Prova Medicina Veterinária ENADE 2010 com Gabarito
Prova Medicina Veterinária ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: Um cão, da raça pastor alemão, com 6 meses de idade, foi levado a uma clínica veterinária apresentando regurgitação de alimento não digerido (pH mais elevado que o conteúdo gástrico) após a ingestão. Esse evento tem se repetido nos últimos 5 meses, logo após o desmame. O animal ainda se apresentava caquético, com tosse intermitente, estertor úmido à ausculta pulmonar e pouca produção de fezes.
Os sinais clínicos respiratórios foram considerados secundários, em decorrência de um problema maior. Suspeitando de uma afecção esofágica, o clínico realizou uma radiografia para confirmação, a qual indicou dilatação cranial na base do coração, que pode ser visualizada na figura
QUESTÃO 12
ENADE 2010: Ao fazer a anamnese de um cão com polidipsia e poliúria, o dono relata que há uma semana alterou a alimentação do animal. Suspeitando que o animal esteja ingerindo mais sódio que o recomendado, foi solicitada comprovação pela bioquímica sérica, em que se observou a hipernatremia. Qual a descrição que melhor explica o efeito da ingestão de uma dieta hipernatrêmica sobre a ingestão de água e produção de urina?
a) O excesso de sódio aumenta a secreção de aldosterona, provocando diurese.
b) O excesso de sódio deprime a secreção de hormônio antidiurético (ADH) pelo hipotálamo, aumentando a diurese e, com isso, o animal ingere mais água.
c) O excesso de sódio aumenta a secreção de ADH, provocando acúmulo de líquido no meio interno, com consequente diurese de pressão.
d) O excesso de sódio cria um efeito osmótico no glomérulo renal, aumentando a fiação, e ocorre aumento da ingestão de água para compensar a perda.
e) O excesso de sódio diminui a secreção de renina pelo aparelho justaglomerular, aumentando a produção de urina, o que estimula a sede.
QUESTÃO 13
ENADE 2010: Observe a fotomicrografia abaixo, obtida a partir da análise microscópica de um fragmento de fígado (coloração hematoxilina-eosina, 66X).
As alterações celulares indicadas pelas letras a e b correspondem, respectivamente, a
a) necrose e picnose.
b) necrose e cariólise.
c) degeneração celular e picnose.
d) degeneração celular e cariólise.
e) degeneração celular e cariorrexia.
QUESTÃO 14
ENADE 2010: A posse responsável de animais de companhia deve ser estimulada pelo médico veterinário, especialmente no que diz respeito ao controle do ciclo estral e contenção da fêmea em estro para prevenir a gestação indesejada, oferecendo aos clientes as opções de castração, inclusive para proteger a cadela de futuros problemas ovarianos, uterinos e mamários, ou tratamentos farmacológicos, alertando-os sobre os prováveis efeitos do tratamento escolhido. Em relação a essa afirmação, analise as asserções a seguir.
A hormonioterapia com estrógenos para interromper a gestação na cadela mostra baixa eficiência e é contraindicada pelos efeitos adversos, como trombocitopenia, leucopenia, anemia, piometra, hiperplasia endometrial glandular cística, cistos ovarianos e estro persistente.
PORQUE
Embora promova a regressão do corpo lúteo antes do 21.º dia pós-ovulação, a hormoniterapia causa contrações uterinas intensas e dilatação cervical. Sua aplicação clínica em cadelas é dificultada pela maior resistência da espécie ao seu efeito luteolítico após as três primeiras semanas gestacionais.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: Em um hospital veterinário, um proprietário leva sua cadela da raça buldogue inglês para uma consulta, pois pretende utilizar o animal como reprodutor. O médico veterinário, ao examinar a paciente, coleta uma amostra da mucosa vaginal para exame citológico.
Ao microscópio, o médico veterinário encontrou a predominância do seguinte tipo celular:
Considerando o resultado da citologia vaginal, o médico veterinário deveria
a) orientar o proprietário a acasalar urgentemente a fêmea, pois a citologia vaginal indica o estro.
b) orientar o proprietário a esperar o próximo cio, pois o. padrão celular é característico do metaestro.
c) informar ao proprietário que a fêmea está prenhe, pois o tipo celular observado é indicativo de gestação na espécie canina.
d)informar ao proprietário que vai prescrever trata- mento para vaginite, pois se evidencia a presença de bactérias no esfregaço.
e) recomendar ao proprietário escolher um reprodutor, pois a cadela está no proestro e, daqui a 10 dias, estará sexualmente receptiva.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: O impacto econômico da doença uterina na vaca de leite é resultado da infertilidade, redução na produção de leite, aumento do descarte involuntário e do custo de tratamento. Esse problema manifesta-se, geralmente, após o parto, como consequência de distocias, de retenção de envoltórios fetais, da baixa condição corporal vao parto e de problemas metabólicos.
