Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
Prova Música (Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2017: A Resolução n. 510 do Conselho Nacional de Saúde, homologada em 7 de abril de 2016, institui normas específicas para a pesquisa, nas ciências humanas e sociais, cujos procedimentos metodológicos envolvam a participação de pessoas. Para a realização desse tipo de pesquisa, as pesquisadores devem submeter o projeto inicial à aprovação de comitês de ética em pesquisa com seres humanos (CEP).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das normas para a realização desse tipo de pesquisa na área de música.
I. Pesquisas experimentais com a participação de voluntários, mesmo que de forma anônima, demandam aprovação pelo CEP.
II. As pesquisas realizadas em comunidades tradicionais por meio de etnografias de suas práticas musicais estão dispensadas de aprovação pelo CEP.
III. Devem ser previamente aprovadas pelo CEP as pesquisas longitudinais de coorte sobre o desenvolvimento da percepção musical na primeira infância.
IV. Pesquisas de opinião sobre um tema específico ligado à música, ainda que garantam o anonimato dos participantes, demandam aprovação pelo CEP.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 10
ENADE 2017: Se, por um lado, as crianças já nascem imersas numa cultura em que as inovações tecnológicas são quase naturalizadas, por outro, no Brasil, essas conquistas ainda não são acessíveis a uma parcela da população, o que torna a escola um importante espaço de acesso a esses artefatos tecnológicos e à aprendizagem de suas linguagens específicas.
É de fundamental importância, nesse contexto, a formação dos professores para o desenvolvimento de currículos e projetos pedagógicos em que as tecnologias da informação e da comunicação não sejam apenas ferramentas, mas recursos instituintes de novas formas de aprender e ensinar, na perspectiva das redes colaborativas e da autonomia dos sujeitos.
MENDONÇA, R. H. Tecnologias Digitais na Educação. Salto para o futuro. Brasíla, ano XIX, n. 19, 2009 (adaptado).
Considerando as informações desse texto e a avaliação como um dos aspectos fundamentais do processo educacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Sem o uso das novas tecnologias da informação, os processos de avaliação no ensino de música ficam comprometidos em sua eficácia.
PORQUE
II. As novas tecnologias permitem a elaboração de recursos avaliativos que mais facilmente dialogam com as múltiplas realidades dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 11
ENADE 2017: A Paixão Segundo São João (BWV 245) foi composta em 1724 por J. S. Bach. O coral a seguir foi extraído deste oratório.
Quais são, respectivamente, a tonalidade e o tipo de cadência final desse coral?
A) Sol menor e cadência plagal.
B) Sol maior e cadência perfeita.
C) Sol maior e cadência de Picardia.
D) Sol menor e cadência imperfeita.
E) Sol menor e cadência de Picardia.
QUESTÃO 12
ENADE 2017: O relato apresentado a seguir foi feito por um DJ: “Pegamos, por exemplo, um bumbo, não necessariamente um bumbo, mas a gente pode bater numa mesa e samplear isso, modificar esse som, e criar dali um bumbo ou uma caixa. Podemos pegar uma nota de um teclado, subdivídir, ou no toca-discos mesmo, em várias escalas, e trabalhar ela de forma aleatória, e daí por diante nós vamos construindo a música. Por isso que se diz: o DJ de verdade sabe trabalhar um som de tal maneira que cria um determinado produto a partir de, às vezes, peças isoladas. Ele monta um mosaico de timbres, sons, efeitos e, desse mosaico, cria uma lógica musical.”
ARALDL, Prática musical de Dis: um estudo sobre formação musical e
tecnologia. n: Simpésio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem, Recife, 2010, Anais.
Disponível em: <http://www.nehte.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2017 (adaptado).
A partir desse relato, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As transformações sonoras exemplificadas pelo DJ são transformações de timbre e de altura.
PORQUE
II. Os recursos tecnológicos possibilitam inúmeras transformações e criações, mas também apresentam limitações, como a impossibilidade de realização de ostinatos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 13
ENADE 2017: A composição musical é uma atividade que vem sendo progressivamente valorizada no ensino de música em diferentes contextos educacionais. A partir de uma concepção mais ampliada, composição pode ser compreendida como atividades de improvisação e arranjo, pequenas ideias organizadas espontaneamente com a intenção de articular e comunicar seus pensamentos musicais ou peças mais elaboradas, sem que seja considerada a necessidade de algum tipo de registro.
