Prova Serviço Social ENADE 2010 com Gabarito
Prova Serviço Social ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: O assistente social, tanto em sua prática investigativa para conhecimento da realidade, quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é.
GOHN,M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e
Contemporâneos. São Paulo: Loyols. 2000 (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática.
A) Classes, estamentos, papéis em Durkheim, função e organização da cultura em Weber e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx.
B) Ação social e suicídio em Durkheim, anomia/ disnomia em Weber e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
C) Luta de classe em Durkheim, burocracia e aparelhos de estado em Weber e estratificação social em Marx.
D) Organização em Durkheim, desorganização em Weber e consciência de classes em Marx.
E) Anomia/disnomia em Durkheim, burocracia em Weber e consciência e luta de classes em Marx.
QUESTÃO 12
ENADE 2010: O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração, tendo como subsídio os valores do liberalismo no período da Revolução Francesa. Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas,
III. pela afirmação dos direitos sociais.
IV. pela afirmação do direito à greve.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 13
ENADE 2010: As primeiras formulações teóricas do serviço social no Brasil seguem os princípios propostos pela Igreja Católica, determinados basicamente nas encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, documentos que propunham o envolvimento dos católicos com os problemas sociais. Essa perspectiva de formação teórica visa subsidiar a prática profissional dos assistentes Sociais sob uma visão teórica
A) fenomenológica.
B) neopositivista.
C) materialista.
D) racionalista.
E) neotomista.
QUESTÃO 14
ENADE 2010: A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades.
Nesse modelo, o Estado
A) assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
B) realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
C) enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e “o déficit público.
D) promove captação de investimentos privados estrangeiros para realizar investimento no mercado financeiro.
E) atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: O atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e as relações em que se realiza o exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. À análise crítica desse quadro requer um diagnóstico mais complexo sobre os processos sociais e a profissão neles inscrita.
AMAMOTO, M. V.As dimensões ético-políicas e teórico metadológicas no. Serviço Social contemporâneo.
Serviço social e saúde: Formação e Trabalho Profesional. São Paulo: Cortez. 2006, p. 76 (adaptado).
A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto atual, assinale a alternativa correta.
A) O contexto sócio-histórico traz os elementos necessários para o profissional categorizar os problemas sociais e “os vulnerabilizados, facilitando a priorização das ações e as opções técnicas. Tais procedimentos encontram respaldo no projeto ético-político profissional para a definição das estratégias de intervenção.
B) É sob o escopo das questões sócio históricas que “os problemas sociais configuram-se como pessoais e delimitam os elementos teórico-metodológicos e ético políticos que norteiam as estratégias profissionais.
C) Os limites e possibilidades da intervenção estão impressos no terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão e nas referências éticas, políticas e metodológicas do assistente social.
D) A prática profissional é uma relação singular entre o assistente social e o cliente e estabelece as bases para as estratégias profissionais, pois o serviço Social é uma profissão do agir.
E) A prática profissional interfere diretamente no cotidiano da população, razão pela qual o cotidiano alcança a centralidade da atenção do profissional.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo entende a existência e permanência das questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto, ao Estado cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais.
Desse modo, trata-se de uma concepção do Estado como público e de tudo o que não é estatal como privado. Nesse sentido, o modelo de Estado que mais se aproxima ao ideal do pensamento neoliberal é aquele que
A) centraliza o poder de dirigir os interesses particulares de frações da população, não toma conhecimento da atuação da sociedade civil e tem como meta a luta contra a tirania da maioria.
B) promove a democracia governada, restringe a participação política ao silencioso ato eleitoral e assegura aa legitimação total da dominação da sociedade.
C) amplia suas responsabilidades no tratamento da questão social, prioriza a questão econômica como determinante do sistema e se distancia da sociedade.
D) reduz suas intervenções no campo social, apela à solidariedade e se apresenta como parceiro da sociedade em suas responsabilidades sociais.
E) fornece a estrutura necessária para a livre concorrência do mercado, atua de forma descentralizada e reconhece a universalização dos direitos sociais a todos os cidadãos.
QUESTÃO 17
ENADE 2010: As principais vertentes de fundamentação teórico metodológica que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação foram: a vertente _____________, caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturalistas e, mais tarde, sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora (NETTO, 1994, p. 164); a vertente de inspiração _____________ , centrada na análise do vivido e das vivências dos sujeitos; e a vertente _____________ , que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.
