Prova Engenharia Florestal ENADE 2017 com Gabarito
Prova Engenharia Florestal ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2017 - QUESTÃO 09 - ANULADA
QUESTÃO 10
ENADE 2017: No planejamento e na realização de atividades florestais, tem sido cada vez mais frequente o uso de imagens de satélite, obtidas por meio de sensores caracterizados conforme sua resolução, tais como os sensores de resolução espacial, de resolução espectral e de resolução radio métrica.
NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações.
. ed. São Paulo: Blucher, 200 (adaptado).
Com relação à resolução de imagens para o mapeamento da vegetação, assinale a opção correta.
A) A resolução espacial tem como parâmetro o tamanho de pixel na imagem de satélite.
B) As imagens com resolução espacial de 30 m possibilitam diferenciação dos grupos ecológicos no interior da vegetação.
C) A vegetação apresenta maior reflectância na faixa do infravermelho médio do que na faixa do infravermelho próximo, devido à presença de água nas folhas.
D) A realização do monitoramento de um desmatamento depende necessariamente de uma imagem de satélite com tamanho de pixel de, pelo menos, 0,5 m.
E) As imagens que apresentam baixa resolução radio métrica, ou seja, em que há menos tons de cinza, são mais eficientes para distinguir variações do nível de energia refletida.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: Nas estradas do Brasil, de norte a sul, são transportadas cargas ilegais de madeiras. Devido à dificuldade na identificação dessas madeiras, é necessária a capacitação dos peritos dos órgãos de fiscalização para que possam desempenhar essa atividade.
Nas perícias realizadas nas estradas pelos órgãos fiscalizadores, além das propriedades organolépticas, são analisadas as seguintes características anatômicas e químicas da madeira:
A) presença de parede celular primária e secundária, com três camadas (S1, 52 e S3); teor de celulose, hemicelulose, lignina e substâncias inorgânicas.
B) comprimento, largura e espessura da parede celular de fibras e traqueideos; teor de celulose, hemicelulose, lignina, extrativos e substâncias inorgânicas.
C) presença, tamanho e distribuição de poros, parênquima axial e obstrução por tilos; conteúdos intracelulares e intercelulares, como gomas, resinas, óleos e outros extrativos de diferentes cores.
D) presença de parede celular primária e parede secundária, com três camadas (S1, 52 e S3); teor de carbono fixo, de materiais voláteis e de cinzas; poder calorífico.
E) presença de pontuações aureoladas ou simples dispostas paralela ou alternadamente; teor de a-celulose, B-celulose, lignina Klason, extrativos em etanol tolueno, água, acetona e diclorometano.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: Entre as grandes limitações de uso da madeira, estão a sua heterogeneidade, anisotropia e variabilidade. Nem mesmo dois pedaços de madeira de uma mesma espécie são absolutamente iguais, diferenças que podem ser atribuídas, entre outras, às condições ecológicas do local onde o vegetal cresce, à localização da amostra no tronco, como altura, distância da medula e posição do anel de crescimento, e aos defeitos da madeira.
BURGER, L. M.; RICHTER, H. G. Anatomia da madeira.
São Paulo: Nobel, 1991 (adaptado).
Tendo o texto como referência, assinale a opção em que é apresentado o conceito de anisotropia da madeira.
A) Comportamento tecnológico e propriedades semelhantes em qualquer direção de uma peça de madeira.
B) Comportamento tecnológico semelhante e umidade homogênea em diferentes partes de uma peça de madeira.
C) Distribuição homogênea dos constituintes anatômicos em qualquer direção ou plano da peça de madeira.
D) Comportamento tecnológico e propriedades diferentes de acordo com o plano ou a direção da peça de madeira.
E) Distribuição heterogênea dos constituintes anatômicos que compensam forças contrárias e proporcionam homogeneidade no comportamento tecnológico da peça de madeira.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: Os sistemas silviculturais englobam os processos de condução, exploração e regeneração das florestas, estabelecendo diferentes regimes de manejo, de acordo com cada tipo de produto que se deseja obter.
Disponível em: <http://wwwipetbr>.
Acesso em: 19 jul. 2017 (adaptado).
A respeito dos regimes de manejo comumente adotados na condução de povoamentos comerciais de espécies do gênero Eucalyptus, avalie as afirmações a seguir.
I. No sistema de talhadia, a produtividade é afetada pelo número de rotações em que o povoamento é conduzido, normalmente de 5 a 7 rotações.
