Prova Educação Física (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Educação Física (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: Considerando a figura acima, que representa os estágios do desenvolvimento motor da criança e do adolescente e o âmbito de atuação de um professor de Educação Física nos níveis de ensino fundamental e médio, é correto afirmar que a intervenção docente por meio de um programa de Educação Física escolar deve ser promovida durante as fases motoras
A) rudimentar, fundamental e especializada, visando à prática de atividade física esportiva.
B) rudimentar e fundamental, visando à prática de atividade física na vida diária e recreativa.
C) reflexiva e rudimentar, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
D) fundamental e especializada, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
E) rudimentar, fundamental e especializada, visando à prática de atividade física na vida diária, recreativa e esportiva.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: De um lado, professores que acreditam que jogar vôlei e futebol supre a necessidade das práticas propostas para a disciplina de Educação Física. De outro, estudantes que só querem ir para a quadra bater bola e conversar com os amigos. Nesse cenário cada vez mais comum nas escolas, segundo os especialistas da área, o tempo que deveria ser aproveitado para conhecer a cultura do corpo é desperdiçado e as crianças deixam de ter contato com objetos de conhecimento muito importantes.
Um deles é a saúde. “As aulas precisam ser planejadas de maneira ampla para possibilitar a discussão a respeito do que é qualidade de vida e o que tem de ser feito para alcançá-la”, explica um pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Para isso, não é preciso deixar de lado as atividades mais tradicionais, em que a garotada entra em campo e sua a camisa.
É só combiná-las com a discussão de temas que envolvam conceitos de busca e manutenção da saúde, destacando as características de cada prática e o modo como elas devem ser vivenciadas para beneficiar o corpo. Esse enfoque teórico é fundamental, pois apenas praticar exercícios físicos por duas vezes semanais durante cerca de 45 minutos — tempo que a disciplina ocupa na grade curricular — não é o suficiente para provocar alterações significativas no organismo dos alunos.
Disponível em: <hrtps;//novaescola.org.br>. Acesso em: 16 jul. 2017 (adaptado).
A partir das informações apresentadas e considerando a necessidade de a Educação Física escolar contemplar os conhecimentos a respeito de saúde e qualidade de vida, avalie as afirmações a seguir.
I. A promoção de atividades corporais visa estabelecer relações equilibradas e construtivas, de forma a reconhecer e respeitar as características físicas e de desempenho dos alunos, sem discriminação física, sexual e social.
II. O planejamento das aulas de Educação Física objetiva a adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, com o repúdio de qualquer espécie de violência.
III. As práticas de alongamento comprometidas com a promoção da saúde exigem espaços físicos com dimensões e equipamentos específicos para sua realização.
IV. Os exercícios físicos realizados em ambientes fora da escola possibilitam a diversificação de atividades físicas e o estímulo a hábitos de vida saudáveis.
V. A Educação Física escolar tem um contexto pedagógico e educacional que visa ao desenvolvimento do treinamento esportivo.
É correto apenas o que se afirma em
A) III e V.
B) I, II e IV.
C) I, II e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Estima-se que, em 2020, haverá aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescentes obesos. Diversos são os métodos para identificar a obesidade entre crianças e adolescentes, entre os quais se incluem os métodos indiretos, cujo alto custo impossibilita a sua utilização no ambiente escolar, e os duplamente indiretos.
ONIS, M.; BLÓSSNER, M.; BORGHI, E. Global prevalence and trends.
f overweight and obesity among preschool chiláren.
"The American Journal of Clinical Nutrition. November.
v.1, n.92, 1257-1264, 2010 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as afirmações 2 seguir, acerca das vantagens e desvantagens dos métodos duplamente indiretos.
I. Entre os métodos duplamente indiretos, incluem-se as medidas de dobras cutâneas, as medidas de circunferência e a bioimpedância.
II. Os métodos duplamente indiretos não possuem qualidades psicométricas adequadas que permitam ao avaliador determinar a composição corporal.
III. Apesar de sua fragilidade, o índice de massa corporal (IMC) é uma medida aceita em estudos epidemiológicos.
IV. O recíproco do índice ponderal (RIP) é mais específico e sensível à medida de composição corporal em adultos que o IMC.
