Prova Engenharia Civil ENADE 2017 com Gabarito
Prova Engenharia Civil ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 19
ENADE 2017: Para a análise técnico-econômica da construção de uma via urbana de 12 m de largura por 1600 m de comprimento, foram levados em conta dois sistemas construtivos: a pavimentação flexível e a rígida. O orçamento do sistema construtivo com pavimentação flexível totalizou R$ 1 586 320,87, enquanto o orçamento do sistema construtivo com pavimentação rígida resultou em R$ 2 092 132,75. Os gastos de manutenção não foram incluídos nesses orçamentos.
Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para o estudo de viabilidade técnico- econômica do pavimento flexível em relação o rígido, deve-se implementar um sistema de monitoramento de via em função da sua serventia para, ao final da vida útil da obra, comparar os gastos com manutenção e o investimento inicial.
PORQUE
II. Os custos de manutenção não afetam o orçamento inicial, devendo, contudo, ser considerados na análise técnico-econômica, pois, ao final da vida útil da obra, há possibilidade de o sistema construtivo com pavimento rígido apresentar menor custo de manutenção, revelando-se mais econômico que o de pavimentação flexível.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: O canteiro de obras, segundo a ABNT NBR 12284:1991 - Área de vivência em canteiros de obras, é definido como um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Com relação ao canteiro de obras, avalie as afirmações a seguir.
I. As áreas operacionais e de vivência variam conforme o tipo de obra, podendo conter vestiários, refeitórios e ambulatórios, assim como central de concretos, sala de reuniões e depósito de materiais, dimensionados de acordo com cada atividade.
II. Para a determinação das ameaças e dos riscos presentes no canteiro de obras, tanto em áreas operacionais quanto em áreas de vivência, devem-se analisar as atividades que serão realizadas, os materiais a serem manuseados, assim como máquinas, equipamentos e ferramentas.
III. O canteiro deve ser implantado em local onde permaneça o menor tempo possível, dada sua condição de construção temporária, e não deve causar transtorno às unidades definitivas, sendo realocado caso seja necessário.
IV. Na construção de rodovias, o canteiro deve ser instalado nas proximidades do ponto médio do trecho a ser construído, o que minimiza a distância a ser percorrida.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: Desde a década de 1960, utiliza-se o produto resultante da trituração de pneus para a adição ao asfalto, o que é conhecido como asfalto modificado com borracha (AMB). Diversas concessionárias de estradas utilizam o AMB também na manutenção dos pavimentos. No dimensionamento de pavimentos flexíveis, considera-se o número de solicitações de um eixo-padrão na vida útil do projeto, mas diversas condições podem determinar a antecipação de sua vida útil, entre elas o excesso de cargas.
Em relação ao uso de pneus descartados na restauração de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que
A) as misturas betuminosas de AMB com maior fluência aumentam a vida útil do pavimento.
B) a utilização de AMB reduz riscos e a necessidade de precauções de segurança de trabalhadores.
C) as misturas betuminosas de AMB de graduação aberta são indicadas para compor a capa de rolamento.
D) a utilização de AMB aumenta a durabilidade do revestimento dos pavimentos e reduz a necessidade de intervenções de manutenção.
E) quando utilizados no AMB, os agregados de granito apresentam maior adesividade ao ligante asfáltico do que os agregados de basalto.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: As figuras 1, 2 e 3, a seguir, apresentam, respectivamente, o esquema estático de uma viga contínua e seus diagramas de momento fletor e de esforço cortante.
Com base nas figuras e considerando que Q1 = 10 kN/m e que as cargas estão concentradas no meio do vão, avalie as afirmações a seguir.
I. Acarga pontual P2 tem valor de 15,0 kN.
II. A carga uniformemente distribuída Q2 tem valor de 20,0 kN/m.
III. A reação vertical no apoio B tem valor de 30,0kN.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: Na figura a seguir, são apresentadas três alternativas avaliadas na concepção de uma estrutura metálica, cujos pórticos serão compostos de perfis laminados, conectados rigidamente e engastados no apoio.
Sabe-se que, para as três alternativas, a geometria dos pórticos é idêntica em relação ao comprimento dos elementos, e que os carregamentos uniformemente distribuídos nas vigas têm a mesma intensidade. Além disso, considera-se um único tipo de perfil estrutural, tanto para as vigas quanto para os pilares.
Nessas condições, a relação entre os momentos fletores (M) nos topos dos pilares e nas extremidades das vigas é estabelecida por
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Para a avaliação da resistência ao cisalhamento dos solos, emprega se, comumente, o critério de ruptura de Mohr-Coulomb, que consiste na utilização do círculo de Mohr, representando as solicitações, e de uma envoltória, que representa a resistência ao cisalhamento do solo. Os círculos representam as tensões (normais e cisalhantes) em qualquer plano da massa de solo e a envoltória define os limites de resistência ao cisalhamento para cada um desses planos.
