Prova Biomedicina ENADE 2010 com Gabarito
Prova Biomedicina ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: Para apresentarem gráficos dados referentes à distribuição de frequências de um grupo de medições, pode-se aplicar um modelo semelhante ao estabelecido na figura abaixo, na qual o pesquisador verifica a variação de anticorpos em relação a uma coorte populacional específica.
Variação dos títulos de anticorpos para doença X
em área endêmica
Essa representação gráfica é um modelo de
A) gráfico de setores, que demonstra a variação de anticorpos na abscissa Y e de população na ordenada X.
B) histograma, que demonstra variações de anticorpos na abscissa X e de população na ordenada Y.
C) gráfico de tendência central, que demonstra variações de anticorpos na abscissa X e de população na ordenada Y.
D) gráfico de dispersão, que demonstra a tendência central das médias de concentração dos valores de anticorpos na população.
E) gráfico de linhas, que demonstra a tendência central baseada na mediana das concentrações de anticorpos na população.
QUESTÃO 12
ENADE 2010: Considere que um estudante, durante certa atividade laboratorial, necessita preparar uma solução de ácido sulfórico 3 mol/L em 0,3L a partir da diluição de uma solução de ácido sulfórico 10 mol/L.
Nessa situação, o volume necessário para preparar a solução de ácido sulfórico 3 mol/L seria
A) 90 µL.
B) 0,9 L.
C) 0,09 mL.
D) 0,09 L.
E) 0,09 µL.
QUESTÃO 13
ENADE 2010: No Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos são regulamentadas por resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que apresenta particularidades inovadoras e pioneiras. Trata- se de um documento que não tem características de código, decreto, lei, regimento ou estatuto e não se aplica diretamente ao pesquisador. Sua essência e sua forma remetem a uma reflexão de natureza ética, além do simples respeito a valores morais ou enunciados deontológicos.
PORQUE
A resolução do CNS é essencialmente voltada para a proteção do sujeito da pesquisa, enfatizando o respeito à dignidade do ser humano e ou da coletividade, assegurando o direito à privacidade, à confidencialidade, o sigilo e à não estigmatização (de qualquer natureza "u tipo). Ao mesmo tempo, possibilita às pessoas ou às populações em condições de vulnerabilidade a liberdade à autodeterminação.
HOSSNE, WS Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.
Medicina, 99:14-7, 1008 (com adaptações)
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 14
ENADE 2010: Um dos grandes problemas ecológicos na atualidade é o lançamento ao ambiente de produtos químicos perigosos de forma inadequada, resultando tanto em risco ao ambiente quanto em risco à saúde pública. As propriedades que conferem periculosidade aos resíduos químicos apresentam quatro parâmetros definidos por lei: inflamabilidade, toxicidade, corrosividade e reatividade.
Considerando tais parâmetros, o gerenciamento de resíduos químicos inclui
I. manuseio dos produtos químicos voláteis em fluxos laminares.
II. redução de resíduos gerados, por meio do planejamento na aquisição de produtos químicos,
III. descarte de resíduos químicos perigosos em aterros industriais ou por Incineração.
IV. acondicionamento correto do produto desde a rotulagem dos frascos de reagentes até a sua estocagem e manipulação.
V. desativação dos resíduos químicos por diluição em água, tomando o cuidado ao manusear ácidos fortes que devem receber quantidades crescentes de água para sua total desativação.
Estão de acordo com os padrões de gerenciamento de resíduos químicos apenas os itens
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: As radiações ionizantes compreendem um amplo espectro eletromagnético, com destaque para as radiações (gama) y e os raios X que possuem energia suficiente para ionizar as moléculas. Desse modo, a ionização produzida pelos raios y e os raios X podem causar danos celulares, quando estes raios são absorvidos pelo tecido e liberam energia.
HENEINE, I.F. Blofisica Básica, p 257-364 (com adaçtações).
Os raios X, que são exemplos de radiações ionizantes, são produzidos
A) apartir de partículas beta(B) carregadas negativamente.
B) por emissão de radiações gama (y) derivadas do núcleo atômico.