Assinale a opção cujas palavras preenchem corretamente. as lacunas, na ordem em que estão dispostas no texto.
A) modernizadora, fenomenológica, marxista
B) fenomenológica, modernizadora, marxista
C) sistêmica, marxista, modernizadora
D) marxista, sistêmica, fenomenológica
E) sistêmica, fenomenológica, marxista
QUESTÃO 18
ENADE 2010: O serviço social tem, junto às questões ambientais, um espaço que vale a pena ser ocupado pelas inúmeras possibilidades de estudos interdisciplinares que apresentam, não só frente às questões ligadas ao desenvolvimento urbano, à preservação do meio ambiente e à geração de renda, mas também pela importância da qual se revestem essas questões, que criam inúmeras oportunidades de intervenção ao serviço social, em ações de mobilização, organização das populações ameaçadas pela degradação do seu meio ambiente ou de educação dessa mesma população para sua preservação.
COLITO, M. C. e PAGANL À. M. M. Conversando sobre ss questões ambientais e o serviço social.
Disponível em: <ttip-/www.ssrevista.uel.bric. vin2, conversando him: Acesso em:17 ago. 2010 (adaptado)
Nesse contexto, a educação ambiental é compreendida como um dos processos mais importantes de construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo
A) estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
B) estimular as práticas preservacionistas calcadas no Senso comum, valorizando-as em relação à ciência e tecnologia.
C) garantir o sigilo sobre informações ambientais que possam causar prejuízos às comunidades e que comprometam a segurança nacional.
D) fortalecer a interferência de povos possuidores de consciência ambiental sobre povos que desenvolvem procedimentos de destruição do meio.
E) incentivar a responsabilização do poder público na preservação do equilíbrio do meio ambiente, restringindo-se a defesa da qualidade ambiental ao Estado.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: As transformações internacionais da década de 1970 significaram uma verdadeira revolução originária, cujas consequências foram os desequilíbrios nas balanças de pagamento, choque do petróleo, globalização do comércio, finanças e setor produtivo, crise do sistema fordista e substituição pela especialização flexível.
Essas rápidas transformações implicaram sérias dificuldades para os países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, devido à dependência tecnológica e as consequentes dificuldades de competitividade no novo cenário.
Nesse cenário, o Brasil reagiu, a época, de acordo com as recomendações dos organismos internacionais, alinhadas com a(s)
A) medidas protecionistas, que iniciaram o processo de desconcentração interna de renda.
B) lógica keynesiana de ampliar o papel do Estado de maneira a constituir um novo patamar de proteção social.
C) vertente neoliberal, que resultou, ao longo do tempo, na manutenção do processo de concentração de renda.
D) flexibilização do processo produtivo, que ampliou o mercado de trabalho interno devido ao aumento das exportações.
E) inovação tecnológica do parque industrial brasileiro visando superar a dependência externa e qualificar a mão de obra.
QUESTÃO 20
ENADE 2010: A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram como consequências para essa categoria de profissionais
A) retração dos postos de trabalho, com melhoria salarial.
B) maior liberdade para o profissional que souber se situar e vencer a concorrência.
C) oportunidades diferenciadas de inserção no mercado, sempre com possibilidades concretas de maior incremento salarial.
D) novas possibilidades de trabalho, pois poderão ocupar espaços antes destinados a profissionais com formação técnica diversa.
E) obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vem garantir, de forma efetiva, direitos antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência.
Nesse sentido, a assistência social passa a ser regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS/1993). Desde então, novos conceitos e novos modelos passaram a vigorar no Brasil, com a assertiva do “direito de cidadania, com vistas a garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social”.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir.
I. A assistência social representa uma política pública, componente da seguridade social.
II. A seguridade social compreende o conjunto de ações integradas de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade civil, destinadas a assegurar os direitos da população relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
III. A assistência social é parte integrante das ações que visam garantir direito de cidadania e igualdade de condições de vida a todos os brasileiros que dela necessitar.
IV. O novo modelo da assistência social no Brasil integra ações de responsabilidade dos serviços públicos e privados para enfrentamento das situações de risco decorrentes da pobreza.
É correto o que se afirma em
A) I e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2010: O momento conjuntural e as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa o Brasil exigem dos assistentes sociais intervenções que respondam às demandas das novas configurações societárias.
