Prova Design ENADE 2015 com Gabarito
Prova Design ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
Uma empresa nacional de médio porte, que fabrica e comercializa móveis, disponibilizou online alguns arquivos de seus projetos como design aberto (open source), de modo que designers e usuários de qualquer lugar possam acessá-los gratuitamente e reproduzir as peças escolhidas mediante modos de produção tais como corte a laser e impressão 3D.
Nesse contexto, é esperado que
a) as empresas concorrentes possam antecipar-se os lançamentos, acirrando a disputa de mercado por inovações.
b) a empresa não tenha lucros com essa atividade e deva, para se manter, reduzir os custos dos produtos que vende no mercado.
c) a empresa possa aprimorar seus produtos por meio de ferramentas de interação digital e plataforma de crowdsourcing.
d) os usuários de outros países fabriquem esses produtos para uso pessoal e repassem um percentual à empresa que os projetou.
e) o usuário adquira o arquivo referente ao produto desejado e assuma o compromisso de fabricá-lo exatamente como foi projetado.
GABARITO. c) a empresa possa aprimorar seus produtos por meio de ferramentas de interação digital e plataforma de crowdsourcing.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
A imagem a seguir representa um dos objetos que consolidaram a reputação da escola Bauhaus como uma força de liderança do design industrial no século XX. A cadeira B3, de Marcel Breuer, mais tarde conhecida como cadeira Wassily, produzida em 1925, foi um dos primeiros desenhos a explorar o aço tubular, cujos aspectos como aparência rígida e elegante, força estrutural e leveza permitiram a criação de móveis em novas e surpreendentes formas.
A cadeira ilustrada acima representa um dos princípios adotados pela escola Bauhaus, pois
a) evidencia os processos de produção artesanais, que valorizam o produto e o trabalhador.
b) simboliza a personalidade do designer, contrapondo o funcionalismo à ideia da boa forma.
c) representa o gosto estético disseminado pela burguesia das primeiras décadas do século XX.
d) explicita a ideia de simplificação da forma do móvel para uma produção industrial de qualidade.
e) sintetiza a ideia de customização, na qual o consumidor pode determinar características estético-formais do produto.
GABARITO. d) explicita a ideia de simplificação da forma do móvel para uma produção industrial de qualidade.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
Existem vários tipos de documentos aplicados nas diversas fases de projeto, desde relatórios até ilustrações técnicas. Alguns desses contribuem para o aperfeiçoamento do processo projetivo, pois informam aos gestores as rotinas utilizadas no desenvolvimento, indicando, inclusive, as facilidades e as dificuldades ocorridas ao longo do projeto.
DUFY M. Gestão de projetos: soluções práticas para os desafios do. trabalho.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 (adaptado).
Nesse contexto, o documento final exclusivo para a avaliação de projetos deverá apresentar
I. representações e especificações técnicas, tais como desenhos projetivos, listagem de insumos e plantas de montagens.
II. planilhas de recursos, atividades e orçamentos detalhados que justifiquem as atividades com “o desenvolvimento do projeto.
III. relatório dos resultados obtidos referentes aos objetivos inicialmente propostos, sua potencialidade e risco.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. b) III, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Com base nos preceitos da Ergonomia, avalie as afirmações a seguir.
I. No que diz respeito a aspectos relacionados ao uso de objetos, devem ser considerados não apenas o seu uso normal, correto ou recomendado, mas também as possíveis modificações introduzidas pelo usuário, para que estas não resultem em acidentes.
II. Em um projeto ergonômico, o profissional deve preocupar-se com a adaptação do produto às necessidades do homem médio, maximizando a noção de conforto e minimizando os riscos de acidentes resultantes do mau uso.
III. O conforto, um dos aspectos relevantes para a Ergonomia, tem caráter subjetivo, pois depende do contexto, das condições físicas e psíquicas do usuário e da sua percepção durante o uso do produto.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. d) I e III, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
LEBORG, C Gramática Visual 1 ed. São Paulo: Editora GG, 2004 (adptado).