Os esquemas de 1 a 4 ilustram os círculos de Mohr e as envoltórias para quatro diferentes estados de tensão em um ponto de uma massa de solo. Nos esquemas, C representa a coesão do solo é o ângulo de atrito, representa as tensões normais (sendo a tensão principal maior, a tensão principal intermediária e a tensão principal menor) e representa as tensões cisalhantes.
A respeito desses esquemas, avalie as afirmações a seguir.
I. O esquema 1 corresponde a uma amostra de solo que se encontra submetida somente a uma pressão hidrostática e, nesse estado, a tensão de cisalhamento é nula.
II. O esquema 2 corresponde a uma amostra de solo que excedeu a resistência ao cisalhamento em mais de um plano, o que não é permitido pelo critério de Mohr-Coulomb.
III. O esquema 3 corresponde a uma amostra de solo que se encontra submetida a uma tensão cisalhante inferior à sua resistência ao cisalhamento.
IV. O esquema 4 corresponde a uma amostra de solo que atingiu a resistência ao cisalhamento em a algum plano e, por essa razão, ocorreu a ruptura.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: O conhecimento do subsolo se faz por meio das investigações geológico geotécnicas, que fornecem informações primordiais para a elaboração de um projeto adequado. As técnicas de investigação existentes podem ser indiretas e diretas. A sondagem de simples reconhecimento (SPT), uma técnica direta, fornece informações importantes do terreno, a exemplo do índice de resistência à penetração do amostrador padrão, também conhecido como número de golpes do SPT (NSPT), obtido a cada metro de sondagem.
Além disso, essa técnica coleta uma amostra de solo para cada metro investigado para a caracterização tátil visual.
A tabela 1 apresenta os valores dos números de golpes para três segmentos de 15 cm cravados do a mostrador a cada metro de profundidade, obtidos em uma sondagem de terreno realizada.
A tabela 2 apresenta estados de compacidade e de consistência, de acordo com o índice de resistência à penetração (NSPT).
Com base na tabela 2 e nos resultados do ensaio correspondente ao índice de resistência à penetração e material amostrado, apresentados na tabela 1, conclui-se que as designações corretas para as duas camadas do subsolo amostradas - 1 m a 3 m e 4 m a 6 m — são, respectivamente:
A) silte arenoso fofo e argila arenosa mole.
B) silte arenoso pouco compacto e argila arenosa média.
C) silte arenoso medianamente compacto e argila arenosa rija.
D) silte arenoso fofo a medianamente compacto e argila arenosa média.
E) silte arenoso pouco compacto a medianamente compacto e argila arenosa rija.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Anualmente, são registrados acidentes associados à ruptura das estruturas de contenção em obras rodoviárias e em áreas urbanas (subsolos e escavações) e, em geral, a causa desses acidentes está associada à deficiência da caracterização geológico-geotécnica e/ou a falhas de projeto e de execução da obra.
A escolha inadequada de uma técnica pode acarretar acidentes fatais e elevar os custos financeiros da obra. Existem várias técnicas que podem ser empregadas para a contenção de maciços de solo, sendo classificadas de acordo com seu processo executivo e o material empregado.
Em relação à contenção de maciços, consideram-se técnicas de contenção de gravidade:
A) muro de gabião, muro de sacos de cimento e muro de flexão.
B) muro de concreto ciclópico, muro de gabião e muro de sacos de cimento.
C) muro de sacos de cimento, muro de flexão e terra armada (solo reforçado).
D) muro de sacos de cimento, muro de flexão e solo grampeado (solo pregado).
E) muro de concreto ciclópico, solo grampeado (solo pregado) e terra armada (solo reforçado).
QUESTÃO 27
ENADE 2017: A maioria das aplicações da hidráulica na engenharia direciona-se à utilização de tubos de seção transversal circular. Quando a pressão interna do escoamento nesses condutos difere da pressão atmosférica, com o fluido circulante preenchendo toda a área do conduto, diz-se que o escoamento ocorre sob pressão ou em condutos forçados.
As redes de distribuição de água das cidades, as instalações prediais e os sistemas de recalque são alguns exemplos do escoamento em condutos forçados. Existem várias fórmulas empíricas aplicáveis para a determinação da perda de carga unitária em condutos sob pressão nas tubulações de seção circular, podendo elas, de maneira geral, ser representadas pela equação
em que os parâmetros K, n e m são inerentes a cada formulação e faixa de aplicação, em geral com valores de K dependentes somente do tipo de material da parede do conduto.
