Prova Agronomia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Agronomia ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: A amostragem de solo é considerada uma das etapas mais críticas de um programa de recomendação de calagem e adubação para as diferentes culturas e zonas agroecológicas do Brasil. Embora seja a etapa mais simples, é a operação mais importante, pois uma pequena quantidade de solo coletada deverá representar os atributos físico-químicos de uma grande área.
Considerando a importância da etapa de amostragem de solo em um programa de recomendação de calagem e adubação, avalie as afirmativas abaixo.
I.O erro devido a uma amostragem de solo malconduzida é geralmente o mais significativo, comparativamente às etapas de determinações químicas e físicas, interpretação dos resultados das análises e recomendação de corretivos e fertilizantes.
II. O erro devido à amostragem de solo poderá ser corrigido nas etapas subsequentes de um programa de adubação e calagem, por exemplo, por ocasião das determinações químicas e físicas do solo.
III. Dados obtidos em campo por meio da observação Visual são suficientes para determinar possíveis problemas nutricionais das plantas.
IV. Os procedimentos de amostragem não precisam ser seguidos rigorosamente, pois as análises laboratoriais corrigem falhas cometidas na coleta de solo em campo.
V.O solo é heterogêneo em sua distribuição na paisagem, sendo essa heterogeneidade ampliada pelas práticas de manejo do solo, cultura e fertilização.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 12
ENADE 2010: As espécies florestais podem ser propagadas por diferentes métodos, seja pela via assexuada (vegetativa) Seja pela sexuada (sementes). A propagação vegetativa ou clonagem caracteriza-se por multiplicar partes de plantas com a finalidade de obtenção de novas plantas geneticamente idênticas à planta doadora (planta-mãe), sendo essa prática muito comum na produção comercial de mudas de eucaliptos.
A propagação vegetativa justifica-se naqueles casos em que a produção de Sementes é escassa, de baixo poder germinativo e difícil armazenamento e em espécies de alta produtividade e qualidade final da madeira desejada ou, ainda, em programas de melhoramento genético da espécie.
Considerando a utilização de propagação vegetativa em espécies florestais, avalie as afirmativas abaixo.
I. A micropropagação é uma técnica de propagação assexuada que se caracteriza pelo cultivo de partes da planta em vasos com solução nutritiva em condições de ambiente protegido.
II. A microestaquia é uma técnica de propagação assexuada que se caracteriza pelo uso de propágulos rejuvenescidos em laboratório para posterior enraizamento, visando à produção demudas.
III. A miniestaquia é uma técnica de propagação assexuada que consiste no uso de brotações de plantas propagadas pelo método de estaquia convencional como fontes de propágulos.
IV. A enxertia é a técnica de propagação assexuada mais recomendada para plantios comerciais em larga escala, pois conduz à elevada qualidade da madeira produzida pela espécie enxertada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) III e V.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 13
ENADE 2010: O controle de plantas daninhas tem por objetivos evita perdas na quantidade e na qualidade dos produtos vegetais, facilitar a colheita e reduzir a infestação de um ano para o outro. Para tanto, podem ser utilizados os métodos de controle preventivo, cultural, mecânico, físico, biológico e químico. Nessa perspectiva, analise as asserções a seguir.
No que se refere ao controle químico, o aparecimento da resistência é definido como uma mudança de comportamento desenvolvida em uma população de plantas daninhas à capacidade letal de um determinado herbicida, induzida pela ação do homem.
PORQUE
O uso repetitivo de um mesmo herbicida, ou de herbicidas diferentes que apresentam o mesmo mecanismo de ação, atua na seleção de plantas de biótipos resistentes já existentes na população.
A esse respeito, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 14
ENADE 2010: A elasticidade é a relação entre as quantidades de oferta e procura de mercadorias em função das alterações verificadas em seus respectivos preços. Assim, os bens podem ser classificados em demanda elástica ou inelástica. Nesse contexto, conclui-se que
A) a elasticidade não se aplica aos bens de primeira necessidade, indispensáveis à subsistência do consumidor.
B) os bens de luxo são de demanda elástica.