V. A relação cintura-quadril (RCQ) é um método duplamente indireto que mensura a distribuição de gordura corporal total.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: O nível de motivação no processo de aprendizagem de uma nova habilidade é extremamente importante, podendo ser explicado pela teoria do U invertido, representada na figura a seguir.
MAGIUL, R. . Aprendizagem motora: conceitos e aplicações,
São Paulo: Edgard Blúcher, 2000 (adaptado).
Considerando a teoria do U invertido, avalie as afirmações a seguir.
I. Baixos níveis de motivação estão associados 2a baixo nível de aprendizagem.
II. Altos níveis de motivação estão associados a altos níveis de aprendizagem.
III. Ótimos níveis de motivação estão associados a moderados níveis de aprendizagem.
IV. A motivação deve ser otimizada de acordo com a atividade a ser realizada.
V. A utilização de componentes lúdicos (jogos e brincadeiras) em nível ótimo pode estar associada a altos níveis de aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: No ano de 2009, os legisladores da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, por meio de políticas nacionais de inclusão escolar, instituíram as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, com base no documento final da Declaração de Salamanca (1994), em que governantes e delegados, representando 88 governos e 25 organizações internacionais, em assembleia, reafirmaram a estrutura de ação em educação especial a seguir.
“O princípio que orienta esta estrutura é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares. No contexto dessa estrutura, o termo “necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem”.
Disponível em: <http://portal.mec.gov/br>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Com base nas Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica e na Declaração de Salamanca (1994), conclui-se que, nas aulas inclusivas, o professor deve
A) respeitar a dificuldade do aluno pertencente ao público alvo de educação especial, planejando e elaborando atividades diferentes em consonância com as limitações impostas por sua condição, o que facilita o seu processo de inclusão escolar.
B) estar preparado para lidar com as diferentes necessidades de aprendizagem de cada aluno, inclusive com as dos estudantes com deficiência.
C) respeitar a dificuldade do aluno pertencente ao público alvo de educação especial, planejando e elaborando avaliações simplificadas e individualizadas.
D) delegar ao aluno pertencente ao público alvo de educação especial a responsabilidade por definir os parâmetros de sua própria avaliação.
E) evitar atividades que demandem a adaptação pedagógica ou a utilização de tecnologias assistivas para atendimento educacional especializado.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: As práticas avaliativas devem estar em consonância com os procedimentos metodológicos, dada a necessidade de se aplicar estratégias de ensino alinhadas aos objetivos da educação básica.
Com base em uma perspectiva crítica acerca do ensino de Educação Física, a avaliação deve considerar
A) a seleção e a classificação dos estudantes por meio de testes.
B) o acompanhamento por meio de lista de presença, vinculando a nota ao número de faltas.
C) o estágio de desenvolvimento das destrezas motoras e a habilidade técnica de cada estudante.
D) o diagnóstico dos progressos do estudante na recondução dos processos de ensino aprendizagem.
E) o desempenho técnico, atrelando a nota do estudante ao grau de aproximação do padrão motor correto.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: Hoje, dada a falta de espaço, de tempo e em razão das influências midiáticas, as experiências de movimento das crianças restringem-se às advindas das mídias eletrônicas, principalmente da televisão. Com isso, pode-se dizer que as referências de brincadeiras e brinquedos estão quase sempre ligadas aos personagens dos jogos e desenhos eletrônicos, o que resulta na diminuição do repertório de experiências das crianças.
SARAIA, M. C. et al. Dança e formação para o lazer: investigando
conteúdos e metodologias. In: FALCÃO, ). L. C.; SARAIVA, M. C.
(Orgs). Práticas corporais no contexto contemporâneo: (InJtensas
experiências. Florianópoli: Copiart, 2009 (adaptado).
Considerando que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de Educação Física deve oportunizar uma diversidade de experiências corporais aos seus alunos, avalie as afirmações a seguir.
I. O professor deve entender a importância da vivência de diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e permitir que seus alunos percebam como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana.
II. O professor deve obter informações acerca de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular, muitas vezes esquecidos ou marginalizados pela sociedade, para ampliar o espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.