C) após a emissão de partículas alfa (a) emitidas pelo núcleo atômico.
D) a partir da emissão, simultânea, de partículas alfa (a) e beta (B) pelo núcleo atômico.
E) por ejeções dos elétrons orbitais ou choque de elétrons acelerados contra obstáculos.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: Microrganismos, como a bactéria Helicobacter pylori, são usados como marcadores de migração de populações e ancestralidade de diversos povos por possuírem altas taxas de mutação em seus HouseKeeping genes (genes essenciais). O registro dessas alterações pode indicar o índice de ancestralidade e o padrão de migração de populações.
A técnica de biologia molecular de maior valor científico para o reconhecimento das variações genéticas nesses microrganismos, por possibilitar a comparação entre espécies isoladas de diferentes fontes e oferecer resultados finais inequívocos, é
A) a análise de diferentes fragmentos gerados por enzimas de restrição e separados por eletroforese (RFLP).
B) a amplificação de fragmentos de DNA de forma randômica(RAPD), para comparação dos segmentos produzidos ao término da reação.
C) areação em cadeia pela polimerase (PCR), que amplifica sequências passíveis de serem confrontadas entre espécies.
D) o sequenciamento de DNA, que possibilita a identificação da sequência das bases nitrogenadas das moléculas, favorecendo as análises comparativas.
E) a citometria de fluxo, que possibilita a separação de frações espécie-específicas, facilitando a comparação entre espécies.
QUESTÃO 17
ENADE 2010: Alguns nemateimintos, como, por exemplo, os Strongyloides sfercoralis, apresentam ciclo pulmonar. Tosse, dispnéia e eosinofilia são sintomas associados a essa parasitose. Em casos assim, além dos exames coproscópicos, é indicada também dosagem
A) de IgE e eosinófilos devido a resposta TH2 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
B) de IgA infilrado celular composto por macrófagos devido a resposta TH2 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
C) de IgM e eosinófilos, devido a resposta TH1 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
D) de IgG e eosinófilos devido a resposta TH1 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
E) de IgE e eosinófilos devido a resposta celular independente e pesquisa de ovos no tecido hepático.
QUESTÃO 18
ENADE 2010: As citocinas são proteínas regulatórias produzidas e secretadas por vários tipos celulares. Entre elas, destacam-se os interferons (IFN-α, IFN-β e IFN-y).
A clonagem dos genes que codificam os três tipos de interferons possibilitou a produção dessas citocinas pelas indústrias de biotecnologia, o que reduziu substancialmente os custos de produção e tem possibilitado o uso clínico dessas citocinas em várias doenças.
Considerando as células produtoras, as ações dos interferons e as possibilidades de uso clínico dessas citocinas, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os interferons são produzidos por macrófagos, induzem a diminuição da expressão de moléculas de MHC I e MCH II, aumentam a atividade das células NK e podem ser empregados como tratamento das hepatites.
II. IFN-α, IFN-β e IFN-y são secretados por macrófagos e células Th1, induzem o estado antiviral em células nucleadas e podem ser usados clinicamente nas doenças granulomatosas crônicas.
III. IIFN-α, IFN-β e IFN-y são secretados por diferentes tipos celulares e aumentam a expressão de moléculas de MHC I, sendo que IFN-α pode ser utilizado para o tratamento de vários tipos de neoplasias malignas.
IV. O IFN-y é secretado por células Th1, melhora a capacidade das células fagocíticas na eliminação de patógenos e pode ser utilizado no tratamento da doença granulomatosa crônica.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: A compreensão da fisiologia da excreção da bilirubina pelo figado e a utilização de alguns testes simples tornam possível o diagnóstico diferencial das icterícias. As causas de icterícia podem ser pré-hepáticas, intra- hepáticas e pós-hepáticas.
O quadro a seguir contém dados acerca das alterações dos níveis de bilirrubina no plasma sanguíneo e da presença ou ausência de bilirrubina e urobilinogênio na urina dos indivíduos 1, 2 e 3 ictéricos.