C) o produtor poderá reduzir o preço e obter mais receita se a demanda for elástica.
D) não faz diferença para o produtor o fato de a demanda ser elástica ou não.
E) a elasticidade acontece na horticultura porque existem substitutos dos alimentos.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: O milho híbrido contém a segurança de uma patente, visto que a reserva de obtenção está assegurada pela capacidade de combinação das linhagens endogâmicas obtidas pelos seus detentores. Em relação aos tipos de híbridos de milho e seus processos de obtenção, analise as seguintes afirmativas.
I.O híbrido simples é o mais produtivo, contudo suas sementes são obtidas a partir de linhagens endogâmicas de baixa produtividade.
II. Híbridos modificados têm o custo da produção de sementes barateado por serem obtidos a partir de linhagens revigoradas, sendo estas obtidas a partir do cruzamento entre linhagens estreitamente aparentadas.
III. Os números mínimos de linhagens endogâmicas distintas necessárias para a composição de híbridos simples, duplos e triplos são, respectivamente, iguais a dois, três e quatro.
IV. A escolha de uma linhagem como polinizadora u receptora de pólen não altera a produtividade do híbrido, todavia contribui para o aumento do número de sementes híbridas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II E III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: Com cerca de 80 000 ha cultivados no Brasil, a cultura da melancia destaca-se como importante cultura hortícola nacional.
Entre os estados produtores, incluem-se Goiás, São. Paulo, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com predomínio de cultivares de alto potencial produtivo, ciclo próximo a 100 dias, polpa firme e crocante, alto teor de açúcares (12-13 graus Brix) e polpa de um vermelho in- tenso.
A cultura da melancia frequentemente apresenta frutos defeituosos, deformados e com podridão apical. Esses sintomas são típicos em frutos de melancia e resultantes de
A) excesso de água no solo durante o processo de frutificação. da cultura associada à deficiência de molibdênio.
B) deficiência de nitrogênio no processo de frutificação da cultura associada à deficiência de molibdênio.
C) um processo de polinização deficiente que conduz à má formação de frutos e à deficiência de cálcio na planta.
D) excesso de nitrogênio no solo durante o processo de frutificação da cultura associada à deficiência de molibdênio.
E) deficiência de nitrogênio e excesso de água no solo durante o processo de frutificação da cultura.
QUESTÃO 17
ENADE 2010: O uso do calcário é boa opção para corrigir, em pastagens, as deficiências de cálcio e magnésio.
Porém, a calagem não corrige a superfície em tempo razoável para evitar que o pecuarista corra riscos de perda de produtividade das suas pastagens em razão dos veranicos, uma vez que as raízes das plantas, principalmente as leguminosas forrageiras, só crescem até onde o calcário foi incorporado.
Em solos onde foi aplicado calcário e com acidez superficial corrigida, ao se aplicar gesso, após a sua dissolução, o sulfato movimenta-se para camadas inferiores, acompanhado por cátions (Figura 1).
Figura 1 - Teores de cálcio (a) e magnésio (b) em diferentes profundidades de um latossolo vermelho escuro argiloso, com e sem aplicação de gesso, após sete cultivos com culturas anuais e três anos e meio de cultivo com leucena, 100 meses após a aplicação de gesso ao solo. De Sousa ef al. (2001)
Figura 2 - Saturação por alumínio em diferentes profundidades de um latossolo vermelho escuro arglloso. com e sem aplicação de gesso, após sete culívos com (culturas anuais e três anos é meio de cultivo com leucens, 100 meses após a aplicação de gesso so solo. De Sousa et al. (2001)
A respeito de corretivos de solo em pastagens e com base nas figuras 1 e 2, avalie as afirmativas a seguir.
I. A aplicação do gesso supre o solo com cálcio até as camadas mais profundas, ao se dissolver na água da chuva ou imigração, infiltrando-se no solo, favorecendo o aprofundamento das raízes e permitindo que as plantas superem o veranico, quando em condições de sequeiro.
II. Além da água, os nutrientes também são absorvidos com maior eficiência, após a aplicação do gesso.
III. Com a movimentação de cátions para a sub superfície, após a aplicação do gesso, os teores de cálcio e de magnésio diminuem e a toxidez de alumínio aumenta, prejudicando o ambiente radicular.
