Questões de Neurociência e Comportamento do Consumidor com Gabarito QUESTÃO 01 Ao longo do processo de experimentação, aprendemos a generali...
Questões de Neurociência e Comportamento do Consumidor com Gabarito
QUESTÃO 01
Ao longo do processo de experimentação, aprendemos a generalizar estímulos. Essas generalizações são de extrema importância para a tomada de decisão dos consumidores. Indique a opção abaixo que melhor caracteriza a generalização de estímulos do ponto de vista do comportamento do consumidor:
A) Resposta negativa a um estímulo após qualquer tipo de experiência sensorial.
B) Resposta a um estímulo subsequente de forma parecida àquela que respondemos ao estímulo original, desde que esses estímulos sejam similares.
C) Resposta a um estímulo subsequente de forma diferente daquela que respondemos ao estímulo original, desde que esses estímulos sejam similares.
D) Resposta positiva a um estímulo após qualquer tipo de experiência sensorial.
E) Resposta tardia a um estímulo em decorrência da multiplicidade de processos cognitivos.
QUESTÃO 02
Como seres sociais, os consumidores são amplamente influenciados pelos diferentes tipos de grupos. Indique abaixo a definição mais apropriada para os chamados grupos dissociativos:
A) São grupos com os quais os consumidores não desejam se associar.
B) São grupos que se fragmentaram por divergências de crenças e valores.
C) São grupos com os quais os consumidores tentam, mas não conseguem se associar.
D) São grupos que rejeitam consumidores com certas características.
E) São grupos com os quais os consumidores pertencentes se dissociam positivamente dos não pertencentes.
QUESTÃO 03
Uma das preocupações com o uso do Neuromarketing se refere aos participantes dos estudos. A participação de grupos como consumidores compulsivos gera preocupações de cunho ético, porque:
A) Os consumidores compulsivos fazem suas escolhas de modo mais impulsivo que os consumidores não compulsivos.
B) Os estudos de atividade biométrica podem ser danosos a consumidores compulsivos, mas não a consumidores não compulsivos.
C) Os consumidores compulsivos não podem responder a um termo de consentimento informado nos estudos.
D) Os consumidores compulsivos requerem cuidados médicos específicos na condução dos estudos de neuroimagem quando comparados aos consumidores não compulsivos.
E) Ao descobrir as diferenças nos padrões cerebrais de consumidores compulsivos e não compulsivos, os profissionais de marketing podem tentar promover um aumento excessivo no consumo.
QUESTÃO 04
O Neuromarketing envolve uma série de questões sensíveis do ponto de vista ético. Assinale a alternativa que não representa uma crítica sobre os aspectos éticos relacionado ao Neuromarketing:
A) Ausência de regulamentação específica.
B) Possível incentivo ao consumo excessivo.
C) Influência nos consumidores de modo inconsciente.
D) Possível de ameaça à privacidade dos participantes nos estudos.
E) Preço excessivamente caro, o que causa uma competição desleal.
QUESTÃO 05
Quais dos itens abaixo contém alguma variável que não indica fatores ambientais que afetam a segmentação de mercado:
A) Tendências demográficas e tecnológicas.
B) Tendências tecnológicas.
C) Tendências culturais e emocionais.
D) Tendências políticas e culturais.
E) Todas as alternativas estão incorretas.
QUESTÃO 06
O mercado consumidor é bastante heterogêneo, isso significa que:
A) Ele é o caracterizado por consumidores com demandas divergentes, mas que ao final tendem a escolher os mesmos produtos.
B) Ele é caracterizado por consumidores com demandas divergentes para alguns poucos produtos e serviços e, na grande maioria dos casos, é o caracterizado por consumidores com demandas convergentes.
C) Ele é caracterizado por consumidores com demandas divergentes, sendo impossível compreendê-las.
D) Ele é o caracterizado por consumidores com demandas divergentes, ou seja, as exigências de compras são variadas e os consumidores são diferentes.
E) Ele é o caracterizado por consumidores com demandas convergentes.
QUESTÃO 07
Qual item NÃO contém uma variável relevante para definir a metodologia de uma pesquisa de mercado:
A) A relevância das conclusões.
B) Todas as alternativas estão incorretas.
C) Aspectos associados a ética.
D) O custo.
E) O método utilizado na pesquisa anterior relacionado a um tema diferente ao estudado na pesquisa atual.
QUESTÃO 08
Qual item NÃO apresenta um potencial uso para pesquisa de mercado:
A) Melhoria de processos de atendimento.
B) Todas as alternativas estão incorretas.
C) Realização de pesquisa de clima.
D) Reposicionamento de marca.
E) Aumento da rentabilidade de produtos.
QUESTÃO 09
Indique a alternativa abaixo que melhor define o conceito de inovação disruptiva:
A) A inovação disruptiva é aquela que ocorre de forma gradual e paulatina.