Para n = 2 e m = 5, mantendo-se a mesma perda de carga unitária J e mesmo coeficiente de resistência K, se o diâmetro D de uma tubulação for quadruplicado, então a vazão Q
A) diminuirá à metade.
B) permanecerá igual.
C) duplicará.
D) quadruplicará.
E) aumentará em trinta e duas vezes.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: No dimensionamento de estruturas hidráulicas, faz-se necessário o estudo do escoamento através de orifícios, tubos curtos e vertedores. Define-se como orifício uma abertura de perímetro fechado, de forma geométrica definida, realizada na parede /ou no fundo de um reservatório ou na parede de um canal ou conduto em pressão, pela qual o líquido em repouso ou em movimento escoa em virtude da energia potencial e/ou cinética que possui.
O escoamento pelo orifício pode-se dar para um ambiente sob pressão atmosférica ou para uma região ocupada pelo mesmo líquido. No primeiro caso, diz-se que a saída é livre e, no segundo, diz-se que é de descarga afogada ou por orifício afogado.
No orifício afogado, a cota do nível de água a jusante é superior à cota do topo do orífício.
A expressão geral para a vazão descarregada Q através de um orifício de área A, de pequenas dimensões e parede fina, sujeito a uma carga H, é dada por
em que Cd é o coeficiente de vazão ou de descarga do orifício e é a aceleração da gravidade.
A figura a seguir ilustra um orifício afogado de pequenas dimensões e parede fina.
Para esse orifício, o valor de H é igual a
A) h.
B) h1.
C) h2.
D) h1 + h2.
E) h + h1 + h2.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: O gerenciamento e o controle operacional de um sistema de abastecimento de água potável são facilitados pela setorização da rede de distribuição de água. A setorização permite a implementação de sistemas de monitoramento e controle, o que possibilita a identificação mais eficiente dos pontos da rede sujeitos a maior incidência de vazamentos.
Cada setor pode ser subdivídido em um ou mais subsetores, denominados zona de pressão, setor de medição e setor de manobra.
Com relação à setorização de redes de distribuição de água, avalie as afirmações a seguir.
I. A zona de pressão é a área abrangida por uma subdivisão da rede, na qual somente as pressões estáticas obedecem a limites pré-fixados.
II. O setor de manobra representa uma subdivisão da rede que pode ser isolada sem afetar o abastecimento do restante da rede e tem por finalidade separar as águas fornecidas por diferentes fontes, de forma a minimizar os problemas de qualidade da água.
III. O monitoramento do setor de medição permite o acompanhamento do consumo e das perdas de água, por isso, na entrada dos setores de medição, deve haver macromedidores e, nos consumidores finais, hidrômetros, o que permite comparação entre a macromedição e a micromedição, obtendo-se índices de perdas mais confiáveis para o gerenciamento.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: Um engenheiro civil está desenvolvendo um projeto de terraplenagem do trecho de uma rodovia federal, compreendido entre as estacas 0 + 0,00 e 21 + 0,00, conforme as ordenadas do diagrama de Brúckner e os volumes do material no seu estado natural, apresentadas na tabela a seguir.
Foram lançadas duas linhas de compensação: a primeira, entre as estacas 3 + 0,00 e 7 + 10,00, na ordenada 2 400 m³ e a segunda, na ordenada — 3800 m³, entre as estacas 12 + 0,00 e 16 + 0,00.
O engenheiro civil sabe que, para fins de atendimento à legislação ambiental, é necessário realizar a recomposição da área de um empréstimo localizado na estaca 8 + 15,00, a 250 m do eixo da rodovia, o que requer um volume de 8500 m³.
O engenheiro civil necessita, então, calcular o volume de bota-fora compreendido entre as estacas 0 + 0,00 e 21 + 0,00, para verificar se ele será suficiente para a recomposição ambiental já mencionada.
Na situação descrita, o volume, em m, de bota-fora deverá ser igual a
A) 2400
B) 3800.
C) 6200.
D) 10200.
E) 16600.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: Atualmente, mais de 160 cidades pelo mundo implementaram 4 200 quilômetros de bus rapid transit (BRT) ou de corredores de ônibus de alta qualidade, que transportam, aproximadamente, 30 milhões de passageiros por dia.
Disponível em: <http://www.wri.org>.
“Acesso em: 18 jul. 2017 (adaptado).
Considerando os sistemas BRT, seu impacto socioeconômico e ambiental e seu significado na qualidade de vida dos habitantes urbanos, avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos benefícios sociais importantes do BRT é a redução do tempo de viagem e de espera, obtida pela criação de vias exclusivas para o tráfego dos ônibus do trânsito urbano, pelo sistema de pré-tarifação, pela alta frequência do serviço e pelo gerenciamento eficiente do sistema de semaforização.