BEINEKE, V. A composição no ensino de música: perspectivas de
pesquisa e tendências atuais. Revista da ABEM.
p. 19:32, 2008 (adaptado).
A avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas. Também subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino, visto que lhe permite reconhecer a eficácia ou a ineficácia de seus atos e proceder a intervenções de correção dos rumos da atividade e dos seus resultados.
LUCKES), C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato
pedagógico. São Paulo: Ed. Cortez, 2011 (adaptado).
Considerando as informações dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir, concernentes a composição e avaliação em educação musical.
I. Um dos objetivos da avaliação contínua é a classificação dos estudantes segundo seu desempenho.
II. A avaliação da atividade composicional deve ter como base o produto final.
III.A avaliação das atividades de criação e composição permite ao professor redirecionar a aprendizagem em função do desempenho dos alunos.
IV. Devido à natureza subjetiva da improvisação, é necessário que o professor estabeleça critérios objetivos para a avaliação desse tipo de atividade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 14
ENADE 2017: O trecho musical a seguir apresenta os compassos iniciais do terceiro movimento da Quinta Sinfonia de L. V. Beethoven.
Sinfonia nº 5 - III Movimento
A respeito do trecho musical apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O trecho apresenta compasso ternário simples, anacrústico e sua tonalidade é Dó menor.
II. Fagotes 1 e 2 duplicam na mesma oitava as melodias dos violinos 1 e 2, a partirda anacruse para o compasso 7.
III. As notas do compasso 8 formam a tríade do V grau da tonalidade.
IV. Os clarinetes 1 e 2, nos compassos 7 e 8, dobram os violinos 1 e 2 na mesma oitava.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 15
ENADE 2017: Considerando esses trechos musicais, avalie as afirmações a seguir.
I. Os trechos são obras, respectivamente, de um compositor brasileiro do século XIX e de um compositor europeu do século XVIII.
II. As tonalidades dos trechos apresentados são, respectivamente, Dó Maior e Si Bemol Maior.
III. As cifragens apresentadas nos dois exemplos são representações do acompanhamento harmônico.
IV. O uso dos acidentes em ambas as obras configuram exemplos de cromatismo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 16
ENADE 2017: Para se defender uma educação musical que contribua para a expansão — em alcance e qualidade — da experiência artística e cultural de nossos alunos, cabe adotar uma concepção ampla de música e de arte que procure apreender todas as manifestações musicais como significativas, evitando-se, portanto, deslegitimar a música do outro e impor uma única visão da arte.
PENNA, M. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A música erudita deve ser priorizada no currículo escolar devido à sua tradição histórica e à variedade de repertório.
II. O ensino de música popular nas universidades provoca o engessamento do desenvolvimento e a perda da naturalidade desse gênero musical.
III. A aproximação das práticas musicais populares e eruditas traz, como benefícios, a aquisição de conhecimentos teóricos e artísticos.
IV. A oposição de natureza política e ideológica na dicotomia erudito-popular é objeto de discussão adequado para o âmbito da educação musical.
V. O professor, ao pretender atuar em um contexto cultural que não lhe é familiar, deve desenvolver estratégias metodológicas específicas que considerem a realidade desse contexto.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 17
ENADE 2017: O professor de um curso de iniciação à História da Música programou uma série de audições comentadas para que os estudantes reconhecessem os diversos estilos da literatura musical por meio de exemplos. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das audições programadas pelo professor.
I. A peça do repertório clássico apresentada abaixo, ilustra o baixo de Alberti.
II. O trecho a seguir refere-se a uma peça barroca em estilo fugato.
III. A peça apresentada a seguir, do repertório romântico, exemplifica a escrita segundo o recurso de melodia acompanhada.
