Prova Fonoaudiologia ENADE 2023 com Gabarito
Prova Fonoaudiologia ENADE 2023 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 10
ENADE 2023: Art. 1º Cabe ao fonoaudiólogo que atua na Educação desenvolver ações de promoção e prevenção nos diferentes espaços educacionais formais e não formais, favorecendo e oportunizando o processo de ensino-aprendizagem e das práticas pedagógicas, em parceria com todos os agentes envolvidos nesse processo.
RESOLUÇÃO CFFa n. 605, de 17 de março de 2021.
Disponível em: http://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/.
Acesso em: 17 ago. 2023 (adaptado).
Acerca da atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. O fonoaudiólogo, no ambiente escolar, deve realizar ações formativas com o intuito de habilitar os professores a aplicar técnicas de intervenção fonoaudiológica nos estudantes com transtornos da linguagem oral e escrita.
II. O fonoaudiólogo que atua na área da educação deve identificar situações de risco para a saúde auditiva e vocal do educador e do educando, promovendo ações que minimizem esses riscos e auxiliem no processo de ensino e aprendizagem.
III. O fonoaudiólogo está apto a participar, junto à comunidade escolar, da elaboração de metas e do planejamento e execução de programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2023: A segunda edição do Manual de Biossegurança, elaborado pela Comissão de Saúde do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e publicado em 2020, foi criada a partir da constatação de que a assistência fonoaudiológica necessita de orientações acerca de condições compatíveis com os processos de controle de infecções.
Além disso, esse manual foi elaborado devido a necessidade de orientar sobre práticas e padronizações das rotinas de serviços, de forma que seja viabilizada a implementação de medidas eficazes de biossegurança.
Considerando o manual de biossegurança, avalie as afirmações a seguir.
I. A transmissão indireta de patógenos ocorre passivamente por meio de um objeto intermediário, como, na utilização das mesmas luvas em diferentes pacientes doentes e no compartilhamento de equipamentos não higienizados.
II. A imunização, a higienização das mãos de profissionais da saúde, o processamento e o fluxo de artigos são práticas imprescindíveis para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
III. O fonoaudiólogo deve utilizar equipamentos de proteção individual de acordo com a especificidade de cada procedimento a ser realizado e de cada ambiente ao qual estiver exposto, conforme indicadores de risco ambiental e pessoal.
IV. Os espéculos e as olivas não descartáveis devem ser esterilizados por serem classificados como artigos não críticos; entretanto, caso tenham ficado em contato direto com secreções purulentas contaminadas, devem ser submetidos a processo de desinfecção.
É correto apenas o que se afirma em
A) IV.
B) I e III.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 12
ENADE 2023: A prática fonoaudiológica no contexto educacional pressupõe que é importante que o fonoaudiólogo desenvolva um processo de diagnóstico institucional, objetivando a atuação voltada à incorporação de novos ciclos inerentes à dinâmica sociopedagógica.
O diagnóstico institucional é uma prática que legitima e torna mais significativa a atuação fonoaudiológica. Essa ação auxilia o profissional a analisar a escola, a construir objetivos e propostas singulares e específicas, em conjunto com a comunidade, para seu trabalho no contexto educacional, que, geralmente, ocorre de forma intuitiva ou preestabelecida.
LIMA, I. L. B.; DELGADO, I. C.; LUCENA, B. T. L.;
FIGUEIREDO, L. C. Contribuições da realização do diagnóstico institucional
para a atuação fonoaudiológica em escolas. Revista Distúrbios
da Comunicação, v. 27, n. 2, p. 213-24, 2015 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, a respeito do que deve ser considerado no diagnóstico institucional.
I. As questões estruturais das instalações institucionais devem constar no diagnóstico institucional, visto que elas interferem no processo de ensino-aprendizagem e na saúde dos estudantes, sendo importante, portanto, avaliar as condições de umidade dos ambientes e os aspectos acústicos das salas.
II. As questões sociais são imprescindíveis em diagnósticos institucionais, visto que problemas de aprendizagem das crianças podem ser causados, por exemplo, por contextos cotidianos de violência, os quais impactam no comportamento do estudante e acabam prejudicando a sua saúde.
III. As questões político-pedagógicas da escola são fundamentais para orientar o fonoaudiólogo na elaboração e desenvolvimento de recursos didáticos adequados à realidade da comunidade escolar, conforme prevê sua formação.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 13
ENADE 2023: Considere que um fonoaudiólogo tenha sido convidado para ministrar uma palestra sobre distúrbios da fluência para professores da educação infantil de uma escola particular e, para isso, utilizou a seguinte figura.
Disponível em: http://fonoaudiologarj.blogspot.com.br/
2012/09/taquifemia-e-taquilalia-fala-acelerada.html. Acesso em: 3 ago. 2023
Considerando os aspectos conceituais dos distúrbios da fluência e o trabalho desenvolvido pelos fonoaudiólogos em escolas, avalie as afirmações a seguir.
