Prova Farmácia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Farmácia ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: Uma solução aquosa S precisa ser conservada a -20ºC,após ser fracionada em doses de 10 g e acondicionada hermeticamente fechada em frasco-ampola. A escolha da embalagem será determinada pela variação de seu volume no gradiente de temperatura que vai desde o ambiente de produção à temperatura de um congelador a -20 ºC.
O gráfico abaixo ilustra o comportamento do volume de 10 g da solução S, em três embalagens (A, B e C), com capacidade de 12 mL cada uma, durante o resfriamento.
Para o acondicionamento de S, deve-se aprovar
A) a embalagem A, pois seu volume é mais estável que o das demais durante o resfriamento.
B) as embalagens A e C, pois a retração de seus volumes resiste à expansão da solução S, sem que elas se quebrem.
C) as embalagens A e B, pois seu volume é mais estável que o das demais durante o resfriamento.
D) a embalagem C, pois a retração de seu volume resiste à expansão da solução S, sem que C se quebre.
E) a embalagem B, pois a retração de seu volume resiste à expansão da solução S, sem que B se quebre.
ENADE 2010 - QUESTÃO 12 -ANULADA
QUESTÃO 13
ENADE 2010: Em uma rotina diária de controle de qualidade interno de um laboratório de análises clínicas, o farmacêutico constatou, por meio do diagrama de Levey-Jennings, apresentado a seguir, que o padrão de glicose para avaliações em espectrofotometria de absorção, cuja concentração era de 80 mg/dL com um desvio-padrão de 4 mg/dL, entrou na faixa de resultados do segundo desvio padrão, antecedida por uma tendência crescente de resultados a partir do nono dia de avaliação.
Diante dessa evidência, o farmacêutico deve
I. despreocupar-se, pois resultados obtidos dentro da segunda faixa de desvio-padrão ainda correspondem a valores aceitáveis para os padrões do controle interno.
II. considerar a tendência constatada como uma demanda de ação corretiva, apesar de contida na primeira faixa aceitável de um desvio-padrão acima da média.
III. refazer a calibração do equipamento, pois a tendência constatada evidencia perda de linearidade ligada ao funcionamento instrumental do processo analítico.
IV. realizar manutenção preventiva no equipamento, pois a tendência constatada evidencia diminuição da intensidade de luz que chega aos detectores.
V. ficar em alerta e aguardar as dosagens nos dias seguintes, pois a tendência constatada ainda está dentro dos limites aceitáveis do controle de qualidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 14
ENADE 2010: No desenvolvimento de métodos analíticos, a etapa de validação requer a investigação da faixa de linearidade de acordo com o objetivo da análise.
Além da linearidade, são determinadas a precisão, a exatidão, a especificidade/sensibilidade, a estabilidade das amostras nas condições de análise e a guarda e robustez. No desenvolvimento de um método de cromatografia líquida com detecção no ultravioleta (CLAE-UV), destinado à análise de resíduos, foram investigadas diferentes condições cromatográficas (cond_1, cond_2 e cond_3).
Réplicas de amostras com concentrações conhecidas foram submetidas às análises nessas diferentes condições. Os valores de absorção no UV versus as concentrações nominais (conhecidas) estão apresentadas no gráfico seguinte.
Na condição cromatográfica 2, existe uma faixa de linearidade, mas essa condição não deve ser empregada em análises de resíduos.
PORQUE
Não se consegue detectar baixas concentrações do analito por esse método, apesar da linearidade aceitável.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é a uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: Um estudante de farmácia encontrou em um laboratório 3 frascos de matéria-prima sem rótulos. Os rótulos caídos no chão diziam que em um frasco havia mentol, em outro limoneno e o terceiro mentona.
O aluno decidiu então fazer uma placa de cromatografia em camada fina para tentar descobrir qual substância estava em cada frasco. Como fase estacionária foi usada placa de sílica e a fase móvel escolhida foi tolueno com acetato de etila (93:7). Após eluir a placa, esta foi revelada com o reagente vanilina sulfúrica.
WAGNER H; BLADT S. Plant drug analysis: a tin layer civomstograpty
atas. Berim. Springer Veriag, 1996 (com adaptações).