A figura acima reproduz a primeira parte do sumário do livro Gramática Visual, de C. Leborg. É correto afirmar que há relação metalinguística entre o conteúdo do livro e a figura apresentada porque ela
a) revela a importância do hábito da leitura para o entendimento do material gráfico.
b) reproduz modelos moleculares da Química, muito em voga à época da publicação do livro, em 2004.
c) concretiza graficamente os conceitos tratados ao longo do livro, como os de ponto, linha, dimensão e estruturas.
d) evidencia uso indiscriminado da linguagem gráfica e da textual, transmitindo uma mensagem complexa e dinâmica.
e) chama a atenção por sua forma esquemática, mas não transmite o conteúdo de forma objetiva e clara.
GABARITO. c) concretiza graficamente os conceitos tratados ao longo do livro, como os de ponto, linha, dimensão e estruturas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Texto 1
Como um tesouro tecnológico, a natureza é a maior instituição de patentes do mundo. Provavelmente, há Vários motivos para que tenha ocorrido a colisão entre o modelo evolucional e a nossa própria técnica. Isso pode ser explicado pela vaidade que caracterizou o surgimento da Era Industrial. Simplesmente não queríamos saber mais nada da função de modelo da natureza sutil. Pensava-se que a natureza era primitiva e o espírito inventivo do homem era muito superior a ela: tudo que era produzido estaria acima da natureza.
BLDCHEL, K. 6. Biônica. São Paulo: PH, 2009 (adaptado).
Texto 2
Em uma sociedade acostumada a dominar ou a “melhorar” a natureza, a biomimética corresponde a uma abordagem inteiramente nova, uma verdadeira revolução. Nossos processos de fabricação seriam
“os mesmos empregados pelos animais e pelas plantas, que usam a luz do sol e compostos simples para produzir fibras, cerâmicas, plásticos e produtos. A esta altura histórica, nosso problema não é a escassez de matéria-prima (mas será); o nosso problema é que fomos violentamente de encontro à flexibilidade da natureza. E, de repente, o caminho ecológico tornou-se o mais inteligente e, talvez, até mesmo o mais lucrativo.
BENVUS, I. M. Blomimética: inovação inspirada pela natureza.
3 ed. São Paulo: Cultrix, 2007 (adaptado)
A partir dos textos e figuras apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os métodos da biônica e da biomimética auxiliam a identificação dos códigos presentes nos ciclos da natureza, o que possibilita a integração de conhecimentos específicos no desenvolvimento de conceitos que, aplicados a diversos tipos de projetos, podem tanto estar relacionados à sustentabilidade econômico-produtiva quanto à concepção de estruturas artificiais semelhantes às encontradas na natureza.
PORQUE
II. As descobertas no campo das ciências naturais em relação às estruturas presentes nos ecossistemas permitiram a compreensão da lógica existente no meio ambiente, e, assim, contribuíram para o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas aos sistemas produtivos, tanto no âmbito das atividades em design quanto em outras áreas do conhecimento humano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
Não há uma fórmula única, padronizada, para o briefing. O formato de cada briefing vai depender de muitos fatores, como a natureza do projeto (embalagem, gráfico, produto, web e outros) e as características da empresa (padrões, práticas, cultura e outras). Algumas empresas preferem briefings descritivos. Outras preferem os itemizados. Muitas incluem ilustrações, como fotos, gráficos e diagramas. Contudo, todos eles devem abranger determinados conteúdos, não importando a forma como são apresentados.
PHILUPS, PL Briefing: a gestão do projeto de design.
São Paulo: Blucher, 2008 (adaptado).
Considerando o texto acima, conclui-se que os objetos do briefing de projeto incluem
I. descrever tempos e tarefas específicas para cada fase do projeto, fornecendo uma visão global para seu planejamento e controle, nas etapas de desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços.
II. elaborar o perfil estratégico da empresa mediante a organização de seu portfólio de produtos, sistemas ou serviços, a partir de elementos diferenciadores em face da concorrência.
III. especificar os parâmetros necessários ao projeto, mensurando dados e informações pertinentes aos produtos, sistemas ou serviços.