Os resultados apresentados no quadro acima permitem concluir, em relação à causa da icterícia, que
A) o indivíduo 3 apresenta causa intra-hepática, pois o urobilinogênio não está sendo sintetizado no fígado.
B) o indivíduo 1 apresenta causa intra-hepática, pois o fígado não produz bilirrubina para ser excretada na urina.
C) o indivíduo 2 apresenta causa pós-hepática, pois a bilirrubina e o urobilinogênio estão presentes na urina.
D) o indivíduo 3 apresenta causa pós-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada, o que indica que não é excretada na bile.
E) o indivíduo 2 apresenta causa pré-hepática, pois a bilirrubina conjugada está aumentada e o urobilinogênio é sintetizado no fígado.
QUESTÃO 20
GRIFEITHS etal Introdução à genética. 8. ed. Guanabara Koogan, 2005.
ENADE 2010: O gráfico acima reflete a incidência de uma das aneuploidias mais frequentes entre os seres humanos, que determina a ocorrência da síndrome de Down.
Os portadores dessa síndrome possuem células que contêm uma alteração no número de cromossomos, decorrente de um erro durante o processo de meiose.
Na atualidade, muitos casais buscam clínicas de aconselhamento genético com o intuito de conhecer o padrão cromossômico de seus filhos, antes do nascimento, com base nos resultados obtidos por modernas técnicas de análise cromossômica.
A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.
A) A avaliação dos cromossomos fetais por exames específicos em células obtidas por amniocentese, cordocentese ou punção de vilosidades coriônicas pode revelar a trissomia do cromossomo 21 e é recurso a ser sugerido pelos médicos geneticistas a mulheres com idade avançada que sintam necessidade desse tipo de avaliação pré-natal de seus filhos, mas não a mulheres jovens, que não apresentam fenômenos de não disjunção.
B) A avaliação dos cromossomos fetais por exames específicos em células obtidas por amniocentese, cordocentese ou punção de vilosidades coriônicas pode revelar a trissomia do cromossomo 21 e é recurso a ser sugerido pelos médicos geneticístas a mulheres jovens ou com idade avançada que sintam necessidade desse tipo de avaliação pré-natal de seus filhos.
C) A segregação cromossômica anormal observada na síndrome de Down é influenciada positivamente pela idade avançada da mãe, mas, nessas mulheres, são observados outros fatores de risco para a síndrome que já se encontram bem estabelecidos, como o metabolismo anormal do folato e a mutação 677 (C→T) no gene da metilenotetrahidrofolato redutase. À somatória desses dois fatores é condição necessária para a ocorrência da alteração cromossômica.
D) A segregação cromossômica anormal observada na síndrome de Down não é influenciada positivamente pela idade avançada da mãe, pois outros fatores de risco para a síndrome que já se encontram bem estabelecidos, como o metabolismo anormal do folato e a mutação 677 (C→T) no gene da metilenotetrahidrofolato redutase, são fundamentais na indução do erro meiótico que determina a alteração cromossômica.
E) A avaliação dos cromossomos fetais para revelar a trissomia do cromossomo 21 por exames específicos em células obtidas por amniocentese, cordocentese ou punção de vilosidades coriônicas requer a análise simultânea do metabolismo do folato, pois a alteração dessa via metabólica é determinante da não disjunção cromossômica.
ENADE 2017 - QUESTÃO 21 - ANULADA
QUESTÃO 22
ENADE 2010: Os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes, sua origem é o complexo de Golgi e eles são dotados de vários tipos diferentes de enzimas digestivas. Uma das principais características dessa organela é a autofagia, processo em que há autodigestão celular.
Em algumas situações, quando um organismo é privado de alimento e as reservas de seu corpo se esgotam, as células passam a digerir partes de Si mesmas como estratégia de sobrevivência.
Considerando as diferentes atividades celulares em que estão envolvidos os lisossomos, avalie as afirmativas a seguir.
I.A autofagia não é um evento essencial à sobrevida da célula, uma vez que a clasmocitose tem papel similar, como, por exemplo, a função de descartar organelas desgastadas e inviáveis fisiologicamente para o meio exterior, por meio de um vacúolo residual.