I. A taquifemia envolve o aumento da velocidade de fala a ponto de prejudicar a inteligibilidade da mensagem.
II. A gagueira psicogênica decorre de qualquer fator que interfira no equilíbrio neurológico de um indivíduo.
III. A gagueira do desenvolvimento surge na infância, em geral durante a aquisição da linguagem oral.
IV. A preocupação dos professores em relação à gagueira infantil deve ser considerada, sendo a orientação do fonoaudiólogo importante para que os professores saibam lidar com crianças que apresentem disfluências.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 14
ENADE 2023: As disfonias são caracterizadas como alterações de qualidade, frequência ou intensidade da voz, considerando-se idade, gênero e expectativas culturais. A literatura da Fonoaudiologia, na área da voz, oferece dados importantes para auxiliar na seleção da melhor abordagem de tratamento, pelo menos em quadros específicos.
As pesquisas têm procurado desenvolver estudos clínicos que apresentem resultados da eficácia e da efetividade da terapia de voz. Os autores da área reconhecem que um tratamento vocal geralmente inclui orientações sobre saúde vocal, discussão sobre os aspectos emocionais na comunicação e treinamento vocal.
BEHLAU, M.; GAMA, CORTÊS, A. C.; CIELO, C. A.
Técnicas Vocais. In: MARCHESAN, I. Q.; JUSTINO, H.; TOMÉ, M. C.
Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1. ed.
São Paulo: Guanabara Koogan, 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e o tratamento fonoaudiológico das alterações da voz, especificamente as dos adultos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No processo terapêutico das disfonias, o fonoaudiólogo pode definir vários objetivos, como, por exemplo, obtenção de um padrão de produção vocal adequado e redução ou eliminação de lesões laríngeas.
PORQUE
II. Os dados coletados referentes ao histórico do comportamento vocal de um indivíduo e aidentificação de sintomas, como fadiga vocal, dificuldade para emitir sons agudos e problemas de coordenação pneumofonoarticulatória, são essenciais para o diagnóstico fonoaudiológico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 15
ENADE 2023: Considere que um menino de 7 anos de idade apresenta trocas na fala e costuma ouvir televisão em volume forte.
Na escola, a professora refere desatenção, desinteresse e mau aproveitamento escolar. Na consulta otorrinolaringológica, a mãe relatou que a criança não tem otorreia nem otalgia, mas respira pela boca durante o dia e ao dormir.
Na otoscopia, a membrana timpânica mostrou-se opaca, sem brilho, e o médico notou presença de líquido na orelha média bilateralmente. Na endoscopia nasal, observou hipertrofia da tonsila faríngea. Foram solicitados exame radiológico da região do cavum e avaliação audiológica.
Acerca desse caso, assinale a opção que apresenta corretamente o resultado da avaliação audiológica básica compatível com o quadro do referido paciente.
A) Perda auditiva condutiva de grau leve bilateral; índice de reconhecimento de fala de 100% bilateral; curvas timpanométricas do tipo B e reflexos acústicos contralaterais ausentes bilateralmente.
B) Audiometria tonal liminar normal bilateral; índice de reconhecimento de fala de 100% bilateral; curvas timpanométricas do tipo A e reflexos acústicos contralaterais presentes bilateralmente.
C) Perda auditiva condutiva de grau leve bilateral; índice de reconhecimento de fala de 88% bilateral; curvas timpanométricas do tipo C e reflexos acústicos contralaterais presentes bilateralmente.
D) Perda auditiva neurossensorial de grau moderado; índice de reconhecimento de fala de 84% bilateral; curvas timpanométricas do tipo A e reflexos acústicos contralaterais presentes bilateralmente.
E) Perda auditiva mista de grau leve na orelha direita e audição normal na orelha esquerda; índice de reconhecimento de fala de 84% bilateral; curvas timpanométricas do tipo B e reflexos acústicos contralaterais ausentes bilateralmente.
QUESTÃO 16
ENADE 2023: O apoio matricial caracteriza-se pela atenção em saúde de forma integral, para a resolubilidade de tratamentos adotando-se a interdisciplinaridade. Na atenção básica em saúde, o matriciamento ocorre entre equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e abrange dimensões técnico-pedagógica e assistenciais.
Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/
publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em: 3 ago.2023 (adaptado).
Considerando a participação do fonoaudiólogo em uma equipe do NASF, avalie as afirmações a seguir.
I. O apoio matricial contribui na organização de uma linha de cuidado contínua, rompendo a fragmentação do cuidado.
II. A adoção do apoio matricial implica pautar-se não apenas pela dimensão assistencial, que se origina em uma ação indireta com os usuários, mas também pela dimensão técnico-pedagógica, que gera ações e apoio educativos com e para a equipe.
III. O apoio matricial torna o NASF a porta de entrada do sistema de saúde para os usuários e o ponto de apoio às ESF, vinculadas às equipes de Saúde da Família que atuam em territórios definidos.
IV. O apoio matricial assegura a retaguarda especializada à equipe e aos profissionais encarregados de atenção a problemas de saúde na ESF.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 17
ENADE 2023: Considere que um ortodontista encaminhe um paciente de 8 anos de idade que iniciará o uso de aparelho ortodôntico para correção de mordida aberta anterior. O ortodontista solicita avaliação fonoaudiológica, referindo ter notado interposição de língua durante a fala. O paciente é respirador oral, com sistemáticas crises de rinite alérgica (laudo otorrinolaringológico).
