Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Fonoaudiologia ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: Solange é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças, ficou preocupada com a fala do seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia. Ao retomar da viagem, Solange resolveu procurar um fonoaudiólogo para avaliar a criança e orientá-la.
Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.
A) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que é por volta dos 6 a 7 anos de idade que a criança completa o ciclo de aquisição da linguagem e que, por essa razão, não havia motivos para preocupações, nem a necessidade de avaliações específicas, sendo necessária apenas uma maior estimulação em casa.
B) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o principal parâmetro para se investigar o desenvolvimento da linguagem infantil é o vocabulário, mas como a criança apresenta um vocabulário restrito, talvez não fosse possível avaliá-lo, sendo necessário aguardar alguns meses para novas tentativas.
C) Ao ouvir a queixada mãe, o fonoaudiólogo explicou que “o desenvolvimento da linguagem pode ser avaliado por meio de dois processos, que são a compreensão e a produção. Dessa forma, com o vocabulário reduzido, “o problema estaria na produção que seria avaliada por intermédio da observação e da análise dos sistemas fonético, fonológico e do vocabulário.
D) Ao ouvira queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que a linguagem se processa por meio de duas funções, que são a compreensão e a produção. Assim, é natural que a produção da fala se mantenha incompleta até os 6 ou 7 anos de idade. No entanto, seria importante investigar se a compreensão estaria comprometida e encaminhar a criança para uma avaliação audiológica.
E) Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento da linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o fonológico, o morfossintático, o semântico, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.
QUESTÃO 12
ENADE 2010: No filme de ficção científica Avatar, pesquisadores criaram híbridos humanos Na´vi geneticamente modificados. Jake Sully, personagem principal e cadeirante, entra para o programa Avatar e transforma-se em um condutor humano ligado a um avatar e, dessa forma, possui novamente a habilidade de andar. A figura abaixo ilustra o avatar de Jake.
Disponível em: <htip:lcinema ual com brlavetar
(2009/12/11 uNS7EGU3 frbro.
Acesso em: 21 ago. 2010.
Caso o avatar de Jake fosse a uma avaliação fonoaudiológica, entre as características antropomórficas apresentadas abaixo, quais deveriam ser anotadas?
I. hipertelorismo ocular
II. ponte nasal baixa
III. baixa implantação de orelha
IV. proeminência de osso zigomático
V. braquicefalia
Deveriam ser anotadas apenas as características
A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
QUESTÃO 13
ENADE 2010: Com o objetivo de divulgar ações promotoras de saúde, a fonoaudióloga Marta criou um blog com informações úteis aos país quanto ao desenvolvimento de seus filhos. Para dirimir suas dúvidas, disponibilizou um espaço para perguntas, tendo uma internauta lhe enviado o texto transcrito abaixo.
"Prezada fonoaudióloga,
Meu nome é Verônica e estou preocupada com meu bebê Vitor, que está atualmente com seis meses de vida. Vitor tem chorado muito nestes três últimos dias. Procurei o pediatra, que me informou que seu estado de saúde é perfeito, mas tem ficado muito irritado, está babando mais do que o de costume e sua gengiva está inchada. Gostaria de saber se pode ser seu dentinho nascendo e se posso dar chupeta para acalmá-lo”.
Considerando a erupção dos primeiros dentes decíduos e o uso de chupeta, analise as afirmações abaixo.
I. As alterações oclusais advindas do uso de chupeta dependem da frequência, intensidade e duração.
II. A dentição decídua ocorre aos três meses de vida e. em virtude do atraso na erupção dentária de Vitor, recomenda-se consulta com odontopediatra.
III. Crianças amamentadas no peito materno por mais tempo (1 a 2 anos) têm chances menores de apresentarem hábitos orais deletérios e alterações oclusais.
IV. Os incisivos centrais laterais são, na maioria das crianças, os primeiros dentes decíduos à erupção
São corretas apenas as afirmações
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2010 - QUESTÃO 14 - ANULADA
QUESTÃO 15
ENADE 2010: O quadro a seguir contém os alvos e as mudanças de som que ocorrem na fala de um paciente portador de desvios fonológicos.