II.A atividade enzimática lisossomal é essencial para a célula, pois permite o reaproveitamento de moléculas para as atividades biossintéticas e impede o acúmulo prejudicial de substâncias, como, por exemplo, na deficiência de glicosidase lisossomal que resulta no acúmulo de glicogênio na célula, causando a doença de Pompe.
III. Alguns lisossomos são especializados na degradação de proteínas citosólicas, carboidratos e lipídios que, quando danificados, desestruturados ou oxidados são catabolizados no duto central do proteossoma e nos peroxissomos.
IV. Alguns lisossomos são altamente especializados, em função do tipo de enzimas que contêm, como, por exemplo, os peroxissomos. Esse tipo de lisossomos elimina agentes químicos tóxicos ao metabolismo celular (certas drogas e medicamentos, o etanol, o peróxido de hidrogênio, o urato, os D-aminoácidos etc.), além de construir uma forma de defesa imune inespecífica ao destruir certos microrganismos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2017 - QUESTÃO 23 - ANULADA
QUESTÃO 24
ENADE 2010: Fungos do gênero Malassezia estão relacionados ao desenvolvimento de dermatomicose caracterizada pelo aparecimento de manchas de coloração variável, bem delimitadas, localizadas principalmente na parte superior do tórax e braços (pitiríase versicolor).
Antigamente, as leveduras do gênero Malassezia não eram cultiváveis em meios de cultura artificiais. Atualmente, sabe-se que esses microrganismos são dependentes nutricionais de um suplemento que deve ser adicionado à formulação de meios de cultura convencionais.
Nesse sentido, para o cultivo de uma amostra biológica com suspeita de Malassezia SP, o meio de cultura deve ser suplementado com
A) fonte lipídica.
B) fonte de nitrogênio.
C) sangue de camneiro.
D) proteínas a base de soja.
E) fator V e fator X derivados da hemoglobina.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: O gráfico acima mostra a curva concentração-resposta de um agonista (Agonista) e a curva concentração-resposta do mesmo agonista na presença de um antagonista (Agonista + Antagonista), referente a comportamentos observados em condições ideais, em um mesmo tecido.
Nessa situação, o antagonismo é do tipo
A) não competitivo reversível, pois, com o aumento da concentração do agonista, obtém-se o efeito máximo.
B) não competitivo irreversível, pois, com o aumento da concentração do agonista, obtém-se o efeito máximo.
C) competitivo reversível, pois, com o aumento da concentração do agonista, obtém-se o efeito máximo.
D) competitivo irreversível, pois, mesmo com o aumento da concentração do agonista, não se obtém o efeito máximo.
E) não competitivo reversível, pois, mesmo com o aumento da concentração do agonista, não se obtém o efeito máximo.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: Os lipídios constituem um grupo de moléculas insolúveis em água e são transportados no plasma na forma de lipoproteínas. Essas são classificadas de acordo com o tamanho e a densidade em quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de densidade alta (HDL). Em relação às lipoproteínas, avalie as afirmativas que seguem.
I. Os quilomícrons liberados pela mucosa intestinal são convertidos diretamente em VLDL no plasma sanguíneo.
II. As lipoproteínas são constituídas por um núcleo de lipídios neutros envolvido por uma camada anfipática de a polipoproteinas, fosfolipídios e colesterol livre.
III. A função das apolipoproteinas é fornecer sítios de reconhecimento para receptores nas superfícies celulares e serem ativadoras ou inibidoras de enzimas envolvidas no metabolismo de lipoproteínas.
IV. A LDL tem alta concentração de colesterol e ésteres de colesterol, liga-se na superfície da membrana celular através do reconhecimento da apoproteína B-100.
V. O colesterol captado da LDL pelas células age aumentando a síntese de colesterol e de receptores, sendo que o colesterol em excesso é convertido em éster de colesterol e armazenado.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: O teste laboratorial realizado por meio de um equipamento situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico é designado de teste laboratorial remoto — TLR (também chamado teste laboratorial portátil — TLP, do inglês Point-of-care testing — POCT).