IV. verificar as informações mais significativas para o projeto, tendo como finalidade elaborar à estratégia que será aplicada ao produto, ao sistema ou ao serviço.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
GABARITO. e) I, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
Os fabricantes de máquinas de costura se depararam, ao longo da década de 1850, com a limitação dos mercados industriais. A partir de então, esforçaram-se para entrar no mercado doméstico, um desafio significativo: persuadir as mulheres norte-americanas a ter uma máquina de costura em casa.
Afinal, a costura à máquina era uma técnica industrial usada somente em oficinas, o que fazia a máquina de costura parecer não somente desnecessária, mas indesejável no lar; era como ter uma ferramenta mecânica na sala de estar. A imagem a seguir ilustra a primeira máquina de costura doméstica da empresa Wheeler & Wilson.
FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750.
São Paulo: Cosacnaify, 2007 (adaptado).
Com base no texto e na imagem acima, avalie as afirmações a seguir, relativas às estratégias adotadas frente ao desafio enfrentado pela empresa.
I. A estética da máquina demonstra que a empresa buscou a solução de seu problema de mercado por vias estranhas ao design de produtos.
II. A aparência da máquina reforça a ruptura com valores tradicionais de lar e família, alinhando-se às expectativas do perfil das mulheres norte-americanas.
III. O design da máquina mobiliza signos que remetem à elegância e à leveza, tentando, pela forma, dissociar a máquina de seu contexto original.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. b) III, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
Uma empresa de varejo de moda optou por terceirizara produção de alguns acessórios, delegando essa atividade a uma cooperativa de artesãos especializados em trabalhos com diversos materiais e técnicas. Tendo em vista que esses artesãos não tinham experiência nem formação em design, a empresa se propôs a oferecer cursos de capacitação e orientação para que as peças fossem criadas em conjunto por designers e artesãos.
Considerando essa situação, avalie os possíveis resultados dessa criação conjunta propostos a seguir.
I. Racionalização e adequação dos recursos produtivos relacionados à inovação.
II. Aumento da qualidade do produto dos artesãos, com a aplicação do método de design na fase final da produção.
III. Industrialização da produção dos artefatos desenvolvidos pelos artesãos, com maior garantia da margem de lucro.
IV. Aprimoramento do produto dos artesãos, sem perda das suas características identitárias.
São resultados esperados dessa criação conjunta apenas os expressos em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
GABARITO. b) I e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Considerando a imagem apresentada, que ilustra a escrivaninha art nouveau, criada em 1898 pelo arquiteto belga Henri van de Velde, e que faz parte do acervo do Musée d'Orsay, em Paris, avalie as afirmações a seguir.
I. A peça é representativa de um estilo artístico que se inseriu na sociedade moderna no final do século XIX, reagindo ao historicismo acadêmico e ao lirismo romântico.
II. O estilo da peça, bastante desenvolvido nas artes aplicadas, aproximou-se fortemente da produção industrial em série ao utilizar materiais do mundo moderno — como ferro, cimento e vidro.
III. Na construção da peça abriu-se mão dos acabamentos sofisticados e da beleza escultural, em favor do emprego de materiais rústicos.
IV. A peça foi inspirada na natureza e nas linhas Sinuosas e assimétricas da flora e fauna.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
GABARITO. d) I, II e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
Em relação à sustentabilidade socioambiental, o papel do designer pode ser sintetizado como a atividade que, ligando o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, faz nascer novas propostas que sejam social e culturalmente apreciáveis.
MANZINI, E ; VEZZOU, C. O desenvolvimento de produtos
Sustentáveis. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer pode contribuir para a sustentabilidade socioambiental de uma organização por meio de sua participação nos projetos de implementação da logística reversa.
PORQUE
II. O desenvolvimento de produtos que requeiram processos produtivos de baixo impacto ambiental é de suma importância para as organizações que desejam alinhar-se às melhores práticas da sustentabilidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
A nova universalidade não busca uma totalidade fixa e fechada, mas uma infinitude aberta. Ela decorre de situações particulares, de usuários individuais resolvendo problemas específicos. Seus maneirismos e incertezas obrigam o design a mudar e a se expandir. O design universal, tal como está se delineando agora, em seguida ao pós-modernismo, não é um modo genérico e neutro de comunicação. Em vez disso, é uma linguagem visual emaranhada em um ambiente de comunicações em contínua evolução tecnológica, ampliado e testado por uma gama sem precedente de pessoas.