IV. Quando o gesso é aplicado com critério, nas doses recomendadas para cada solo, não se tem observado movimentação. de potássio e magnésio no perfil do solo em níveis que possam trazer problemas oriundos desses nutrientes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE 2010: A mecanização agrícola tem como objetivo o uso de máquinas e de equipamentos agrícolas que viabilizem (altos rendimentos, o uso racional dos recursos econômicos e a preservação dos recursos naturais.
À agricultura familiar no Brasil caracteriza-se por ser um sistema pouco mecanizado, resultante do alto custo para a aquisição de máquinas, da dificuldade de crédito, da potência e do porte inadequados das máquinas disponíveis no mercado.
Em que pesem as dificuldades descritas, na agricultura familiar, algumas culturas típicas desse sistema são passíveis de mecanização, inclusive no transplante de estruturas vegetativas de propagação.
A cultura da mandioca, típica da agricultura familiar, propaga-se vegetativamente por partes de hastes ou ramas denominadas de manivas, as quais podem ser plantadas com o uso de plantadeiras mecanizadas disponíveis no mercado.
No procedimento de plantio, as manivas devem ser plantadas na posição
A) vertical, uma vez que essa posição reduz o número de propágulos por área de plantio.
B) horizontal, uma vez que tal posição de plantio proporciona o desenvolvimento de raízes mais superficiais, facilitando o processo futuro de colheita da mandioca.
C) vertical, considerando-se que, nessa posição, a produtividade final será maior.
D) inclinada, pois essa posição favorece o processo de enraizamento.
E) horizontal, uma vez que tal posição favorece os tratos culturais subsequentes.
ENADE 2017 - QUESTÃO 19 - ANULADA
QUESTÃO 20
ENADE 2010: A enxertia em hortaliças é uma técnica inovadora, com especial ênfase nas famílias Cucurbitaceae e Solanaceae, que visa conferir resistência às mudas. Essa técnica permite o cultivo em áreas contaminadas por patógenos de solo ou naquelas áreas cujas condições edafoclimáticas são desfavoráveis ao crescimento e desenvolvimento da cultura. De uso recente no Brasil, mas consolidada em países como Japão, Holanda e Espanha.
Por um lado, a enxertia como método de controle de patógenos de solo evita o contato da planta sensível com o agente patógeno. Por outro lado, além de proporcionar resistência a doenças, essa técnica pode ser utilizada com outros fins, como a introdução de resistência de estresses do tipo abiótico (resistência a baixas temperaturas, resistência à seca e resistência à alta umidade do solo). Entre os inúmeros métodos de enxertia de hortaliças, dois métodos básicos se destacam dos demais: enxertia por aproximação e por estaca.
PEIL. R. M. A enxertia na produção de mudas de hortaliças. Ciência Rural, Santa Maria, v.33, n.6, p.1169-1177. nov.dez, 2003 (com adaptações).
Considerando a utilização de enxertia em hortaliças, avalie as afirmativas abaixo.
I. Na escolha do porta-enxerto, um dos aspectos a ser considerado é o seu efeito na qualidade final do enxerto.
II. A enxertia é uma técnica adequada ao cultivo em ambiente protegido de hortaliças, onde problemas sanitários tendem a ser mais graves.
III. Na enxertia, o enxerto deve apresentar resistência à doença que se objetiva controlar, o que é fundamental para o sucesso da técnica.
IV. O principal objetivo da enxertia é proporcionar o controle de doenças de solo, não se aplicando 1ao controle de doenças em geral.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: O processo de infiltração de água no solo tem grande importância em projetos de irrigação, principalmente no que se refere a0 conceito de velocidade de infiltração (VI) de água no solo, expressa em cm/h ou em mm/h.
Em experimento conduzido em Dourados - MS, objetivou-se avaliar a infiltração e verificar a adequação das equações de Horton e Kostiakov-Lewis, na estimativa da taxa de infiltração da água em diferentes sistemas de cultivo, em um mesmo tipo de solo.