IV. O trecho a seguir, uma peça jazz, apresenta a utilização de voicings.
V. A peça do repertório brasileiro, apresentada a seguir, mostra o acompanhamento sincopado.
É correto apenas o que o se afirma em
A) I e III.
B) I e V.
C) II e IV.
D) II e V.
E) III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE 2017: Um estudante do último ano de um curso de licenciatura em música está planejando as atividades que realizará no estágio supervisionado em uma classe de terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica em seu bairro. Foi decidido, em acordo com o supervisor do estágio na universidade e com o professor de Arte na escola, que as atividades deverão ser direcionadas para a criação musical.
Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir, sobre o planejamento do estudante para as atividades a serem desenvolvidas.
I. Para desenvolver a criatividade musical, é importante que os alunos possam compreender as diferentes maneiras de se fazer música nos mais variados contextos; pelo que, a euritmia, proposta por Dalcroze, por exemplo, valoriza igualmente atividades de apreciação e registro em partitura.
II. O uso de recursos derivados da paisagem sonora nas atividades de criação musical, conforme proposto por R. Murray Schaffer, pode incorporar sons artificiais produzidos por meios eletrônicos.
III. Uma estratégia para o desenvolvimento da criatividade é o emprego da improvisação; de modo que, uma proposta para aula sobre criação musical pode partir de atividades de improviso sobre ostinatos elaborados pelo professor, conforme propõe Carl Orff em sua abordagem.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 19
ENADE 2017: Nas sociedades urbanas e industriais contemporâneas, a música é muito presente na vida cotidiana. Em razão de um processo histórico - que passou pelo desenvolvimento da notação musical, pela imprensa e, posteriormente, pelos diversos recursos de gravação e equipamentos para reprodução -, as produções musicais puderam ultrapassar a oralidade e a presença física e imediata de uma performance musical. Nesse sentido, como diversos autores apontam, as transformações sociais e tecnológicas dos séculos XX e XXI estão modificando as maneiras de produzir, divulgar e consumir música, influindo na própria experiência musical, ao permitirem a presença da música em diferentes tempos e lugares.
PENNA, M. Percursos da música na cibercultura: o caso de “A Mandha””
de Lenine. Música Popular em Revista. Campinas,
ano3,v.1,p. 121-41, 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto e o cenário da produção musical contemporânea, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A recepção da música popular na contemporaneidade é marcada pelo conflito entre os interesses da indústria fonográfica e as iniciativas particulares de músicos e artistas.
PORQUE
II. As novas tecnologias digitais têm redefinido os processos de escuta, gravação e edição de sons, promovendo o compartilhamento economicamente acessível de obras produzidas por artistas independentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 20
ENADE 2017: Um dos modelos disponíveis para avaliação em música, de acordo com Keith Swanwick, considera duas dimensões: estágios de desenvolvimento e atividades musicais, conforme ilustrado no quadro a seguir. Ao avaliar uma prática musical, podemos constatar a relação entre essas dimensões. Quanto mais rica for a prática, mais estrelas aparecerão no quadro e maior a chance de um envolvimento significativo dos alunos com à música.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, relativas a práticas musicais.
I. Em uma situação em que os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles identifiquem os instrumentos, o quadro terá apenas uma estrela correspondente à atividade de apreciação e ao estágio forma.
II. Quando os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles toquem uma versão própria baseada no trecho escutado, o quadro será preenchido, pelo menos, com três estrelas, correspondentes às atividades de apreciação, performance e composição.
III. Na situação em que os estudantes escutam um trecho musical e o docente pede que eles toquem o mais fielmente possível à gravação, o quadro terá duas estrelas, correspondentes às atividades de apreciação e performance.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 21
ENADE 2017: A forma Rondó serve de estrutura para composição de obras de gêneros diversos, como a Marcha Turca, terceiro movimento da Sonata em Lá Maior (K. 331), de Mozart, e o chorinho Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.
A forma Rondó é
A) uma forma de composição, geralmente escrita em pares contrastantes de seções.
B) uma forma de canção, na qual um refrão é repetido diversas vezes, intercalando se às estrofes.
C) composta a partir de uma melodia simples (A), que se repete com alterações e variações (A1, A2 etc.).