Suponha que uma vaca da raça Girolando, de cinco anos de idade, foi atendida pelo médico veterinário 48 horas após o parto, por apresentar-se deitada, anoréxica e com descarga vulvar aquosa de coloração marrom avermelhada e fétida. Durante o exame clínico, constatou-se hipertermia, aumento das frequências respiratória e cardiaca e extremidades frias.
Pela avaliação dos órgãos reprodutivos, por meio da palpação retal, verificou-se que o útero estava muito grande, com líquidos na cavidade abdominal e não era possível alcançar os ovários.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. O diagnóstico de metrite puerperal aguda remete ao prognóstico reservado, principalmente pela extensão do comprometimento da mucosa uterina.
II. Os sinais de toxemia estão presentes em consequência da absorção dos produtos resultantes da rápida multiplicação microbiana e pelo pro- cesso de necrose dos envoltórios fetais.
III. Na metrite puerperal aguda, as medidas terapêuticas imediatas envolvem, necessariamente, a redução das concentrações circulantes de progesterona.
IV. Na metrite, a despeito do comprometimento do miométrio e por tratar-se de um processo agudo, os mecanismos de defesa uterinos não são prejudicados.
V. A severidade do processo inflamatório uterino durante a metrite puerperal aguda depende do microrganismo contaminante, especialmente quando ocorre sinergismo entre gêneros.
É correto apenas o que se afirma em
a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) III, IV e V.
ENADE 2010 - QUESTÃO 17 - ANULADA
QUESTÃO 18
ENADE 2010: O vólvulo gástrico acomete com frequência cães de grande porte em período pós-prandial. A flacidez de ligamentos gástricos associada à ingestão de alimentos em grande quantidade e em curto espaço de tempo são fatores relacionados pela literatura como envolvidos na patogenia dessa síndrome aguda.
O nível de gravidade dessa síndrome obriga o médico veterinário a intervir de modo emergencial, impedindo a morte iminente pela
a) correção imediata do desequilíbrio ácido-base.
b) correção imediata do equilíbrio hidroeletrolítico.
c) administração imediata de antibióticos de largo espectro, prevenindo a peritonite.
d) descompressão gástrica imediata através de punção, garantindo a função respiratória.
e) redução imediata da temperatura corporal para preservar o SNC da bacteremia/toxemia secundária da obstrução do trato digestivo.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: Suponha que você tenha sido contratado por uma empresa de consultoria para dar assistência a um pecuarista. Chegando ao local, o proprietário diz que quer investir em bovinocultura de corte autossustentável, com vistas a reduzir os impactos ambientais.
A propriedade possui 50 vacas SRD, e o pecuarista diz que pretende transferir embriões utilizando bezerras boas para serem as futuras matrizes. Isso seria mais barato que comprar novilhas de melhor qualidade.
Até essas bezerras entrarem na idade reprodutiva, ele quer engordar mais animais no restante da propriedade. Você diz ao proprietário que a ideia inicial é boa, mas que não há sustentabilidade se ele continuar com o manejo extensivo. Então, com vistas ao manejo pecuário sustentável, qual das seguintes opções contempla uma proposta ecológica e economicamente viável.
a) Inseminar as vacas SRD e melhorar o plantel aos poucos, evitando muito trânsito de animais.
b) Construir um confinamento para garrotes e machos castrados, mantendo vacas receptoras e bezerros no pasto.
c) Procurar concentrar os animais em um local da fazenda e destinar o restante ao reflorestamento, comprando a alimentação.
d) Construir um sistema de confinamento para a etapa final do pastejo rotacionado, destinando os dejetos para um biodigestor produzir adubo e gás.
e) Construir um sistema de pastejo rotacionado para a criação e acabar com o confinamento dos animais para abate, complementando com a compra de alimentação.
QUESTÃO 20
ENADE 2010: Uma gata de dois anos de idade, criada em um gatil municipal, apresentava prostração, letargia, anorexia, febre resistente à antibioticoterapia e aumento de volume abdominal.
