Prova Tecnologia em Radiologia ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Radiologia ENADE 2010 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE 2010: As experiências em física nuclear dependem praticamente da detecção das radiações nucleares. Nos detectores tipo pulso, quando uma partícula alfa, por exemplo, interage com o gás no interior do detector, ocorre ionização no interior e, consequentemente, à formação de pares de íons.
Uma tensão aplicada no sistema pode produzir um pulso elétrico e, por consequência, a corrente será medida. O gráfico abaixo apresenta as regiões de operação para detectores a gás usados em controle de qualidade e em física das radiações em geral.
Considerando as características dos detectores de radiação e as informações do gráfico, avalie as afirmações que se seguem.
I. O contador proporcional funciona na região 3.
II. O detector Geiger-Múller funciona na região 1
III. A câmara de ionização utiliza faixa de tensão na região 2.
IV. Ocorre descarga continua na região 4.
V. A região 2 é a de recombinação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e V.
E) IV e V.
ENADE 2010 - QUESTÃO 12 - ANULADA
ENADE 2010 - QUESTÃO 13 - ANULADA
QUESTÃO 14
ENADE 2010: Segundo a Portaria n.º 453/1998, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a exposição médica deve resultar em benefício real para a saúde do indivíduo e(ou) para sociedade, tendo em conta a totalidade dos benefícios potenciais referentes a diagnóstico ou terapêutica que dela decoram, em comparação com o prejuízo que possa ser causado pela radiação ao indivíduo.
O princípio que norteia a Portaria 453/1998 no que diz respeito à exposição médica está relacionado com os fundamentos da proteção radiológica e é denominado princípio da
A) justificação da prática.
B) exposição ocupacional.
C) prevenção de acidentes.
D) limitação de doses individuais.
E) otimização da proteção radiológica.
QUESTÃO 15
ENADE 2010: A manipulação de materiais radioativos requer uma série de cuidados especiais para que se evite a contaminação por esses materiais. Considerando os cuidados que devem ser tomados na manipulação de material radioativo do tipo não selado, avalie as afirmações que se seguem.
I. É necessário fazer uma previsão do uso de equipamentos individuais de proteção.
II. As bancadas de trabalho e manipulação devem ser planejadas com o fim de barrar contaminações com radionuclideos e facilitar a produção de rejeitos,
III. Blindagens de proteção específica também podem ser empregadas, além dos planejamentos de locais para disposição dos rejeitos.
De acordo com as normas de proteção radiológica, é correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.
QUESTÃO 16
ENADE 2010: No item de licenciamento de instalações de radiodiagnóstico, a Portaria n.º 453/1998 da ANVISA, estabelece que o memorial descritivo de proteção radiológica deve conter relatório de levantamento radiométrico, que comprove a conformidade com os níveis de restrição de dose estipulados na própria portaria.
No caso de uma sala de raios X comum, o instrumento de medida das radiações a ser utilizado para que os valores de dose de radiação sejam corretos é
A) o contador cintilador.
B) a câmara de cintilação.
C) a câmara de ionização.
D) o contador proporcional.
E) o contador Geiger-Múller.
QUESTÃO 17
ENADE 2010: Um derrame pleural na região pulmonar esquerda ocasionado por trauma pode levar a acúmulo de substância sanguinolenta, denominado de hemotórax, o que é demonstrado por meio de níveis líquidos em radiografia com o paciente posicionado em decúbito lateral.
Para aquisição da melhor imagem radiográfica nesse exame específico, o tecnólogo em radiologia deve posicionar o paciente adequadamente em
A) decúbito lateral verdadeiro direito em incidência ântero-posterior.
B) decúbito lateral verdadeiro esquerdo em incidência ântero-posterior.
C) ortostase em incidência posteroanterior, com angulação no aparelho.
D) decúbito lateral esquerdo com rotação anterior do tórax em incidência posteroanterior.