A figura abaixo apresenta o resultado da cromatografia, assim como as estruturas moleculares das substâncias em questão.
A análise desse cromatrograma permite afirmar que
A) as amostras A e B são, respectivamente, a mentona e o mentol.
B) as amostras Be C são, respectivamente, o limoneno e o mento.
C) as amostras A e B são, respectivamente, a mentona e o limoneno.
D) as amostras A e C são, respectivamente, a mentona e o mentol.
E) as amostras B e C são, respectivamente, a mentona e o limoneno.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: A triagem neonatal, também conhecida como o “Teste do Pezinho", foi incorporada ao SUS (Portaria GM/MS n.º 22) como uma legislação que determina a obrigatoriedade do teste em todos os recém-nascidos vivos e inclui a avaliação para fenilcetonúria.
Um recém nato submetido a esse teste, realizado por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas em Sequência (LC-MS/MS) apresentou um resultado em que as concentrações de fenilalanina estão acima da taxa de normalidade. Esse resultado indica
A) uma deficiência associada à enzima fenilalanina hidroxilase.
B) uma falha metabólica envolvendo a biosíntese de fenilalanina.
C) que o excesso de tirosina será um risco constante na vida desse indivíduo.
D) um resultado duvidoso, pois o método analítico, apesar de excelente para análises de formulações medicamentosas, não tem poder discriminatório adequado aos testes de deficiências metabólicas.
E) que o recém-nato ainda não apresenta enzimas do sistema de efluxo de glicoproteina-P, capaz de extrair a fenilalanina do interior citoplasmático e jogá-la na circulação, onde é quantificada.
QUESTÃO 17
ENADE 2010: Reconhecer a saúde como um direito é uma conduta indissociável do direito a condições dignas de vida. Isso Significa assumir um olhar integral sobre o ser humano, detentor natural dessa dignidade, que o capacita ao voluntariado e a atitudes altruístas em relação aos seus semelhantes. Portanto, dentro dos princípios éticos de respeito à vida, é fundamental que o ser humano
A) seja impedido de realizar doação voluntária de órgãos, ainda que não perca qualidade de vida, para Zelar pela integridade do seu corpo.
B) receba a justa remuneração quando fizer doação de sangue ou de medula óssea, uma vez que se tomam passíveis de venda a seus receptores.
C) possa participar de maneira livre e esclarecida como voluntário sadio na fase clínica do desenvolvimento de novos fármacos.
D) assuma integralmente os riscos de sua participação livre e esclarecida no desenvolvimento de vacinas com agentes infectantes atenuados.
E) seja indenizado, quando não recuperar sua saúde, ao participar de maneira livre e esclarecida de estudos multicêntricos de desenvolvimento de novos fármacos.
QUESTÃO 18
ENADE 2010: Fenilcetonúria (FNC) é um erro inato do metabolismo, de herança autossômica recessiva, cujo defeito incide no metabolismo de aminoácido. Esta aminoacidopatia é uma doença grave que, se não for diagnosticada e tratada precocemente, leva a um profundo e progressivo atraso mental e psicomotor.
Uma criança de 4 meses, do sexo masculino, filha de país morenos e saudáveis, tinha cabelos amarelados, pele clara e extremamente seca. Deu entrada no setor de emergência pediátrica com quadro convulsivo sem etiologia definida.
A mãe relata que o filho chora muito, fica constantemente irritado e vem apresentando uma urina de odor acentuado, semelhante a “cheiro de rato”. Após exame clínico, ficou constatado que a criança apresentava retardamento mental.
Exames laboratoriais de sangue revelaram que a dosagem sérica de fenilalanina era superior a 10 mg/dL (valor normal: 1,2 mg/dL a 3,4 mg/dL) e que a urina apresentava forte cheiro cetônico e reagia com cloreto férrico adquirindo cor azul-esverdeada.
Com base nesse texto, é correto concluir que
A) o odor forte da urina deve-se à formação de corpos cetônicos, como o fenilacetato, que é produzido pela descarboxilação do fenilpiruvato.
B) o processo patológico é causado pela elevada concentração defenilalanina, que está correlacionada com o aumento da atividade da enzima fenilalanina hidroxilase.