LUPTON, E; LUPTON!. A Vingança da Universalidade. in: ARMSTRONG, H
Teoria do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, a nova universalidade tem como objetivo
a) melhorar, nos projetos, a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
b) atingir uma linguagem visual que permita adequações resultantes das peculiaridades locais.
c) criar soluções genéricas para problemas comuns do design, buscando automatizar o processo.
d) universalizar o acesso de todos os indivíduos, de acordo com os mais recentes avanços tecnológicos.
e) simplificar, parametrizar e criar uma linguagem de design única, similar ao da primeira onda da teoria moderna do design.
GABARITO. b) atingir uma linguagem visual que permita adequações resultantes das peculiaridades locais.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
Em entrevista a Gui Bonsiepe, Jesko Fezer afirmou que a contradição mais forte à qual a atividade projetual está exposta jaz na distância entre o que é socialmente desejável, tecnicamente factível, ambientalmente recomendável, economicamente viável e culturalmente defensável. Ao se olhar, por exemplo, para os festivais de design, surge a impressão de que, para os designers participantes, aparentemente só existem duas classes de produtos: cadeiras e luminárias, complementadas com alguns acessórios de moda.
BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
Considerando o exposto no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. As contradições entre a carga ambiental e a satisfação de necessidades são tensionadas pela vertente do design sustentável, que busca soluções projetuais tendo em vista, predominantemente, o meio ambiente em relação à “natureza”.
II. Muito do que é percebido, divulgado e, até mesmo, patrocinado como design pode ser caracterizado como uma constante “inovação do efêmero”, o que estreita o relacionamento entre design e modismos.
III. Em soluções projetuais com potencial verdadeiramente inovador, leva-se em consideração o contexto local onde o projeto será realizado: o meio ambiente, a cultura e as capacidades técnicas da região.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. d) II e III, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
É importante ressaltar a sutil separação entre as questões materiais e imateriais de um produto. Podemos, então, definir o sistema produto/design como o estudo dos atributos existentes no âmbito físico, do serviço, da comunicação e dos valores imateriais de um produto, estando aqui também inseridas as condições de pagamento efetuado pelo cliente e a assistência de pós-venda prestada pela empresa.
MORAES, D. Metaprojeto: o design do design.
São Paulo: Blúcher, 2010 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As metodologias de design podem ser utilizadas não apenas para projetar bens materiais, mas também para projetar e aprimorar serviços.
PORQUE
II. O design é uma atividade de natureza holística, que se apoia na compreensão dos desejos e necessidades dos consumidores, da empresa e de todos os indivíduos envolvidos no processo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Considerando o desenho acima, que representa a vista superior de um objeto, avalie a possibilidade de cada uma das figuras apresentadas a seguir corresponder a uma perspectiva isométrica desse objeto.
Correspondem a perspectivas isométricas do objeto apresentado apenas o que se ilustra em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e V.
d) III e IV.
e) IV e V.
GABARITO. c) II e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
A definição correta de um projeto é o ponto de partida para o designer saber especificar e implementar tecnologias e processos de produção. Além das características técnicas visíveis intrínsecas ao projeto, as expectativas do cliente, discernindo quais são reais e quais são geradas por fantasias próprias ou imitação, fazem parte do processo de identificação no projeto.
FUENTES, R. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa.
São Paulo: Rosari, 2006 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Em um processo ou método de design deve-se admitir flexibilidade nas etapas previstas na estrutura do projeto e/ou decorrentes de adaptações, de acordo com a mudança no paradigma do processo e introdução de novas variáveis ao projeto.
PORQUE
II. O contexto de inserção do produto torna-se mais importante que o produto por si só. Com isso, a linearidade do processo de projeto (problema-análise-solução) vai sendo reelaborada, para fornecer espaço aos inúmeros interesses e necessidades do usuário nos projetos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
Segundo importante princípio da ergonomia, os equipamentos, sistemas e tarefas devem ser projetados para uso coletivo. Sabendo-se que há diferenças individuais em uma população, os projetos, em geral, devem atender a 95% dessa população, o que demonstra que os projetos de uso coletivo não se adaptam bem a 5% dessa população — indivíduos muito altos, muito baixos, mulheres grávidas, idosos “ou deficientes físicos.
