipotireoidismo prévio à gestação.
C ( ) hipertireoidismo não tratado na gestação está relacionado a déficit cognitivo na infância.
D ( ) a droga de primeira escolha para o tratamento do hipertireoidismo na gestação é o metimazol no primeiro trimestre e propiltiouracil nos demais.
E ( ) a tireotoxicose gestacional transitória com supressão do TSH na primeira metade da gestação é uma condição leve, geralmente assintomática, que não requer tratamento.
UFSC 2023 - QUESTÃO 48
Gestante de 12 semanas traz exame de VDRL positivo 1:4 e teste rápido de sífilis positivo. Está assintomática e não recebeu tratamento prévio para sífilis. Diante do quadro, é correto afirmar que:
A ( ) não há necessidade de tratar, pois os níveis de VDRL estão baixos.
B ( ) a penicilina é a única medicação considerada eficaz para o tratamento e a prevenção de transmissão vertical.
C ( ) a transmissão vertical só ocorre na presença de infecção primária e secundária no primeiro trimestre.
D ( ) espera-se queda de duas titulações em duas semanas após o término do tratamento.
E ( ) não há necessidade de controle VDRL, pois a titulação é baixa e o tratamento é efetivo.
UFSC 2023 - QUESTÃO 49
Paciente G3 P2, idade gestacional de 40 semanas, internou em trabalho de parto com 4 cm de dilatação do colo uterino, bolsa amniótica íntegra, apresentação em plano -2 DeLee, 3 contrações uterinas efetivas em 10 minutos, frequência cardíaca fetal de 144 bpm. Após duas horas, estava com 7 cm de dilatação do colo uterino e apresentação em plano 0 de DeLee. Nas quatro horas seguintes, não houve progressão do trabalho de parto devido à diminuição da frequência das contrações. Qual é a conduta mais indicada para facilitar o parto?
A ( ) Cesariana.
B ( ) Trata-se de evolução normal do trabalho de parto, sem necessidade de intervenção.
C ( ) Orientar métodos não farmacológicos de alívio da dor.
D ( ) Realizar amniotomia ou iniciar infusão de ocitocina.
E ( ) Realizar analgesia de parto.
UFSC 2023 - QUESTÃO 50
Primigesta de 37 semanas dá entrada na emergência referindo mal-estar, anorexia, náuseas e vômitos frequentes, dor em abdome superior, polidipsia e poliúria. No exame apresenta PA 130/80 mmHg, icterícia +++/4 e distensão abdominal às custas de ascite. BCF: 140 bpm. Boa movimentação fetal. Os exames laboratoriais deram os seguintes resultados: hemoglobina 10 g/dL, plaquetas 90.000 mm3, TAP e TTPa alargados, fibrinogênio 280 mg/dL, creatinina 1,7 mg/dL, glicemia 42 mg/dL, bilirrubinas 4,5 mg/dL às custas da direta, TGP 270 U/L e TGO 240 U/L. Parcial de urina com vestígios de proteína, sem hematúria. Sorologias para hepatite negativas. Diante do quadro apresentado, qual é o diagnóstico mais provável?
A ( ) Síndrome HELLP.
B ( ) Púrpura trombocitopênica trombótica.
C ( ) Fígado gorduroso da gestação.
D ( ) Síndrome hemolítica urêmica.
E ( ) Sepse.
COMENTÁRIOS