C) o nível elevado de fenilalanina direciona o metabolismo deste aminoácido para a formação de alanina por ação da enzima aminotransferase, usando o piruvato proveniente do ciclo de Krebs, o que leva à formação de fenilpiruvato.
D) o excesso de fenilalanina ativa competitivamente a enzima tirosina hidroxilase, acametando a diminuição da conversão de tirosina em melanina, o que explicaria a despigmentação de pele e cabelo observada na criança.
E) o nível reduzido de conversão de fenilalanina em tirosina pela enzima fenilalanina hidroxilase resulta no comprometimento da conversão de tirosina (DOPA) pela enzima tirosina hidroxilase, que, por sua vez, diminui a formação de dopamina, o que explicaria o quadro neurológico apresentado.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: A Assistência Farmacêutica (AF) representa um dos mais importantes setores nos Sistemas de Saúde Estaduais e Municipais. Tendo em vista que as necessidades de medicamentos da população vêm crescendo no Brasil, o papel do farmacêutico é fundamental para que exista um gerenciamento eficaz que garanta medicamentos disponíveis em quantidade, qualidade e velocidade de distribuição adequadas às necessidades da população.
PORQUE
O gerenciamento farmacêutico deve estar alicerçado nas pessoas envolvidas, já que comumente o setor possui recursos limitados. As experiências, as habilidades e as atitudes são fundamentais no planejamento e na capacidade de reorganizar a estrutura e o conjunto de ações que podem aperfeiçoar esses serviços.
Entre as atividades que podem ser desenvolvidas no aprimoramento da AF, destacam- se a capacitação de todos os envolvidos nesse setor, o estabelecimento das relações de medicamentos essenciais, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) ou em protocolos homologados, nas esferas municipais e estaduais, e a integralidade dos serviços em saúde.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 20
ENADE 2010: A Sra. J.S.M. faz uso de warfarina para tratamento de problemas trombolíticos. Após uma forte gripe, resolve ir à farmácia do seu bairro para adquirir um medicamento antitérmico e antipirético da classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES), com a finalidade de combater sintomas de febre e de dor no corpo. Ao passar pelo atendimento de Atenção Farmacêutica, a conduta correta do farmacêutico seria a de orientá-la a
A) não fazer uso de ibuprofeno, pois existe a possibilidade de ocorrer hemorragia no trato gastrointestinal.
B) não fazer uso do ácido acetilsalicílico (AAS) e da warfarina nos mesmos horários, pois a segunda diminui a absorção do primeiro.
C) continuar o uso da warfarina associado a cimetidina, para evitar a irritação gástrica causada pela ação do AINE.
D) suspender o uso de warfarina, durante o tratamento com AINE, para evitar o aparecimento da síndrome de Stevens-Johnson.
E) não fazer uso de nimesulida, pois esse medicamento pode diminuir a ação da warfarina.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: No Brasil, o número de idosos (> 60 anos de idade) passou de 7 milhões em 1975 para 14 milhões em 2002 (um aumento de 100% em quarenta anos) e estima-se que alcançará 32 milhões em 2020.
UIMA-COSTA, M. F: VERAS, R. Cademo Saúde Pública,
V.19,n.3, p.T00:701, 2003 (com adeptações).
Em função desta perspectiva, a política nacional de medicamentos precisará considerar a modificação etária da população para prever o consumo de medicamentos empregados no tratamento de
A) doenças epidêmicas como a influenza A (H1N1).
B) tuberculose e hanseníase.
C) poliomielite e sarampo.
D) dengue e febre amarela.
E) doenças cardiovasculares e diabetes.
ENADE 2010 - QUESTÃO 22 - ANULADA
QUESTÃO 23
ENADE 2010: Atualmente, uma terapia alternativa ao tratamento clássico da asma persistente moderada é a utilização do omalizumab (fármaco produzido por processo biotecnológico que atua na IgE). Essa proposta terapêutica ainda apresenta grandes contestações na literatura, implicando a não inclusão desse fármaco no elenco terapêutico do Sistema Público de Saúde.
O acesso a este medicamento, na rede pública, passou a ser alcançado por meio de ações judiciais, prática esta que no Brasil, em 2008, custou aos cofres públicos R$ 52 milhões com a compra de medicamentos.