DUL,J. Ergonomia na prática. 3 ed. São Paulo: Blucher, 2012 (adaptado).
Considerando as especificidades da ergonomia e suas aplicações no caso específico de um produto que não se adapta ao uso coletivo, assinale a opção correta.
a) A análise ergonômica deve ser concluída mediante medição individual de cada usuário em específico.
b) A análise ergonômica deve ser concluída mediante análise média da dimensão padrão de cada grupo de usuário.
c) Os estudos antropométricos devem ser feitos com base em dados de uma dimensão padrão comum a determinados grupos de pessoas.
d) Os estudos biomecânicos devem ser feitos a partir de dados relativos às dimensões padrão específicas para cada grupo de usuários em questão.
e) Os estudos antropométricos devem ser feitos individualmente; os biomecânicos, por sua vez, podem ser feitos a partir dos dados obtidos de uma dimensão padrão.
GABARITO. a) A análise ergonômica deve ser concluída mediante medição individual de cada usuário em específico.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
O ecodesign, cuja primeira definição foi dada por Victor Papanek, participa de um processo que tem por consequência tornar a economia “mais leve”. Igualmente chamada de ecoconcepção, uma abordagem que consiste em reduzir os impactos de um produto, ao mesmo tempo em que busca conservar a qualidade de uso (funcionalidade, desempenho), para melhorar a qualidade de vida dos usuários de hoje e de amanhã. De acordo com essa abordagem, o meio ambiente é tão importante quanto a exequibilidade técnica, o controle dos custos e a demanda do mercado.
KAZAZIAN, T. (Ore). Haverá a idade das coisas leves:
design e. desenvolvimento sustentável. São Paulo: SENAC, 2005 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por meio do design, é possível contribuir para a diminuição da produção de resíduos, principal impacto ambiental no processo de produção.
PORQUE
II. Impactos ambientais ocorrem em todas as fases do ciclo de vida do produto, com intensidades diferentes; entretanto, estes podem ser minimizados se pensados já na etapa de projeto, adotando-se a perspectiva da ecoconcepção para minimizar o impacto global em todas as fases.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
O logotipo a seguir foi criado por Herb Lubalin, em parceria com Tom Carnase, em 1965. Para Lubalin, à tipografia era elemento chave no desenvolvimento de projetos gráficos. Seus trabalhos eram essencialmente tipográficos. Ao articular e conectar palavra e caracteres, possibilitou outras percepções à linguagem gráfica.
A partir das informações apresentadas e da observação do logotipo acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Lubalin utilizou a tipografia Goudy Old Style, de origem egípcia e com influências humanistas, que apresenta eixo vertical, modulação moderada, serifas quadradas e ângulos retos, condições que garantem boa legibilidade e leiturabilidade, contribuindo esteticamente para a formação do significado no logotipo de Lubalin.
II. É possível identificar a aplicação de princípios da Gestalt no logotipo de Lubalin pela articulação sintática operada por meio da redução do espaçamento entre as letras e pela incorporação da informação verbal “& child” ao caractere “O” da palavra Mother. Tal articulação sintática das letras permite que se perceba um único elemento (Mother) contendo outro elemento (child).
III. Do ponto de vista da comunicação visual retórica e, também, da semiótica, a forma do ampersand' ('&) apresenta relação de semelhança, tanto diagramática (de proporção, de estrutura) quanto imagética, com o corpo de um bebê no útero da mãe, caracterizando-se como uma analogia visual.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. d) II e III, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
No quadro a seguir, são apresentadas 4 informações referentes a atividades estratégicas em Design, extraídas de relatos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A informação 1 refere-se à análise de cenários, perante o ambiente de negócios, necessários para a definição da estratégia do projeto.