II. A talhadia consiste na condução da brotação de cepas no povoamento recém-cortado, iniciando-se uma nova rotação de corte.
III. No manejo de alto fuste, realiza-se a reforma do povoamento após o corte, preferindo-se clones superiores e com características desejáveis ao processo produtivo.
IV. O manejo sob regime de talhadia constitui boa alternativa de condução de povoamentos destinados à produção de madeira para serraria.
V. Embora o sistema de talhadia apresente baixo custo de produção, é possível haver redução da produtividade média do povoamento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: Entre os fatores utilizados como parâmetro para definir o sistema de colheita e o tipo de transporte florestal, estão os seguintes: topografia do terreno, tipos de solos, clima, rendimento volumétrico das espécies, tipo de floresta, uso final da madeira, máquinas, equipamentos e recursos disponíveis. Também vem sendo considerada, mais recentemente, a preocupação com os possíveis impactos socioambientais negativos que podem ser causados por essas atividades.
MACHADO, C. C. Colheita Florestal. 2. ed. Viçosa:
Editora UFV, 2008 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. As atividades de colheita florestal podem causar depreciação da qualidade da água dos mananciais vizinhos, devido a derramamentos de graxas, lubrificantes e combustíveis no solo, que acabam aportando, por meio de escorrimento superficial e subsuperfícial, nos corpos d'água.
II. A ausência de matéria orgânica e o maior teor de umidade podem contribuir para diminuir os impactos negativos ao solo durante as atividades de colheita e transporte florestal.
III. Os ruídos emitidos na operação das máquinas de colheita florestal tendem a afugentar a avifauna e podem interferir na comunicação reprodutiva de anfíbios.
IV. As operações de colheita florestal podem interferir no hábitat faunístico, afugentando, em alguns casos, répteis peçonhentos para as áreas do entorno, o que aumenta o risco de acidentes nas comunidades vizinhas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: Todas as atividades silviculturais, desde a coleta de sementes até a colheita da madeira, são afetadas por diversos grupos de insetos que se sucedem de acordo com a idade das árvores e as condições de plantio. Quando os insetos herbívoros se alimentam, removem partes de suas plantas hospedeiras, sugam-lhes a seiva, produzem-lhes ferimentos durante a oviposição, ou ainda causam-lhes algum tipo de anomalia morfológica ou fisiológica. Esse ataque, quando não controlado, pode levar a prejuízo econômico.
(CARRANO-MOREIRA, A . Manejo integrado de pragas florestais:
fundamentos ecológicos, conceitos e táticas de controle.
Rio de Janeiro: Technical Books, 2014 (adaptado).
Tendo o texto como referência, assinale a opção correta acerca do controle de espécies-praga.
A) Os inseticidas contribuem para a melhoria do funcionamento de agroecossistemas.
B) A aplicação sistemática de agrotóxicos evita a ressurgência de espécies-praga.
C) A aplicação sistemática do controle químico evita o aparecimento de pragas secundárias.
D) A aplicação sistemática de produtos químicos em culturas leva ao surgimento de pragas resistentes a diversos inseticidas.
E) O controle por comportamento consiste no uso de espécies resistentes ao ataque de determinada espécie-praga.
QUESTÃO 16
ENADE 2017: A colheita florestal pode ser classificada conforme o comprimento das toras a serem retiradas da área de cultivo e também de acordo com a tecnologia utilizada nas máquinas que realizam essa operação.
Considerando a classificação dos sistemas de colheita e o nível tecnológico das máquinas de colheita florestal utilizados no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um sistema de toras curtas mecanizado, em regime de manejo de corte raso, predominantemente em regiões de topografia plana, utiliza-se o feller-buncher como principal máquina para a realização das operações de corte florestal.
II. Em um sistema de toras curtas semimecanizado, em regime de manejo de corte raso, predominantemente em regiões de topografia acidentada, utiliza-se a motosserra como principal máquina para a realização das operações de corte florestal.
III. Em um sistema de toras longas mecanizado, em regime de manejo de desbaste, para regiões de topografia plana a suavemente ondulada, utiliza-se o skidder como principal máquina para realização da operação de extração florestal.
IV. Em um sistema de toras longas mecanizado, independentemente do regime de manejo adotado e da topografia da região, se as operações de corte florestal forem realizadas com o harvester, a operação de extração florestal deverá ser realizada com o forwarder.