D) composta a partir de duas sessões contrastantes (A e B), cada uma delas delimitada por sinais de repetição.
E) composta a partir da repetição de um tema principal (A) entre sessões contrastantes (B, C etc.),denominadas episódios.
QUESTÃO 22
ENADE 2017: A estética não pode pretender estabelecer o que deve ser a arte ou o belo. Ao contrário, tem a incumbência de dar conta do significado, da estrutura, da possibilidade e do alcance metafísico dos fenômenos que se apresentam na experiência estética.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo:
Martins Fontes, 1997 (adaptado).
Acerca da estética no ensino de música, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A reflexão estética cria possibilidades diversas de pensar e agir sobre a própria experiência, renovando e ressignificando a arte.
PORQUE
II. A estética é um caminho dialógico, intuitivo e humano que, por se encontrar no âmbito da apreciação, não interfere diretamente nas estruturas do campo da materialidade, tais como escrita musical, leitura e compreensão harmônica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 23
ENADE 2017: A ópera é um tipo de representação teatral em que 2 ação dramática se desenvolve através da música. Seus principais artistas são os cantores líricos, dos quais se exige, além de cantar, que representem, que atuem nas cenas.
CASOY, S. A invenção da Ópera. São Paulo: Algol, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O recitativo, recurso usado para narrar uma ação no tempo da fala, pode ser secco, acompanhado apenas por baixo contínuo, ou acompagnato, no qual a orquestra intervém.
II. A aria da capo é uma forma musical típica de óperas barrocas e consiste em uma estrutura ternária (ABA), cuja última sessão apresenta variações e ornamentos.
III. A ópera pode ter motivações sacras ou profanas; no segundo caso, elas podem ser sérias ou cômicas.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE 2017: Para interpretar uma peça musical, concretizando as ideias expressas na partitura,é importante que o aluno compreenda os símbolos ali expostos. Considerando essa informação, avalie as afirmações a seguir
I. O trecho musical abaixo representa a canção Alecrim Dourado.
II. O trecho musical abaixo representa a canção Cai-cai Balão.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 25
ENADE 2017: As tecnologias digitais vêm provocando profundos desdobramentos nos campos da comunicação, cultura e arte. Os novos suportes eletrônicos de produção, armazenamento e difusão promovem mudanças na forma de produzir e no que se produz. As novas ofertas de tecnologias digitais em música tornaram o processo de criação e gravação acessível ao público em geral.
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir sob a perspectiva das novas tecnologias digitais e de sua aplicação na educação musical.
I. Dispositivos tecnológicos digitais elaborados pela indústria são utilizados no meio pedagógico, sem que haja, porém, a oportunidade de uma apropriação dos modos e meios envolvidos em sua produção.
II. O desenvolvimento do formato MP3 revolucionou o mundo do entretenimento e transformou a internet no mais popular meio de distribuição de músicas e arquivos de sons.
III. Os DJs, que incorporaram as novas tecnologias digitais em sua práxis, exemplificam a relação entre criação e utilização de meios digitais pré-produzidos.
IV. O uso dos instrumentos e dos meios eletrônicos e digitais vem substituir as práticas tradicionais de ensino musical enraizadas nas estruturas pedagógicas dos conservatórios de música, cujo fundamento constrói-se sobre a prática instrumental.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO 26
ENADE 2017: Na aprendizagem criativa, a realização de tarefas de criação colaborativa permite desenvolver e expandir a compreensão e a construção de significados pelos estudantes. Fazendo música em conjunto, trocando ideias e transformando os conteúdos propostos pelo professor, as crianças podem descobrir o prazer da expressão musical, porquanto as interações entre os pares influenciam a qualidade da experiência. Como agentes da própria aprendizagem, as crianças mostram o que pode facilitar sua compreensão; cabe ao professor observar e honrar as interpretações dos estudantes e valorizar os seus esforços no desenvolvimento de habilidades musicais e na experiência prazerosa do fazer musical coletivo.
BEINEKE, V. Aprendizagem criativa e educação musical:
trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais Educação. p. 45-60, 2012 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os professores são responsáveis pela adoção de estratégias que viabilizem o desenvolvimento da criatividade dos estudantes.