Nas Figuras 1 e 2, estão apresentadas as taxas de infiltração, respectivamente, no plantio convencional e no plantio direto, na sucessão soja — nabo forrageiro.
Analisando essas informações, conclui-se que
A) o sistema de plantio direto apresentou valores de taxa de infiltração final de água no solo inferiores ao preparo convencional.
B) um solo coberto por vegetação, como o que é característico do plantio direto, é menos permeável do que um solo desmatado ou sob plantio convencional.
C) a velocidade de infiltração básica (VIB) do solo, em plantio convencional, foi da ordem de 32,5 mm/h.
D) a taxa de infiltração do solo em plantio direto é maior que a do solo em plantio convencional (soja
— pousio), pelo maior teor de argila presente no solo sob plantio direto.
E) a velocidade de infiltração básica (VIB) do solo em plantio direto, com a sucessão soja — nabo, foi superior a 32 mm/h.
QUESTÃO 22
ENADE 2010: Plantas de cobertura de inverno e sua época de manejo afetam a infestação de plantas daninhas na cultura de milho quando semeado em sucessão. Um ensaio foi realizado para avaliar a produtividade de grãos de milho, em plantio direto, cultivado em competição com plantas daninhas, em culturas de coberturas (isoladas e consorciadas) do solo e em épocas de manejo antes da semeadura do milho. Os resultados são mostrados na tabela abaixo.
Considerando os dados e sua forma de apresentação, a análise estatística permite concluir que
A) o teste estatístico usado é pouco rigoroso na separação de médias,
B) o manejo intermediário (10 dias antes da semeadura) das plantas de cobertura apresentou a maior produtividade do milho.
C) a interação entre os fatores avaliados (tipo de planta de cobertura e época de manejo das plantas de cobertura) não foi significativa.
D) o manejo tardio (1 dia antes da semeadura) apresentou diferença estatística na produtividade de milho entre as plantas de cobertura.
E) o manejo antecipado (25 dias antes da semeadura) proporcionou as menores produtividades de milho, em quatro dos seis tratamentos com plantas de cobertura.
QUESTÃO 23
ENADE 2010: O melhoramento de uma espécie autógama por meio do retrocruzamento é conhecido como um método corretivo, no qual se corrige o defeito de um cultivar já melhorado, como, por exemplo, a incorporação de resistência a doenças.
Nesse método, tem-se um cultivar doador de resistência e um cultivar suscetível a ser melhorado, que são utilizados em um esquema de cruzamentos entre si
Considerando as características desse método, avalie as afirmativas a seguir.
I. O retrocruzamento é usado principalmente para transferir aos cultivares suscetíveis características controladas por poucos genes.
II. O cultivar doador é utilizado várias vezes nos cruzamentos de incorporação da resistência.
III. O retrocruzamento é efetivo para a incorporação de genes dominantes e recessivos.
IV. A incorporação de resistência a doenças diminui o custo de produção da cultura, além de diminuir o uso de defensivos agrícolas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: O risco de erosão do solo pode ser estimado com a combinação de técnicas de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica e Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS).
Os dados apresentados a seguir se referem a um exemplo do uso dessas técnicas na bacia hidrográfica do rio Piracicaba-SP, com a apresentação de uma área específica da bacia com as classes de risco (baixo, médio, alto, muito alto), para: a) pastagem, janeiro, com plantio morro. 'abaixo; b) pastagem, janeiro, com plantio em contorno; c) pastagem, julho, com plantio morro abaixo; d) pastagem, julho, com plantio em contorno; e) simulação com substituição da pastagem por cana de açúcar; f) simulação com substituição da pastagem por silvicultura; e g) simulação com substituição da pastagem por vegetação nativa.
Com base nos dados apresentados, julgue as afirmativas seguintes.
I. A floresta plantada e a nativa apresentam baixo risco de perda de solo.
II. A área com cana-de-açúcar será toda de baixo risco de erosão no mês de julho.
III. O plantio morro abaixo é uma prática insustentável, aumentando a remoção do horizonte A do solo.
IV. As práticas de controle da erosão hídrica do solo serão igualmente eficientes em qualquer época do ano.
V. A presença de sedimentos no rio aumentará se a área sob pastagem for convertida para produção comercial de madeira.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e IV.