No Estado de São Paulo, em 2007, o valor foi de R$ 25 milhões/mês. A Política Nacional de Medicamentos (PNM) considera como aspectos fundamentais nos tratamentos com medicamentos: segurança, eficácia, disponibilidade e custo, e, ainda, garantia à população do acesso aos medicamentos padronizados.
Disponivel em: <www centrodametropole.org b
Acesso em: 23 ago. 2010 (com adaptações).
Com base nas informações apresentadas, o melhor arsenal medicamentoso para o tratamento da asma persistente moderada que atenda à PNM é
A) a associação antileucotrienos, formoterol e budesonida, que mesmo com valor elevado utiliza um número maior de fármacos no tratamento.
B) o antileucotrieno (montelucaste), que possui custo elevado, mas na literatura apresenta maior aceitação que o omalizumab.
C) a associação de um broncodilatador e um corticosteroide inalado, que, além de preço baixo, demonstra eficácia no tratamento.
D) o omalizumab, que é essencial ao tratamento e independentemente do seu custo deve ser incluído como um dos medicamentos no programa da asma.
E) a associação de dois corticosteroides por via oral e inalável, pelo fato de possuírem preços acessíveis e fácil acesso.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: Uma paciente teve seu primeiro filho aos 42 anos de idade. Dois dias após o parto, sofreu uma trombose. Nas avaliações laboratoriais, o Tempo de Atividade da Protrombina (TAP) teve como resultado 60% do máximo possível e o Tempo da Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) estava normal, evidenciando o papel da via extrínseca no distúrbio de coagulação apresentado pela paciente.
Antes da trombose, ela utilizava 100 mg por dia de ácido acetilsalicílico (AAS) como tratamento antitrombótico. Após a trombose, ela vem utilizando a warfarina sob monitoramento terapêutico com o TAP. Foi identificado que esta paciente está grávida há 45 dias. Entre os fármacos aplicáveis a esse caso, estão disponíveis o AAS, a warfarina e as heparinas de alta e de baixa massa molecular.
Nesse caso, a conduta terapêutica correta durante a gravidez é
A) substituir a warfarina durante a gestação por uma heparina de alta massa molecular, pois esta não atravessa a barreira placentária e não produz sangramento como reação adversa.
B) suspender a warfarina e retornar ao AAS durante a gestação, utilizando um fármaco de potência menor, mas que apresenta efeitos colaterais e reações adversas menos intensas.
C) trocar o AAS e a warfarina durante a gestação por uma heparina de baixa massa molecular, que não atravessa a placenta nem produz sangramentos como reações adversas.
D) manter a paciente sem tratamento antitrombótico até o fim da gestação para proteger a mãe e o bebê das reações adversas desse medicamento.
E) manter a warfarina até o final da gestação, pois o risco de uma nova trombose pode ser letal ou para a mãe ou para o embrião ou para ambos.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: A Farmácia Hospitalar tem abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, e observa-se cada Vez mais a necessidade de um farmacêutico com visão e experiência clínica que possa atuar junto aos demais profissionais da área de saúde e aos pacientes, visando à utilização racional de medicamentos e melhoria da qualidade de vida do paciente.
Por ser a Farmácia Hospitalar um importante serviço na assistência ao paciente, o farmacêutico deve
I. manter relacionamento e cooperação com os demais serviços do hospital, especialmente com aqueles cujas funções apresentam interfaces com suas atividades profissionais.
II. ser responsável por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), passando pelo armazenamento e pelos controles, até o último momento, ou seja, a dispensação e o uso pelo paciente.
III. participar do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, junto com médicos e enfermeiros, para promover o uso racional de medicamentos com a seleção dos produtos farmacêuticos necessários à assistência farmacêutica do paciente.
IV. ser responsável por todo o fluxo do medicamento. dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento, na redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, que funcionarão como campo de aprimoramento profissional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) I, III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: A estruturação do plano de ação da assistência farmacêutica (AF) deve estar centrada nos aspectos individuais do município, por meio da análise diagnóstica dos indicadores de saúde, que irão direcionar a Seleção, a programação, a aquisição, a distribuição e a dispensação dos medicamentos.
