Prova Letras Português e Inglês (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Letras Português e Inglês (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: Taking the principles of sociolinguistics into account, choose the correct statement about the image.
A) Texting implicates on texters using the same linguistic patterns.
B) Phone messages set standards to normative grammar.
C) Dropping letters in texting is a legitimate social phenomenon.
D) Language variation prevents communication.
E) Using contractions reveals inability to control standard language.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: Taking the cartoon into account, consider the following statements.
I. After a lot of practice, Calvin believes he can join the academic world, which proves that Writingis easy.
II. The cartoon indicates teachers' belief in the clarity of academic writing, which shows Calvin is ready to join the academy.
III. The cartoon is criticizing academic writing, considering it confusing and not accessible to everyone.
IV. Calvin's book report title shows he managed to use the complex language required in academic texts.
It is correct whatis stated on
A) III, only.
B) I and II, only.
C) III and IV, only.
D) I, II and IV, only.
E) I, II, III and IV.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo.
RAMOS, R. Circuito Fechado. São Paulo: Globo Livros/Biblioteca
Azul, 2012 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O foco narrativo é bem sucedido em expressar a automatização do cotidiano por meio do enfoque a gestos quase mecânicos.
PORQUE
II. A coesão e a coerência são garantidas pela sequência dos objetos focados e pela brevidade desse enfoque.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: Based on the cartoon, analyze the following statements.
I. The person on the right is frustrated for having spent a long time studying English and being sent to where English is not spoken.
II. The person on the right believes that everyone speaks the same English no matter where.
III. The person on the right is addressed in a simplified speech to help understanding.
IV. The person on the right is not comfortable with language variation in English.
It is correct what is stated on
A) I and III, only.
B) I and IV, only.
C) II and IV, only.
D) I, II and III,only.
E) II, III and IV, only.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: As línguas naturais são, por natureza, um fenômeno sensível ao contexto. Mas os eventos de fala variam muito em relação à dependência contextual. Quando os interagentes partilham uma grande carga de pressuposições pragmáticas sobre o mundo, sua interação tenderá a ser mais contextualmente dependente.
Ao contrário, quando a interação se desenvolve entre falantes com antecedentes mais distintos, a interação tende a ser marcada por menos dependência contextual e, consequentemente, por mais explicitude e precisão na escolha das palavras.
Gumperz (1976) observa que, para serem eficientes nessas ocasiões, os falantes têm de estar conscientes das diferenças no processo interpretativo. Não podem esperar que suas convenções comunicativas não verbalizadas, próprias do seu grupo primário de relações, sejam compreendidas por outros e têm de demonstrar mais flexibilidade no seu repertório estilístico.
Em outras palavras, os falantes precisam monitorar-se mais ou menos, em função do grau de conhecimento compartilhado com os seus interlocutores.
BORTON-RICARDO, S. M. Nós chegamos na escola, e agora? São Paulo: Parábola Editorial, 2005 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os eventos de fala são coconstruídos pelos participantes e o seu sucesso depende, dentre outros fatores, da conscientização dos interagentes sobre as convenções de contextualização compartilhadas (ou não) pelo grupo.
II. O usuário competente da língua desvia o olhar das convenções próprias dos eventos de fala e concentra-se na organização estrutural do código e em uma seleção lexical adequada para cada interlocutor.
III. A competência comunicativa de um falante deve ser medida pelo grau de explicitação argumentativa e riqueza vocabular, sem considerar a experiência prévia deste falante nesta comunidade.
IV. Uma interação sensível ao contexto comunicativo deve levar em conta o conhecimento de mundo compartilhado (ou não) pelos interagentes, o que implicará maior envolvimento dos interlocutores no processo de comunicação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 14
“Available at: <https://4.bp.blogspot.com>. Access on: Jul. 30th 2017 (adapted).
ENADE 2017: Considering the text above, analyse the following statements.
I. The authority over the canonis attributed to different groups of people, a strategy which illustrates the complexity involved in establishing canons.
II. The verbal and visual languages of the cartoon contradict each other in the process of meaning- making, confusing the reader as to who rules the canon.
III. The last frame indicates that ordinary people have authority over literary canon by showing an ordinary person pushing the cannon.
It is correct whatis stated on
A) I, only.
B) II, only.
C) I and III, only.
D) II and III, only.