B) A inovação disruptiva é aquela na qual o novo produto carrega em si muitas características de um produto anterior, com apenas algumas mudanças marginais.
C) A inovação disruptiva é aquela que demanda um alto grau de investimentos.
D) A inovação disruptiva é aquela que ocorre de forma abrupta e frequentemente cria um nicho de mercado ou impulsiona um mercado já existente.
E) A inovação disruptiva é aquela que falha em atingir os seus objetivos por romper com as características dos produtos tradicionais.
QUESTÃO 10
Indique a alternativa abaixo que identifica corretamente as etapas presentes no modelo de adoção de novas tecnologias (ou inovações):
A) 1- Interesse, 2- Experimentação, 3- Avaliação, 4- Adoção, 5- Conscientização.
B) 1- Conscientização, 2- Interesse, 3- Avaliação, 4- experimentação, 5- Adoção.
C) 1- Interesse, 2- Experimentação, 3- Adoção, 4- Conscientização.
D) 1- Interesse, 2- Avaliação, 3- Experimentação, 4- Adoção, 5- Conscientização.
E) 1- Conscientização, 2- Experimentação, 3- Adoção.
QUESTÃO 01
Qual é a principal diferença entre os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa em Neuromarketing?
A) Os dois métodos de pesquisa são similares e entendem o comportamento do consumidor de forma objetiva.
B) A pesquisa quantitativa estuda o comportamento do consumidor a partir da observação e é subjetiva, enquanto a qualitativa quantifica os eventos.
C) A pesquisa qualitativa estuda o comportamento do consumidor a partir da observação e é subjetiva, enquanto a quantitativa quantifica os eventos.
D) Os dois métodos de pesquisa são similares e entendem o comportamento do consumidor de forma subjetiva, concisa e consciente.
E) A pesquisa qualitativa estuda o comportamento do consumidor a partir da observação e é objetiva, enquanto a quantitativa quantifica os eventos.
QUESTÃO 02
Identifique a disciplina que corresponde à definição a seguir:
Área proveniente da interdisciplinaridade entre conhecimentos da Psicologia, da Neurociência, da Economia e do Marketing, que, por meio do estudo da Neurofisiologia, busca complementar a compreensão sobre comportamento humano em suas relações com o mercado.
A) Neurociência do consumidor.
B) Neuromarketing.
C) Neurobiologia.
D) Neurologia.
E) Neuroeconomia.
QUESTÃO 03
Indique qual empresa de mercado não realiza segmentação de mercado:
A) Empresa A: oferece um mesmo produto para todos os consumidores, porque já realizou pesquisa de marketing e sabe que seu produto já atinge um grupo menos e homogêneo de consumidores, com hábitos de compra e desejos bem parecidos entre si.
B) Empresa B: oferece uma certa variedade de produtos, cada um segmentado para um grupo específico de consumidores. Ela realizou pesquisa de mercado e segmentou os clientes em grupos menores e mais homogêneos. Assim, conseguiu desenvolver produtos e ações de marketing com pequenas variações que agradam bastante a cada um desses segmentos de consumidores que a empresa decidiu atender.
C) Empresa D: oferece uma enorme variedade de cores de embalagem de seus produtos. Ela não realizou pesquisa de mercado e não segmentou os clientes em grupos menores e mais homogêneos. Mas atende a uma vontade dos gestores de marketing de oferecer produtos com grandes variações de cores, por achar que todos os consumidores gostam de comprar produtos com cores diferentes.
D) Empresa E: oferece uma variedade de produtos de acordo com as diferentes classes sociais. A partir de uma pesquisa de mercado, os diretores da companhia perceberam que alguns produtos tinham mais apelo para as classes mais altas, enquanto outros tinham mais apelo para as classes sociais mais baixas.
E) Empresa C: oferece um mesmo produto para todos os consumidores, porque já realizou pesquisa de marketing e, mesmo sabendo que seu produto não atende bem a todos os consumidores, ela pretende manter a decisão do dono da empresa de ter um mesmo produto e uma mesma estratégia de marketing para todas os consumidores, igualmente.
QUESTÃO 04
Indique a alternativa abaixo que identifica corretamente os estágios do ciclo de vida do produto:
A) 1- Introdução, 2- Crescimento Acelerado, 3- Crescimento Reduzido, 4- Maturidade, 5- Declínio.
B) 1- Introdução, 2- Crescimento, 3- Maturidade, 4- Declínio, 5- Retomada.
C) 1- Introdução, 2- Crescimento, 3- Maturidade, 4- Retomada.
D) 1- Introdução, 2- Crescimento, 3- Maturidade, 4- Declínio.
E) 1- Introdução, 2- Crescimento Acelerado, 3- Crescimento Reduzido, 4- Maturidade, 5- Retomada.
COMENTÁRIOS