Avalie as seguintes afirmações acerca da presença de processos fonológicos na fala da criança.
I. Apresenta co-ocorrência de processos.
II. São observados processos de posteriorização.
III. Nota-se processo de redução vocálica.
IV. Há processos de estrutura silábica.
São corretas apenas as afirmações
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: Uma empresa prestadora de serviços nas áreas de saúde e educação contratou um fonoaudiólogo para atuar com crianças de três a oito anos de idade. À empresa especificou que essa atuação poderia incluir serviços voltados para familiares e(ou) outros profissionais.
Considerando as áreas de audição, linguagem (oral e escrita) e motricidade orofacial, que propostas podem ser sugeridas para esse profissional em relação a um grupo de crianças que estejam na faixa etária de cinco a seis anos de idade?
A) Atividades em grupo para orientação aos familiares sobre como favorecer o processo de aquisição da linguagem oral; encaminhamentos para otorrinolaringologistas; programas educativos para aperfeiçoar os padrões das funções de mastigação e deglutição.
B) Atividades que estimulem o processamento auditivo; atividades que fortaleçam a musculatura orofacial; programa educativo para familiares incentivarem a noção de cores, formas e tamanhos, em ambiente domiciliar.
C) Atividades de produção de textos; atividades de leitura; programa educativo junto aos pais e educadores para prevenir a persistência de disfluências infantis.
D) O Atividades, em grupo, de contar e recontar histórias, de maneira oral e escrita; elaboração de estratégias de saúde bucal com odontopediatras e otorrinolaringologistas; programas educativos junto aos familiares para eliminação de hábitos nocivos orais.
E) Atividades que indiquem a relação entre fonemas e grafemas; atividades com os professores para redução dos transtornos de aprendizagem; programa educativo junto aos país e educadores para eliminação de processos fonológicos.
ENADE 2010 - QUESTÃO 17 - ANULADA
QUESTÃO 18
ENADE 2010: Em uma criança de quatro meses de idade, foram verificados os seguintes achados: emissões otoacústicas ausentes, potenciais evocados auditivos de tronco encefálico para cliques presentes, com tempo de latência absoluta aumentado para todas as ondas e interpicos I-III, I-V e III-V normais. As figuras abaixo ilustram essa situação.
Os achados apresentados indicam
A) neuropatia auditiva, com ausência de nível mínimo de resposta e presença de microfonismo coclear.
B) provável problema condutivo bilateral, com nível mínimo de resposta em 45 dB para as duas orelhas.
C) perda auditiva neurossensorial moderada, com nível mínimo de resposta em 45 dB para as duas orelhas.
D) perda auditiva neurossensorial profunda, com nível mínimo de resposta em 95 dB para as duas orelhas.
E) audição normal, pois o processo maturacional pode justificar o aumento das latências absolutas.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: Pedro é um menino de 5 anos de idade que apresenta queixa de perda auditiva, percebida pelos pais aproximadamente aos 2 anos de idade. Nos exames realizados, a audiometria mostrou perda auditiva neurossensorial bilateral, timpanometria com curva tipo A e reflexo estapediano ausente.
No exame físico, apresentou as seguintes características: deslocamento lateral do canto medial e do ponto lacrimal inferior, raiz nasal proeminente e alargada, hiperplasia da porção medial dos supercílios, mecha branca frontal e heterocromia total ou parcial da iris.
De qual síndrome são as características apresentadas e qual deve ser o encaminhamento no caso?
A) Síndrome de Usher. O paciente deve ser encaminhado à avaliação oftalmológica para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.
B) Síndrome de Treacher Collins. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação ortodôntica para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.
C) Síndrome de Alport O paciente deve ser encaminhado para avaliação renal para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e para realização de terapia fonoaudiológica.
D) Síndrome de Waardenburg. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação vestibular, adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e terapia fonoaudiológica.