O exame radiográfico confirmou presença de líquido abdominal em quantidade maior que à fisiológica. O liquido foi analisado e revelou tratar-se de um exsudato séptico. À bioquímica sérica confirmou hipergamaglobulinemia policional e hiperproteinemia.
Associando os achados clínicos e laboratoriais, o médico veterinário suspeitou de peritonite infecciosa felina e, para o diagnóstico definitivo, deveria solicitar
a) ELISA.
b) biópsia intestinal.
c) titulação de anticorpos.
d) reação em cadeia da polimerase de sangue total.
e) imunofluorescência e imuno-histoquímica da efusão.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: Nos animais de produção, o sexo é determinado pelo gameta masculino. À possibilidade de se selecionar espermatozoides carreando o cromossomo X ou Y atende a interesses econômicos, dependendo da espécie em questão.
Mais de 80% das vacas leiteiras em algumas regiões do país são inseminadas artificialmente. Assim, é fundamental a utilização de sêmen sexado para atender à demanda de fêmeas nas propriedades. A principal tecnologia utilizada é a citometria de fluxo, com a aplicação de um marcador fluorescente nos espermatozoides.
O marcador é ativado e a intensidade da resposta está diretamente relacionada à quantidade de DNA no espermatozoide, quando os
a) espermatozoides vivos respondem com maior intensidade, pois o corante fica-se na membrana espermática íntegra.
b) espermatozoides mortos respondem com menor intensidade, pois o corante atravessa a membrana espermática.
c) espermatozoides, carreando o cromossomo X, respondem com maior intensidade porque possuem mais DNA.
d) espermatozoides, carreando o cromossomo X, respondem com menor intensidade porque possuem menos DNA.
e) espermatozoides, carreando o cromossomo Y, respondem com maior intensidade porque possuem mais DNA.
QUESTÃO 22
ENADE 2010: A associação entre antígenos vacinais e adjuvantes (sulfato de alumínio e adjuvante completo de Freund) em preparações de uso médico-veterinário tem como objetivo
a) reduzir a atividade patogênica do agente infeccioso e estimular a imunidade adaptativa.
b) reduzir a atividade pirogênica do agente infeccioso e estimular a imunidade inata.
c) induzir a imunogenicidade por estimular receptores Toll like em células B imaturas.
d) acelerar a migração de neutrófilos para o local administrado, favorecendo a antigenicidade.
e) induzira anergia, reduzindo o risco do aparecimento de sinais clínicos de autoimunidade.
QUESTÃO 23
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir.
A dirofilariose canina é uma zoonose causada pelo nematóide Dirofilaria imitis. Essa doença gera riscos à saúde humana e animal. No Brasil, a sua maior prevalência ocorre nas regiões litorâneas e tem como vetores biológicos os mosquitos da família Culicidae. Os cães infectados têm dificuldade de respiração e intolerância a exercícios físicos.
PORQUE
As infecções por Diroflaria imitis podem causar obstrução do ventrículo direito e da artéria pulmonar, gerando falta de oxigenação nos órgãos vitais. Portanto, deve ser instituído o tratamento imediato com lactonas macrocíclicas para se restabelecer a saúde do cão.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: É atribuição do médico veterinário exercer a vigilância e entender a cadeia epidemiológica, principalmente no que concerne a transmissão de doenças a animais e seres humanos.
A dengue é uma enfermidade viral cujo agente é um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavívirus, que inclui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Tem como vetores artrópodes os micropredadores Aedes aegypti e, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, com manifestações clínicas variáveis. As manifestações clínicas da infecção e o período de viremia são de aproximadamente sete dias.
Após picarem uma pessoa infectada em fase virêmica, os vírus distribuem-se, localizam-se e multiplicam-se no aparelho digestivo e nas glândulas salivares da fêmea do mosquito. Após um período de 8 a 12 dias, ela está pronta para transmitir o Vírus às pessoas durante cerca de
a) quinze dias.
b) trinta e cinco dias.
c) três meses.
d) seis meses.
e) um ano.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: O quadro abaixo registra o número de espécies diagnosticadas de carrapatos, segundo as famílias e gêneros da fauna brasileira até 2001.
Considerando-se o grande número de espécies e tendo em vista seu potencial desempenho na transmissão e manutenção de agentes causadores de várias enfermidades para animais e seres humanos, aliado ao crescente número de casos de enfermidades emergentes como a febre maculosa e a doença de Lyme no Brasil foi instituída à necessidade de se estabelecer manobras de vigilância biológica dos agentes transmissores, com o objetivo de prevenir a sua proliferação e subsidiar programas de controle dos carrapatos.