III. O professor deve deter um vasto conhecimento das culturas corporais do movimento e, portanto, desconsiderar os conteúdos associados aos jogos eletrônicos, uma vez que estes não contribuem para o desenvolvimento motor e para a saúde das crianças.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2017 - QUESTÃO 16 - ANULADA
QUESTÃO 17
ENADE 2017: O conhecimento antropológico da nossa cultura passa, inevitavelmente, pelo conhecimento das outras culturas, e devemos reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única. Apesar das diferenças entre as várias sociedades, existem semelhanças entre os seres humanos, das quais a mais interessante é a capacidade de se diferenciarem uns dos outros, de se expressarem das mais variadas formas, sem perderem a condição de seres humanos.
IDAOLIO, . Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995
(adaptado).
Considerando que os atores da escola possuem distintos repertórios culturais e que a Educação Física é uma disciplina que estuda o movimento, significado de forma particular pelas diversas culturas, assinale a opção correta.
A) O professor de Educação Física deve conhecer todas as manifestações culturais da turma e desenvolver as atividades previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
B) O professor de Educação Física é responsável por identificar as diferentes manifestações culturais da turma e promover condições para que os alunos possam propor atividades para a aula.
C) A escola deve prever, em seu projeto político- pedagógico, ações que priorizem as variadas manifestações culturais, privilegiando práticas corporais olímpicas.
D) O professor de Educação Física, ao analisar as manifestações culturais da turma, deve selecionar os conteúdos com base na hegemonia cultural identificada.
E) O projeto político-pedagógico da escola deve prescrever as práticas corporais a serem promovidas e disseminadas, cabendo ao professor cumprir tais orientações.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: Quando observamos atualmente tantos projetos que pretensamente promovem inclusão social por meio do esporte educacional (na escola e fora dela), parece-nos ser muito mais importante, necessário e urgente à Educação Física escolar preocupar-se em tentar garantir a inclusão dos cidadãos sob nossa responsabilidade pedagógica na cultura esportiva, não apenas como atores sociais a desempenhar papéis em roteiros esportivos escritos por outros, mas principalmente como autores e produtores da sua própria relação com esporte.
Uma relação educativa que se construa com base na perspectiva da apropriação crítica e criativa dos saberes/ fazeres da cultura de movimento e da construção autônoma e participativa da cidadania emancipada para todos, no esporte e para além dele.
PIRES, G. L; SIIVEIRA, 1. Esporte educacional... existe? Tarefa e
Compromisso da Educação Física com o esporte na escola.
In: SIWVA, M. R. (Org ) Esporte, educação, Estado e sociedade: 2s
políticas públicas em foco. Chapecó: Argos, 2007 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um dos objetivos da Educação Física é socializar a cultura esportiva e garantir que todos os alunos compreendam, vivenciem e se apropriem do esporte, a ponto de reconstruí-lo.
PORQUE
II. Ao oferecer condições aos alunos de desenvolver a razão crítica, a análise da complexidade da realidade esportiva e o agir coletivamente, a Educação Física estará contribuindo para uma educação emancipatória.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: No âmbito educacional, entre os vários marcos legais criados, as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na educação básica (Resolução CNE nº 2, 2001) configuraram a necessidade e a urgência da elaboração de normas pelos sistemas de ensino e educação para o atendimento dessa população, visando à construção de modelos educativos em prol da universalização do ensino e com foco na atenção à diversidade na educação brasileira.
A formação de professores é elemento central para elevar a qualidade da educação brasileira, na perspectiva da implementação da política da educação inclusiva.
Considerando a importância do professor de Educação Física no processo de construção de modelos pedagógicos que promovam a efetiva inclusão na escola, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a adoção de estratégias didático-pedagógicas que atendam a todos os alunos, respeitem suas diferenças e os estimulem ao maior conhecimento de si mesmos e de suas potencialidades.
II. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a adoção de estratégias didático-pedagógicas pautadas em conhecimentos de conteúdos de cunho técnico desportivo, corporal e biológico, visando ao desenvolvimento de atividades que priorizem o desempenho físico e técnico do aluno.
III. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem discussões que possibilitem a reflexão acerca da própria prática pedagógica do docente, com a adoção de estratégias voltadas para atividades corporais que permitam relações mais equilibradas, por meio do reconhecimento e do respeito às características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminação por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
IV. Os processos formativos do professor de Educação Física pressupõem a compreensão de que o a atendimento escolar aos direitos dos alunos com deficiência, implicam uma mudança no interior da escola, pautada em uma abordagem metodológica de ensino e aprendizagem que permita a todos a possibilidade de usufruir das diferentes manifestações de cultura corporal, em benefício
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) I e III.