E) Síndrome da Rubéola Congênita. O paciente deve ser encaminhado para uma avaliação oftalmológica, cardíaca, para adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e terapia Fonocaudiológica.
QUESTÃO 20
ENADE 2010: Carolina, 26 anos de idade, professora do primeiro ciclo da educação básica da rede privada de ensino, procurou serviço de fonoaudiologia da sua cidade devido a quadro alérgico de repetição e consequente sintomatologia de rouquidão e fadiga vocal, com duração de cerca de um mês.
O exame videoestroboscópio indicou fenda glótica triangular, e foi feito encaminhamento para fonoterapia. Na anamnese fonoaudiológica, detectou-se que a paciente é fumante, bebe socialmente, é alérgica a poeira, ingere com frequência chocolate e café, além de água gelada logo após a ingestão de bebidas quentes.
Apresenta tosse constante, pigarreia com frequência e fica rouca com facilidade. Tem fadiga vocal no final do dia de trabalho.
Diante desse quadro clínico, avalie as seguintes condutas do fonoaudiólogo.
I. Estabelecer uma programação fonoterápica que introduza a necessidade de mudança de hábitos em relação ao uso da voz, de modo que o prognóstico do caso seja favorável, assim como a melhora global da paciente.
II. Orientar quanto à ingestão de bebidas quentes antes da entrada em sala de aula, com o objetivo de aquecimento das pregas vocais para o adequado uso da voz profissional.
III. Utilizar a técnica de fonação inspirada, visando 'ao fechamento da fenda glótica triangular médio- posterior, pois ocorre o predomínio voluntário da ação muscular fonatória.
IV. Orientar quanto à redução da ingestão de chocolates, leites e derivados e choques térmicos, de modo a diminuir a produção de muco e, consequentemente, a melhora do seu quadro vocal global.
V. Empregar a técnica de ataques vocais bruscos para que haja um efetivo fechamento da fenda glótica triangular médio-posterior, pois isso ajuda na construção de um novo referencial de imagem corporal e vocal.
Apresentam reais aplicações clínicas para o quadro de fenda glótica triangular médio-posterior, evidenciado no exame de Carolina, apenas as condutas
A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: O Sr. Antônio, com 82 anos de idade, ensino médio completo, funcionário público aposentado, com diagnóstico de demência de Alzheimer leve a moderada, comparece a um ambulatório de fonoaudiologia acompanhado por sua filha, Ana, 52 anos de idade, que exerce o papel de cuidadora informal do mesmo, e apresenta, durante a anamnese, os relatos seguintes.
"O médico já me informou que, com a evolução da doença, a tendência é que estes problemas de fala que ele vem apresentando piorem, e isto tem me estressado muito. Ele tem muita dificuldade de achar uma palavra. Muitas vezes diz outra relacionada, ou então ele, por exemplo, em vez de dizer caneta, diz: Aquela coisa de escrever! Muitas vezes, ele não entende o que eu falo, ou entende só uma parte do que eu falei. Ele parece conversar normalmente, mas se a gente prestar atenção, muita coisa que ele fala é sem nexo, sem sentido. Ele costumava ler e escrever, mas não consegue mais fazer isso como antes. Troca palavras, pula letras, tem muita dificuldade. As vezes, eu fico com vergonha, porque, algumas vezes, quando ele está conversando com alguém, ele ignora a pessoa, interrompe a conversa no meio e até fala sozinho”.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações que se seguem.
I. As alterações, tanto de linguagem oral quanto de escrita, presentes na demência e relatadas pela cuidadora, têm relação com outras alterações cognitivas e comportamentais também encontradas na demência.
II. Uma das atuações do fonoaudiólogo junto a essa cuidadora é o de procurar minimizar seu estresse, no sentido de realizar orientações sobre estratégias facilitadoras da comunicação com o pai com demência.
III. Há necessidade de se realizar intervenção fonoaudiológica com o idoso, já que, diante da característica progressiva da afasia, dislexia e agrafia, a estimulação visa não só à estabilização do quadro, como também ao reestabelecimento das habilidades perdidas.