Na avaliação fonoaudiológica, foram observadas as seguintes alterações: hipotonia facial, labial e lingual; projeção anterior da língua na fala e na deglutição; distorção dos fonemas /s/, /z/, /t/ e /d/; ausência de vedação labial e respiração ruidosa.
Com relação ao quadro, avalie as afirmações a seguir.
I. A adequada produção da fala exige que o sistema estomatognático esteja funcionalmente equilibrado, mesmo que anatomicamente alterado, propiciando-se aos órgãos fonoarticulatórios condições para a realização dos movimentos necessários para produção de fonemas sem adaptações.
II. O binômio forma-função — em que a forma corresponde à parte óssea, e a função, ao termo genérico que relaciona cada parte do complexo orofacial — deve ser considerado, uma vez que os aspectos relacionados ao desenvolvimento ósseo e à situação oclusal podem influenciar a produção da fala.
III. A língua, em pacientes classificados como respiradores orais, tende a permanecer mais alta na cavidade oral, o que pode ocasionar mudanças nos tecidos musculares e alteração das funções do sistema estomatognático, incluindo-se a produção da fala.
IV. O trabalho interdisciplinar é fundamental no tratamento de pacientes respiradores orais, pois possibilita melhor compreensão do caso e, consequentemente, planejamento terapêutico mais seguro e confiável.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE 2023: Durante uma avaliação fonoaudiológica, uma menina de 3 anos e 2 meses de idade desenhou sua personagem favorita de desenho animado, que se chama Elsa.
Na animação, sua personagem favorita tem cabelos loiros, usa um vestido azul e canta uma música que diz: “livre estou, livre estou”. Ao colorir o desenho, a criança contou à fonoaudióloga que aquela /eh eh a a Ɛɯsa/, que pintou o cabelo dela de /amalƐlu/ e o vestido /di di asuɯ/. Ela pediu para dar o desenho de presente para sua amiga /sala/ (referindo-se a uma amiguinha chamada Sara) e cantarolou a trilha sonora da animação / livi istoɯ livi istoɯ/.
Acerca da orientação dada pelo fonoaudiólogo aos pais da paciente, na devolutiva da avaliação fonoaudiológica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nessa situação, é importante que os pais não chamem a atenção da filha para os momentos de “gagueira”, que não lhe peçam para repetir as palavras de forma correta e que não a deixem constrangida por falar dessa forma; além disso, é importante que os pais sinalizem que a fala da filha, às vezes, não é compreendida, podendo perguntar, por exemplo, se “a sala de estar” é amiga da criança ou quem é a amiga “Sala”, que eles não conhecem.
PORQUE
II. Na idade dessa criança, são comuns as repetições de sílabas ou de sons, os prolongamentos, os bloqueios e as interjeições, o que é chamado de disfluência fisiológica; além disso, as trocas apresentadas são processos fonológicos de simplificação, esperados para o desenvolvimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 19
ENADE 2023: A Fonoaudiologia atua na atenção integral ao bebê e à mãe, com o objetivo de promover os aspectos de aleitamento, de alimentação e de comunicação, incluindo o vínculo mãe-bebê, com uma escuta diferenciada e aberta para as dificuldades e para as diferenças sociais.
COSTA, C. N. et al. Efetividade da intervenção fonoaudiológica
no tempo de alta hospitalar do recém-nascido pré-termo.
Revista CEFAC, 2007 (adaptado).
A respeito do tema tratado no fragmento de texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O objetivo principal da atuação do fonoaudiólogo em berçário de alto risco é proporcionar ao recém-nascido alimentação segura, funcional e prazerosa, para que ele ganhe peso e atinja os critérios que favoreçam a alta hospitalar.
II. O aleitamento materno atende às necessidades fisiológicas, nutricionais e emocionais dos lactentes; entretanto, os bebês que nascem prematuros podem enfrentar dificuldades para mamar, por não terem força para sugar ou, ainda, por não coordenarem as funções de sucção, respiração e deglutição.
III. A transição da alimentação para via oral pode ser facilitada por práticas tais como a técnica de estimulação de sucção não nutritiva, cuja aplicação deve considerar o estado nutricional e o ganho de peso do bebê.
IV. O fonoaudiólogo pode utilizar estímulos táteis na região facial do recém-nascido, com o cuidado de previamente higienizar as mãos de forma eficaz, uma vez que o uso de luvas não é indicado nesses procedimentos, pois o contato direto com a pele do bebê é o que favorece o estímulo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO 20
ENADE 2023: A presença do fonoaudiólogo na equipe de cuidados paliativos é, ainda, timidamente encarada pela Fonoaudiologia e pelas demais especialidades profissionais da saúde, porém seu papel torna-se importantíssimo para serem colocados em prática os objetivos de uma equipe humanizada que promova o bem-estar físico, mental e social do paciente.
CALHEIROS, A. S.; ALBUQUERQUE, C. L. A vivência
da Fonoaudiologia na equipe de cuidados paliativos de um
hospital universitário do Rio de Janeiro. Revista
do Hospital Universitário Pedro Ernesto, 2012 (adaptado).