II. A construção de significados pelos estudantes em atividades colaborativas tende a acontecer de maneira homogênea.
III. A aprendizagem musical criativa deve levar em conta os elementos do currículo e os contextos culturais em que os estudantes estão inseridos.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 27
ENADE 2017: Uma criança com 5 anos de idade chegou à escola de música carregando seu instrumento, acompanhada pela mãe. Ao entrar na sala, cumprimentou o professor e posicionou-se na Sua frente para começar a aula. Os dois cantaram a melodia da peça que tinha sido combinada na aula anterior e, depois, passaram a repetir os trechos nos quais a criança tinha mais dificuldade.
O professor corrigiu a postura do aluno, bem como alguns aspectos técnicos do instrumento, elogiando seu desempenho até o momento. Enquanto isso, a mãe anotava com atenção as indicações do professor para lembrá-las ao filho quando do seu estudo diário. A aula se encerrou com as recomendações para o encontro seguinte, a criança agradeceu e foi embora com sua mãe.
Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A aula descrita está de acordo com o método Suzuki, que estimula a concentração, a autoestima e a musicalidade das crianças, proporcionando um ambiente de aprendizado positivo e que reforça o sucesso alcançado.
PORQUE
II. A metodologia Suzuki considera que o talento musical é inato e determina o desenvolvimento das habilidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 28
ENADE 2017: Um professor de percepção musical aborda os princípios da polirritmia com os estudantes e sugere que estes criem uma estrutura que empregue esse recurso, a ser executada simultaneamente a duas vozes, com percussão corporal e/ou voz. Ele exemplifica com o ritmo apresentado na partitura a seguir, comum na música brasileira, em que três figuras rítmicas iguais correspondem à duração de duas figuras rítmicas iguais (3x2).
A opção que apresenta apenas estruturas polirrítmicas que atendem à solicitação do professor é
A) 2x4;4x3; 1x3.
B) 6x2; 9x4; 5x2.
C) 7x2; 5x4; 6x3.
D) 8x4; 7x3; 9x3.
E) 9x5; 5x3; 7x4.
QUESTÃO 29
ENADE 2017: A partitura a seguir apresenta um trecho do Oratório de Natal de Camille Saint Saéns, em que estão destacados cinco acordes.
Tollite Hostias
Último movimento do Oratório de Natal
Considerando a partitura apresentada, avalie as afirmações a seguir, a respeito dos acordes destacados.
I. No destaque 1, o intervalo formado entre o baixo e o soprano é uma 12º maior.
II. No destaque 2, o acorde é Perfeito Maior e está na 1º inversão.
III. No destaque 3, o intervalo formado entre o baixo e o tenor é uma 10º menor.
IV. No destaque 4, a função tonal do acorde é dominante.
V. No destaque 5, o intervalo formado entre o contralto e o soprano é uma 3º maior.
É correto o que se afirma em
A) I e V, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 30
ENADE 2017: Considerando-se a música como discurso, é possível propor a retórica das tópicas para a análise musical do repertório brasileiro, dado que as unidades musicais do discurso, como motivos, frases, temas, padrões rítmicos e progressões harmônicas, apresentam qualidades semióticas que lhes são atribuídas por meio de convenção cultural e que vão além de seu papel funcional nos segmentos formais.
A partir disso, é possível destacar algumas tópicas recorrentes, tais como a cadência nordestina, com motivos conclusivos adequados ao dórico e ao mixolídio, o brejeiro, no qual as figurações aparecem transformadas por subversões e brincadeiras, e as tópicas época-de-ouro, que incluem floreios melódicos das antigas modinhas, polcas, valsas e serestas brasileiras.
PIEDADE, A. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música.
Eloído pensante. Buenos Aires, v.1, n.1, p. 1-23, 2013 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie se os exemplos musicais abaixo correspondem às tópicas indicadas.
I. Tópica época-de-ouro
II. Tópico nordestina
III. Tópica brejeiro
IV. Tópica época-de-ouro
É correto apenas o que se afirma
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
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