II. Os sistemas BRT podem trazer melhorias para o meio ambiente por meio da redução das emissões de gases poluentes — pelo uso de veículos com novas tecnologias, em substituição aos modelos antigos, mais poluentes — e pela redução do VKT (vehicle- kilometers travelled), ou quilometragem percorrida — pela utilização de veículos com alta capacidade.
III. Do ponto de vista econômico, conforme o grau de integração exigido com outros modais de transporte, o custo de implantação de um sistema BRT e o custo operacional por passageiro aumentam e, por consequência, o sistema torna-se inviável.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente impulsionou o setor rodoviário a desenvolver novas tecnologias no âmbito da pavimentação, como, por exemplo, as misturas asfálticas mornas.
Sobre a utilização de misturas asfálticas mornas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso de misturas asfálticas mornas resulta em menor emissão de poluentes ao meio ambiente, em redução do consumo energético, em dissipação mais lenta de calor durante o transporte entre a pista e a usina, e em menor exposição dos trabalhadores.
PORQUE
II. A viabilidade técnica das misturas asfálticas mornas é possível após a obtenção das propriedades de trabalhabilidade e compactação em temperaturas menores em relação às misturas a quente convencionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: No traçado das vias, consideram-se os efeitos decorrentes da força centrífuga no deslocamento dos veículos que percorrem trechos em curva.
Essa força é calculada pela expressão
em que m é a massa do veículo, V, a velocidade do veículo e R, o raio da curva.
O projetista de vias públicas e estradas pode utilizar recursos como a sobrelargura, que consiste em variar a largura da via para melhorar a inscrição dos veículos, a sobrelevação, que consiste em elevar o bordo externo da via, e as curvas detransição(S), que consistem em curvas de raio variável intercaladas para a transição entre os trechos em tangente (T) (retas) para trechos de curva circular (C). Deve-se compatibilizar a transição planialtimétrica para que os resultados sejam adequados e veículos possam transitar com segurança.
Com relação ao planejamento de estradas e às modificações das vias para a segurança do tráfego dos veículos em relação aos efeitos da força centrífuga, conclui-se que
A) a sobrelevação do bordo externo da curva é implantada ao longo do trecho de curva circular.
B) a sobrelevação faz os veículos se inclinarem para o lado externo da curva, o que melhora a sua estabilidade.
C) a sobrelevação é uma medida constante implantada no bordo externo ao longo da curva de transição.
D) as curvas de menor raio permitem que veículos trafeguem com segurança em maiores velocidades.
E) os pontos TS e CS são de referência para o acréscimo e o decréscimo das cotas do bordo externo da via nos trechos de transição.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: Em um ensaio de tração uniaxial de uma barra prismática de seção transversal constante, a barra é fixada à prensa por uma de suas extremidades, enquanto, na oposta, aplica-se uma força de tração centrada, cujo valor aumenta lentamente de zero até o valor final na ruptura. A referida barra é feita de material isotrópico, homogêneo e o ensaio parte de tensão e deformação nulas.
Sendo o material da barra o aço — material elastoplástico perfeito — obtém-se do ensaio uma curva tensão versus deformação que é descrita, no projeto de estruturas de concreto armado, por uma reta inclinada que descreve o regime elástico, seguindo-se uma reta horizontal, que descreve o regime plástico.
Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. Se o módulo de elasticidade for conhecido, para se determinar a tensão atuante na barra nos regimes elástico e plástico, basta multiplicar a deformação específica longitudinal medida no ensaio pelo módulo de elasticidade.
II. Duas barras do mesmo material, uma com o dobro do diâmetro da outra, apresentarão tensões diferentes para o mesmo nível de força, sendo a tensão na barra de maior diâmetro igual a 25% da tensão na barra de menor diâmetro.
III. Para uma força qualquer, a deformação específica longitudinal elástica do aço é obtida dividindo-se o alongamento correspondente a essa força pelo comprimento inicial da barra, sendo a força menor ou igual à força na qual se inicia a plastificação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: Na construção civil, recomenda-se o uso de pavimentação permeável no tratamento das áreas externas como forma de evitar-se a impermeabilização do solo e, com isso, permitir que a água da chuva escoe para os lençóis subterrâneos. Nesse contexto, o pavimento que apresenta maior permeabilidade à água é o construído com
A) placas de concreto.
B) blocos de concreto intertravado (paver).
C) revestimento betuminoso, do tipo tratamento superficial triplo (TST).
D) revestimento betuminoso, do tipo tratamento superficial duplo (TSD).
E) revestimento betuminoso, do tipo tratamento superficial simples (TSS).
COMENTÁRIOS