IV. Os relatos da cuidadora sobre as manifestações do idoso são indicativos de algumas alterações que, provavelmente, serão verificadas na avaliação clínica da linguagem. Na ordem em que foram apresentadas, são elas: anomia/parafasia semântica/paráfrase; alteração da compreensão oral; alteração discursiva; dislexia/ grafia; alteração pragmática da linguagem.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2010: Em um município brasileiro, no ano de 2009, foi desenvolvido estudo para avaliar o valor preditivo do protocolo Clinical Risk Index for Babies (CRIB) para prever a mortalidade de recém nascidos admitidos nas unidades de terapia intensiva, comparando-se esse escore com o peso de nascimento (PN) e a idade gestacional (IG). O escore do CRIB envolve a análise das variáveis PN, IG, má-formação congênita e índices do estado fisiológico.
Participaram do estudo 100 recém-nascidos, sendo que o peso médio, em gramas, foi de 1120 ± 250 e a idade gestacional média, em semanas, foi de 30 ± 2. Ao analisarem a mortalidade geral de RN no período do estudo, os pesquisadores detectaram o disposto no gráfico abaixo.
Ao compararem o escore CRIB com as variáveis PN e IG, os pesquisadores encontraram os resultados descritos no quadro a seguir, sendo considerados estatisticamente significantes os valores assinalados com asterisco, como valores de interrelação preditiva de óbito de RN quando comparados com o CRIB.
Com base nesses dados, conclui-se que
A) a idade gestacional variou entre 27 e 33 semanas.
B) o peso ao nascer dos RN variou entre 850 g e 1400 9.
C) a maioria dos RN do município foi a óbito no período do estudo.
D) a maioria dos RN com peso até 999 g apresentou correlação positiva com o CRIB.
E) a maioria dos RN com idade gestacional até 32 semanas apresentou correlação positiva com o CRIB.
QUESTÃO 23
ENADE 2010: Paulo, de seis anos de idade, com queixa materna de bronquite e respiração oral, apresenta história pregressa de adenoamigdalectomia e rinite alérgica inflamatória. A avaliação fonoaudiológica constatou lábios abertos em posição habitual de repouso, grossos, flácidos e eversão do lábio inferior; língua anteriorizada em posição habitual, com dorso elevado, ponta baixa e tensão diminuída; bochechas assimétricas, com boa mobilidade e flácidas; mordida cruzada à esquerda; respiração oronasal, sendo que, pela utilização de espelho de Glatzel, observou-se ausência de saída de ar pela narina esquerda, mesmo após limpeza nasal; mastigação preferencialmente à direita, rápida e com movimentos verticais de mandíbula; deglutição com projeção anteriorizada de língua e contração de lábios e de mentual.
Como conduta terapêutica fonoaudiológica para esse caso, seria recomendável
I. a conscientização quanto ao tipo respiratório.
II. o encaminhamento para avaliação e conduta interdisciplinar.
III. a realização de exercícios isotônicos, para o fortalecimento do tônus da musculatura orofacial.
IV. a orientação à família quanto aos aspectos ambientais relativas à rinite alérgica.
V. a realização de técnicas de massagens para relaxar o músculo mentual.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: Cristina é foncaudióloga e iniciou um projeto de estimulação da linguagem oral e escrita na educação infantil do município onde trabalha. As atividades envolveram roda de história, elaboração de livros de história a partir dos desenhos infantis, dramatização, utilização de brincadeiras de roda, entre outras. As estratégias desenvolvidas tiveram como foco
A) a inclusão.
B) a promoção da saúde.
C) a terapia fonoaudiológica.
D) a capacitação do professor.
E) o diagnóstico fonoaudiológico.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: Na criança portadora de paralisia cerebral, alguns aspectos mais gerais relacionados à postura corporal e ao desenvolvimento motor necessitam ser observados pelo fonoaudiólogo, uma vez que esses aspectos irão influenciar significativamente o pro- cesso terapêutico.
Considerando essa situação, avalie as afirmações abaixo.