E) decúbito lateral esquerdo com rotação posterior do tórax em incidência posteroanterior.
QUESTÃO 18
ENADE 2010: A magnificação do objeto radiografado é um efeito geralmente indesejado. Entretanto, essa distorção por ampliação pode ser intencional para ajudar o diagnóstico. O aumento da distância objeto-filme auxilia no diagnóstico quando o paciente é posicionado para incidências
A) obliquas anteriores de tórax.
B) obliquas anteriores de abdome.
C) oblíquas anteriores de coluna lombar.
D) oblíquas anteriores de coluna cervical.
E) oblíquas anteriores de coluna torácica.
QUESTÃO 19
ENADE 2010: Para a realização de exame radiográfico que evidencie fraturas orbitárias, processos neoplásicos e corpos estranhos no olho, podem ser realizadas incidências denominadas de parietoacantal. Acerca dessas incidências, avalie as afirmações que se seguem.
I. Para a incidência parietoacantal, também denominada de método de Waters, o paciente deve ser posicionado com a cabeça ajustada até que a linha mentomeatal esteja perpendicular ao plano da imagem do receptor e a linha orbitomeatal forme um ângulo de 37º com a mesa/superfície do Bucky.
II. A incidência parietoacantal pode ser modificada e receber o nome de Waters modificada, caso em que o paciente deve ser posicionado com a cabeça ajustada até que a linha mentomeatal esteja perpendicular ao plano da imagem do recepto e angulando-se a linha orbitomeatal em 25º com a mesa/Bucky.
III. A incidência de Waters modificada deve ser realizada quando há necessidade de visualização das paredes orbitárias inferiores e de menor distorção das orlas orbitárias.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
ENADE 2010: Embora o exame de mamografia compreenda quatro incidências básicas, a realização de incidências complementares pode ser necessária. Nesse sentido, diversas manobras são reconhecidamente eficazes para demonstrar a região que precisa de atenção especial.
No caso de mulheres com implante de silicone, a manobra de EKLund é muito utilizada porque propicia o deslocamento do implante. Essa manobra possibilita
A) o uso do foco fino para diminuir o detalhamento e a visualização do parênquima mamário.
B) a redução da distância foco-fime e a ampliação da área do parênquima mamário.
C) o aumento da distância foco-filme e a ampliação da área do parênquima mamário.
D) a redução da dose de radiação recebida pelo paciente em função da diferença de estrutura na mama.
E) a compressão adequada dos tecidos, evitando a sobreposição pelo silicone, e permitindo uma melhor visualização do parênquima mamário.
QUESTÃO 21
ENADE 2010: Considerando as características da técnica de fluoroscopia e suas possibilidades de diagnóstico, avalie as afirmações que se seguem acerca das aplicações dessa técnica.
I. A serorradiografia pode ser realizada durante um exame de fluoroscopia.
II. A angiografia é um exame que pode ser realizado com equipamento de fluoroscopia.
III. Durante um exame de fluoroscopia, pode-se fazer uma radiografia para registrar determinada imagem.
IV. O exame de fluoroscopia pode ser realizado em salas cirúrgicas para auxiliar o cirurgião a localizar estruturas internas.
São corretas as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 22
ENADE 2010: Entre todas as modalidades de diagnóstico por imagens, os exames de tomografia computadorizada são os que empregam maior dose de radiação ionizante. Ao longo dos anos, os fabricantes de equipamento de tomografia computadorizada implementaram vários dispositivos ou sistemas para diminuir a dose de radiação nos pacientes. Esses dispositivos são os
A) consoles interativos e tubos de raios X menores.
B) detectores de estado sólido e consoles interativos.
C) tubos de raios X menores e gantry com maiores aberturas.
D) detectores de estado sólido e controle automático de mAs (mAs dinâmico).
E) controle automático de mAs (mAs dinâmico) e gantry com maiores aberturas.