PORQUE
O planejamento empregado na AF deve prever a utilização dos recursos financeiros nos diferentes níveis de atenção, tais como a promoção do uso racional de medicamentos, o desenvolvimento, a valorização, a formação, a fixação e a capacitação de recursos humanos, entre outros, observando as prioridades regionais definidas pelos gestores do SUS.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: A assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção e à recuperação da saúde, tanto individual, quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo principal e visando ao seu acesso e ao seu uso racional. Nesse contexto, faz parte da assistência farmacêutica
I. a seleção de medicamentos baseada na eficácia terapêutica e na garantia de padrões de qualidade, independentemente da regularidade le fornecimento.
II. a produção de insumos e medicamentos com controle de qualidade rigoroso dos processos, dos insumos e dos produtos.
III. a prescrição de medicamentos centrada no diagnóstico preciso da doença, necessário para a racionalização do consumo de medicamentos.
IV. a distribuição dos medicamentos, considerando- se critérios regionais de necessidades.
V. a dispensação do medicamento, prescrito, por profissional habilitado, tornando-se desnecessárias outras orientações.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: As coletas de sangue destinadas à determinação de glicemia demandam uma atenção especial, pois as hemácias continuam consumindo a glicose disponível. Na validação da técnica de coleta de sangue, apresentada no gráfico abaixo, foram avaliados três procedimentos:
A — sem anticoagulante, B — com anticoagulante inibidor da enolase e C — com gel separador. Os valores de glicemia foram determinados nas amostras sem hemólise, seguidamente, após estocagem antes da centrifugação do sangue, que foi feita em intervalos crescentes de 30 minutos para separação do soro ou do plasma.
Diante desses resultados, o farmacêutico responsável pelo setor de Bioquímica Clínica concluiu ser possível
I. investir na utilização do gel separador nas coletas, pois com ele não houve perdas expressivas de glicemia por um período de até 5 horas de estocagem, permitindo um maior tempo de deslocamento para as amostras coletadas.
II. diminuir o custo operacional, padronizando as coletas sem anticoagulante e separação do soro em até 2 horas de estocagem, pois neste intervalo a queda da glicemia foi similar nos três procedimentos.
III. realizar as coletas com o anticoagulante inibidor da enolase, pois ele permitiu prolongar a estocagem por até 4 horas em perdas expressivas de glicemia, ampliando o tempo possível de descolamento das amostras após a coleta.
IV. padronizar as coletas sem anticoagulante, limitando o deslocamento dos coletores para no máximo 30 minutos até que o soro fosse separado, pois neste tempo a queda da glicemia é similar nos três procedimentos.
V. utilizar amostras de sangue coletado sem anticoagulante, desde que o soro fosse separado em até duas horas após a coleta se corrigisse o resultado da glicemia por um fator de correção.
São corretas apenas as conclusões
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e V.
E) IV e V.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: As atividades de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devem ser subsidiadas e respaldadas por comissões técnicas, a exemplo da Câmara Técnica de Medicamentos (CATEME) e da Câmara Setorial de Medicamentos, além de grupos assessores, que dão suporte às decisões que envolvam questões de natureza científica e técnica.
A CATEME é uma instância colegiada consultiva que
A) é responsável pela promoção do uso racional de medicamentos.
B) é responsável pelo desenvolvimento científico e tecnológico dos medicamentos.
C) tem como competência propor diretrizes estratégicas para a atuação da ANVISA.
D) protege o consumidor de eventuais abusos de preço de medicamentos praticados no mercado.
E) é responsável por assessorar a ANVISA no registro de medicamentos, especialmente quanto a segurança e eficácia dos mesmos.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: Uma indústria farmacêutica implantou um sistema de gestão da qualidade e identificou um lote inteiro de comprimidos com uma dosagem 25% menor que o valor estabelecido em seu projeto. Esse fato se caracteriza como uma não conformidade e assume importância fundamental na relação da organização com o cliente.
Diante desse problema, o farmacêutico que atua como gerente de qualidade deverá
I. realizar análises críticas do caso para identificar a origem de uma não conformidade com esta gravidade.
II. gerar registros de acompanhamento do produto não conforme, sem segregá-lo, para evitar instabilidade desnecessária na indústria e em sua imagem comercial.