E) I, II and III.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: As pessoas que vivem em sociedades com uma longa tradição escrita, com uma história literária de muitos séculos e um sistema educacional organizado se acostumaram a ter uma ideia de língua muito influenciada por todas essas instituições. Para elas, só merece o nome de língua um conjunto muito particular de pronúncias, de palavras e de regras gramaticais que foram cuidadosamente selecionadas para compor o que vamos chamar de norma-padrão, isto é, o modelo de língua "certa”, de “bem-falar”.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 48. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Há, dentre sociedades grafocêntricas, uma tendência de achar que norma-padrão e norma culta são a mesma coisa, e que os falantes escolarizados, urbanos e privilegiados economicamente falam “melhor” ou “mais certo” do que os pobres, analfabetos etc.
PORQUE
II. Essa distorção aparece nos livros didáticos de português, onde é muito comum que o fenômeno da variação linguística seja tratado como exclusividade dos falantes rurais, como se só existisse variação na fala dos "caipiras" e “matutos".
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 16
TEXTO 1
IRREALIDADE
Como num sonho
aqui me vedes:
água escorrendo
por estas redes
de noite e dia.
A minha fala
parece mesmo
vir do meu lábio
e anda na sala
suspensa em asas
de alegoria.
Sou tão visível
que não se estranha
o meu sorriso.
E com tamanha
clareza pensa
que não preciso
dizer que vive
minha presença
E estou de longe,
compadecida.
Minha vigília
é anfiteatro
que toda a vida
cerca, de frente.
Não há passado
nem há futuro.
Tudo que abarco
se faz presente.
(...)
MEIRELES, C. Mar absoluto e outros poemas.
São Paulo: Catavento, 2001 (adaptado).
TEXTO 2
Eu te digo: estou tentando captar a quarta dimensão do instante-já que de tão fugidio não é mais porque agora tornou-se um novo instante- já que também não é mais. Cada coisa tem um instante em que ela é. Quero apossar-me do que é da coisa. Esses instantes que decorrem no ar que respiro: em fogos de artifício eles espocam mudos no espaço. Quero possuir os átomos do tempo. E quero capturar o presente que pela sua própria natureza me é interdito: o presente me foge, a atualidade sou eu sempre no já.
USPECTOR, C Água Viva. 2. ed. Rio de Janeiro:
Artenova, 1973 (adaptado).
ENADE 2017: Um dos primeiros momentos na construção de uma proposta pedagógica para o ensino de leitura de textos literários é a promoção de atividades interpretativas. Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Ambos os textos apresentam vigor estético quanto à linguagem, marcada pela função poética.
II. Os textos 1e 2 abordam a temática do tempo como instante, fortalecendo a noção de que o sujeito está associado à circunstância.
III. No texto 1, o sujeito poético pensa sobre a certeza de apreensão do presente; no texto 2, trata-se da impossibilidade de sua apreensão.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 17
ENADE 2017: O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino.
Em escolas informatizadas, tanto públicas como particulares, tenho observado formas de uso que chamo de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples (atualmente, usos do computador para tarefas que poderiam ser feitas por gravadores, retroprojetores, copiadoras, livros, até mesmo lápis e papel).
São aplicações da tecnologia que não exploram os recursos únicos da ferramenta e não mexem qualitativamente com a rotina da escola, do professor ou do aluno, aparentando mudanças substantivas, quando na realidade apenas mudam-se aparências.
CYSNEIROS, P.G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa,
v.12,n.1,1999. Disponível em: http://www.pucrs.br. Acesso em: 20 jul. 2017 (adaptado).
Com referência às ideias do fragmento quanto à aplicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é correto afirmar que os professores devem
A) aplicar essas tecnologias ao maior número possível de disciplinas e de conteúdos, uma vez que o uso dos computadores faz parte do cotidiano dos estudantes.
B) trabalhar com tabletes e celulares, sob pena de não conseguir manter crianças e adolescentes atentos nas práticas pedagógicas.
C) interagir com as novas TICs no sentido de criar espaços efetivamente educacionais e ampliar as possibilidades de aprendizagem.
D) planejar aulas de forma a incorporar as novas TICs ao modelo pedagógico vigente.