I. A permanência de reflexos primitivos ou anormais corporais irá prejudicar o movimento de rotação corporal, que permite, por exemplo, a utilização dos membros superiores em experiências de explorações do ambiente, as quais, por sua vez, podem trazer prejuízos ao desenvolvimento da linguagem, cognição e fala.
II. A persistência de padrões primitivos ou anormais nos órgãos fonoarticulatórios poderá prejudicar as funções de alimentação e coordenação fonoarticulatória, a qual, por Sua vez, poderá prejudicar o desenvolvimento da fala.
III. A presença de alteração de tono em membros inferiores não é um elemento significativo para o fonoaudiólogo, uma vez que o êxito do seu trabalho dependerá da obtenção de um bom padrão de tono muscular nas estruturas do sistema estomatognático, que São responsáveis pelas funções orais.
IV. Tendo em vista as dificuldades relacionadas à postura corporal e ao desenvolvimento motor global, o fonoaudiólogo necessitará aguardar a evolução do desenvolvimento neuropsicomotor da criança para iniciar o trabalho voltado para o desenvolvimento das funções orais.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: Em uma cidade com aproximadamente 50 000 habitantes, foram contratadas por concurso público três fonoaudiólogas. Uma delas é especialista em voz e será à coordenadora do projeto de trabalho fonoaudiológico na cidade.
A segunda fonoaudióloga é especialista em audição, e a terceira acabou de se formar e apresenta o perfil generalista, tal com indicado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em Fonoaudiologia. O planejamento da proposta de trabalho deve levar em conta, prioritariamente, que
A) as ações de fonoaudiologia na cidade deverão ser realizadas a partir da especialidade de cada profissional contratado.
B) os profissionais deverão ser divididos de acordo com O nível de complexidade da atenção existente na cidade, o que dispensa a necessidade de articulação entre eles.
C) os profissionais deverão se dividir, em termos de trabalho, por área, de acordo com as especificidades das secretarias municipais, dando prioridade à Secretaria de educação e saúde.
D) os profissionais deverão estabelecer plano de trabalho a partir das necessidades locais e da organização do sistema de saúde, além de estabelecer proposta de hierarquização do sistema.
E) o planejamento das ações deverá atender à demanda da atenção básica, sendo que os profissionais deverão realizar o atendimento da população nas unidades básicas de saúde.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: Entre os critérios para se garantir a qualidade de atenção em saúde, tem-se a acessibilidade aos serviços e ações em saúde. Na prática fonoaudiológica, a acessibilidade ainda carece de atenção, como pode ser observado no depoimento apresentado a seguir.
Eu não sabia que era o fonoaudiólogo quem cuidava deste problema; quem me indicou foi o otorrino (...) demorei porque eu não tinha informação que tinha de graça esse tratamento. Só achava particular; procurei umas três, não tive condições, era muito caro, aí eu fiquei desesperada; tinha que fazer, era obrigatório, eu não ficava boa!" (Usuário 11/ demora de 7 anos após a detecção da necessidade de fonoaudiologia).
BAZZO, L. M. F. NORONHA, C. V. Acesso sos seniços fonosudiológicos no Sistema
Único de Saúde (SUS) em Savador (BA): uma batalha a ser vencida no cotidiano.
In: Revista Balana de Saúde Pública, v.33, n. 4, 2009, p. 628641.
Quais seriam as propostas de ação para se aumentar a acessibilidade de usuários tais como o mencionado acima?
I. Criar demandas que considerem as possibilidades de atendimento nos serviços de saúde.
II. Incrementar a oferta de serviços fonoaudiológicos na rede pública de saúde.
III. Fortalecer a comunicação em rede, qualificando a regionalização e a referência aos serviços de saúde.
IV. Atribuir a distintos serviços fonoaudiológicos a responsabilidade de atendimento por áreas de especialização.
V. Implementar ações de educação em saúde para ampliar o conhecimento dos usuários e profissionais em relação à fonoaudiologia.