A partir das informações apresentadas no fragmento de texto e acerca da atuação do fonoaudiólogo nos cuidados paliativos, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação da equipe de cuidados paliativos visa ao alívio dos sintomas, à diminuição do sofrimento, ao conforto e à segurança, bem como à qualidade de vida nos diferentes ciclos, tanto do paciente quanto de seus familiares.
II. Ao fonoaudiólogo compete a proposição de alternativas de comunicação, que propiciem melhora no relacionamento do paciente com a equipe de cuidados paliativos e com os familiares, garantindo-lhe o respeito à sua autonomia.
III. Ao fonoaudiólogo compete avaliar a consistência e as quantidades de ingesta do paciente, a fim de garantir-lhe a saúde física e, se necessário, indicar as dilatações seriadas nas disfagias esofágicas.
IV. O fonoaudiólogo deve orientar sobre as possíveis vias de alimentação, para minimizar o sofrimento do paciente em casos de impossibilidade de alimentação por via oral.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 21
ENADE 2023: Considere um menino de 4 anos de idade que esteja matriculado em um centro de educação infantil (CEI) e que, frequentemente, sua mãe receba queixas devido ao comportamento “desligado” de seu filho, manifestado por não atender às instruções e às ordens das cuidadoras.
A mãe não tem queixas em relação a fala da criança. Nas brincadeiras, ele tende a se isolar. Em uma campanha de triagem auditiva realizada no centro, o menino falhou no teste e foi encaminhado para avaliação audiológica.
Na avaliação audiológica, mediante uso de fones auriculares, o menino foi instruído a encaixar pecinhas geométricas em um tabuleiro de madeira a cada vez que ouvisse um estímulo sonoro. No entanto, a despeito de olhar para o examinador quando o estímulo era acionado nas frequências de 500 Hz, 1 000 Hz, 2 000 Hz e 4 000 Hz, o menino não encaixava as pecinhas.
Outras opções lúdicas foram oferecidas para o exame, sem sucesso de resposta. Mesmo com a insistência do examinador, a única reação da criança, durante o exame, foi olhar em direção ao examinador após o estímulo realizado em todas as frequências testadas, até o limiar de 20 dBNA.
Considerando o caso apresentado, verifica-se que o exame audiológico do menino
A) aponta para uma perda auditiva nas frequências testadas, dado que ele não apresentou reação aos estímulos sonoros durante a audiometria lúdica, devendo o fonoaudiólogo orientar a mãe e as cuidadoras do centro sobre as possibilidades de adaptação da criança ao ambiente educacional.
B) permite inferir que ele apresenta perda auditiva em grau severo a profundo nas frequências testadas, visto que ele não apresentou a reação esperada aos estímulos sonoros na audiometria lúdica, o que exige que o fonoaudiólogo solicite exames eletrofisiológicos e oriente os pais sobre a adaptação de prótese auditiva ou implante coclear.
C) deve ser interpretado, considerando as respostas no limiar de 20 dBNA, a partir do comportamento dele de olhar para o avaliador, em vez de ser interpretado com base na resposta ao estímulo lúdico; além disso devem ser investigadas possíveis alterações da orelha média relacionando os resultados desses exames à anamnese detalhada.
D) é inconclusivo, visto que ele não atendeu às orientações estabelecidas pelo examinador e dadas as suas reações no dia a dia do centro e na avaliação audiológica, devendo o fonoaudiólogo diagnosticá-lo como portador de transtorno do espectro autista (TEA) e orientar pais e cuidadores sobre as possibilidades de adaptação dele ao ambiente educacional.
E) permite diagnosticar como TEA, dadas as suas reações ao longo do exame, devendo o fonoaudiólogo orientar a mãe e as cuidadoras do CEI sobre os transtornos da comunicação decorrentes dessequadro e as possibilidades de adaptação dele ao ambiente educacional; além disso, é necessário encaminhá-lo a um psiquiatra e a um neurologista e proceder ao tratamento fonoaudiológico.
QUESTÃO 22
ENADE 2023: A disfunção velofaríngea (DVF), comumente encontrada em pacientes com fissura palatina, se manifesta a partir de fala com hipernasalidade, emissão de ar nasal, fraca pressão intraoral, além de movimentos nasais e faciais associados e de articulações compensatórias durante a emissão de consoantes orais.
A DVF pode ser observada em uma parcela de pacientes, mesmo após tratamento cirúrgico da fissura palatina. A avaliação da função velofaríngea pode ser realizada de forma perceptiva e também anatômica instrumental (nasofaringoscopia). O esfíncter velofaríngeo apresenta variação nos tipos de fechamento, o que se deve à movimentação entre o véu palatino, às paredes laterais e posterior da faringe.
Nesse contexto, suponha que um paciente fissurado e tratado cirurgicamente apresente insuficiência de véu palatino, sendo necessário verificar o padrão de fechamento do esfíncter velofaríngeo.
Acerca dessa situação, é correto afirmar que o pior prognóstico para o quadro do paciente está relacionado ao
A) padrão circular, em que ocorre a participação homogênea do véu palatino e das paredes laterais da faringe.
B) padrão coronal ou transverso, em que ocorre o predomínio de movimentação do véu palatino, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.