E) implementar laboratórios de informática nas escolas e acrescentar ao currículo pelo menos uma disciplina de informática básica.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: Over the last decades, a variety of approaches to second language acquisition (SLA) have appeared that differ from the historically dominant one: cognitivism. Each of these approaches has contributed crucially towhat, as a result, is now a conceptually richer field. Yet while these varied approaches have enriched SLA studies substantially, they have led to, with a few exceptions, independent and even isolated experiences.
It is increasingly apparent that SLA is an extremely complex and multifaceted phenomenon. Exactly for this reason, it now appears that no single theoretical perspective will allow us to understand SLA adequately. It therefore becomes necessary for all the varied perspectives, and this includes cognitivism, to engage one another, to “talk” to each other, to discover how they relate, differ, complement, overlap, contradict, inform — in short, to show how they can, via comparison and contrast, lead us toward a richer, more multidimensional understanding of SLA.
ATKINSON, D. Altemative approaches to second language acquisition. New York: Routiedge, 2011 (adapted).
Taking the excerpt into account, analyse the following statements.
I. Even though various SLA approaches have contributed significantly to the understanding of the field, they have not worked together to build this body of knowledge.
II. The cognitivist approach denies the importance of interaction in second language classes, as the focus of the referred approach is the development of the individual's cognitive skills.
III. It is important to understand all the SLA perspectives studied so far in order to get to a single theoretical approach that could enhance second language teaching and learning.
It is correct what is stated on
A) I, only.
B) II, only.
C) I and III, only.
D) II and III, only.
E) I, II and III.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: Poder trabalhar as aulas de redação no Ensino Médio por meio da escrita e da reescrita de textos, levando em conta o processo de retextualização, abre perspectivas para integrar a atividade de leitura à de escrita e propiciar ao estudante a autoaprendizagem: ele lê, escreve, reflete, analisa e reescreve seu texto em atividades integradas.
MARQUESI, S. C. Escrita de textos no ensino médio. In: ELIAS, V. M.
Ensino de Lingua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura.
São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
Considerando o excerto quanto à produção escrita dos estudantes em aulas de redação, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos de avalição geram possibilidades de atividade escrita que permitem ao estudante analisar e refletir sobre seus próprios textos.
II. Em aulas de redação no Ensino Médio, o processo avaliativo deve ser considerado como um meio, não um fim.
III. O professor que considera o texto do estudante como um fenômeno sociocognitivo-interacional assume o papel de mediador.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: Let me start with a story. I began my academic career 40 years ago as a linguist studying the structure of language (“grammar”). At that time, thanks to the seminal work of Noam Chomsky, the fashionable thing to study was the basic design properties of language, the core grammatical properties that all human languages shared. There was much less interest in meaning and in language in use. The study of language was then a pretty abstract affair.
GEE, J. P Literacy and education. New York: Routledge, 2015 (adapted).
The excerpt conveys the idea that the study of language some decades ago was different from today. Consider the following statements about such change.
I. Nowadays language studies involve applied linguistics, an area concerned with the relationship between languages and human activity.
II. Applied linguistics emphasizes situations of language use.
III. The main focus of applied linguistics is the description of universal language patterns that users are supposed to adopt.
It is correct whatis stated on
A) I, only.
B) II, only.
C) I and II, only.
D) II and III, only.
E) I, II and III.
QUESTÃO 21
TEXTO 1
ENADE 2017: Estás a rir tio, num ri então, tu não sabes que tem comida de refugiado, deslocado, de roto, de esfarrapado, de desgraçado, lhe procuramos todas as noites nos contentores, lutamos, nos aleijamos, encontramos mesmo boas coisas, ossos de galinha assim com umas tiras recicláveis. Às vezes mesmo encontramos coisas boas, carne de vaca moída que até não é preciso lhe mastigar mais, é só engolir e pronto, pedaços de pão, latas de cerveja, latas de gasosas, tantas latas, tantas, que eu acho que o mundo é uma grande lataria, o problema são os ratos.
Fiquei outra vez sem nada, sem pai, sem mãe, sem irmão, não sei se sou deslocado ou refugiado ou outra coisa qualquer, não sei se amanhã vou acordar, se hoje terei de matar outra vez, se a televisão vai aparecer, se os moços verdes virão, se a carrinha da sopa vai passar, é de mais, tio, eu não aguento, mi dá só cem tio, estou com bué de fome, não diz que não, minha garina foi embora, a minha fome é do tamanho da minha dor, eu tenho muita vontade de chorar, mas ainda tenho um kilunza na mão.