QUESTÃO 23
ENADE 2010: O exame de tomografia computadorizada de crânio fornece informações detalhadas sobre traumas ósseos, acidentes vasculares cerebrais, tumores de cérebro e alterações no sistema vascular. Acerca do protocolo de exame de tomografia computadorizada para crânio, avalie as afirmações que se seguem.
I. Os limites são definidos pelo forame magno até 0 limite superior do crânio.
II. Os pacientes devem ser posicionados em decúbito ventral e o gantry deve ser inclinado.
III. O campo de visão (FOV) deve ser definido em aproximadamente 250 mm.
Estão corretas as afirmativas
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 24
ENADE 2010: Uma dificuldade referente ao uso da medicina nuclear é a logística na distribuição dos radionuclídeos pelos fabricantes, já que esses materiais devem apresentar meia-vida apropriada para serem entregues de forma comercial em hospitais e clínicas que realizam exames.
Para amenizar essa dificuldade, utiizam os chamados geradores de radionuclideos (RN) portáteis. O RN mais apropriado para a medicina nuclear é aquele com
A) meia-vida do RN pai curta.
B) meia-vida do RN filho longa.
C) meia-vida do RN filho curta e do RN pai longa.
D) meias-vidas curtas tanto do RN pai quanto do RN filho.
E) meias-vidas longas tanto do RN pai quanto do RN filho.
QUESTÃO 25
ENADE 2010: A figura abaixo mostra a porcentagem de dose profunda (PDP) em função da profundidade para dois aceleradores lineares de energias de fótons diferentes.
A figura mostra que para o acelerador de 6MV a PDP. não é máxima na pele, mas a aproximadamente 2,5cm.
Nos protocolos e procedimentos radioterapêuticos, utiliza-se um acessório colocado na pele do paciente para que a dose máxima não fique na profundidade de 2,5 cm, mas na superfície da pele do paciente. Esse acessório é conhecido por
A) fito.
B) bólus.
C) colimador.
D) fito em cunha.
E) filo achatador.
QUESTÃO 26
ENADE 2010: Segundo a Portaria n.º 453/1998 da ANVISA, todo equipamento emissor de radiação X usado em diagnósticos deve manter seus padrões de desempenho e qualidade. Dessa forma, os níveis de radiação de fuga são definidos a 1,0 m do foco, fora do feixe primário. Cada ponto de medida, no campo de radiação, é calculado pelo valor médio obtido em uma área de medição de 100 cm, com dimensão linear que não ultrapasse
A) 5 cm.
B) 10cm
C) 15cm
D) 20cm.
E) 25cm.
QUESTÃO 27
ENADE 2010: A radiologia intervencionista (RI) refere-se a procedimentos que compreendem intervenções diagnósticas e terapêuticas guiadas por acesso percutâneo ou outros, normalmente realizadas sob anestesia local e(ou) sedação com uso da imagem fluoroscópica para localizar a lesão ou o local de tratamento, monitorar o procedimento, e controlar e documentar a terapia. Meios de contraste são utilizados para a visibilização de órgãos ou tecidos radiotransparentes na tela de um monitor.
Na tabela a seguir são apresentados os limiares de dose para a ocorrência de alguns efeitos determinísticos na pele de pacientes submetidos a procedimentos guiados por fluoroscopia.
Diante dessas informações, os efeitos determinísticos ocorrem com mais frequência nos procedimentos de radiologia intervencionista, porque, nesses procedimentos, os tempos de exposição são
A) curtos e as frequências altas.
B) longos e as frequências baixas.
C) curtos e as frequências variadas.
D) curtos e as taxas de dose altas.
E) longos e as taxas de dose altas.
QUESTÃO 28
ENADE 2010: No processo de formação de imagem na ressonância magnética, são definidas duas constantes: T1 e T2. Na figura acima, pode-se observar uma imagem turbo Spin eco ponderada em T2 e uma ampliação em que a resolução de contraste foi obtida devido às diferenças nos tempos T2 entre os tecidos envolvidos.