C) padrão sagital, em que ocorre o predomínio de movimentação das paredes laterais da faringe, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.
D) padrão circular com prega de Passavant na parede posterior da faringe, em que ocorre a participação homogênea do véu palatino e das paredes laterais da faringe.
E) padrão sagital com prega de Passavant nas paredes laterais da faringe, em que ocorre o predomínio de movimentação das paredes laterais da faringe, se comparada a das demais estruturas velofaríngeas.
QUESTÃO 23
ENADE 2023: Considere que uma criança de 7 anos de idade apresente nódulos vocais, fenda dupla e qualidade vocal compatível com rugosidade e soprosidade moderadas.
Durante a sessão de terapia, o fonoaudiólogo propôs à criança que realizasse um jogo em que um balão deverá voar cada vez mais alto, conforme se vê na imagem a seguir.
A partir das informações apresentadas, conclui-se que o objetivo do fonoaudiólogo ao utilizar a mencionada estratégia foi trabalhar a variação da
A) intensidade vocal, do mais fraco para o mais forte.
B) intensidade vocal, do mais grave para o mais agudo.
C) frequência fundamental, do mais forte para o mais fraco.
D) frequência fundamental, do mais grave para o mais agudo.
E) intensidade e frequência fundamentais, de forma controlada e lúdica.
QUESTÃO 24
ENADE 2023: A afasia é um transtorno da linguagem adquirido por uma lesão cerebral nas estruturas responsáveis pelo processamento da linguagem. Na intervenção fonoaudiológica, podem ser desenvolvidas estratégias de comunicação compensatórias, que podem ser usadas pela pessoa com afasia e pelo parceiro comunicativo.
Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/
10284/7092/1/PG_31317.pdf. Acesso em: 3 ago. 2023 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No processo de intervenção em casos de afasia, a escrita é uma estratégia que pode ser usada por indivíduos que produzem parafasias lexicais, semânticas e fonológicas, frases agramaticais, dificuldades de articulação, esforço produtivo e falhas na memória fonológica.
PORQUE
II. O grau de escolaridade, o déficit visual, a hemiparesia e o déficit cognitivo são fatores que podem influenciar o uso da escrita como estratégia terapêutica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 25
ENADE 2023: O implante coclear é realizado por meio de um processo complexo e multidimensional, que envolve avaliação criteriosa dos candidatos por equipe multidisciplinar.
Com relação ao tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de implante coclear é indicada em crianças com até 4 anos de idade incompletos que tenham perda auditiva pré-lingual do tipo neurossensorial de grau severo ou profundo bilateral.
II. O uso de implante coclear é indicado em adultos que possuam perda auditiva neurossensorial pré-lingual de grau severo ou profundo unilateral.
III. O implante coclear é contraindicado em pacientes com agenesia coclear ou do nervo coclear bilateral.
IV. A permeabilidade coclear para a inserção cirúrgica dos eletrodos é um critério considerado importante para indicação de implante coclear.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 26
ENADE 2023: A Saúde da Família, segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), tem como principal propósito consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com base na PNAB, são propostas, a partir da noção de clínica ampliada, novas bases para a atenção à saúde, que substituem o modelo tradicional, conforme pode ser verificado no quadro a seguir.
Quadro – Caracterização de Modelo Tradicional e de Clínica Ampliada
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000300024#f2.
Acesso em: 3 ago. 2023. (adaptado)
Acerca da proposta de clínica ampliada e de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A saúde é considerada, na perspectiva da clínica ampliada, um processo dinâmico de qualidade de vida, um recurso para enfrentar e responder aos desafios da vida e um direito humano fundamental para o desenvolvimento de uma nação.
II. A atuação na clínica ampliada deve considerar que a linguagem e a comunicação são promotores da saúde das pessoas, capacitando os profissionais para a busca da redução das iniquidades, da construção da cidadania e de uma vida de qualidade.
III. O fonoaudiólogo está realizando a promoção da saúde, ao atuar, prioritariamente, no segundo momento da prevenção primária de doenças dos indivíduos e nos grupos focalizados em fatores de risco causadores de doenças individuais.
IV. A promoção da saúde baseia-se no conhecimento do funcionamento das doenças e dos mecanismos para o seu efetivo controle e evitação, e na busca pela atuação clínica na reabilitação de grupos de pessoas em uma comunidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 27
TEXTO 1
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) ou Estatuto da Pessoa com Deficiência,como é conhecida a Lei n. 13.146/2015, definiu como pessoa com deficiência a pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A LBI menciona dois principais conceitos para se alcançar a equidade da pessoa com deficiência em comparação com as demais: os conceitos de acessibilidade e o de desenho universal. Em particular, o desenho universal visa a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços criados segundo a lógica universal, ou seja, para todas as pessoas, independente de sua condição, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
A tecnologia assistiva foi definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Disponível em: https://www.gov.br/participa
maisbrasil/pnta. Acesso: 17 ago. 2023 (Adaptado)
TEXTO 2
A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma área de conhecimento interdisciplinar, cabendo ao fonoaudiólogo o gerenciamento da avaliação, implementação e acompanhamento em relação às questões da linguagem, interação e comunicação. É uma área em pleno desenvolvimento no Brasil e tem como principal objetivo garantir a todas as pessoas o direito à comunicação.