São corretas apenas as propostas
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: Um fonoaudiólogo que trabalha em um serviço de audiologia ambulatorial recebe o seguinte encaminhamento advindo de uma foncaudióloga de unidade básica de saúde:
O Sr. José, 75 anos de idade, metalúrgico aposentado, tem diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus e participa de um grupo de promoção à saúde da comunicação e deglutição. O referido paciente tem se queixado de dificuldade auditiva, também percebida por mim e pelos demais participantes do grupo, o que tem causado interferência na sua convivência social. Solicito avaliação audiológica e conduta.
O exame audiológico evidenciou presbiacusia, com indicação para uso de aparelho de amplificação sonora individual, associado ao treino individual de habilidades auditivas para melhor reabilitação audiológica. A continuidade no grupo foi considerada benéfica por todos os envolvidos (tanto profissionais quanto demais pacientes), inclusive como apoio ao treino das habilidades auditivas.
A partir dessas informações, avalie as asserções abaixo.
A referência do Sr. José, da UBS para o ambulatório, deverá ser seguida de referência do ambulatório para indicação e adaptação do aparelho auditivo e, então, de contra referência para o treino das habilidades auditivas em ambulatório e em grupo na UBS.
PORQUE
Os níveis de atenção envolvidos nessas ações são o primário, secundário, terciário, secundário e primário, respectivamente.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: Atualmente, as propostas de atuação da fonoaudiologia em ambiente escolar estão voltadas para um modelo com ênfase na promoção da saúde. Embora ainda haja uma diversidade de interpretações, esse modelo contribui para a organização dos serviços, a valorização dos papéis desempenhados pelos educadores e familiares e, fundamentalmente, para a formação continuada de educadores.
Dentro desse modelo, é possível elaborar e executar ações que: a) promovam o desenvolvimento infantil; b) auxiliem escolares com dificuldades no processo de aprendizagem; e c) em casos especiais ou extremos, encaminhem esses alunos para atendimento especializado.
Considerando, respectivamente, essas três instâncias de atuação, assinale a alterativa que contém três ações relacionadas à atuação fonoaudiológica dentro de uma perspectiva de promoção da saúde.
A) Realização de triagens para detecção de riscos para alterações fonoaudiológicas; elaboração e execução de estratégias terapêuticas voltadas para aspectos de voz e motricidade orofacial; encaminhamento de crianças de risco para avaliação fonoaudiológica.
B) Elaboração de grupos de orientações para familiares e educadores; planejamento e execução de atividades de letramento fora da sala de aula regular; encaminhamento de crianças com erros ortográficos para atendimento clínico foncaudiológico e psicopedagógico.
C) Orientação de educadores em relação às possibilidades de adaptações de atividades pedagógicas; planejamento e execução de oficinas de leitura e de escrita em horários distintos ao de sala de aula regular; encaminhamento de alunos com distúrbios da comunicação para atendimento clínico fonoaudiológico.
D) Promoção de screenings para identificação de alterações fonoaudiológicas; fornecimento de atendimento clínico voltado para os desvios fonológicos; encaminhamento de alunos respiradores orais para avaliação multiprofissional (fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortodontia).
E) Confecção de minicursos para educadores que os auxiliem em sua formação continuada; promoção de atendimento clínico voltado para os escolares com distúrbios de fluência; encaminhamento de escolares com leitura silabada para atendimento clínico fonoaudiológico.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: As ações fonoaudiológicas desenvolvidas em ambiente escolar sempre foram divergentes, predominando propostas voltadas para a detecção de alterações fonoaudiológicas, com o emprego de triagens. No entanto, as propostas atuais da Fonoaudiologia escolar- educacional dão lugar a uma atuação voltada para a promoção de saúde, a fim de estabelecerem consonância com os projetos escolares.
Considerando a promoção de saúde como ações educacionais voltadas principalmente para a formação do professor, o ideal é que
A) o fonoaudiólogo forneça assessoria temporária à equipe escolar, participando de discussões acerca do desenvolvimento e do desempenho escolar dos alunos, bem como da saúde vocal do educador, propondo ações cuja execução seja feita pelo próprio fonoaudiólogo.