A apropriação do conhecimento das variáveis conjunturais que compõem o planejamento social, dos métodos e das técnicas eficazes constitui instrumento fundamental para que as administrações públicas possam atingir Seus objetivos e as metas elegíveis como prioritárias,
Nessa perspectiva, o assistente social que for solicitado 1º trabalhar com planejamento social deve
I. definir a síntese dos fatos e das necessidades que motivam o plano e a formulação de objetivos.
II. prever que é possível resolver os problemas Sociais com poucos recursos.
II. prever as mudanças legais, institucionais e administrativas indispensáveis para a viabilidade do plano.
IV. propor ações que visem atender demandas clientelistas.
V. propor ações de caráter populista.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e III.
C) II e V.
D) III e IV.
E) IV e V.
QUESTÃO 23
ENADE 2010: Os estudos de Antunes (2001) acerca da centralidade das transformações no mundo do trabalho esclarecem aspectos fundamentais da influência toyotista e do processo de mundialização no setor produtivo.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afvmação e negação do trabalho.
5 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 200! (ragmento).
A expansão do trabalho social combinado significa
A) a utilização do trabalho de imigrantes, negros e crianças.
B) a articulação do trabalho industrial com o setor de serviços.
C) o aumento progressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora.
D) a incorporação de trabalhadores de diversas partes do mundo no processo de produção e de serviços.
E) a ampliação das empresas multinacionais nos países “pobres” como estratégia de exploração de mão de obra barata.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: A Política Nacional de Assistência Social (2004) revela conteúdos, princípios, diretrizes e objetivos da assistência social no Sistema de Proteção Social Brasileiro. Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), avalie se cada afirmação a seguir constitui um princípio ou uma diretriz da política de assistência.
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tomar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
III. Participação da população, por meio de organização representativa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão.
V. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
São princípios da política de assistência apenas os descritos em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: As políticas sociais como modalidades de intervenção do Estado permitem aos cidadãos acessar recursos, bens e serviços sociais necessários, sob múltiplos aspectos e dimensões da vida, tais como: social, econômico, cultural, político e ambiental.
PORQUE
As políticas sociais públicas, como reguladoras e fiadoras das relações entre produção e reprodução social, são respostas que o Estado oferece às expressões da "questão social”, situando-se no confronto de interesses de grupos e classes sociais.
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a alternativa correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) prevê medidas socioeducativas aos adolescentes que cometeram ato infracional.
O conflito com a lei está atrelado diretamente à questão social e a suas diversas expressões, cerne do trabalho do assistente social.
Assim, com base no que prevê o ECA, em seu capítulo IV, há cinco diferentes medidas socioeducativas que o adolescente poderá cumprir, entre elas a internação.
CRESS 7 Região. Assistente social: tica e direitos.
(Coletânea de Leis e Resoluções, volume |. 5º ed. rev e at.
Rio de Janeiro: 2008 (adaptado).
A interação, medida socioeducativa mencionada no texto,
A) é de, no mínimo, seis meses quando aplicada a adolescente.
B) deve ser aplicada a crianças e adolescentes que estiverem em conflito com a lei.
C) deve ser uma medida privativa de liberdade que não pode exceder a três anos.
D) permite ao adolescente internado livre convívio com os familiares nos fins de semana.
E) é uma medida de semiliberdade, que pode ser cumprida em locais exclusivos para adolescentes.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: Os artigos 182 e 183 da Constituição Federal estabelecem parâmetros para a política urbana, os quais estão regulamentados na Lei n.º 10.257, de julho de 2001, o Estatuto da Cidade. De acordo com essa lei, avalie se cada um dos itens a seguir constitui uma diretriz para a elaboração da política urbana.
I. Planejamento do desenvolvimento das cidades.
II. Regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda.
III. Desapropriação de solo urbano para fins de constituição de zonas de interesse social.
IV. Instituição do imposto territorial progressivo para terrenos subutilizados nas zonas urbanas centrais da cidade.
V. Integração e complementaridade entre as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do município e do território sob sua área de influência.
Estão corretos apenas os itens,
A) I, II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: O Brasil tem obtido avanços em relação ao tratamento dado às denúncias relativas à violência contra a mulher, com medidas como, por exemplo, a instituição da Lei nº 11.340/2006, a chamada Lei Maria da Penha. No entanto, existe um tipo de violência difícil de combater, que incide sobre a identidade social das mulheres, que é a violência simbólica, que
A) expõe a mulher de forma negativa por meio da calúnia, difamação ou injúria.