C) II e V.
D) III e V.
E) I, III e V.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: A bacia hidrográfica se revela como uma unidade adequada ao entendimento da ação dos processos hidrológicos e geomorfológicos e das ligações espaciais entre áreas diferentes. A figura mostra uma bacia hidrográfica desprovida de áreas florestadas e de vegetação ripária e sem práticas mecânicas de conservação do solo e da água.
Com base no exposto e na condição da bacia hidrográfica, qual é a melhor estratégia para implantar o manejo integrado da bacia hidrográfica?
A) Adotar medidas de manejo e conservação do solo e da água tanto nas áreas agrícolas quanto nas não agrícolas.
B) Implantar práticas conservacionistas no contexto das propriedades isoladas, pois o agricultor é quem sofre os impactos da degradação do solo e da água.
C) Priorizar medidas de manejo integrado de bacia hidrográfica que tenham enfoque puramente agrícola, o que garante produtividade e qualidade ambiental.
D) Iniciar as alterações no uso e manejo da bacia hidrográfica, prioritariamente nas sub-bacias a jusante, para depois realizar as ações nas sub- bacias a montante.
E) Adotar o planejamento em nível de propriedade rural, usando a experiência acumulada pelo agricultor no uso e manejo de solos, sem considerar as condições da bacia hidrográfica.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: A compactação do solo é um sério problema na atividade florestal, especialmente pelo tráfego intenso de máquinas durante a colheita florestal. Os resíduos vegetais, o acúmulo de matéria orgânica e o manejo do solo em povoamentos florestais afetam a suscetibilidade do solo à compactação.
À figura abaixo mostra o resultado de um ensaio de compactação do solo, o qual permite estabelecer a relação entre a umidade e a densidade do solo, em um argissolo vermelho-amarelo arênico com dois diferentes teores de carbono orgânico (CO).
Aplicando-se os dados acima à atividade florestal, conclui-se que, em solos florestais,
A) a matéria orgânica aumenta a suscetibilidade à compactação do solo.
B) existe uma umidade crítica na qual a compactação do solo é máxima.
C) a matéria orgânica não influencia a compactação do solo quando a umidade dele é baixa.
D) a matéria orgânica diminui a umidade para se atingir a maior compactação do solo.
E) a queima dos resíduos florestais contribui para a redução da compactação do solo.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: A limpeza e a higienização dos equipamentos de ordenha das vacas são essenciais para obter leite cru de acordo com as exigências legais vigentes no país. De nada adianta ter animais sadios e operadores treinados no manejo dos animais se os cuidados de limpeza dos equipamentos de ordenha, como teteiras, tubulações de transporte de leite e resfriadores, entre outros, não estiverem limpos e devidamente sanitizados.
A partir dessas informações, assinale, entre as opções abaixo, a razão de se realizar a limpeza e a sanitização dos equipamentos de ordenha.
A) Garantir que a contagem de células somáticas seja baixa.
B) Possibilitar que a contagem de bactérias seja mínima.
C) Manter a gordura estável no leite.
D) Obter altos teores de sólidos totais.
E) Manter o leite homogeneizado.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: O profissional formado em Agronomia tem competência técnica e legal para apresentar projetos de Construções Rurais. Nessa atividade, deve levar em conta que as edificações destinadas a animais precisam oferecer o melhor conforto térmico e facilitar o manejo. Nesse sentido, avalie as seguintes afirmativas.
I. A localização da edificação deve ser tal que a face de maior abertura esteja voltada para leste, porque as chuvas são mais fortes quando vêm do lado oeste.
II. Árvores devem ser plantadas no entorno da área construída, porque proporcionam um microclima agradável e de temperatura amena, favorável ao desenvolvimento dos animais.
III. A cobertura deve ser em material de cores escuras, porque refletem mais calor.
IV. As aberturas laterais devem permitir uma boa ventilação, o que facilita a retirada de gases e melhora os índices de conforto térmico.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: O engenheiro agrônomo, no âmbito das competências que lhe são atribuídas pelo Sistema CONFEA-CREAs, conforme Resolução nº 1010/2005, deve ter domínio da legislação profissional e ambiental pertinente ao exercício de atividades no campo da Agronomia. Nessa perspectiva, julgue as afirmativas que se seguem.
I. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, entende-se por Área de Preservação Permanente aquela protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e da flora, de proteger o solo e de assegurar o bem-estar das populações humanas.
II. Na Resolução CONAMA nº 001/86, impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das atividades humanas, que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, a biota, as atividades sociais e econômicas e a qualidade dos recursos ambientais.
III. A Lei de Crimes Ambientais dispõe sobre as sanções penais e administrativas, derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
IV. A Lei Federal nº 9433/1997 lista os instrumentos da política nacional de recursos hídricos: os planos de recursos hídricos; o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água; a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; a cobrança pelo uso de recursos hídricos; a compensação a municípios e o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: As cadeias de comercialização de hortaliças enfrentam o desafio de alinhar a demanda e a oferta de produtos de maneira eficiente. Do lado da demanda, clientes exigentes, interessados em produtos com qualidade e prontamente disponíveis nos pontos de comercialização. Do lado da oferta, a dificuldade em garantir o produto certo, em hora e local adequados.
Com dificuldades em conectar demanda e oferta, por problemas relacionados, principalmente, à logística e à qualidade, as grandes redes de autosserviço têm abandonado o sistema tradicional de suprimento de produtos hortícolas, por meio das Centrais Estaduais de Abastecimento Sociedade Anônima (CEASAs), e criado centrais próprias de compras, em que a aquisição dos produtos é feita diretamente de produtores e atacadistas.
À distribuição ineficiente de hortaliças é considerada um dos mais graves entraves do setor, impedindo o bom desempenho de toda a cadeia produtiva. À alta perecibilidade, característica inerente às hortaliças, exige canais de comercialização eficientes, muitas vezes longe do alcance dos produtores.
LOURENZANI A.E B; SINVA A.L. Um estudo da competitividade dos diferentes cansis de distíbição
de hortaliças. (Gest. Prod vol 11, n.3, São Carlos, set/dez. 2004 (adaptado)
Considerando a logística de produção e comercialização de hortaliças, avalie as afirmativas a seguir.
I. As alterações na estrutural de comercialização têm impactos negativos para a cadeia de produção de hortaliças, pois excluem produtores incapazes de atender às exigências das centrais de compras de grandes redes varejistas e trazem à tona a ineficiência da comercialização por meio das CEASAs.
II. As alterações na estrutura de comercialização de hortaliças facilitam a sobrevivência de pequenos varejistas em um mercado em expansão, de modo que os mesmos conseguem, de forma eficiente, suprir as necessidades de qualidade, logística e gerenciamento da comercialização.
III. As cadeias de suprimento que distribuem hortaliças por intermédio das centrais de compras de grandes redes de autosserviço apresentam alta competitividade, entretanto, não são sustentáveis, uma vez que o diferencial de poder entre varejistas e produtores aumenta a rivalidade vertical.
IV. Os canais de distribuição de hortaliças devem satisfazer à demanda por intermédio do fornecimento de produtos e serviços no local, na quantidade, qualidade e preços adequados, evitando estimular a demanda por meio de atividades promocionais, pois isso levaria à rivalidade entre varejistas e produtores.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: Os óleos essenciais constituem um dos mais importantes grupos de matérias-primas vegetais para as indústrias alimentícia, farmacêutica, de perfumaria e afins. São constituídos por uma mistura complexa de diversas classes de substâncias, entre elas os fenilpropanoides, mono e sesquiterpenos, pertencentes ao metabolismo secundário das plantas.
O metabolismo secundário, por sua vez, pode ser influenciado por diversos fatores. Considerando que a qualidade das plantas medicinais, aromáticas e condimentares reside no teor e na composição química dos óleos essenciais, avalie as afirmativas a seguir.
I. A composição química dos óleos essenciais é determinada por fatores genéticos, sendo nula a influência de fatores abióticos.