B) o fonoaudiólogo participe da construção do projeto político pedagógico, propondo ações que instrumentalizem o educador em sua atuação com alunos que possuem dificuldades na comunicação oral e escrita, bem como em relação aos aspectos de saúde vocal desse profissional.
C) o fonoaudiólogo faça parte da equipe escolar, propondo ações que articulem a educação e a saúde em prol da saúde vocal do professor e do desempenho escolar do aluno, ressaltando-se que essas propostas sejam executadas em ambiente clínico.
D) o fonoaudiólogo proponha ações terapêuticas que levem em consideração aspectos da comunicação oral e escrita dos alunos, bem como aspectos de motricidade orofacial e voz.
E) o fonoaudiólogo participe da equipe pedagógica escolar, propondo atividades que auxiliem o educador a não adquirir riscos em relação à sua saúde vocal e a lidar com questões do desempenho escolar de seus alunos.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: A portaria do Ministério da Saúde nº 154, de 24/2/2008, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O objetivo da portaria é ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da Estratégia da Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.
Tendo em mente esses aspectos, o foco do papel do fonoaudiólogo no NASF deve se voltar para
I. a realização de ações intersetoriais.
II. a participação da construção de projeto terapêutico singular.
III. o exercício do papel de apoio matricial, dando Suporte às ações de atenção básica.
IV. a realização de ações voltadas à integralidade do cuidado na alta complexidade.
V. a realização de triagem fonoaudiológica e encaminhamento para atendimento fonoaudiológico hospitalar.
São corretas nesse contexto apenas as afirmações
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: As Redes Estaduais de Serviço de Saúde Auditiva ampliaram o acesso da população à reabilitação auditiva e a inclusão da saúde da pessoa com deficiência auditiva é uma das prioridades da área da saúde.
PORQUE
A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e as normas que a complementam estabelecem diretrizes nacionais, financiamento específico e instrumentos de gestão para que a reabilitação das pessoas com deficiência auditiva no SUS se torne realidade, objetivando o desenvolvimento das potencialidades dessas pessoas e possibilitando sua inclusão social.
Analisando a relação proposta entres as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma preposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 33
ENADE 2010: Cláudia está elaborando seu trabalho de conclusão de curso em fonoaudiologia, que terá como objetivo analisar a inserção de fonoaudiólogos recém-formados no mundo do trabalho. O contato com os profissionais será feito por meio eletrônico e eles serão solicitados a responder um questionário. Nessa situação, Cláudia
A) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque não terá contato pessoal com “os participantes da pesquisa.
B) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, se todos os profissionais que quiserem participar assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
C) não precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque a coleta de dados será realizada por meio de resposta a questionário via Internet.
D) precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, se optar pela não utilização do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
E) precisa encaminhar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, porque o trabalho envolve procedimentos de pesquisa com seres humanos.
QUESTÃO 34
ENADE 2010: Os procedimentos de pesquisa, em maior ou menor grau, sempre expõem os sujeitos da pesquisa a possíveis riscos e danos. Cabe ao pesquisador responsável identificar a melhor metodologia de realização do trabalho científico para que esses aspectos sejam minimizados, ressaltando-se que riscos e danos não se referem apenas a questões físicas, mas também psicológicas, emocionais e até sociais.
Nessa perspectiva, avalie as asserções seguintes.
Um procedimento de pesquisa de baixo risco pode causar um grande dano e um procedimento de alto risco pode não causar dano algum.
PORQUE
O risco se refere à probabilidade e o dano está relacionado a sequelas ou resultados não desejados, causados por determinado procedimento.
A cerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma preposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: Celeste, interessada em enviar o resumo de seu artigo a uma revista científica, sintetizou os principais dados de seu trabalho, mas não sabia como estruturá-lo. Com o intuito de organizar seu resumo, colocou os dados conforme a distribuição abaixo.
Item I - Apesar de a prevalência de Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ter sido inferior à observada em outros estudos com motoristas, essa prevalência é superior à da população em geral. As características do trabalho, entre as quais o vínculo de trabalho, estão associadas à SAOS. Esses dados evidenciam a relevância de se levar em consideração a atividade de trabalho em estudos que investiguem fatores associados à SAOS.