B) retém ou destrói seus bens pessoais, recursos econômicos, objetos e documentos pessoais.
C) impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social.
D) causa dano emocional, diminui a autoestima, humilha, persegue, controla suas ações, manipula, compromete sua autodeterminação.
E) constrange a mulher mediante intimidação, ameaça ou uso da força, para induzi-la a exercer sua sexualidade ou a limitar seus direitos reprodutivos.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: Analise a relação proposta entre as duas asserções à seguir, relativas aos procedimentos de pesquisa em serviço social
A padronização e a neutralidade nos procedimentos garantem a cientificidade da investigação.
PORQUE
A pesquisa qualitativa trabalha com significados e o pesquisador deve entender o processo social nas transformações e determinações construídas historicamente pelos sujeitos.
Considerando a coerência das correntes da pesquisa social, as asserções fundamentam-se
A) em vertentes diferentes, no entanto se complementam, pois a padronização é necessária para delimitar as etapas do processo de apreensão da historicidade,
B) na mesma vertente, mas considerar a historicidade do sujeito rompe com a visão de neutralidade que é necessária à cientificidade da pesquisa social, bem como aos procedimentos de padronização.
C) em vertentes diferentes, pois apreender a historicidade exige procedimentos de pesquisa construídos em diálogo com o cenário social, o que rompe com a neutralidade e com a padronização de procedimentos.
D) na mesma vertente, pois, mediante padronização, chega-se aos dados quantitativos, enquanto os qualitativos, complementares a esses, são obtidos por meio da adoção de postura neutra pelo pesquisador.
E) em vertentes diferentes, porém, na pesquisa de teor qualitativo, as vertentes fundem-se em uma única, eclética e completa, na qual a combinação dos elementos depende do julgamento do pesquisador e de sua percepção de coerência perante o objeto.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: De acordo com o Código de Ética Profissional (Resolução CRESS 273, de 13/03/93), que prevê, em seu capítulo V, artigo 18, o sigilo profissional como direito do assistente social e a proteção ao usuário quanto ao teor revelado em decorrência do exercício das funções profissionais, permite-se a quebra do sigilo apenas
A) diante de solicitação expressa dos familiares do usuário.
B) diante de solicitação dos responsáveis pela preservação dos interesses institucionais.
C) mediante autorização expressa da organização prestadora de serviços sociais.
D) perante situações cuja gravidade possa prejudicar interesses da coletividade.
E) em situações em que a revelação de detalhes se faça necessária para dirimir conflitos.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho e, para sua atuação, geralmente elabora registros dos atendimentos que realiza, redige relatórios, preenche fichas e formulários.
Disponivel em: <np: ww cressíl.ora brindex php. Acesso em: 21 ago. 2010.
O material referido acima
A) pauta-se por uma neutralidade garantidora da cientificidade.
B) configura a produção de conhecimento do assistente Social sobre sua prática.
C) está sujeito ao sigilo profissional, o que impede seu uso para redefinição das ações profissionais.
D) tem a finalidade precípua de salvaguardar a responsabilidade do profissional, informando os passos adotados a partir de um parecer sobre as demandas apresentadas,
E) serve como objeto de reflexão com base nos fundamentos teóricos de sua profissão, possibilitando (o desvelamento das reais necessidades dos usuários.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: O processo de descentralização das políticas sociais públicas, com ênfase na sua municipalização, requer dos assistentes sociais (...) novas funções e competências. Os assistentes Sociais estão sendo chamados a atuar na esfera da negociação, formulação e avaliação de políticas e do planejamento, gestão e monitoramento, inscritos em equipes multiprofissionais. Ampliam seu espaço ocupacional para atividades relacionadas ao controle social, à implantação e orientação de conselhos de políticas públicas, à capacitação de conselheiros, à elaboração de planos e projetos sociais, ao acompanhamento e à avaliação de políticas, programas e projetos.
IAMAMOTO. M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social Curso de
especialização em serviço social: direitos e competências, profissionais. Brasília: CEFESS, UnB, 2009 (adaptado).
Avalie se as afirmações a seguir estão de acordo com o perfil do assistente social na contemporaneidade.
I. Localizar-se na linha de frente das relações entre população e instituição, sendo executor terminal de políticas sociais.
II. Desenvolver capacidade de negociação, conhecimento e know-how na área de recursos humanos e relações no trabalho.
III. Fazer leitura e análise dos orçamentos públicos, identificando seus alvos e compromissos, assim (como os recursos disponíveis para projetar ações.