MELO, I. Filhos da pátria. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
TEXTO 2
Esse lugar é um pesadelo periférico
Fica no pico numérico de população
De dia a pivetada a caminho da escola
A noite vão dormir enquanto os manos "decola"
Um mano me disse que quando chegou aqui
Tudo era mato e só se lembra de tiro aí
Outro maluco disse que ainda é embaçado
Quem não morreu, tá preso sossegado
Quem se casou quer criar o seu pivete ou não
Cachimbar e ficar doido igual moleque, então
A covardia dobra a esquina e mora ali
Lei do cão, lei da selva... hã... hora de subir
(Mano, que treta, mano! Mó treta, você viu? Roubaram o dinheiro daquele tio!)
Que se esforça sol a sol, sem descansar Nossa Senhora o ilumine, nada vai faltar
RACIONAIS MC's. Periferia é periferia. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o diálogo possível entre música e literatura, especialmente no que se refere aos aspectos linguísticos, estruturais e temáticos do texto 1— que é um conto do autor africano João Melo — e do texto 2 — música do repertório do grupo Racionais MC's -, assinale a alternativa correta.
A) Os textos fazem referência à condição social das populações, caracterizada pela pobreza, e sugerem formas de combate aos sistemas de poder e de violência que incidem sobre essas populações.
B) A oralidade presente nos textos revela uma relação de intertextualidade entre eles, criada pela semelhança dos recursos utilizados para caracterizar os grupos periféricos retratados.
C) Os textos apresentam aspectos culturais semelhantes, relacionados à busca da construção de uma identidade global, sob a influência dos movimentos de diáspora surgidos a partir do final do século XX.
D) A condição do marginalizado social é um tema central em ambos os textos, uma vez que as representações identitárias nas culturas africana e brasileira já se encontram consolidadas.
E) Os dois textos se aproximam quanto à representação da figura do marginalizado, do periférico, embora utilizem na linguagem elementos específicos de suas respectivas populações.
QUESTÃO 22
TEXT 1
MAGEE, C.; GRIFFIN, C. S. Shakespeare's tragedies: everybody dies. Available at:
<https://shakespeare365 wordpress.com>
“Access on: Jul. 20th 2017 (adapted).
TEXT 2
ATKINSON, 1.; MANDS, W. Anatomy of Films. Available at: <https://wronghands1.com>.
Access on: Jun. 20th 2017 (adapted).
ENADE 2017: Considering that texts 1 and 2 can be used by the teacher in English literature classes, analyse the following statements.
I. Text 1is suitable for classroom use, for it works as a mediator between the literary text and the mechanisms of plot construction in Shakespeare, requiring the reading of verbal and non-verbal textual elements.
II. Text 2 can be used for a critical analysis of the relationship between Shakespearean tragedies and other texts, restricting the understanding of structural and contextual elements in the tragedies.
III. Both texts can be used to draw parallels among various Shakespearean plots, considering that in tragedies the heroes typically survive.
It is correct whatis stated on
A) I, only.
B) II, only.
C) I and III, only.
D) II and III, only.
E) I, II and III.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: Espera-se do professor que seja um agente reflexivo e decisório na sua atuação docente, que aprenda a refletir de modo sistemático sobre seu trabalho em sala de aula, como uma forma eficiente para que suas práticas sejam constantemente aprimoradas, sendo a visão crítica da própria realidade fundamental para se obterem meios para atos de investigação.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Aformação continuada do professor deve ser uma constante.
PORQUE
II. Possibilita que o professor encontre respostas permanentes para seus desafios profissionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 24
ENADE 2017: O romance The boy next door, da autora norte-americana Meg Cabot (2002), é inovador na medida em que a autora constrói toda a narrativa a partir de textos de e-mails trocados entre os personagens. Os dados do emissor e do destinatário, assim como o tópico das mensagens, permitem que o leitor construa o eixo narrativo de uma história romântica intercalada por um conjunto de conflitos e situações inusitadas que ocorrem envolvendo os personagens.
Como era de se esperar, ao migrar do contexto digital para o meio impresso e assumir uma nova função (não mais um diálogo entre internautas, mas sim segmentos de uma história de ficção), o gênero e-mail sofre alterações. A linguagem, embora mantenha um estilo informal, como ocorre com a maior parte dos e-mails, é mais cuidadosa e fiel às normas de correção linguística, não há erros de digitação e as mensagens produzidas, embora curtas, são mais longas do que as que normalmente são trocadas na internet.