Nesse contexto, existem técnicas desenvolvidas que auxiliam no estudo da dinâmica de populações desses agentes parasitários, tais como
a) a técnica da armadilha de CO2 a técnica de coleta de fêmeas no solo e a técnica do biocarrapaticidograma.
b) a técnica de coleta direta em animais, a técnica de arrasto de flanela branca e a técnica da armadilha de CO2
c) a técnica de coleta direta em animais, o teste in vitro com a pipeta de Pasteur para larvas e a técnica da armadilha de CO2
d) a técnica de coleta de fêmeas no solo, a técnica de coleta direta em animais e a técnica do biocarrapaticidograma.
e) a técnica do biocarrapaticidograma, o teste in vitro com a pipeta de Pasteur para larvas e a técnica de arrasto de flanela branca.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: Um pequeno produtor de leite adquiriu três fêmeas da raça holandesa, com idades de 6 meses, 18 meses e 4 anos, respectivamente. O proprietário informou que nenhum animal foi vacinado contra brucelose.
Nesse caso, o médico veterinário deve orientar o proprietário a
I. imunizar a fêmea de 6 meses de idade com a vacina B19.
II. descartar do plantel os animais adultos considerados positivos no teste sorológico.
III. aguardar que a fêmea de 18 meses atinja 24 meses de idade para realizar o teste sorológico.
IV. vacinar a fêmea de 3 anos de idade, caso seja considerada negativa no teste sorológico.
Nessa situação, é correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: O leite, ao chegar à plataforma de recepção da usina, é examinado quanto às suas características organolépticas pelo encarregado da recepção. Após o exame sensorial, de cada latão de leite é retirada uma amostra para uma série de exames fisico-químicos.
Alguns desses exames são classificados como “prova de rotina” pelo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) e incluem a determinação
I. do índice crioscópico.
II. da gordura pelo método de Gerber.
III. do índice de refração no soro cúprico.
IV. de acidez pelo acidimetro Domic, considerando- se provas complementares a da cocção, do álcool ou do alizarol.
São provas de rotina as descritas em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), em seu artigo 110, preconiza:
Art. 110 - É proibida a matança de qualquer animal que não tenha permanecido pelo menos 24 (vinte e quatro) horas em descanso, jejum e dieta hídrica nos depósitos do estabelecimento.
$ 1º - O período de repouso pode ser reduzido, quando o tempo de viagem não for superior a 2 (duas) horas e os animais procedam de campos próximos, mercados ou feiras, sob controle sanitário permanente; o repouso, porém, em hipótese alguma, deve ser inferior a 6 (seis) horas.
O jejum alimentar e a dieta hídrica aos quais os animais de abate são submetidos têm a finalidade de
a) evitar que o sangue deslocado para o trato gastrointestinal no processo da digestão minimize os processos de sangria, propiciando, assim, uma morte mais rápida ao animal.
b) evitar custos maiores para a indústria durante o abate dos animais, tais como o custo de ração, a mão de obra e a limpeza dos currais de espera.
c) evitar a contaminação das carcaças no momento da esfola e evisceração, caso ocorram acidentes e perfuração das alças intestinais.
d) tornar o abate um processo menos traumático, pois 0 jejum tranquiliza o animal, cumprindo, assim, um protocolo de abate humanitário e atendendo às recomendações dos principais países importadores da came brasileira.
e) proporcionar aos animais a recuperação dos estoques de glicogênio perdidos com o estresse de viagem e (ou) transporte, o qual permitirá que, após o abate, nos processos de armazenagem das carcaças, ocorra adequado abaixamento de pH, propiciando melhor qualidade da carne.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: Instrução Normativa n.º 51, de 18 de setembro de 2002. O Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, Parágrafo único, inciso Il, da Constituição, e considerando a necessidade de aperfeiçoamento e modernização da legislação sanitária federal sobre a produção de leite, resolve:
Art. 1º Aprovar os regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, do leite tipo B, do leite tipo C, do leite Pasteurizado e do leite cru refrigerado e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel, em conformidade com os anexos a esta Instrução Normativa.
De acordo com a referida normativa,
I. entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas, búfalas e cabras sadias, bem alimentadas e descansadas.
II. entende-se por leite pasteurizado tipo À o leite classificado quanto ao teor de gordura em integral, padronizado, semidesnatado ou desnatado, produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado granja leiteira, observadas as prescrições contidas no presente regulamento técnico.