IV. Decifrar as situações particulares com que se defronta o assistente social no seu trabalho, de modo a conectá-las aos processos sociais microscópicos que as geram e as modificam.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 33
ENADE 2010: A Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão do assistente social, enfatiza como atribuição privativa do assistente social realizar estudos sociais, perícia e laudos em matérias específicas do Serviço Social. Segundo Favero (2004), na perspectiva da atuação do Serviço Social na área jurídica, o estudo social é uma das principais ferramentas que fundamentam decisões sobre outrem.
FAVERO, E T. O estudo social: fundamentos e particularidades de sua construção na área juridica.
In CFESS (Org). O Estudo social em perícias, laudos, pareceres técnicos. 2. ed. São Paulo: Cones, 2004.
Na perspectiva abordada acima, é função do estudo social
A) emitir parecer à autoridade solicitante.
B) mapear a realidade econômica dos sujeitos.
C) diagnosticar e emitir parecer com a equipe multidisciplinar.
D) fomentar as competências e habilidades dos profissionais de Serviço Social.
E) colaborar internamente nas decisões econômicas e políticas das instituições.
QUESTÃO 34
ENADE 2010: O serviço social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado Projeto Ético-Político Profissional, que foi gestado no interior da categoria profissional e que expressa seu compromisso com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais.
(CFESS, Código de ética profissional do assistente social(Resolução 273/93)
O projeto mencionado no texto tem seus contornos claramente expressos na Lei n.º 8.662/1993, no Código de Ética Profissional de 1993, o qual assegura ao assistente social o direito de
A) desempenhar suas atividades profissionais com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
B) utilizar, no exercício da profissão, seu número de registro no Conselho Regional.
C) abster-se, no exercício da profissão, de práticas que Caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, 0 policiamento dos comportamentos, denunciando Sua ocorrência aos órgãos competentes.
D) aprimorar seu conhecimento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios estabelecidos no próprio Código.
E) participar de programas de socorro à população em Situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: A atuação dos assistentes sociais nas empresas revela que há uma demanda crescente de participação nos Círculos de Controle da Qualidade (CCO), visando à adesão dos trabalhadores às metas empresariais de competitividade e produtividade. Há, ainda, um crescente deslocamento do Serviço Social para a área de Recursos Humanos, enfatizando a criação de comportamentos que contribuam para a produtividade e a participação.
PORQUE
A substituição do modelo de produção fordista pelo toyotista exige o máximo de qualidade e produtividade, investimento em tecnologia e a adesão dos trabalhadores.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço social na contemporaneidade: trabalho e Tormação profissional 4. ed. São Pauto: Cortez, 2001 (adaptado).
SERRA R. M.S. Trabalho e reprodução: enfoques e abordagens. São Pao: (Cone; Rio de Janeiro: PETRES-FSSUERA, 2001 (adaptado).
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 36
ENADE 2010: Considere que, com o objetivo de orientar as intervenções direcionadas à população idosa, residente na zona leste de um município do interior do estado do Espírito Santo, uma equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) tenha decidido realizar uma pesquisa sobre a destinação dos recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Suponha ainda que, com essa medida, a equipe tenha tentado as reais necessidades desse segmento populacional e, assim, possibilitar o acesso aos recursos disponíveis de forma adequada e, consequentemente, proporcionar a melhoria da condição de vida em sociedade.
Nessa situação e considerando a variação das necessidades em função da faixa etária, a amostra a ser adotada por essa pesquisa deve ser
A) sistemática.
B) estratificada.
C) aleatória simples.
D) não aleatória por julgamento.
E) embasada em estudo comparativo.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: Considere que em estudo realizado com adolescentes que cometeram ato infracional, tenha se chegado aos resultados apresentados na tabela abaixo, no que concerne à faixa etária dos pesquisados.
Adolescentes que cometeram infração
segundo faixa etária
Com base nessas informações, avalie as afirmativas que se seguem.
I. Os dados estão agrupados e pertencem à etapa chamada de representação da pesquisa.
II. Observa-se simetria no gráfico da distribuição do número de adolescentes pesquisados por faixa etária.
III. Os dados são apresentados de forma a dar visibilidade a valores absolutos e relativos.
IV. Os dados mostram que a maioria dos adolescentes pesquisados tem entre 14 e 15 anos de idade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
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