BRAGA, D. 8; SCHLINDWEIN, A.f. A inserção dos recursos digitais e da Internet nas práticas sociais e educacionais: impactos no ensino da
Iiteratura do século XXI. Remate de Males, v. 34, n. 2, p. 635-652, 2014 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de leitura em The boy next door exige que o leitor tenha familiaridade com o gênero e-mail para que possa compreender o eixo narrativo.
II. A migração de novos gêneros para o romance, como acontece em The boy next door, é recorrente na história do gênero romanesco. Já no século XIX, era prática comum a inserção de cartas que constituíam a tessitura do romance.
III. O processo de hibridização transforma os gêneros e as linguagens envolvidas, motivo pelo qual os e-mails que compõem o romance The boy next door são diferentes de e-mails trocados em outras circunstâncias de interação.
IV. A troca de e-mails em The boy next door assume a função dos diálogos, o que demonstra a necessidade de atualização de linguagem para que o romance continue a existir como gênero.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: According to various researchers in the field of foreign language teaching and learning, evaluation should be seen as an ongoing learning process. Since each student learns differently and at their own pace, their academic development should be evaluated by means of different instruments, such as individual writing tasks, multiple-choice exams, problem-solving group activíties, pair work, and other possibilities that would allow students to show what they have learned.
Taking into account the ideas expressed in the text, consider the following sentences describing assessment procedures taken by teachers.
I. Preparing tests in which students can get good grades in order to improve their confidence and show parents that their children are indeed learning.
II. Allowing students to produce multiple versions of their texts, so that assessment can promote process learning.
III. Providing students with different tools and criteria for assessment, guaranteeing individual learning processes are taken into account.
It is correct what s stated on
A) I, only.
B) II, only.
C) I and III, only.
D) II and III, only.
E) I, II and III.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Participar na cultura escrita supõe apropriar-se de uma tradição de leitura e escrita, supõe assumir uma herança cultural que envolve o exercício de diversas operações com os textos e a colocação em ação de conhecimentos sobre as relações entre os textos; entre eles e seus autores; entre os próprios autores; entre os autores, entre os textos e seu contexto.
Agora, para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental as práticas sociais de leitura e escrita. Pôr em cena uma versão escolar dessas práticas, que mantenha certa fidelidade à versão social (não escolar), requer que a escola funcione como uma microcomunidade de leitores e escritores.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível € o necessário.
Porto Alegre: Artmed, 2007 (adaptado).
Considerando o texto, assinale a opção que apresenta uma tarefa de produção escrita com ênfase em práticas sociais de linguagem.
A) Escrever um poema sobre o amor a fim de demonstrar conhecimento acerca de figuras de linguagem.
B) Construir um infográfico, em linguagem adequada, para demonstrar à sua comunidade a importância do uso consciente da água.
C) Compor um retrato falado de um parente de forma a evidenciar a aprendizagem de adjetivos.
D) Redigir um texto dissertativo sobre o uso de tecnologias que demonstre conhecimento de marcadores de coesão.
E) Construir uma biografia de uma pessoa famosa para demonstrar conhecimento sobre o uso de tempos verbais.
QUESTÃO 27
TEXTO 1
ENADE 2017: Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e abaixa... O mais difícil não é um ser bom e proceder honesto, dificultoso mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra.
ROSA, 1. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006 (adaptado).
TEXTO 2
Considerando os textos de Guimarães Rosa e de Maureen Bisilliat, avalie as afirmações a seguir.
I. No texto de Guimarães Rosa, a vida é representada como espaço que alcança dimensões visuais e ontológicas, correspondendo, no texto de Maureen Bisilliat, à travessia do homem pelas águas em movimento.
II. Tanto no texto fotográfico quanto no texto literário, para a construção de sentidos, é necessário realizar uma leitura linear dos aspectos visuais e verbais.
III. Nos dois textos, a construção de sentidos sobre o espaço está associada à poética das linguagens verbal e visual.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Considere, a seguir, o relato de Cristino Wapichana, indígena, nascido em Boa Vista, Roraima, escritor e compositor, que tem como principal tema a cultura indígena.