III. o leite a ser pasteurizado, nos casos dos leites tipos B e C, pode sofrer desnate e padronização na propriedade rural e, na indústria, imediatamente após a pasteurização, o produto assim processado deve apresentar teste qualitativo negativo para fosfatase alcalina, teste positivo para peroxidase e enumeração de coliformes a 30/35 ºC (dezoitoívinte graus Celsius) menor do que 0,3 NMP/mL (zero vírgula três Número Mais Provável / mililito) da amostra.
De acordo com a normativa n.º 51, é correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: Um pecuarista possui 25 vacas de leite e um touro, que, embora férteis, possuem todos baixo potencial genético e de produtividade. Suponha que ele não pretenda vender as vacas e peça a assessoria de um médico veterinário com vistas a aumentar a produtividade do rebanho. Dessa forma, a conduta técnica adequada para melhorar a genética e a produtividade desse rebanho em menor espaço de tempo seria
a) realizar inseminação artificial 12 horas após a observação de cio das vacas.
b) aspirar os folículos das vacas e fazer fertilização in vitro utilizando sêmen sexado.
c) manter a monta natural, mas substituir o touro por “outro de melhor potencial genético.
d) utilizar as vacas como receptoras, inovulando embriões de outro rebanho com melhor qualidade.
e) fazer inseminação artificial em tempo fixo com sêmen de touro com comprovada eficiência reprodutiva.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: As tecnologias surgidas após a Segunda Guerra Mundial fizeram com que os países mais desenvolvidos conquistassem o mercado mundial de alimentos. Para tanto, foram necessárias a criação e a aplicação de novos métodos de produção que pudessem suprir a necessidade da população mundial, que se reerguia economicamente e socialmente após os terríveis anos de guerra.
Devido a “linha de produção” que passou a ser adotada nesse período, teve origem, nos sistemas de criação de animais, o termo “pecuária industrial”, que se caracteriza
I. pela busca de maior quantidade de came produzida ao menor custo possível.
II. pelas baixas densidades de lotação e(ou) mão de obra familiar.
III. pelas altas taxas de crescimento e mecanização.
IV. pela grande necessidade de mão de obra.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: A mastite é uma afecção muito comum na produção de gado leiteiro. Entretanto, o problema pode ser minimizado com boas práticas de manejo. Uma dessas práticas visa permitir o tempo necessário para que o músculo esfíncter papilar se feche após a ordenha. Um bom manejo pode até, em certos casos, dispensar o uso do gel selante usado nos tetos.
Sabendo que esse esfíncter, por ser um músculo liso, demora cerca de 15 a 20 minutos para se fechar completamente, e que este é o tempo em que as vacas precisam evitar o contato com o solo à fim de não haver contaminação, conclui-se que é mais recomendável
a) não fornecer alimentação no cocho e colocar saliências na cama para evitar que as vacas se deitem após a ordenha.
b) fornecer silagem na sala de espera para que não seja contaminada a sala de ordenha, e usar o gel selante mesmo assim.
c) fornecer ração no cocho de ordenha e colocar saliências na cama para gerar desconforto na vaca, evitando que ela se deite durante o período de fechamento do esfincter.
d) fornecer silagem ou feno no cocho da sala de ordenha e afastar a área de cama o mais distante possível da sala de ordenha para que a vaca ande pelo tempo de fechamento do esfincter.
e) não fornecer alimentação no cocho de ordenha e instalar um fenil para as vacas que saírem da sala de ordenha para que fiquem em pé pelo tempo necessário do fechamento do esfíncter.
ENADE 2010 - QUESTÃO 33 - ANULADA
QUESTÃO 34
ENADE 2010: No sistema de produção de leite, embora a vaca seja o principal foco, é importante considerar o custo de criação das bezerras. Os gastos se concentram na alimentação, alojamento e medicamentos. A antecipação da desmama reduz o custo de produção e é almejada pelos produtores.
Para conseguir o desenvolvimento do ambiente ruminal adequado à desmama precoce, a bezerra deve
a) ingerir mais leite e evitar a fibra, porque o leite possui maior digestibilidade.
b) ingerir mais leite para acelerar o crescimento e o desenvolvimento do rúmen.
c) ingerir leite para o crescimento, concentrado para a papilação e fibra para o ambiente ruminal.
d) ingerir somente concentrado, pois fornece mais energia para o crescimento e desenvolvimento do rúmen.
e) ingerir leite, porque é mais palatável e concentrado, que é fonte de energia para a fermentação ruminal.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: Nos sistemas de produção de bovinos de corte, o sucesso da utilização de inseminação artificial na estação de monta (EM) depende, além da qualidade do sêmen, do "treinamento do inseminador, da correta observação do estro e da seleção e manejo das fêmeas que serão inseminadas.