II. A informação 2 trata das ações de branding para a construção e o fortalecimento de uma identidade.
III. A informação 3 remete à integração de ativos na cadeia produtiva, com vistas à agregação de valores por meio da inovação.
IV. A informação 4 aborda aspectos relacionados à propriedade intelectual e industrial, que possibilitam 1 troca de recursos entre o mercado interno e o externo.
É correto o que se afirma em
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
GABARITO. e) I, II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
ESAD. Deutsche Werkbund, 2013. Disponível em:
<http:/farm9.staticflick.com>. Acesso em: 23 jul. 2015.
Em 1876, durante a exposição internacional de Filadélfia (EUA), o relator oficial do governo alemão comentou a qualidade do produto alemão, criticando o lema “barato e ruim'. No início do século XX, houve uma intensa concorrência econômica e política entre os estados europeus pela conquista de novos mercados e pela ampliação dos existentes. Entretanto, os produtos alemães mantinham a “má fama”, devido à sua baixa qualidade. Logo, a qualidade dos produtos industrializados alemães deveria ser modificada para que pudessem se tornar mais competitivos, sobretudo nos mercados internacionais, incorporando novos valores estéticos e funcionais.
SCHNEIDER, B. Design: uma introdução. São Paulo: Editora Blucher, 2010 (adaptado).
A partir desse contexto e da figura acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Os projetos realizados pelo Deutsche Werkbund contribuíram para o surgimento de novas correntes estéticas, embasadas nos processos de reprodução em larga escala.
II. Alguns membros do Deutsche Werkbund defendiam o trabalho artístico no processo de industrialização como forma de melhoria da qualidade dos produtos.
III. A padronização das partes construtivas, segundo os membros do Deutsche Werkbund, era uma das soluções técnicas para tornar os produtos acessíveis à classe trabalhadora.
IV. O Deutsche Werkbund aproximou-se dos princípios do movimento Arts and Crafts ao propor a aproximação dos artistas às indústrias, visando melhorar a qualidade técnica dos produtos industrializados.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
GABARITO. d) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
A partir do início da década de 1960, a Pop Art começa a exercer uma forte influência no Design. Como resultado, percebe-se uma abordagem que se opõe ao funcionalismo, à geometrização, com o intuito de injetar humor e acaso na estética moderna. O Push Pin Studios, escritório de design fundado em 1954 por Milton Glaser e Seymour Chwast, tem várias peças gráficas que exemplificam essa ruptura com o estilo internacional. O cartaz a seguir foi desenvolvido por esse escritório para a empresa italiana Olivetti.
Disponível em: <http://www.miltonglaser.com>
Acesso em: 2 ago. 2015.
Considerando o exposto e a imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. O cartaz rejeita o funcionalismo e a suposta neutralidade da escola suíça em prol do humor e da expressão irreverente e assumidamente artística.
II. O cartaz apresenta uma tipografia neutra e uma organização baseada em um grid geométrico que ordena a posição espacial dos elementos.
III. O cartaz evidencia os princípios da Gestalt em uma composição harmônica simétrica e racional, com uma estética claramente moderna.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. a) I, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
O processo de desenvolvimento de produtos varia conforme o seu tipo e a organização da empresa. Algumas empresas enfatizam características técnicas; outras, valorizam aspectos ergonômico ou estéticos. Há, ainda, as que se concentram na redução dos custos, mesmo com o sacrifício da qualidade.
NDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2 ed.
São Paulo: Blucher, 2005 (adaptado).
A partir das informações do texto, avalie os objetivos propostos a seguir em relação à prática da ergonomia nas etapas de desenvolvimento de produtos, sistemas ou serviços.
I. Analisar e descrever as tarefas características dos usuários do sistema.
II. Elaborar propostas para interfaces e alternativas para melhorar a usabilidade do produto.
III. Contribuir para aumentar a rentabilidade da empresa, sendo o produto visto como resultado do processo mercadológico.
É correto o que se propõe em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. c) I e II, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Talvez o exemplo mais significativo das mudanças no modo de utilização dos materiais seja encontrado na estrutura das aeronaves. O projeto competitivo requer a utilização inovadora de novos materiais e a exploração inteligente de suas propriedades, tanto de engenharia quanto de estética.