V. Em um sistema de colheita de madeira em áreas de floresta amazônica em regime de manejo sustentável, as operações de corte florestal são realizadas com a motosserra e 2 operação de extração florestal é realizada com o skidder.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
Texto para as questões 17 e 18
A grande biodiversidade das florestas tropicais sempre ganha destaque quando a riqueza dessas florestas é o foco da discussão. No entanto, exatamente por sua grande riqueza e diversidade, o manejo florestal sustentável se torna extremamente complexo. Em uma floresta natural, árvores de diferentes espécies, idades e tamanhos coexistem no mesmo terreno.
MATTOS, P.P. et al. A dendrocronologia e o manejo florestal
sustentável em florestas tropicais. Corumbá:
Embrapa Pantanal, 2011 (adaptado).
QUESTÃO 17
ENADE 2017: Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A aplicação da dendrologia na identificação de espécies arbóreas baseia-se em alguns caracteres da casca, do tronco, das folhas, das flores e dos frutos, e, também, com base em sua estrutura xilemática (madeira).
PORQUE
II. A estrutura anatômica da madeira varia entre gêneros e espécies, e sua análise é muito útil na fiscalização do comércio de madeiras de espécies nativas, pois, em muitos casos, não é possível a análise das características de folhas, flores e frutos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: Avalie as afirmações a seguir, a respeito de procedimentos utilizados em inventários florestais em regiões tropicais.
I. O inventário piloto é realizado para definir a intensidade amostral, ou seja, o número de parcelas ou unidades amostrais a serem utilizadas no inventário.
II. A amostragem sistemática é aplicada sempre que existam vários tipos florestais dentro de uma mesma área, pois, assim, é possível reduzir a variância dentro de cada tipo e diferenciar as variâncias entre os tipos.
III. Parcelas temporárias são áreas onde se realiza apenas uma medição com o objetivo de informar a situação de uma floresta na ocasião do levantamento; é usual em inventários diagnósticos, que visam analisar o potencial madeireiro e traçar estratégias de implantação, caso seja confirmada a viabilidade econômica do projeto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: O sistema de informações geográficas (SIG), importante ferramenta para a gestão florestal, trabalha com dados temáticos, cadastrais, redes, modelos digitais de terreno e imagens.
São considerados exemplos de dados em SIG:
A) curvas de nível, estradas florestais, mapa de solos, índice de sítio.
B) mapa de vegetação, curvas de nível, imagem de satélite, clones de Pinus.
C) mapa de declividade, estradas florestais, talhões de Eucalyptus, espaçamento.
D) tipo de solo, mapa de vegetação, redes de drenagem, modelo numérico de terreno.
E) rede de drenagem, talhões de Eucalyptus, mapa de declividade, imagem de satélite.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: A localização da origem de um incêndio florestal é feita por meio da interpretação da área queimada, que apresenta características específicas deixadas pelas chamas durante a passagem do fogo, denominadas indicadores de queima. A análise do prolongamento da carbonização é uma das técnicas utilizadas pelo perito para identificar o sentido de deslocamento do incêndio florestal, auxiliando-o na localização da origem.
Ao analisar o prolongamento da carbonização em uma área plana, o perito encontrará carbonização mais
A) alta em condições de vento mais forte.
B) baixa em condições de vento mais fraco.
C) alta no lado de sotavento do caule da árvore.
D) alta no lado de barlavento do caule da árvore.
E) baixa em árvores que não tiveram contato com o fogo.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: A exploração dos produtos florestais não madeireiros (PENMs) tem se intensificado nos últimos anos devido à sua importância econômica, social e ambiental. Esse tipo de atividade costuma se dar em pequenas propriedades rurais e permitir a preservação de parte da biodiversidade das florestas nativas. Alguns estudos constataram que a atividade de exploração de PENMs por populações rurais pode proporcionar maior engajamento de pessoas, que passam a ter, na atividade, um componente de subsistência e também uma alternativa na complementação de renda.
Disponível em: <htto://uwww centralforestal.com.br>.
Acesso em: 29 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A atividade extrativista vegetal divide-se em duas categorias: a do extrativismo de coleta, em que a extração do recurso se prende à coleta sem danificar a planta mãe; e a do extrativismo de aniquilamento, em que a atividade implica a destruição da planta matriz.
II. Os PENMs podem ser classificados nas seguintes categorias: alimentícios (por exemplo, a erva-mate, o açaí, as castanhas, o palmito, o pequi e o pinhão); ceras (a carnaúba); fibras (o buriti, a carnaúba e a piaçava); borrachas (o caucho e a seringueira).