Nas condições extensivas de manejo praticadas no Brasil, e considerando como meta prioritária a homogeneização de lotes de bezerras para recria e a obtenção de maior peso à desmama dos bezerros para engorda, a época mais favorável para a EM é durante o verão, com duração curta para padronização da estação de parição, evitando que o período de anestro pós-parto interfira na EM seguinte.
Nesse contexto, a utilização de um programa de sincronização de estros em vacas cíclicas com substâncias análogas da Prostaglandina F2alfa (PGF20) constitui ferramenta útil de manejo reprodutivo, mas a taxa de sincronização está condicionada, em parte, à
a) ocorrência prévia de episódios de hormônio luteinizante (LH).
b) preexistência de folículos recrutados e do número de pulsos do LH.
c) manifestação do estro em resposta às elevadas concentrações de FSH.
d) condição de desenvolvimento folicular no dia da administração de PGF2α.
e) concentração circulante de hormônio folículo estimulante (FSH) durante o início da onda de crescimento folicular.
QUESTÃO 36
ENADE 2010: A região brasileira que teve, relativamente, o maior aumento na produção de frango nos últimos anos foi a região Centro-Oeste. De acordo com Girotto e Mieli (2004), a evolução da produção brasileira não tem apresentado os mesmos índices de desenvolvimento em todas as regiões.
A região Sul do país, pioneira na produção integrada, tem aumentado continuamente sua participação, enquanto a região Norte tem apresentado pequena evolução dos volumes produzidos. Um ponto a destacar é que na região Sul predominam pequenas propriedades agrícolas, compatíveis com a produção de frango. Em todas as regiões, a alimentação dos animais é baseada em milho e farelo de soja.
GIROTTO, À. E; MIELI, M. Situação atual e tendências para a avicultura de corte nos próximos anos.
EMBRAPA, 2004. Disponível em: «nto. “avicultraindustnal com br>. Acesso em: 20 ago. 2010. (com adaptações)
O que explica o alto crescimento da produção avícola na região Centro-Oeste brasileira?
a) A determinação da legislação ambiental, que não mais permite a implantação de novas granjas na região Sul.
b) A produção em abundância de milho e soja, que são os principais ingredientes da alimentação das aves.
c) A presença de grandes centros de consumo e a facilidade de escoamento da produção até outros grandes mercados consumidores.
d) A presença de grandes integrações nessa região, que deslocaram seus centros de produção devido à escassez de mão de obra especializada.
e) A proximidade dessa região com os mercados do Norte e Nordeste, tradicionalmente consumidores de came de frango.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: As leishmanioses são zoonoses que, apesar de acometerem anualmente cerca de dois milhões de pessoas em 88 países e apresentarem franca expansão urbana, são doenças negligenciadas. No contexto epidemiológico, o cão doméstico representa a principal fonte de infecção dos flebotomíneos, que transmitem a doença aos humanos e outros à hospedeiros.
Em relação à vacina atualmente disponível para cães, há controvérsias acerca de sua capacidade de neutralizar a fonte de infecção e de produzir falsos positivos, o que compromete o perfil epidemiológico da doença. Da mesma forma, o tratamento de animais portadores da doença é problemático, pois a utilização de medicamentos de uso exclusivo humano é oficialmente proibida, já que esses medicamentos permitem que a fonte de infecção permaneça ativa por mais tempo.
O médico veterinário tem participação decisiva no controle das leishmanioses, sendo responsável e atuante em todas as fases da cadeia epidemiológica da doença. De acordo com o código deontológico médico veterinário, o clínico que atende um cão com suspeita de estar acometido dessas enfermidades deve
a) isolar o doente, prevenir vetores e investigar comunicantes.
b) iniciar tratamento, isolar o doente e vacinar os comunicantes.
c) isolar e transferir o doente para tratamento, notificar e monitorar comunicantes,
d) diagnosticar e confirmar, proceder à eutanásia do doente confirmado e vacinar comunicantes.
e) investigar origem, diagnosticar e confirmar, notificar, indicar a eutanásia do doente, acompanhar e monitorar comunicantes.
COMENTÁRIOS