Disponível em: sbfa.org.br. Acesso: 17 ago. 2023 (Adaptado)
ENADE 2023: Em relação à temática abordada nos textos, avalie as afirmações a seguir.
I. A adoção da CSA visa compensar e facilitar, de maneira temporária ou permanente, as alterações e as incapacidades de indivíduos com distúrbios na comunicação.
II. A CSA envolve o uso individualizado de cada um dos componentes: simbólicos, recursos, técnicas e estratégias.
III. A CSA é unimodal, o que equivale a dizer que o usuário pode utilizar uma única forma de comunicação funcional para a transmissão de mensagens e para a interação com seus interlocutores.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 28
ENADE 2023: Crianças com paralisia cerebral são acometidas por distúrbios motores, que, muitas vezes, são acompanhados por distúrbios da sensação, da percepção, da cognição, da comunicação, do comportamento ou por epilepsia, além de alterações musculoesqueléticas secundárias.
Esses comprometimentos podem acarretar alterações em todas as fases da deglutição. O acompanhamento fonoaudiológico e interdisciplinar torna-se necessário de modo a serem prevenidas repercussões nutricionais e da saúde desses indivíduos.
MARRARA, J. L.; DUCA, A. P.; DANTAS, R. O.; TRAWITZKI, L.
V. V.; LIMA, R. A. C.; PEREIRA J. C. “Swallowing in children with
neurologic disorders: clinical and videofluoroscopic evaluations.”
Rev. Pró-Fono Atual. Cientif., 2009 (adaptado).
Com relação às informações apresentadas e à abordagem fonoaudiológica de crianças que apresentam paralisia cerebral e sinais de disfagia, avalie as afirmações a seguir.
I. O fonoaudiólogo deve realizar a terapia fonoaudiológica gerenciando volumes e consistências alimentares, para favorecer a alimentação por via oral, preservando-se a saúde pulmonar, a nutrição e a hidratação do paciente.
II. O fonoaudiólogo deve realizar a estimulação sensório-motora orofacial para adequar a fase faríngea da deglutição.
III. O fonoaudiólogo deve realizar manobras para a manutenção de alinhamento biomecânico, o que favorece as fases preparatória, oral e faríngea da deglutição.
IV. O fonoaudiólogo deve oferecer apoio nos pés durante a oferta de alimentos, para se favorecer o disparo da deglutição.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 29
ENADE 2023: Considere que um fonoaudiólogo seja contratado para assumir o Programa de Conservação Auditiva (PCA) em uma empresa de fabricação de papelão que emprega, aproximadamente, 400 funcionários.
Entre as suas atribuições, inclui-se a realização de exames auditivos periódicos e o gerenciamento audiológico, objetivando-se a vigilância epidemiológica de Perdas Auditivas Induzidas por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE).
O gráfico a seguir apresenta dados de estabilidade, desencadeamento e agravamento das PAINPSE do setor de prensagem da referida empresa.
Considerando o caso e os dados apresentados, avalie as afirmações a seguir relativas às medidas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.
I. O fonoaudiólogo deve solicitar, ao setor de segurança do trabalho, o programa de prevenção de riscos ambientais da empresa, para verificar se o nível de pressão sonora a que estão expostos os trabalhadores desse setor atende à exigência legal a ser cumprida pela empresa.
II. O fonoaudiólogo deve solicitar a visita in loco da segurança do trabalho, para a realização de novas medições, verificando se há diferença entre as mensurações realizadas anteriormente e a mensuração atual que justifique os resultados observados e, em caso positivo, traçar medidas de proteção desses funcionários.
III. O fonoaudiólogo deve identificar, no mapa panorâmico do setor de prensagem, os funcionários que desencadearam ou agravaram a PAINPSE, checar a utilização correta do equipamento de proteção individual por esses funcionários e aguardar o próximo periódico para confirmar os resultados encontrados.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 30
ENADE 2023: Considere que uma mulher transexual de 28 anos de idade procure atendimento fonoaudiológico, pois deseja deixar sua voz com característica mais feminina. Ela relata que sente vergonha de falar aotelefone e com pessoas desconhecidas, pois sua voz não a representa como mulher.
Considerando o planejamento terapêutico dessa paciente, o fonoaudiólogo deve
A) favorecer o desenvolvimento de um discurso com curva melódica mais monótona, sem muitas variações.
B) propor exercícios de /b/ prolongado e de bocejos, para que a laringe fique com a postura mais rebaixada.
C) viabilizar a suavização da voz, sem alterar a frequência fundamental, trabalhando com prosódia, ritmo de fala e ressonância.
D) incluir estratégias que favoreçam o rebaixamento da frequência fundamental da voz, para que a paciente apresente voz aguda.
E) modificar o ajuste fonatório com aumento de frequência fundamental, além de adequar características de ressonância, ritmo, velocidade e prosódia.
QUESTÃO 31
ENADE 2023: A velocidade de nomeação de estímulos influencia diretamente o desenvolvimento da leitura e da escrita. A habilidade de nomeação automática rápida mensura o acesso ao inventário mental de palavras, sendo, portanto, um importante indicador na avaliação da leitura.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A velocidade de nomeação de estímulos encontra-se intimamente relacionada ao processamento fonológico.