III. trabalhar o produto não conforme, por ações corretivas, tentando adequá-lo às especificações de seu projeto.
IV. conservar o produto não conforme segregado na empresa, mesmo que as ações corretivas aplicadas não consigam resolver sua não conformidade.
São corretas apenas as condutas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: Um paciente usuário de glibenclamida, uma semana após entrar em tratamento para tuberculose com esquema RIP (rifampicinatisoniazida+pirazinamida), começa a apresentar um quadro clínico típico de altas concentrações de glicose no sangue. Suspeita-se de que esse seja um caso de interação medicamentosa, pois a glibenclamida é substrato de CYP3A4 e a rifampícina é indutor do CYP3A4. Uma análise completa dessa situação leva à conclusão de que
A) o sistema RIP pode induzir a produção de glicose mantida sob reserva no fígado.
B) as enzimas dos sistemas CYP são passíveis de indução enzimática promovida por fármacos.
C) a administração da glibenclamida no mesmo horário da medicação RIP deve ser evitada para esse paciente.
D) o esquema RIP promove interações apenas no tratamento da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS)
E) a hipótese de interação não tem fundamento, pois os processos enzimáticos são imediatos e, no caso, se manifestaram uma semana após o início do tratamento.
ENADE 2010 - QUESTÃO 32 -ANULADA
QUESTÃO 33
ENADE 2010: O farmacêutico que trabalha em uma farmácia de manipulação realizou os seguintes ensaios de qualidade em um produto de tintura capilar:
- características organolépticas (aspecto, cor e odor);
- pH, densidade e viscosidade;
- teor de ativos (amônia e resorcinol);
- estudos de estabilidade preliminar, acelerada e de prateleira.
O lote-piloto foi aprovado na maioria dos testes realizados, exceto no teste de pH (muito alcalino) e no teste de teor de ativos, que revelou o teor de amônia superior ao permitido pela legislação vigente.
O farmacêutico imediatamente reprovou o lote-piloto e determinou o aperfeiçoamento da fórmula para corrigir os problemas, submetendo a nova formulação a todos s testes preconizados pela Farmacopéia Brasileira, obtendo, assim, aprovação em todos os requisitos.
O farmacêutico responsável pelo controle de qualidade, de acordo com as boas práticas de fabricação, deve
I. assegurar que os ensaios necessários e relevantes sejam executados e que o produto não seja disponibilizado para uso e venda até que cumpra as exigências da qualidade preestabelecida.
II. participar da elaboração, atualização e revisão de especificações e métodos analíticos para matérias-primas, materiais de embalagem, produtos em processo e produtos acabados, bem como dos procedimentos relacionados à área produtiva que garantam a qualidade dos produtos.
III. aprovar os produtos acabados, mantendo registros completos dos ensaios e resultados de cada lote de material analisado, de forma a emitir um laudo analítico sempre que necessário.
IV. encaminhar para o setor responsável as reclamações e devoluções dos produtos acabados e acompanhar a investigação dos resultados fora de especificação, de acordo com os procedimentos internos definidos pela instituição e em conformidade com as normas de boas práticas de fabricação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO 34
ENADE 2010: Um analista de uma indústria produtora de fitoterápicos fez a análise de um lote de boldo-do-chile (Peumus boldus) comprado na forma de droga vegetal pulverizada. Segundo a Instrução Normativa n.º 5, de 11 de dezembro de 2008, que determina a lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado, deve-se detectar e dosar a substância boldina nas amostras dos medicamentos.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmativas a seguir.
I. A boldina é considerada um marcador, sendo sua presença necessária para se atestar a qualidade da droga vegetal.
II. A boldina é um alcaloide e, por isso, sua análise qualitativa pode ser feita por cromatografia em camada fina, utilizando-se o reagente de dragendorff como revelador.
III. A análise da amostra de boldo se baseia na detecção e dosagem da boldina, descartando a análise macroscópica e/ou microscópica, uma vez que a amostra encontra-se na forma pulverizada.
Nessa situação, é correto o que se afirma em
A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: Mudanças de hábitos da população humana, guerras e transformações sociais têm sido associadas ao aparecimento de doenças zoonóticas emergentes e reemergentes. A prevenção de doenças parasitárias requer uma abordagem multidisciplinar e integrativa de toda a equipe de saúde.