D) I, III e IV.
E)II, III e IV.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: A ação docente comprometida com o desenvolvimento de processos educativos de qualidade é planejada e intencional, estando articulada aos contextos políticos, econômicos e Sociais. Ao ampliarem a concepção de conteúdos no planejamento e na gestão da sala de aula, os processos educativos passam a ser percebidos como conjuntos de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes que orientam a atuação social. Para alcance desta percepção os conteúdos de aprendizagem são agrupados em três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal
(COLL, ; POZO, .; SARABIA, E ; VALIS, E. Os conteúdos na reforma:
ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes.
Porto Alegre: Artmed, 2000 (adaptado).
No que se refere ao aporte dessas dimensões à elaboração do plano de aula, execução das atividades planejadas e avaliação nas aulas da Educação Física, é correto afirmar que
A) compreender e analisar conteúdos acerca das práticas abordadas na Educação Física são ações referentes à dimensão conceitual.
B) conhecer conteúdos, fatos, definições e princípios constituem ação sobre a organização dessala de aula e, portanto, referente à dimensão procedimental.
C) vivenciar fundamentos e técnicas das brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas consiste em ação pedagógica que corresponde à dimensão conceitual.
D) reconhecer e respeitar os próprios limites e os dos colegas no desenvolvimento das atividades propostas pelo professor são ações que condizem com a dimensão procedimental.
E) conhecer os princípios, fundamentos e transformações da Educação Física de acordo com a proposta de cada unidade temática da disciplina é ação pertinente à dimensão atitudinal.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: Durante as aulas de Educação Física, tematizando o voleibol, um professor apresenta a imagem abaixo aos estudantes de 9º ano do ensino fundamental. O objetivo da atividade foi reconhecer as alavancas e grupos musculares utilizados durante o movimento de saque no voleibol.
Com base na figura, avalie as afirmações a seguir, sobre os movimentos das alavancas e grupos musculares localizados nas regiões corporais circuladas.
I. O músculo tríceps braquial atua como antagonista no movimento de extensão de cotovelo durante a realização do saque no voleibol.
II. Os músculos do quadríceps atuam como agonistas no movimento de extensão do joelho, que ocorre a partir de uma alavanca de terceira classe.
III. O fêmur forma uma alavanca de primeira classe durante a extensão do joelho no salto, sendo o quadríceps o antagonista no movimento.
IV. O bíceps femoral, localizado na parte posterior da coxa, exerce a função de agonista durante o movimento de extensão do joelho.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: Um professor de Educação Física decide trabalhar com sua turma o tema danças. Para isso, pede que os alunos perguntem aos seus pais as origens de seus avós ou bisavós e que pesquisem em vídeos disponibilizados na internet as danças praticadas no local em que seus avós e bisavós nasceram.
Uma vez realizada a pesquisa, nas aulas seguintes, os alunos se apresentam vestidos com trajes típicos e ensinam aos colegas os movimentos e as coreografias visualizadas. O professor estimula a comparação dos gestos presentes nas danças provenientes de diferentes localidades e tenta relacioná-los com a cultura à qual estão associados.
Considerando que o professor trabalha sob a perspectiva crítico-emancipatória, fundamentada na ação comunicativa, assinale a opção que corresponde à estratégia pedagógica correta a ser adotada pelo docente após a realização da atividade mencionada no texto.
A) Avaliar o desempenho dos alunos nas diferentes danças e atribuir conceito máximo aos que tenham constituído a indumentária mais representativa da cultura pesquisada.
B) Avaliar o desempenho motor dos alunos nas diferentes danças e atribuir conceito máximo aos grupos que tenham realizado os movimentos mais complexos.
C) Solicitar aos alunos que escolham uma das danças, entre as apresentadas por outros colegas, para que realizem nova pesquisa, corrigindo os erros dos colegas em suas pesquisas originais.
D) Submeter os alunos a uma prova escrita com enfoque nos conhecimentos acerca dos locais e culturas representados nas danças.
E) Dialogar com a turma a respeito da vivência, pedindo aos alunos que exponham o que aprenderam e sugiram modificações para novas experiências.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: No desenvolvimento profissional em Educação Física, o docente agrega uma gama de expectativas, perspectivas e valores que auxiliam na definição de sua identidade profissional. Contudo, estes fatores não se apresentam dissociados de problemáticas e de enfrentamentos decorrentes do processo de socialização profissional.