Considerando as constantes citadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A constante T1 está relacionada ao tempo de retomo da magnetização para o eixo longitudinal e é influenciada pela interação dos spins com a rede.
II. A constante T1 está relacionada com o tempo de relaxação do momento magnético dos núcleos dos átomos de carbono para o primeiro pulso de radiofrequência.
III. A constante T2 faz referência à redução da magnetização no plano transversal e é influenciada pela interação spin-spin (dipolo-dipolo).
IV. A constante T2 está relacionada com o tempo de relaxação do momento magnético dos núcleos dos átomos de carbono para o segundo pulso de radiofrequência.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
QUESTÃO 29
ENADE 2010: O contraste emressonância magnética (RM) é oresultado da interação de diferentes fatores, incluindo a densidade dos prótons do átomo de hidrogênio, a susceptibilidade magnética e o fluxo dos líquidos corporais. A RM tem vantagens em outras áreas, mas com respeito às partes moles, a relação entre a densidade de prótons e a densidade de elétrons varia na ordem de apenas 10%.
Para melhorar a imagem em RM, utilizam-se contrastes compostos de substâncias
A) diamagnéticas, paramagnéticas e ferromagnéticas.
B) iodomagnéticas, submagnéticas e paramagnéticas,
C) paramagnéticas, iodomagnéticas e bariomagnéticas.
D) ferromagnéticas, bariomagnéticas e submagnéticas.
E) subparamagnéticas, ferromagnéticas, iodomagnéticas.
QUESTÃO 30
ENADE 2010: A venipuntura, utilizada na realização de urografias, consiste na punção de uma veia para a injeção do meio de contraste adequado para o exame. Para realizar exames contrastados do sistema urinário, o tecnólogo em radiologia deve conhecer o suprimento sanguíneo desse sistema.
Acerca desse tema, assinale a afirmação correta.
A) O sangue arterial é recebido pelos rins a partir da artéria aorta torácica, por intermédio das artérias abdominais esquerda e direita.
B) O sangue arterial é recebido pelos rins a partir da artéria aorta abdominal, por intermédio das artérias renais direita e esquerda.
C) O sangue venoso é recebido pelos rins a partir da veia cava inferior, por intermédio das veias renais de grande calibre.
D) O sangue venoso é recebido pelos rins a partir da veia cava inferior, por intermédio das veias renais de médio calibre.
E) O sangue arterial emerge dos rins a partir da artéria torácica, por intermédio das artérias abdominais esquerda e direita.
QUESTÃO 31
ENADE 2010: O comprimento vertical do pulmão direito geralmente é mais curto que o do pulmão esquerdo, e essa diferença ocorre em razão
A) da necessidade de espaço para a veia cava inferior.
B) do grande espaço ocupado pelo coração, que empurra a base do pulmão direito.
C) do grande espaço ocupado pelas glândulas tireoide, paratireóides e o timo, que empurram o ápice do pulmão direito.
D) do grande espaço ocupado pelo rim direito, localizado no quadrante superior direito do abdômen, que empurra a base do pulmão direito.
E) do grande espaço ocupado pelo fígado, localizado no quadrante superior direito do abdômen, que empurrão hemidiafragma direito contra o pulmão direito.
QUESTÃO 32
ENADE 2010: O cateterismo cardíaco é um exame de grande eficiência para diagnóstico de obstruções de artérias coronárias. Entretanto, além de possibilitar a ocorrência de complicações sérias, esse exame pode resultar em grande desconforto para o paciente.
O advento da tecnologia dos tomógrafos de multicorte reduziu sobremaneira o tempo de exame. Aliada às reconstruções de imagens estáticas do coração, essa tecnologia deu à angiotomografia papel importante no diagnóstico de cardiopatias como estreitamento do calibre das artérias.