Por isso, modificações ambientais e ecológicas precisam ser implementadas para reduzir não só a carga parasitária, mas também O risco de transmissão. A cooperação internacional com recursos financeiros alocados especialmente para a prevenção primária, visando à promoção da saúde, aliada à contribuição das autoridades nacionais, é fundamental para o controle das zoonoses e redução de surtos.
CHOMEL, B.B. Control and prevention of emerging parastic zoonoses.
International journal for parasitology.Maio 2008.
Considerando o exposto, julgue os itens a seguir acerca das doenças parasitárias.
I. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, malária e esquistossomose são exemplos das doenças parasitárias mais prevalentes no mundo.
II. Higiene pessoal, saneamento básico e controle de qualidade da água e dos alimentos são medidas isoladas que não reduzem a carga parasitária ambiental.
III. A criação de um comitê local com articulação multisetorial e interdisciplinar para controlar uma doença específica não é uma medida eficaz para reduzir taxas de prevalência. Para isso, são necessárias ações mais amplas.
IV. É dever dos governantes assegurar a saúde da população por meio da participação na organização, na gestão e no controle dos Serviços e das ações de saúde.
V. A educação em saúde e a implementação de cuidados de prevenção primários não afetam as taxas de morbimortalidade das doenças emergentes e reemergentes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 36
ENADE 2010: O controle de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos e saneantes é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelecida pela Lei n.º 6360 de 23/09/1976. Compete à ANVISA, por meio de sua diretoria colegiada, estabelecer os critérios mínimos exigidos para o exercício da atividade de manipulação das preparações magistrais e oficinais pelas farmácias.
A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC n.º 67, de 08/10/2007), que dispõe sobre as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano, estabelece o Regulamento Técnico (RT) e as boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF).
Um grupo de fármacos que recebe especial atenção no RT são as substâncias de baixo índice terapêutico (SBIT), pois apresentam estreita margem de segurança (a dose terapêutica é próxima da tóxica). A análise do texto proposto indica que as SBITs necessitam de atenção especial do farmacêutico e de condições especiais à sua manipulação e dispensação.
Assinale a opção que indica as condições previstas na RDC n.º 67 para o atendimento de uma prescrição medicamentosa contendo uma SBIT.
A) Quando a prescrição apresentar concentração superior aos limites farmacológicos, incompatibilidade ou interações potencialmente perigosas, a RDC nº 67 indica que o farmacêutico deve solicitar a confirmação, por escrito, do profissional prescritor e, na ausência ou negativa de confirmação, a receita somente poderá ser aviada mediante uma autorização do paciente.
B) As manipulações magistrais e oficinais com SBITs devem ser atendidas mediante os requisitos mínimos descritos na RDC n.º 67, baseados na Portaria n.º 344 de 12/05/1998, que são: a identificação do emitente e do usuário, o nome da substância com a dosagem, a data da emissão e a assinatura do prescritor.
C) A manipulação e a dispensação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial devem ser realizadas no mesmo estabelecimento, sendo vedada a captação de prescrições oriundas de qualquer outro estabelecimento, ainda que da mesma empresa.
D) A documentação e(ou) registros das preparações magistrais e oficinais manipuladas contendo substâncias sob controle especial devem ser arquivados, pelo período de um ano, podendo ser mantidos por meio eletrônico.
E) A farmácia que manipula tais substâncias deve estar adequada ao Regulamento Técnico e ao Anexo II da RDC n.º67, estando facultado à farmácia em questão atender ou não ao Anexo I da referida Resolução.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: Os estudos de bioequivalência são desenvolvidos em três etapas distintas: clínica, analítica e estatística. Avalie as afirmativas a seguir que se referem às etapas de estudos de bioequivalência.
I. A etapa analítica utiliza métodos farmacopaicos.
II. O número de voluntários que deve ser estabelecido para uma etapa clínica é de 24.
III. Nas três etapas devem ser observados os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
IV. Na etapa estatística, o cálculo da área sob a curva das concentrações plasmáticas deve ser realizado pelo método trapezoidal.
V. No primeiro período da etapa clínica, todos os voluntários devem formar o medicamento referência e, no segundo período, todos devem tomar o medicamento teste.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) IV e V.
COMENTÁRIOS