Estimativas atuais preveem que, nos próximos dez anos, cerca de 85% dos testes laboratoriais serão realizados fora de um laboratório central, o que configurará um movimento de descentralização que deve ser incorporado por várias entidades profissionais.
A ANVISA disciplina a matéria, definindo as regras a serem observadas pelo gestor laboratorial para a implantação de TLR em empresas diagnósticas.
Considerando a tendência de descentralização e a regulamentação da ANVISA, avalie as seguintes afirmativas.
I.O laboratório clínico não é responsável pela promoção e manutenção de registros dos processos de educação permanente para os usuárias dos equipamentos de teste laboratorial remoto (TLR), sendo esta função de responsabilidade dos próprios profissionais que executam TLR.
II .O responsável técnico pelo laboratório clínico pode se responsabilizar tecnicamente por todos os TLR realizados dentro da instituição e em qualquer local, ou pode delegar a responsabilidade técnica a outros profissionais para os atendimentos em hospital-dia, em domicílios e coleta laboratorial em unidade móvel.
III. A execução dos TLR (Point-of.care) deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar, mesmo que esta prática esteja apoiada na filosofia de gestão por descentralização.
IV. O laboratório clínico deve manter registros dos controles da qualidade de TLR, bem como dos procedimentos para a realização dos mesmos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: Considere que um biomédico seja responsável pela elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do setor de parasitologia de seu laboratório.
Observando as diversas técnicas usadas para triagem de enteroparasitas e o perfil epidemiológico da população que usufrui os serviços do laboratório, ele chegou aos seguintes dados:
* — alta prevalência de Ascaris lumbricóides;
* — alta prevalência de Schistosoma mansoni;
* — baixa prevalência de Enterobius vermicularis.
Levando em conta a característica das formas imaturas desses helmintos observadas nas fezes, por qual método o biomédico deve optar para aumentar a sensibilidade dos exames parasitológicos fecais em seu laboratório?
A) Técnica de Faust, que se baseia na flutuação em sulfato de zinco de formas imaturas leves de alguns parasitas.
B) Técnica de Hoffman, Pons e Janer, também conhecida como técnica de Lutz, que se baseia no processo de sedimentação de ovos pesados.
C) Exame direto que é feito a fresco e indicado para pesquisa de formas imaturas em fezes diarreicas ou desintéricas de forma rápida e fácil
D) Método de Baermann-Moraes, que utiliza o princípio do termotropismo em cálice de sedimentação para detecção de formas imaturas larvais.
E) Coloração das amostras de fezes por hematoxilina férrica, que é usada para detalhar a morfologia de trofozoítos e cistos de protozoários intestinais.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: Segundo dados de 2008 da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais.
Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrócitos, sendo o comprometimento. dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes. Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente nos dias atuais é causada pela deficiência de
A) ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas no esfregaço de sangue.
B) folatos, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias macrocíticas e normocrômicas no esfregaço de sangue.
C) glicose-6-fosfato-desidrogenase, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo corado pela presença de hemácias normocíticas, hipocrômicas, além do corpúsculo de Heinz.
D) vitamina B-12, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo, pela presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
E) vitamina C, que compromete a absorção de diversos nutrientes, resultando na presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: A hemoglobina glicada é um conjunto de substâncias formado a partir de reações entre a hemoglobina "A” (HbA) e alguns açúcares, sendo que a fração Alc, ligada especificamente com a glicose, representa 80% da hemoglobina A1 total.
PORQUE
A quantidade de glicose ligada à hemoglobina é diretamente proporcional à concentração média de glicose no sangue que permanece associada de forma irreversível à cadeia alfa da hemoglobina, por meio de reação mediada por um sistema enzimático, permitindo uma avaliação do controle glicêmico médio no período entre 90 a 120 dias que precedem o exame.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: O exame microscópico do sedimento urinário pode contribuir para o diagnóstico de várias doenças do trato genitourinário e sua realização requer habilidades específicas resultantes da formação e do exercício profissional do analista laboratorial. As imagens nas figuras a seguir representam a visão microscópica do sedimento urinário.