ASHEY, M. Seleção de materiais no projeto mecânico. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2012 (adaptado).
A partir das imagens e de sua relação com o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os materiais e seus processos tecnológicos evoluem rapidamente, incorporando propriedades inéditas e propiciando a ocorrência de novas concepções formais e mecânicas em produtos.
II. As tecnologias dos processos produtivos influenciam a configuração dos objetos a partir das características físico-químicas apresentadas pelos materiais, considerando-se também as necessidades do usuário.
III. Alterações no cenário das tecnologias de materiais e dos processos produtivos influenciam as concepções mecânicas dos objetos, mas não alteram sua estética, que segue padrões temporais determinados por tendências de mercado.
IV. Os fatores econômicos exercem influência na especificação tecnológica, e aspectos como produtividade e rentabilidade são indissociáveis para a determinação de novos padrões formais em inovações.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
GABARITO. d) I, II e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
As imagens a seguir ilustram a Pratone, poltrona projetada em 1966 pelo Grupo Strum, na Itália.
Em relação a essa poltrona, avalie as afirmações a seguir.
I. O objeto desafia valores tradicionais do design ao despertar sentimentos de curiosidade e conflito, além de estimular experiências interativas que buscam não condicionar o comportamento dos usuários.
II. A peça ilustra o movimento Anti-Design, que se opõe ao movimento Moderno, devido à ausência de aspectos funcionais, práticos e racionais.
III. O artefato exemplifica uma vanguarda cuja influência ficou restrita às décadas de 1960 e 1970, cujos valores sociais, culturais e projetuais são ignorados na contemporaneidade.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. c) I e II, apenas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
Os objetos não morrem; sobrevivem, nem que seja como lixo ou resíduos. É claro que os artefatos podem ser destruídos, no sentido de serem desagregados a ponto de perderem as especificidades formais que os caracterizam. Surpreende, porém, o quanto são resistentes a isso. Nos últimos cinquenta anos, a humanidade produziu maior quantidade de artefatos do que em toda a sua história pregressa. Como resultado, estamos em processo de sermos soterrados pelo acúmulo de coisas que descartamos. O que o design pode fazer nesse sentido? Os designers não controlam políticas públicas, não comandam as redes de fabricação e nem são responsáveis pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologias.
CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012 (adaptado).
Considerando esse tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em relação ao ciclo de vida de um produto, é necessário que os designers se apropriem de uma visão linear do processo como um todo, não se limitando a pensar o início (a concepção) e o final (o descarte), mas prevendo também as instâncias de reciclagem, recuperação e de ressiginificação.
PORQUE
II. O pensamento linear contribui para os desafios projetuais dos designers no mundo atual e futuro, o que torna os objetos resistentes ao esvaziamento de sentido e, consequentemente, ao descarte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
GABARITO. e) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
Descobrir o texto, determinar as formas em que ele é manipulado, combinar todas as exigências mutuamente destrutivas (como elas podem parecer à primeira vista) em um núcleo tranquilo de discreto significado: para isso, é preciso conhecer e identificar a tipografia. Aceite as restrições; então, tendo as aceitado, preencha-as com a descoberta.
FROSHAUG, A. (1967). Tipografia é uma grade. In BIERUT, M; HELFAND, J;
HEELLER, S; POYNOR, R. (Orgs). Textos clássicos do design gráfico.
São Paulo: WME Martins Fontes, 2010 (adaptado).
Considerando o texto e seus conhecimentos em relação ao projeto tipográfico, avalie as afirmações a seguir.
I. Para cada texto a ser traduzido em termos tipográficos, o designer leva em conta os aspectos semânticos, sintáticos e pragmáticos, mostrando o que o texto tem a dizer, além de como será apresentado.
II. Além de fatores como iluminação e contraste entre o texto e a página (figura e fundo), características próprias dos elementos tipográficos influem na legibilidade e leiturabilidade.
III. Fontes diferentes possuem características e personalidades distintas. As tendências intelectuais e estéticas influenciam o trabalho do designer, abrindo as portas para as possibilidades de criação.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
GABARITO. e) I, II e III.
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