II. A nomeação automática rápida pode ser avaliada pela nomeação de cores, dígitos, objetos e letras.
III. As crianças que utilizam mais tempo na tarefa de nomeação automática rápida percebem melhor os padrões ortográficos da língua.
IV. O objetivo principal da avaliação de nomeação automática rápida é verificar a latência para acesso ao léxico.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 32
ENADE 2023: Diretrizes de boas práticas para seleção e adaptação de dispositivo de amplificação sonora recomendam que determinadas etapas sejam seguidas, pelo usuário e pelos profissionais envolvidos, para garantir o uso efetivo da amplificação.
A verificação de desempenho é uma etapa fundamental para o sucesso com o uso da amplificação, uma vez que possibilita garantir que o dispositivo esteja fisicamente adaptado, sem queixas de autofonia e com o desempenho que o profissional acredita ser o melhor para o usuário em termos de amplificação.
Disponível em: http://www.fonoaudiologia.org.br/.
Acesso em: 17 ago. 2023 (adaptado).
Em relação à etapa de verificação de desempenho dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, avalie as afirmações a seguir.
I. A etapa de verificação de desempenho dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora pode incluir procedimentos eletroacústicos e comportamentais.
II. A pesquisa dos limiares com e sem amplificação, em campo livre, é um procedimento de avaliação comportamental que faz parte dessa etapa.
III. Os procedimentos comportamentais são considerados como padrão-ouro dessa etapa.
IV. As medidas de microfone-sonda permitem uma avaliação objetiva, diretamente na orelha do usuário, dos níveis de pressão sonora gerados pelo dispositivo.
V. A comparação entre os limiares de audibilidade pesquisados para estímulos tonais com e sem amplificação sonora é denominada limiar funcional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV, V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO 33
ENADE 2023: Pesquisas realizadas com gestantes adolescentes identificaram que, durante a assistência pré-natal, as adolescentes pretas pertencentes às classes D e E são as que menos realizam os exames para o diagnóstico da sífilis e do HIV e, também, as que menos recebem orientações.
Esse resultado evidencia a precariedade do pré-natal e sua incapacidade de preservar a saúde dessas adolescentes e de seus conceptos, perdendo-se a oportunidade de orientá-las sobre as boas práticas do trabalho de parto, o que tem grande relevância para a promoção do parto vaginal e do aleitamento materno.
Desse modo, é possível constatar que, no Brasil, o fato de nascer preta e pobre e de crescer e engravidar na adolescência configura-se como um forte fator de risco para diversos resultados negativos na gestação e no parto.
ALMEIDA, A.H. V. et al. Desigualdades econômicas e
raciais na assistência pré-natal de grávidas adolescentes.
Recife: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2019 (adaptado).
Considerando a temática apresentada no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No caso de gestantes adolescentes e de díades vulneráveis envolvendo mães adolescentes e bebês prematuros de baixo peso, um grande desafio para o fonoaudiólogo, na promoção do aleitamento materno, é o de ultrapassar um fazer orientado pelas tecnologias duras e leves-duras de seu núcleo de saber.
PORQUE
II. As práticas orientadas pelas tecnologias duras e leves-duras, muito valorizadas na formação do fonoaudiólogo, embora imprescindíveis, não permitem a abordagem dos problemas complexos que requerem tecnologias leves na lida com a gravidez, o parto e as vulnerabilidades sociais e econômicas da população em questão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 34
ENADE 2023: Para o tratamento das desordens das funções do sistema estomatognático, pode-se trabalhar com a mioterapia, que visa a modificação do comportamento muscular pela execução de exercícios, e com a terapia miofuncional, que atua na modificação muscular por meio do restabelecimento das funções orofaciais.
A partir das informações apresentadas, e especificamente acerca do tratamento de alterações da função de mastigação utilizando-se a mioterapia, avalie as afirmações a seguir.
I. A força muscular pode ser aumentada e partir da realização de exercícios isotônicos, que devem ser efetuados de modo mais lento, mantendo-se a contração muscular.
II. Os exercícios isométricos melhoram a mobilidade dos músculos e aumentam a amplitude dos movimentos.
III. Os exercícios de contrarresistência ao movimento, considerados isocinéticos, são utilizados não apenas para o aumento da força, mas também da mobilidade muscular.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
ENADE 2023: Considere que um paciente de 75 anos de idade procure atendimento fonoaudiológico após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico em janeiro de 2023. Na avaliação fonoaudiológica, o paciente apresenta fala fluente, com articulação e prosódia adequadas, sinais de que não compreende o que é dito, além de não compreender a leitura silenciosa e oral.
Sua fala apresenta parafasias, neologismo e jargão. Em relação aos achados do sistema estomatognático, apresenta leve hipotonia nos músculos bucinadores, orbiculares e linguais, além de alteração na mobilidade desses grupos musculares.
Na avaliação da deglutição de líquidos, apresenta escape anterior, tempo de deglutição aumentado, deglutições múltiplas e voz alterada após a deglutição. Na deglutição de alimentos pastosos e sólidos, não apresenta alterações.