II. As interações planta/microrganismos, planta/insetos e planta/planta não influenciam na composição química dos óleos essenciais.
III. Em tecidos vegetais mais jovens, verifica-se aumento na produção de vários compostos secundários, entre os quais se encontram os óleos essenciais.
IV. A idade e o estádio de desenvolvimento da planta influenciam na composição química dos óleos essenciais; entretanto, o ritmo circadiano não afeta a qualidade.
V. A composição do óleo essencial sofre alterações durante os processos de colheita e pós colheita, sendo essas alterações atribuídas a conversões espontâneas, que ocorrem continuamente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) II e V.
E) III e V.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: A tabela seguinte contém os dados de peso fresco da parte aérea (PFPA), concentração e rendimento de óleos essenciais obtidos em mudas de uma espécie medicinal conhecida como arnica (Lychnophora pinaster Mart. — Asteraceae), em diferentes tipos de adubação e calagem. Foram testadas as adubações mineral, orgânica e mineral + orgânica (mista).
A partir da observação dos resultados apresentados, julgue as afirmativas a seguir.
I. O tratamento orgânico sem calagem apresentou o menor rendimento de óleo essencial.
II. A adubação mineral e calagem são recomendáveis, pois aliaram alta concentração e alto rendimento de óleo essencial.
III. A produção de óleo essencial da arnica dependeu do uso de adubação e calagem.
IV. O PEPA decresceu na seguinte ordem: adubação mineral > mista > orgânica, sendo influenciado pela calagem somente nessa última.
V. Os tratamentos com adubação mineral e mista sem calagem apresentaram maior rendimento de óleo essencial.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
QUESTÃO 33
ENADE 2010: O nitrogênio destaca-se como o elemento, em quantidade, mais absorvido e exportado pela produção da cultura da soja.
Entretanto, resultados obtidos em todas as regiões onde a soja é cultivada mostram que a aplicação de fertilizante nitrogenado na semeadura ou em cobertura, seja qual for o estágio de desenvolvimento da planta, em sistemas de semeadura direta ou convencional, além de reduzir a nodulação e a eficiência da fixação biológica natural, não traz nenhum incremento de produtividade para a soja.
A respeito da prática de adubação e nutrição nitrogenada em soja, o manejo fitotécnico prevê que
A) o volume da calda de inoculante recomendável a ser aplicado às sementes está limitado a 10% da massa de sementes a ser tratada.
B) o tratamento de sementes com fungicidas deve ser realizado após a inoculação com as bactérias fixadoras, devido aos efeitos negativos desse tratamento sobre a fixação biológica de nitrogênio.
C) a avaliação quantitativa da microbiota e a inoculação da soja onde haja 10%g de solo seja dispensada, pois a bactéria que fixa o nitrogênio atmosférico (bradirrizóbio) existe naturalmente nos solos brasileiros.
D) o método tradicional de inoculação de sementes pode ser substituído pela aplicação do inoculante por aspersão no sulco, por ocasião da semeadura, em solos com ou sem população estabelecida. Nesse procedimento, observa-se a mesma dose de inoculante indicada para as sementes, aumentando-se a diluição.
E) as fórmulas de adubo que contêm nitrogênio não devem ser utilizadas; entretanto, as mais econômicas — em relação às fórmulas sem nitrogênio — poderão ser utilizadas, desde que não sejam aplicados mais do que 20 kg de N/ha.
QUESTÃO 34
ENADE 2010: No Brasil, a área total de florestas plantadas, em 2006, totalizou 5,74 milhões de hectares, sendo 3,55 milhões de hectares com eucalipto, 1,82 milhão com pínus e 370,5 mil com outras espécies. Além das madeiras de fibra curta, que dominam a produção, o consumo e a exportação no Brasil, outras espécies têm-se destacado para cultivo nas condições edafoclimáticas que aqui se apresentam. Algumas características relacionadas a essas espécies estão listadas a seguir.
Espécie 1: Originária da Austrália, as principais Plantações comerciais estão localizadas no Rio Grande do Sul. É uma espécie leguminosa que apresenta boa adaptação, mesmo em terras desgastadas, sendo muito utilizada para a recuperação dos solos e combate à erosão.