STRASINGER, S K Urinálise e fluídos corporais. Livraria Médica Pauísta, 5 ed. 2009
Em ordem crescente e de acordo com a indicação das setas, as figuras de 1 a 4 correspondem a
A) hemácias, cristais de ácido úrico, células tubulares, leucócitos.
B) hemácias, cristais de ácido úrico, células epiteliais, leucócitos.
C) leucócitos, cristais de ácido úrico, células epiteliais, hemácias.
D) hemácias, cristais de oxalato de cálcio, células tubulares, leucócitos.
E) leucócitos, cristais de oxalato de cálcio, células tubulares, hemácias.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: Em 1991, uma pandemia de cólera teve início no Peru e se disseminou por vários países da América Central e da América do Sul, inclusive o Brasil, exigindo atenção dos órgãos de saúde para a realização do diagnóstico preciso, manejo adequado do paciente e fortalecimento de medidas de prevenção.
No que se refere ao diagnóstico, os microrganismos do gênero Vibrio possuem similaridades morfológicas com os gêneros pertencentes à família Enterobacteriaceae, uma vez que são bastonetes Gram negativos não formadores de esporos. No entanto, no caso do crescimento de colônias suspeitas de Vibrio cholerae em meios de cultura específicos, esses microrganismos são distinguidos das enterobactérias de forma eficaz porque
A) os Vibrio cholerae são oxidase positivos e as enterobactérias são oxidase negativas.
B) as enterobactérias são fermentadoras da sacarose e os Vibrio cholerae não fermentam sacarose,
C) os Vibrio cholerae crescem em presença de sais biliares e as enterobactérias não crescem em presença de sais biliares.
D) os Vibrio cholerae fermentam glicose com produção de gás e as enterobactérias fermentam glicose sem produção de gás.
E) as enterobactérias utilizam a glicose como única fonte de carbono e os Vibrio cholerae utilizam o citrato como única fonte de carbono.
QUESTÃO 33
ENADE 2010: O controle da qualidade da água para consumo humano é crucial para o mapeamento de áreas de risco para evitar que a presença de microrganismos e poluentes possa ocasionar enfermidades à população.
A água potável deve ser isenta de bactérias indicadoras de contaminação fecal associadas a doenças como gastroenterite aguda e diarreia. As bactérias associadas a essas patologias e que são comumente pesquisadas na água são os coliformes fecais.
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Manuel prático de análise de água. 2º ed. rev. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2008.
A razão da escolha dos coliformes fecais como indicadores de contaminação da água deve-se
I. à presença dessas bactérias nas fezes de animais e de seres humanos.
II. ao menor tempo de vida dessas bactérias na água do que o das demais bactérias patogênicas intestinais.
III: ao fácil cultivo desses microrganismos em ambiente laboratorial, por serem menos exigentes em termos nutricionais.
IV. à maior resistência dessas bactérias à ação dos agentes desinfetantes do que à dos microrganismos patogênicos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 34
ENADE 2010: As células do epitélio escamoso encontradas no esfregaço vaginal são divididas em três tipos: superficiais, intermediárias e para basais. Essas células possuem desenvolvimento hormônio-dependente e, desse modo, o aspecto do esfregaço vaginal apresenta alterações cíclicas em consonância com os ciclos menstrual e ovariano.
Considerando o processo de maturação das células do epitélio escamoso e sua correlação com os hormônios sexuais femininos, analise as afirmações que se seguem.
I. Os estrógenos induzem à maturação completa das células do epitélio escamoso, resultando no predomínio de células intermediárias e parabasais no esfregaço vaginal.
II. Em condições de baixa produção de estrógenos, observa-se predomínio de células parabasais no esfregaço vaginal.
III. Logo após o nascimento, o esfregaço vaginal da lactante apresenta aspecto idêntico ao observado no esfregaço materno, caracterizado pelo predomínio de células intermediárias e superficiais.