III. Os PENMs diferem nos seguintes aspectos dos produtos madeireiros: são variados e exibem grande diversidade de espécies; apresentam alto rendimento por unidade de área; apresentam alto valor monetário somente quando em quantidades consideráveis; a exploração ou coleta requer pouca mão de obra.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que encontra-se degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado — ou restaurado — quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílios ou subsídios adicionais.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. No planejamento da restauração ecológica, é necessário avaliar a matriz predominante da paisagem, observando a diversidade natural do tipo de ecossistema que se pretende restaurar.
II. Áreas com pastagens ou cultivos agrícolas, onde os fragmentos florestais se restringem a pequenas áreas isoladas e degradadas, costumam ter comprometido um dos principais mecanismos de regeneração da vegetação, a chuva de sementes.
III. O grande desafio para a prática de restauração consiste em identificar os filtros ecológicos que dificultam a chegada, o estabelecimento e a persistência das espécies em diferentes situações de perturbação de ecossistemas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: A Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei n. 12.651/2012), que revogou o Código Florestal de 1965, define área de preservação permanente (APP) como área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. A intervenção ou a supressão de vegetação nativa em APP somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.
Com relação às atividades que podem ser realizadas em APPs nas propriedades rurais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na recomposição de APPs, é permitido, no caso de pequenas propriedades, o plantio intercalado de espécies lenhosas exóticas com nativas de ocorrência regional em até 50% da área total a ser recomposta.
II. Nas áreas circunvizinhas às cabeceiras de drenagem, onde a flora naturalmente o lenço! freático e inicia-se, com perenidade, um curso de água, podem ser estabelecidas formas de uso intensivo.
III. Em APPs no entorno de nascentes e olhos d'água perenes, localizadas em áreas rurais consolidadas, poderão ter continuidade atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo ou de turismo rural, sendo obrigatória a recomposição da vegetação em um raio mínimo de 15 metros do corpo d'água.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Para que um projeto florestal seja implementado, é necessário que apresente viabilidade econômica, social e ambiental. No que se refere à análise da viabilidade econômica do projeto, normalmente são aplicados os seguintes indicadores: valor presente líquido (VPL), receita líquida periódica equivalente (RLPE), razão receita-custo (R/C), custo médio de produção (CMPr) e taxa interna de retorno (TIR). Esses indicadores são avaliados com base em uma taxa de juros denominada taxa mínima de atratividade (TMA), que pode ser, por exemplo, a taxa SELIC.
REZENDE). L. P; OLVEIRA À. D. Análise econômica e social de
projetos florestais. 2. ed. Viçosa: UFV, 2001 (adaptado).
Em face das informações apresentadas e levando-se em consideração o indicador TIR, é correto afirmar que um projeto será viável economicamente quando a TIR for
A) igual a zero.
B) maior que zero.
C) menor que a TMA.
D) iguala TMA.
E) maior que a TMA.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: O gráfico a seguir apresenta dados de altura e diâmetro à altura do peito (DAP) de árvores.
Considerando esse gráfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A relação entre as alturas das árvores e seus DAPs, denominada relação hipsométrica, é expressa por modelos de regressão e tem fundamental importância nos procedimentos de inventários florestais.
PORQUE
II. A relação hipsométrica permite que se estime a altura das árvores de um povoamento florestal medindo-se apenas o seu DAP, o que contribui para a redução de custos nas atividades de inventário florestal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Os sistemas de preparo de solo mais usados no Brasil para fins de plantio florestal podem ser agrupados em duas classes: sistemas de preparo intensivo e sistemas de preparo reduzido, também conhecido como cultivo mínimo do solo.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Dentre as características climáticas de uma região, a quantidade, a distribuição e a intensidade de chuvas estão entre os fatores que mais influenciam na escolha do sistema de preparo do solo.
II. O gradiente textural entre os horizontes do solo tem relação com o seu potencial erosivo e deve ser considerado na escolha do sistema de preparo.
III. Quanto menos intensivo for o sistema de preparo do solo, menos recursos materiais e econômicos serão necessários à sua execução.