Espécie 2: Ocorre em toda a região amazônica, com maior frequência no sul do Pará. Sua madeira é pesada e de boa resistência ao ataque de cupins. É utilizada no mobiliário de luxo. A árvore, que atinge 25 m a 30 m de altura, com tronco de 50 cm a 80 em de diâmetro, é também ornamental e pode ser empregada em paisagismo de parques e grandes jardins.
Espécie 3: É uma árvore de grande porte, de origem asiática, introduzida no estado do Mato Grosso, e hoje se espalha pela região amazônica, apresentando excelente desempenho. Do total de 3 milhões de hectares plantados no mundo, 94% estão em zonas tropicais da Ásia, principalmente na Índia e na Indonésia.
As espécies 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
A) paricá, álamo e mogno.
B) jacarandá, paricá e álamo
C) acácia negra, mogno e teca.
D) álamo, teca e acácia negra.
E) acácia negra, jacarandá e paricá.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: O valor intrínseco de uma planta medicinal está no seu efeito terapêutico. A Organização Mundial de Saúde diz que planta medicinal é qualquer planta que possua, em um ou em vários de seus órgãos, substâncias usadas com finalidade terapêutica, ou que essas substâncias sejam ponto de partida para a síntese de produtos químicos e farmacêuticos.
À essas substâncias é dado o nome de princípios ativos. São eles os responsáveis pelo efeito terapêutico que a planta medicinal possui. As plantas possuem o metabolismo primário e o secundário, sendo que os princípios ativos são produzidos pelo metabolismo Secundário das plantas.
MONTANARI JR... Aspectos da produção comercil de plantas medicinais
natvas. CPOBA-UNICAMP. 2002. Disponível em: <tip-/nww.cpaba unicamp.
bripimedisrtigos producao hum>. Acesso em: 24 sgo. 2010 (com adaptações).
Considerando que os princípios ativos são oriundos do metabolismo secundário, avalie as asserções a seguir.
I. O metabolismo secundário é responsável pelas relações entre o indivíduo e o ambiente,
II. As técnicas de cultivo de plantas medicinais adotadas não influenciam o metabolismo secundário.
III. O metabolismo secundário não é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo.
IV. O metabolismo secundário é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo.
V. O metabolismo secundário é essencial para a sobrevivência e a continuidade da espécie dentro do ecossistema.
É correto o que se afirma em
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 36
Analise as asserções abaixo.
ENADE 2010: A abertura de clareiras em florestas é um fator de renovação que conduz a uma mudança progressiva na composição florística, envolvendo combinações de estágios pioneiros, secundários iniciais, tardios e mais maduros, chamados de clímax.
PORQUE
A sucessão secundária se dá em ambientes já estabelecidos e encontra-se associada à sua renovação, ou seja, uma perturbação natural ou antrópica qualquer desencadeia os processos de sucessão secundária.
Considerando essas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: O nível de umidade do ar em um ambiente afeta decisivamente as relações entre as plantas e as pragas que as atacam.
A permanência do molhamento nas superfícies foliares possibilita a germinação dos esporos dos fungos e a penetração do tubo germinativo através dos estômatos das folhas. A produção de mudas de hortaliças em bandejas, em estufas de cultivo protegido, pode ser fortemente prejudicada se o nível de umidade no ambiente for inadequado.
Para manter a sanidade e assegurar o desenvolvimento das mudas de hortaliças em bandejas, nas estufas, o manejo da irrigação recomendado consiste em realizar
A) uma única irrigação por dia, para garantir a manutenção de baixos níveis de umidade relativa.
B) irrigações apenas nas bordas externas do conjunto de bandejas, para eliminar o efeito de oásis na evapotranspiração.
C) várias irrigações ao longo do dia, suspendendo a aplicação de água a partir do meio da tarde.
D) irrigações apenas no intervalo entre 12 h e 15 h, para assegurar o secamento da parte aérea das mudas.
E) irrigações a intervalos constantes durante as 24 horas do dia, devido à pequena capacidade de armazenamento de água nas células das bandejas em que estão as mudas.
COMENTÁRIOS