Item II - A população desse estudo constituiu-se de motoristas de caminhão de duas filiais de uma empresa transportadora (n = 209), com idade média de 38,8 anos, sendo 98,5% do sexo masculino. O índice de massa corpórea, em kg/m² foi de 26,5 ± 4,4. Os participantes responderam a questionários sobre dados sociodemográficos, atividade física e SAOS. A prevalência de SAOS foi estimada por meio do Questionário de Berlim e sua associação com os fatores estudados foi verificada pela análise de regressão univariada e multivariada.
Item III - Em estudos com motoristas profissionais, tem-se observado uma prevalência de SAOS mais elevada que aquela da população em geral.
Item IV - Estimar a prevalência da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e verificar os fatores associados à chance de desenvolver SAOS em motoristas de caminhão.
Item V - A prevalência de SAOS na população foi de 11,5%. Dos 209 motoristas, 72 (34,5%) referiram dormir ao volante enquanto dirigiam ao menos uma vez e 81 (38,7%) referiram roncar durante o sono. As variáveis estatisticamente significativas associadas à SAOS foram vínculo empregatício informal (OR = 0,27; p = 0,01), índice de massa corpórea ≥ 25 kgm² (OR = 13,64; p = 0,01) e qualidade do sono ruim (OR = 3,00; p = 0,02).
LEMOS, L. C. et al. Sindrome da apneia obstrutiva do sono em motoristas
de caminhão. Bras. Pneumologia, v.36,n. 6, p. 500.506, 2000
Quais seriam as correspondências corretas para que o resumo de Celeste fosse considerado bem elaborado?
A) Introdução (item I), objetivo (item II), método (item V), resultados (item III) e conclusão (item IV).
B) Introdução (item IV), objetivo (item V), método (item I), resultados (item II) e conclusão (item III).
C) Introdução (item II), objetivo (item III), método (item IV), resultados (item I) e conclusão (item V).
D) Introdução (item III), objetivo (item IV), método (item II), resultados (item V) e conclusão (item I).
E) Introdução (item V), objetivo (item I), método (item III), resultados (item IV) e conclusão (item I).
QUESTÃO 36
ENADE 2010: Uma paciente do sexo feminino, 27 anos de idade, portadora de deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau profundo, decorrente de surdez súbita aos 5 anos de idade, apresenta linguagem oral fluente, utiliza leitura orofacial e faz uso de aparelho de amplificação sonora individual em ambos os ouvidos.
Refere que faz aproveitamento da audição com AASI apenas para sons muitos intensos. Tem queixa de zumbido e de localização de fonte sonora e adequada expectativa sobre reabilitação para ouvir sons de fala.
A partir dos estudos apresentados acima, a melhor conduta de intervenção que permita a reabilitação auditiva da paciente é
A) encaminhá-la para adaptação de arco vibrador ósseo.
B) encaminhá-la para rotina de implante de tronco cerebral.
C) encaminhá-la para rotina de implante coclear bilateral.
D) encaminhá-la para adaptação de aparelho auditivo unilateral.
E) adaptá-la a novo aparelho de amplificação sonora individual bilateral.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: Pedro, recém-admitido em uma equipe de fonoaudiologia hospitalar, segue todas as medidas de biossegurança preconizadas no Manual de Biossegurança elaborado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia.
Acerca dessa situação, avalie as asserções abaixo.
As medidas de biossegurança preconizadas, que incluem a imunização, a higienização das mãos, o uso de equipamento. de proteção individual, a desinfecção de artigos e ambientes e o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde — descarte de perfurocortantes — visam ao controle de infecção na prática profissional de Pedro.
PORQUE
Pedro atua em ambiente hospitalar, no qual as medidas de biossegurançasão preconizadas, diferentemente dos demais ambientes de atuação, a exemplo do domiciliar, ambulatorial e comunitário.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) As duas asserções são falsas.
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