Para a execução dos protocolos de exame adequados em angiotomografia, o tecnólogo em radiologia deve ter conhecimento anatômico das artérias que nutrem o coração, que são denominadas
A) coronária direita, braquial e basilar.
B) subclávia direita, circunflexa direita e artéria pulmonar.
C) braquial esquerda, carótida comum interna e carótida comum externa.
D) braquicefálica, subclávia esquerda e carótida comum esquerda.
E) circunflexa, coronária e artéria descendente anterior esquerda.
QUESTÃO 33
ENADE 2010: A Norma Reguladora sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde é a NR 32, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ela tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Segundo a NR 32, a trabalhadora que realiza atividades em áreas onde existam fontes de radiações ionizantes deve
A) usar luvas e lavar as mãos antes e depois do procedimento.
B) implementar medidas de proteção coletiva relacionadas aos riscos radiológicos.
C) estar credenciada junto ao sindicato dos trabalhadores em radiologia em serviços de saúde.
D) estar sob monitoração individual de dose de radiação ionizante, nos casos em que a exposição seja ocupacional.
E) estar liberada para o trabalho, se gestante, após autorização por escrito do médico responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), considerando as informações contidas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
QUESTÃO 34
ENADE 2010: Em um serviço de radioterapia com grande demanda de pacientes e com fila de espera para início do tratamento radioterápico, a lista de prioridade deve contemplar inicialmente os pacientes pagantes, depois, os pacientes Vinculados aos planos de saúde e, por fim, aqueles dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).
PORQUE
No sentido de atender ao princípio bioético da justiça, deve-se observar que o paciente que pode pagar pelo atendimento tem direito de ser atendido prioritariamente.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 35
ENADE 2010: Qual dos itens a seguir está em desacordo com o código de ética dos profissionais das técnicas radiológicas, no que diz respeito às responsabilidades e aos deveres profissionais?
A) Assumir, civil e penalmente, responsabilidade por atos profissionais danosos ao cliente/paciente que tenham como causa imperícia, imprudência, negligência ou omissão.
B) Ao desempenhar as atividades profissionais, deixar à escolha do cliente/paciente a utilização dos equipamentos de proteção contra radiações ionizantes.
C) Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando por seu caráter de essencialidade e indispensabilidade, por sua reputação pessoal e profissional.
D) Assumir a responsabilidade profissional de seus atos, não atribuindo injustamente seus insucessos a terceiros ou a circunstâncias ocasionais, devendo primar pela qualidade do trabalho.
E) Reconhecer possibilidades e limitações no desempenho de suas funções profissionais e só executar técnicas radiológicas, radioterápicas, nuclear e industrial mediante requisição ou solicitação de especialista.
QUESTÃO 36
ENADE 2010: De acordo com o Ministério da Saúde, os serviços de saúde devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e segundo a definição da População a ser atendida.
Considerando as orientações do Ministério da Saúde, avalie as afirmações que se seguem.
I. Os serviços de radiodiagnóstico estão incluídos no nível atenção básica do SUS.
II. Os serviços de radiodiagnóstico com tomografia computadorizada estão incluídos no nível de média complexidade do SUS.
III. Os serviços de radioterapia estão incluídos no nível de alta complexidade do SUS.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 37
ENADE 2010: A resolução do Conselho Federal de Medicina n.º 1890/09 define e normaliza a telerradiologia para os níveis: 1 - radiologia geral não contrastada; 2 - radiologia especializada ou contrastada; 3 - ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear; e 4 - mamografia digital (CR ou DR).
Segundo essa resolução, para casos do nível 2, os (arquivos devem ser transmitidos em formato
A) JPEG, apenas.
B) DICOM 3, apenas.
C) JPEG ou DICOM 3, sem limite mínimo de resolução.
D) JPEG com resolução mínima de 4 megapixels ou DICOM 3.
E) JPEG ou DICOM 3 com resolução mínima de 4 megapixels.
COMENTÁRIOS