O percurso profissional em Educação Física resulta da ação conjunta de três processos de desenvolvimento: o de crescimento pessoal, o de aquisição de competências para o ensino e o de socialização profissional. Dessa forma, para o desenvolvimento profissional em Educação Física, é necessário saber como utilizar o conhecimento científico. Entretanto, a produção de conhecimento não é realizada apenas pela ciência, mas também pelo conhecimento popular.
FOLLE, A. etal. Construção da carreira docente em Educação Física:
escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento.
Porto Alegre, v. 15, n. O1, p. 25-49, 2009 (adaptado).
A partir do exposto, é correto afirmar que a principal diferença entre conhecimento científico e conhecimento popular está na
A) natureza do objeto conhecido e produzido.
B) capacidade de explicar fenômenos do cotidiano.
C) tendência de o conhecimento produzido ser absoluto ou definitivo.
D) possibilidade de se atestar a veracidade do conhecimento produzido.
E) abordagem metodológica e nos instrumentos de produção do conhecimento.
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Os corpos não possuem validade, a não ser como ferramenta de trabalho, para usufruto de outro homem, e da ordem econômica. Nas atividades esportivas, identifica-se um fenômeno disciplinado: o corpo é um artefato a ser desenvolvido para a prática do esporte conforme um padrão de rendimento imposto pela ciência e pelas técnicas de cada modalidade esportiva.
RODRIGUES, D. Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008 (adaptado).
A imagem acima evidencia que a fragilidade dos recursos biológicos do corpo humano foi determinante para a fabricação de artefatos que suprissem suas insuficiências físicas, que tornassem seus movimentos mais eficientes, de modo que pudessem atender às suas necessidades. Ao fazer uma relação da imagem com o texto apresentado, percebe-se que o utilitarismo em relação ao corpo é um denominador comum.
Considerando os elementos históricos e filosóficos presentes no texto e na imagem, assinale a opção correta no que se refere à concepção de corpo.
A) As concepções utilitaristas são determinantes para a representação do corpo como um objeto.
B) A construção da corporalidade implica a exacerbação de práticas subjetivas em detrimento do utilitarismo.
C) O corpo é desenvolvido como expressão de subjetividade para a execução de padrões de rendimento preconizados pela ciência.
D) As práticas compensatórias e profiláticas para a melhoria do padrão de movimento não conduzem a movimentos mais eficientes.
E) Os indivíduos são sujeitos de seus próprios corpos e, por isso, apropriam se livremente das práticas corporais, quaisquer que sejam suas finalidades.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: Na tentativa de superar o paradigma da aptidão física e esportiva, vigente na concepção de ensino de Educação Física até a década de 1970, surgiram diversas abordagens pedagógicas para o ensino desse componente curricular na educação brasileira.
Considerando as características e a constituição dessas abordagens pedagógicas, avalie as afirmações a seguir.
I. As abordagens crítico-superadora e crítico- emancipatória são fundamentadas em teorias críticas da educação e questionam a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas.
II. A abordagem psicomotora apoia-se na psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para compreender os mecanismos envolvidos e propor formas de facilitar a aprendizagem de habilidades motoras.
III. A abordagem desenvolvimentista ocupa-se em entender as relações entre movimento, cognição e afetividade para estimular o desenvolvimento do ser humano.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Uma coisa é submeter as aulas de Educação Física e a escola aos interesses da instituição desporto, e outra é tratar pedagógica, crítica, reflexiva e criativamente o desporto como conteúdo de ensino e campo de vivência social, nas aulas de Educação Física e no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.
TAFFAREL, C. N. 2. Desporto educacional: realidade e possibilidades
das políticas governamentais e das práticas pedagógicas nas escolas
públicas. In: STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. R. (Ores.)
Esporte de rendimento e esporte na escola.
Campinas: Autores Associados, 2009 (adaptado).
Considerando o tratamento pedagógico dado ao esporte a partir de uma abordagem crítica, avalie as afirmações a seguir.
I. A mídia e a indústria cultural ao se apropriarem do esporte, respectivamente, como espetáculo e como mercadoria, incentivam a população a ser expectadora esportiva e consumidora de produtos esportivos.