IV. Em regiões com alta temperatura média, deve-se optar por sistemas de preparo reduzidos do solo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: Um dos objetivos da produção de sementes florestais é a obtenção de sementes de indivíduos selecionados para fins de conservação ou melhoramento genético. A produção de sementes pode ser realizada em área de produção de sementes (APS); área de coleta de sementes (ACS); pomar clonal de sementes (PCS); e pomar de sementes por mudas (PSM).
Acerca desses métodos de produção de sementes, assinale a opção correta.
A) O isolamento contra pólen externo é necessário em ACS, PCS e PSM.
B) A instalação de um teste de progênies é necessária para formar uma APS.
C) O desbaste dos indivíduos não selecionados é necessário em ACS e PSM.
D) O PSM é instalado por meio de mudas obtidas da propagação vegetativa de indivíduos superiores.
E) A APS apresenta isolamento contra pólen externo e desbaste dos indivíduos não selecionados.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Conhecer e quantificar os impactos na vegetação após as atividades de manejo constitui uma importante ferramenta na avaliação da performance dos planos de manejo florestal. Essa avaliação permite a prescrição de medidas mitigadoras e ações pontuais para a redução dos custos e a viabilização da execução de um plano de manejo com um mínimo de impacto à organização e ao funcionamento da comunidade vegetal.
O gráfico a seguir representa a distribuição de diâmetros à altura do peito (DAP) de uma área explorada e de outra não-explorada em uma floresta.
GOMES, A. P.C. et al. Alteração estrutural de uma área florestal explorada convencionalmente na bacia do Paraíba do Sul, Minas Gerais, nos domínios de Floresta Atlântica. Revista Árvore, Viçosa, v. 28, n. 3, p. 407-417, 2004 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. No gráfico, as barras claras indicam a área não explorada e as barras escuras representam a área explorada.
II. As duas áreas apresentam estrutura diamétrica com tendência típica de estrutura florestal inequiânea conhecida como J-invertido.
III. Nesse tipo de floresta, a distribuição diamétrica encontra-se balanceada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: O Plano de Manejo é um dos instrumentos mais importantes introduzidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a gestão das áreas de Uso Sustentável e de Proteção Integral. Esse documento orienta todas as atividades de produção e de proteção a serem efetivadas no perímetro dessas áreas e em suas respectivas zonas de amortecimento, e deve ser aprovado no prazo máximo de 5 anos contados do decreto de criação da Unidade de Conservação.
Disponível em: <htto:/ /www.mma goubr>.
Acesso em: 13 jul. 2017 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os Planos de Manejo de Unidade de Conservação têm o mesmo objetivo daqueles destinados ao licenciamento ambiental da exploração de madeira.
II. Os Planos de Manejo de Reserva Extrativistas devem ser aprovados pelos respectivos Conselhos Deliberativos e servem como referência para a produção florestal.
III. Cabe ao chefe da Unidade de Conservação aprovar o seu Plano de Manejo, que tem como objetivo definir o preço do ingresso a ser cobrado para a visitação das áreas protegidas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: Um grupo de restauradores ecológicos que buscavam ações balizadas na biofuncionalidade e no resgate de interações entre organismos do sistema surgiu após os anos de 1980. Sua proposta era agir na reconstrução de uma floresta, priorizando refazer processos naturais da sucessão estocástica e direcionar a comunidade para a sua integração com a paisagem que a rodeia.
REIS, A. et al. Nucleação: concepção biocêntrica para restauração
ecológica. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 24, n.2,
p.509-519, 2014 (adaptado).
Em face desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As técnicas de nucleação representam um modelo que contrasta com os métodos determinísticos normalmente utilizados na restauração florestal.
PORQUE
II. As técnicas de nucleação retardam os processos sucessionais e levam, consequentemente, a uma menor alteração no rumo da trajetória da sucessão natural.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) Aasserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 31
ENADE 2017: Sistemas agroflorestais (SAFs) podem ser desenvolvidos com base na sucessão ecológica, tal como os ecossistemas naturais, em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas agrícolas, de acordo com um arranjo espacial e temporal preestabelecido, com alta diversidade de espécies e interações entre elas. Em geral, nos SAFs são realizados plantios de sementes e/ou de mudas, e os recursos e o retorno da produção são gerados permanentemente e em diversos estratos.
As receitas dos primeiros anos são normalmente provenientes das espécies anuais (como feijão, arroz e milho), hortaliças, adubos verdes (como feijão de porco, guandu e crotalária) e espécies semiperenes (como mandioca, abacaxi, banana e mamão).
Disponível em: <http://www.embrapa.br>.