O paciente já fazia uso de aparelho de amplificação sonora individual devido à perda auditiva do tipo neurossensorial leve com curva descendente bilateral e apresentava um índice percentual de reconhecimento de fala de 88% em ambas as orelhas.
Em relação ao caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Os achados relacionados à linguagem oral são característicos do quadro de afasia, mais precisamente a do tipo Wernicke.
II. A perda auditiva apresentada é decorrente da presbiacusia e justifica a alteração de compreensão da linguagem oral e escrita identificada no paciente.
III. Os engasgos apresentados pelo paciente decorrem da presbifagia, pois o envelhecimento acarreta alterações estruturais e funcionais que podem ter repercussão na deglutição.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 36
ENADE 2023: Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 2 de abril como o dia mundial de conscientização sobre o autismo, com o intuito de difundir informações e, consequentemente, de reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
O autismo foi descrito, pela primeira vez, em 1943, mas só em 1980 passou a ser reconhecido como uma condição específica do neurodesenvolvimento, constando no manual diagnóstico e estatístico de doenças mentais (DSM), criado pela Associação Americana de Psiquiatria.
Desde então, temos acompanhado um aumento progressivo na prevalência do TEA no mundo todo. A partir do ano 2000, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) faz, a cada dois anos, uma estimativa da prevalência de autismo no país entre crianças de 8 anos de idade. Inicialmente, a prevalência era estimada em 1 para cada 150 crianças. Em 2010, esse número já era de 1 para cada 68 crianças e os dados mais recentes estimam que 1 a cada 36 crianças de 8 anos de idade nos EUA seja autista.
Disponível em: https://www.spsp.org.br/
2023/04/03/mais-informacao-menos-preconceito/.
Acesso em: 27 jun. 2023 (adaptado).
A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir, relativas ao TEA.
I. Os atrasos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem são fatores decisivos no diagnóstico do TEA, sendo os comprometimentos linguísticos desses indivíduos presentes na morfologia, na fonologia, na sintaxe e na semântica.
II. A repetição imediata de palavras, apesar de ser considerada como um dos sinais do TEA, pode estar presente em crianças menores de 2 anos de idade, visto que elas estão em fase de aprendizado e de reconhecimento das palavras.
III. As dificuldades relacionadas à interação social e à intencionalidade das pessoas portadoras de TEA, têm impacto direto na comunicação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 37
ENADE 2023: Um homem de 68 anos de idade apresenta perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateral simétrico, de configuração levemente descendente, com índice de reconhecimento de fala de 76% bilateralmente.
Ele recebeu concessão de próteses auditivas intra-aurais para adaptação binaural há três meses e não apresenta alteração cognitiva ou de fala.
O fonoaudiólogo, diante disso, incentiva o paciente a participar de um programa de treinamento auditivo por dois meses, com sessões semanais, envolvendo tarefas monóticas, dicóticas e dióticas em situações favoráveis e desfavoráveis de escuta.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A perda auditiva neurossensorial bilateral manifesta-se como uma deterioração aguda da função auditiva na senescência, podendo ser revertida, em pessoas com até 70 anos de idade, mediante treinamento.
II. O sistema nervoso auditivo central de idosos é capaz de se modificar com o treinamento auditivo, pois a plasticidade neural não é perdida com a idade e desempenha o mais significante papel no treinamento auditivo.
III. A habilidade de reconhecimento de fala, inclusive em ambiente com ruído, pode ser melhorada com treinamento auditivo.
IV. A simples adaptação da prótese auditiva não produz a adaptação ideal do sistema auditivo para as habilidades de reconhecimento de fala, pois a amplificação fornecida pela prótese auditiva não mantém a mesma qualidade de recepção sonora no silêncio e no ruído.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 38
ENADE 2023: Considere que um fonoaudiólogo receba, em seu consultório, uma menina de 4 anos de idade com avaliação audiológica normal e queixa no desenvolvimento de linguagem oral. Após avaliação, o fonoaudiólogo constatou que ela apresenta intenção comunicativa, uso predominante dos meios vocal e gestual, simbólico e não simbólico, e uso de funções comunicativas mais interpessoais.
Além disso, utiliza, de forma produtiva, os processos fonológicos de plosivação de fricativas, simplificação de líquidas, encontro consonantal e consoante final. Com relação ao vocabulário, apresenta uso excessivo de processos de substituição como hiperônimo, mudança de categoria gramatical e paráfrases afetivas. Usa frases curtas, formadas por substantivos e verbos, e sua narrativa é orientada e dependente de um interlocutor mais experiente.
A partir das informações apresentadas e de conhecimentos acerca dos subsistemas linguísticos, conclui-se que a criança apresenta desenvolvimento
A) satisfatório na pragmática, fonologia, no léxico e na sintaxe.
B) insatisfatório na pragmática, fonologia, no léxico e na sintaxe.
C) satisfatório na pragmática, mas insatisfatório na fonologia, no léxico e na sintaxe.
D) insatisfatório na pragmática, mas satisfatório na fonologia, no léxico e na sintaxe.
E) insatisfatório na pragmática, no léxico e na sintaxe, mas satisfatório na fonologia.
COMENTÁRIOS