II. O ato de submeter as aulas de Educação Física à hegemonia esportiva contribui para a reafirmação do esporte como conteúdo principal da Educação Física escolar.
III. A reflexão crítica acerca do desporto na escola implica a discussão com os alunos a respeito da indústria esportiva e de seu “objetivo de lucrar com o esporte.
IV. O tratamento pedagógico do esporte na escola favorece a convivência social e a formação de alunos críticos.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: Durante um semestre de aulas de Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental, os professores de determinada escola escolheram as ginásticas como tema de estudo. A opção foi feita pela manifestação da cultura corporal após discussões focadas nos valores para a convivência, que integravam o projeto político-pedagógico da Escola.
Os estudos foram norteados pelo tema As diferenças entre as ginásticas para a saúde e lazer e as ginásticas de competição. Nas modalidades ginásticas para a saúde e lazer, foram estudados os alongamentos, as corridas e caminhada, hidroginástica, ginástica de academia (aeróbia e musculação) e a ioga; a ginástica de competição estudada foi a ginástica artística.
Todos vivenciaram a corrida e a caminhada, tendo sido esta última, apresentada por alguns alunos como uma prática que "ajuda a emagrecer", realizada por diversos familiares, principalmente avós e mães. Em sala de aula, discutiu-se o motivo de essas atividades colaborarem para o processo de emagrecimento e o modo de realizá-las.
O professor fez uma breve explicação acerca dos batimentos cardíacos e mediu a frequência cardíaca de um aluno em repouso e durante o exercício da corrida. Como não havia aparelhos para todos, o professor ensinou a fazer a medição com a utilização do relógio. A aula foi realizada na área verde da escola, um espaço arborizado, com sombra e com solo irregular, assemelhando se bastante com s espaços de praças e parques, onde, segundo os alunos, os seus parentes costumam se exercitar.
MARTINS, 1. C. . Ginásticas: saúde e lazer x competição.
EMEF Tenente Alípio Andrada Serpa. São Paulo, SP (relato de experiência).
Disponível em: <http://wwagpet-fe.usp.br>. Acesso em: 14 jul. 2017 (adaptado)
Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A proposta pedagógica desenvolvida possibilitou ao professor abordar temas diretamente relacionados à saúde.
II. Na proposta pedagógica, a temática ginástica assume um papel funcionalista, ou seja, é utilizada como contexto para a abordagem de outros conteúdos que não ela própria.
III. Na aula em que os alunos vivenciaram a corrida e a caminhada, foram apresentados conhecimentos conceituais e procedimentais, articulando teoria e prática.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: O professor de Educação Física deve ser capaz de estudar, pesquisar, analisar criticamente os contextos sócio culturais e históricos e trabalhar de maneira articulada os conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressões da atividade física/movimento humano.
Nesse sentido, é correto afirmar que o caminho para desenvolver essa atuação na Educação Física escolar é
A) adotar o enfoque comportamentalista como viés principal da disciplina, que promove a abordagem da subjetividade de cada estudante na padronização da estratégia do estímulo- resposta da turma e estuda os comportamentos manifestos por meio de dados mensuráveis indispensáveis à pesquisa qualitativa.
B) introduzir princípios das teorias cognitivistas que se preocupam com os processos de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição com base na estrutura de separação entre conhecimento técnico e práticas sócio-culturais, mantendo o foco no desenvolvimento dos saberes específicos da Educação Física.
C) elaborar estratégias pedagógicas que articulem 0 saber; o saber fazer e o saber conviver como atributos facultativos ao desenvolvimento qualitativo do processo de ensino-aprendizagem, pois a valorização da auto-realização e do crescimento pessoal são prioridades da legislação pertinente a educação básica.
D) instituir ações pedagógicas que potencializem o aprender a aprender do aluno e que se fundamentem na compreensão de que o professor deve estar em constante formação teórico-prática para aprimorar suas habilidades e competências em associar o conhecimento acadêmico e o universo dos seus alunos.
E) desenvolver metodologias que se consolidem a partir do estágio final da aprendizagem quando o saber está interiorizado, sistematizado pela relação professor-aluno e aluno-aluno e interpretado em sintonia com os contextos dos grupos sociais envolvidos no processo de aprendizagem.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: É tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível. Tal ato implica também compreender a organização institucional da cultura corporal em nossa sociedade; é preciso prepará-lo para ser um consumidor do esporte-espetáculo, o que requer o desenvolvimento de uma reflexão crítica do sistema esportivo profissional.