“Mário de Andrade, vocês já devem ter lido Macunaíma e outras grandes obras dele, foi um cara genial. Morreu aos 52 anos, mas deixou uma história e uma obra esplendorosa. Quando escreve Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, ele consegue informações de um alemão chamado Theodor Koch-Grúnberg, que esteve em Roraima entre 1911 e 1913. Esse alemão saiu de Itu, via rio Negro, e foi de canoa até a ocupação de Roraima, até o rio Orinoco, na Venezuela.
Nesse trajeto, ele colheu muitas histórias, e uma delas foi a de Macunaíma. Na verdade não é Macunaíma, mas Macunáima. Só que Mário de Andrade colocou Macunaíma. Macunaíma fez muitas peripécias, uma história é que ele morre, matam ele, mas ele mesmo ressuscita. Tem uma série de coisas, mas Macunáima, para a gente e para vários povos na fronteira do Brasil com aVenezuela e República Federativa da Guiana, é um semideus. Vocês não conheciam Macunáima, certo? Vocês conheciam Macunaíma, que é o herói sem nenhum caráter.
Para a gente, Macunáima é um semideus e temos grande respeito por ele. Quando o livro começa dizendo que ele nasceu no rio Urariquera, numa noite escura, nasceu negrinho e tal, eu conheço Urariquera e posso dizer que ele não nasceu lá. E então ele fala da Muiraquitã, mas ela não é de lá, é da parte do Amazonas no Pará. Mário de Andrade desloca essa história, ele transforma isso.”
Disponível em: <http://www.32bienal.org.br/>. Acesso em: 20 jul. 2017 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A literatura não necessariamente registra a verdade sobre o real, fato demonstrado pela revelação de Cristino Wapichana, das diferenças entre Macunaíma e Macunáima.
PORQUE
II. O fato de Mário de Andrade ter se baseado no registro escrito por Theodor Koch Grúnberg dificultou uma transposição do valor que o semideus Macunáima apresentava para a comunidade indígena.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: A textualidade reúne um conjunto de características que permite a afirmação de que o texto é um tecido e não um amontoado aleatório de frases ou palavras. A existência da textualidade pode ser comprovada pelo fato, por exemplo, de haver consenso entre os estudiosos de que um mesmo texto, tanto da esfera literária, quanto jurídica, religiosa ou jornalística, pode ser interpretado diferentemente por pessoas diferentes.
Levando em conta essas características, define-se textualidade como um princípio geral que faz parte do conhecimento textual dos falantes. A atividade linguística decorrente é a aplicação desse princípio geral, levando o produtor do texto a acionar em todas as produções linguísticas fatores capazes de textualizar essas produções. Nesse sentido, para que um conjunto de palavras constitua um texto, é necessário que esse conjunto pareça aos interlocutores um todo articulado, com sentido e adequado ao contexto da interação.
ABREU, M. 1. T. V. Revendo o processo ensino-aprendizagem da leituraeda escrita no ensino fundamental. In: SIMÕES, D. M. P; FIGUEIREDO,
F.Q. (Orgs.) Metodologias em/de linguística aplicada para ensino eaprendizagem de línguas. Campinas: Pontes, 2014 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de textualização permite ao leitor ter acesso à intencionalidade do escritor.
II. O processo de leitura e produção textual exige o conhecimento do código linguístico e de suas combinações sintáticas.
III. O professor que trabalha com ensino de leitura e produção textual deve levar em conta o conhecimento contextual dos estudantes para a construção de sentidos dos textos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
A word is dead
When it is said,
Some say.
I say it just
Begins to live
That day.
DICKINSON, E. Complete Poems. Boston: Little, Brown, 1924.
“Available at:<http://www.bartleby.com>. Access on: Jul. 25th 2017.
ENADE 2017: Taking the poem into account, analyze the following statements and the relationship between them.
I. By reading Dickinson's poem, one has the possibility to understand the relationship the poet bears with her raw material, wWhich is language.
BECAUSE
II. The poem, among other possibilities, reveals how Dickinson sees her poetic creative process as a unique experience of bringing words to life.
Considering the statements, choose the correct option.
A) Statements I and II are true propositions, and II is a correct justification for I.
B) Statements I and II are true propositions, but II is not a correct justification for I.
C) Statement I is a true proposition, and II is a false proposition.
D) Statement I is a false proposition, and II is a true proposition.
E) Statemens I and II are false propositions.
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