IV. O predomínio de células superficiais no esfregaço cérvico-vaginal é observado durante a gestação e na fase progestacional do ciclo menstrual.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: O citomegalovírus (CMV), membro da família Herpesviridae, é altamente prevalente na população humana. É caracterizado pela latência, que é observada após a primeira infecção e possibilita a reativação viral tardia em portadores de algum tipo de imunodepressão. Atransmissão desse vírus ocorre por diferentes vias, inclusive transfusão sanguínea e transmissão vertical.
Considerando essas vias de transmissão do citomegalovírus, as possibilidades diagnósticas e as estratégias de prevenção, avalie as afirmativas a seguir.
I. A pesquisa de anticorpos anticitomegalovírus da classe IgM em neonatos é uma boa estratégia diagnóstica para a determinação da infecção congênita, embora seja menos sensível que o isolamento do vírus em líquidos Corporais nas duas primeiras semanas de vida.
II. A presença de anticorpos matemos anticitomegalovírus da classe IgG antes da concepção previne a transmissão da doença ao feto, pois essa imunoglobulina atravessa a placenta.
III. A leucorredução é uma estratégia que previne a transmissão de CMV por transfusão sanguínea em recém- nascidos com peso inferior a 1200 g.
IV.A sorologia para CMV é obrigatória em transfusão de recém-nascidos caso seja transfundido sangue desleucocitado.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
QUESTÃO 36
ENADE 2010: A rubéola é uma doença de pouca gravidade que, frequentemente, evolui com sintomas inespecíficos, dificultando o diagnóstico em bases clínicas. Por essa razão, é necessária a confirmação laboratorial.
Os métodos sorológicos são os procedimentos mais úteis para o diagnóstico da infecção pelo vírus da rubéola, seja em mulheres seja em recém- natos e lactantes. Entre esses métodos, os ensaios imunoenzimáticos (ELISA) para detectar anticorpos IgM e IgG antirubéola e os testes de avidez para IgG antirubéola são os mais utilizados na atualidade.
Considerando os possíveis resultados da sorologia para rubéola, avalie as afirmativas a seguir.
I. A detecção de IgM contra rubéola no soro de recém-nascidos indica proteção transplacentária.
II. A presença de IgG específica antivírus da rubéola, com alta avidez, em amostra de soro da paciente demonstra imunidade para a rubéola.
III. A infecção aguda de rubéola é diagnosticada pela presença de IgM específica antivírus da rubéola numa 'amostra de soro da paciente.
IV. Títulos de anticorpos IgG específicos antivírus da rubéola, independentemente da avidez, progressivamente aumentados nos lactantes indicam proteção à infecção.
V. A infecção aguda de rubéola é diagnosticada pelo aumento dos títulos de IgG específica antivírus da rubéola, com baixa avidez, em amostras consecutivas de soro da mesma paciente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: O controle das epidemias é embasado em medidas que visam conter o fluxo e a dinâmica de doenças transmissíveis ou não. Conhecer a característica da epidemia é papel do biomédico ou de outros profissionais da área que estejam atuando em serviços de vigilância em saúde.
Considerando as características das epidemias, assinale a opção correta.
A) Em uma epidemia explosiva, não se registra a ocorrência de casos simultâneos, mas a cura das pessoas pode ocorrer ao mesmo tempo com a redução do período pré-patente.
B) Em uma epidemia explosiva, registra-se a ocorrência de casos simultâneos, e a cura das pessoas não ocorre ao mesmo tempo.
C) Em casos de epidemia progressiva de uma doença transmissível, não se sabe o número total de casos entre os infectados assintomáticos, e a cura das pessoas não é simultânea.
D) Em casos de epidemia progressiva de uma doença transmissível, é possível prever o número total de casos entre “os infectados assintomáticos, e a cura das pessoas ocorre ao mesmo tempo.
E) Uma epidemia explosiva não apresenta número de casos simultâneos, e a cura das pessoas infectadas não é simultânea devido à variação do período pré-patente.
COMENTÁRIOS