BETT M; ZULIANL L R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes
pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte,
São Paulo, n. 1,p. 73:81, 2002 (adaptado).
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. As aulas de Educação Física na educação básica devem instrumentalizar o aluno para uma apreciação estética e técnica, bem como fornecer as informações políticas, históricas e sociais para que ele possa analisar criticamente a violência, o doping, os interesses políticos e econômicos no esporte.
II. É preciso formar o aluno para que, diante de situação de adesão aos programas de atividades físicas oferecidas ao público em geral, ele possa avaliar a qualidade do que é oferecido e identificar as práticas que melhor promovam sua saúde e bem-estar.
III. É preciso preparar o leitor/espectador para analisar criticamente as informações que recebem dos meios de comunicação a respeito da cultura corporal de movimento.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: A fibra muscular esquelética possui propriedades que permitem a contração voluntária desse tecido.
Levando em conta as informações disponibilizadas no quadro acima e os diferentes tipos de atividades físicas propostas em aulas de Educação Física, assinale a opção que descreve corretamente a fibra predominantemente envolvida na contração muscular para a realização da atividade física mencionada.
A) Nas brincadeiras denominadas pega-pega e queimada, atuam predominantemente as fibras do tipo I, que se contraem na presença de oxigênio.
B) Nas atividades que requerem potência muscular, força e resistência aeróbica, atuam de forma predominante as fibras do tipo I, tipo II e tipo IIb, respectivamente.
C) Em atividades físicas como a brincadeira chamada cabo de guerra, atuam predominantemente as fibras do tipo I, que somente se contraem na presença de oxigênio.
D) Nas corridas curtas e de alta velocidade (tiros), que requerem força e potência muscular, atuam principalmente fibras do tipo IIb, que se contraem sem a necessidade da presença de oxigênio.
E) Em circuitos de movimentos realizados para desenvolver a capacidade aeróbica, com duração entre 30 segundos e 3 minutos, atuam predominantemente as fibras do tipo IIb, que se contraem rapidamente.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica.
RAYS, O.A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, |.P. . (Org).
Didática: o ensino e suas relações. 7.ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
II. A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades.
Disponível em: <http://www cepae faced.ufu.br>.
Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado).
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno
A) escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
B) atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C) processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
D) ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
E) educação inclusiva, apesar de a surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: As escolas brasileiras não têm um único jeito de ensinar sobre gênero e sexualidade; pesquisas evidenciam currículos e práticas pedagógicas e de gestão marcadas pela discriminação.
Distinções sexistas nas aulas, na chamada, nas filas de meninos e de meninas, nos uniformes, no tratamento e nas expectativas sobre alunos ou alunas, tolerância da violência verbal e até física entre os meninos, representações de homens e mulheres nos materiais didáticos, abordagem quase exclusivamente biológica da sexualidade no livro didático, estigmatização referente à manifestação da sexualidade das adolescentes, perseguição sofrida por homossexuais, travestis e transexuais, evidenciam o quanto a escola (já) ensina, em diferentes momentos e espaços, sobre masculinidade, feminilidade, sexo, afeto, conjugalidade, família.
Disponível em: <http://unww.spm.govbr>.
Acesso em: 11 jul. 2017 (adaptado).
Nesse contexto, para construir uma prática pedagógica que promova transformações no sentido da igualdade de gênero a partir do respeito às diferenças, espera-se que a escola
A) incorpore o conceito de gênero nos diferentes componentes do currículo de maneira transversal.
B) realize atividades em seu cotidiano que definam para as crianças o que é masculino e o que é feminino.
C) se valha das diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas para conduzir a classe e manter a disciplina.
D) se refira à questão de gênero de forma tangencial, suficiente para promover vivência menos intransigente e mais equânime entre homens e mulheres.
E) reforce modelos de comportamentos socialmente atribuídos a homens e mulheres que formam um conjunto de representações sobre masculinidade e feminilidade.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
Esse pressuposto teórico, conhecido como Teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) I e V
C) II, III e IV.
D) I, II, III e V.
E) II, III, IV e V.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista.
Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
A) Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
B) Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações — relacionados ao —conteúdo trabalhado.
C) Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes.
D) Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolvimento do conceito desejado.
E) Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
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