Acesso em: 25 jul. 2017 (adaptado)
Nos SAFs, a produtividade das culturas anuais e semiperenes
A) será nula até a adaptação com as espécies lenhosas, devido ao sombreamento e à competição.
B) diminui à medida que ocorre a diminuição do sombreamento e também da competição com s espécies lenhosas. e aumenta à medida que ocorre a diminuição do sombreamento e também da competição com espécies lenhosas.
C) aumenta à medida que ocorre a diminuição do sombreamento e também da competição com espécies lenhosas.
D) diminui à medida que ocorre o aumento do sombreamento e também da competição com as espécies lenhosas.
E) mantém-se constante mesmo com a introdução das espécies lenhosas, apesar das mudanças no sombreamento e na competição.
QUESTÃO 32
ENADE 2017: A criação e a consolidação de clusters florestais, como os que se encontram em fase de expansão em Jaguariaíva, no estado do Paraná, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e na região amazônica, constituem importantes diretrizes da atual política florestal brasileira.
Sobre os clusters florestais, avalie as afirmações a seguir.
I. A formação de um cluster florestal em determinada região fomenta a instalação local de indústrias do setor madeireiro.
II. Assim como ocorre com todo instrumento de política florestal, a consolidação do cluster florestal depende do investimento estatal e do orçamento público.
III. A formação de um cluster florestal inviabiliza o surgimento de empreendimentos voltados para a exploração econômica da biodiversidade.
IV. Além de empreendimentos do setor produtivo, o cluster florestal também inclui instituições de apoio que possibilitam a criação de sinergia em torno da produção florestal.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) I, III e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE 2017: Os rejeitos de serrarias e das indústrias de usinagem e de transformação de madeira, bem como os resíduos florestais deixados a campo após a colheita florestal, podem ser utilizados para produção de energia.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma forma de transformação de resíduos em produtos com alto grau de aproveitamento energético é a briquetagem.
PORQUE
II. Na briquetagem, as partículas são prensadas para a produção de grande blocos de resíduos com forma definida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 34
ENADE 2017: A definição dos biomas é fortemente influenciada pelos fatores associados ao clima, principalmente temperatura, pluviosidade e sazonalidade, e, em menor proporção, pelas propriedades dos solos. Todos os biomas são fortemente afetados pelas atividades humanas. Alguns, como as florestas deciduais temperadas, podem se recuperar relativamente rápido dos distúrbios antropogênicos, visto que muitas de suas espécies logo se dispersam € crescem rapidamente. Outros, como os desertos quentes, recuperam-se com dificuldade e crescem lentamente devido aos fatores limitantes do ambiente. Os biomas florestais tropicais também são de difícil recuperação.
GUREVITCH, |.; SCHEINER, S.M.; FOX, G.A. Ecologia vegetal.
2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atividades como a exploração florestal, a realização de queimadas e os desmatamentos removem grande quantidade de nutrientes do sistema, o que dificulta a recuperação dos biomas florestais tropicais.
PORQUE
II. A grande diversidade presente nos biomas florestais tropicais compõe um sistema complexo, em que a maior parte dos nutrientes encontra-se retida na biomassa vegetal, e não no solo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE 2017: A tabela a seguir apresenta os valores médios de diâmetro à altura do peito (DAP), altura (HT) e volume (V) por espaçamento, de Eucalyptus sp. aos dois anos de idade, em que as médias seguidas pela mesma letra não diferem significativamente entre si pelo teste de Scott-Knott a 5% de significância.
GOUVEIA JUNIOR, W. V. et al. Desenvolvimento inicial de
eucalipto clonal em diferentes espaçamento.
“Agrotecnologia, v7,n.2, p.40-46, 2016 (adaptado).
eucalipto clonal em diferentes espaçamento.
“Agrotecnologia, v7,n.2, p.40-46, 2016 (adaptado).
A partir da interpretação dos dados apresentados na tabela, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O adensamento do espaçamento de plantio reduz a área útil por planta e aumenta a competição dentro do povoamento, influenciando negativamente o desenvolvimento das árvores, principalmente no seu diâmetro e, consequentemente, no volume individual de cada uma.
PORQUE
II. Devido ao maior número de árvores por unidade de área, a produção em volume (m³/ha) é influenciada positivamente pela redução do espaçamento de plantio, sendo, portanto, a escolha do espaçamento uma das etapas importantes no manejo de florestas plantadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
COMENTÁRIOS