Prova Secretariado Executivo ENADE 2015 com Gabarito
Prova Secretariado Executivo ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
Principais diferenças entre modelos de administração do setor privado e do setor público
ENADE 2015: Art. 3º O bacharel em Secretariado Executivo deve apresentar sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, interpretação e articulação de conceitos e realidades inerentes à administração pública e privada, ser apto para o domínio em outros ramos do saber, desenvolvendo atitude reflexiva e crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas, com observância dos níveis graduais de tomada de decisão, bem como ser capaz para atuar nos níveis de comportamento micro-organizacional, meso-organizacional e macro-organizacional.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Secretariado
Executivo. Resolução n. 3, de 23 de junho de 2005.
Com base nos modelos de administração do setor público e privado e no trecho das Diretrizes Curriculares Nacionais reproduzido acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O profissional de Secretariado Executivo, no exercício de suas funções, tem atuação fundamental dentro de uma organização pública ou privada, que ultrapassa as responsabilidades de execução de atividades rotineiras.
PORQUE
II. O profissional de Secretariado Executivo deve desenvolver, para o desempenho de suas atividades, habilidades e competências que permitam atingir os objetivos propostos nos modelos de administração tanto do setor público quanto do privado, pois assessoram executivos inclusive no que diz respeito à tomada de decisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
ENADE 2015: O secretário executivo, no cotidiano organizacional, vivencia situações que o levam a transitar entre os níveis hierárquicos. Nesse sentido, o relacionamento interpessoal passa a ser uma habilidade necessária para o efetivo exercício da profissão, reforçando a identidade e o senso de contribuição profissional.
BOM SUCESSO, E. P. Trabalho e qualidade de vida. Rio de Janeiro:
Qualitmark/Dunyoa, 1998 (adaptado).
Acerca das relações interpessoais no contexto de trabalho do secretário executivo, avalie as afirmações a seguir.
I. A falta de traquejo do profissional de Secretariado Executivo nas relações interpessoais com demais membros da organização pode gerar sentimentos de antipatia e rejeição e um afastamento entre eles, o que poderá repercutir negativamente na produtividade organizacional.
II. O secretariado executivo, ao promover, efetivamente, o relacionamento interpessoal entre os níveis hierárquicos, busca ampliar os processos de integração organizacional.
III. O secretariado executivo, ao incentivar a competitividade entre os membros da organização, controla as dimensões de poder, promovendo uma saudável convivência entre eles.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2015: A gestão da informação (GI) garante que a informação seja gerenciada como recurso indispensável e valioso e esteja alinhada à missão e aos objetivos do serviço de informação. Seu principal objetivo é identificar e potencializar os recursos informacionais de uma organização e sua capacidade de informação, ensiná-la a aprender e a adaptar-se às mudanças ambientais. A GI é uma atividade do secretário executivo que assume o papel de gestor.
TARAPANOFE, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva.
(Brasília: EdUnB, 2001 (adaptado).
Nesse contexto, avalie quais das tarefas elencadas a seguir contribuem para o processo de tomada de decisão.
I. Identificação das necessidades de informação, requisitos e exigências de informação.
II. Aquisição/obtenção da informação, organização/ tratamento e armazenamento da informação.
III. Desenvolvimento de produtos e serviços de informação e distribuição da informação.
IV. Disseminação e uso da informação.
É correto o que se elenca em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 12
ENADE 2015: O planejamento estratégico é uma oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, devendo essa leitura ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática, compreensível e, ainda, gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a organização quer assumir no mercado. As organizações devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.
Disponível em: <http://www.sebrae.com.br>.
Acesso em: 23 jul. 2015 (adaptado).
Considerando que a elaboração do planejamento estratégico deve observar o ambiente interno e externo, assinale a opção correta.
A) A análise do ambiente interno leva em consideração cenários e tendências setoriais.
B) A análise do ambiente interno abrange a definição de ameaças e oportunidades do mercado.
C) A análise do ambiente interno inclui a definição do negócio, da visão de futuro, da missão e dos valores ou princípios filosóficos da organização.
D) A análise do ambiente externo tem como uma de Suas etapas a compreensão das variáveis forças e fraquezas.
E) A análise do ambiente externo envolve a identificação de condições e potenciais organizacionais, tais como aspectos físicos, humanos, financeiros e tecnológicos.
QUESTÃO 13
ENADE 2015: Ao redigir uma ata de reunião realizada na empresa em que trabalha, um secretário executivo precisou traduzir para o inglês o trecho “todas as informações necessárias para realização de determinada ação” e a palavra “orçamento”.
Esse trecho sublinhado e a palavra “orçamento” podem ser adequada e respectivamente traduzidos por
A) budget e order.
B) scope e receipt.
C) briefing e budget.
D) briefing e broad band.
E) benchmark e business plan.
QUESTÃO 14
ENADE 2015: O gerenciamento de rotinas é fundamental para uma eficaz gestão do tempo, entendida como a alocação adequada do tempo às atividades desenvolvidas, o que é fundamental para o secretário executivo, visto que isso lhe permite produzir mais e melhor em menos tempo e sem desgastes emocionais.
A partir do exposto, conclui-se que o secretário executivo deve
A) recusar atender às solicitações urgentes a fim de garantir o cumprimento de metas e prazos.
B) conseguir diferenciar, entre as atividades mais importantes do expediente, aquelas que são urgentes.
C) planejar suas atividades diárias e urgentes, a despeito do grande fluxo de alterações na rotina de trabalho semanal e mensal.
D) evitar sugerir ações com o intuito de contribuir para a gestão do tempo de seu superior, em respeito à hierarquia da organização.
E) iniciar o expediente desempenhando as atividades menos importantes e menos complexas, passando, gradativamente, às de maior complexidade.
QUESTÃO 15
ENADE 2015: A evolução do mercado de trabalho exige que os indivíduos fiquem atentos aos processos de mudança, agindo com autonomia e espírito empreendedor. Nesse cenário, o secretário executivo vem desenvolvendo seu perfil empreendedor e intraempreendedor e, em consequência, buscando novos rumos profissionais.
O perfil passou a ser o de um profissional com visão sistêmica da empresa, com foco na produtividade e lucratividade. Por isso, é necessário que ele seja polivalente, negociador, programador de soluções, participativo e que demonstre iniciativa.
Infere-se do texto que o perfil empreendedor do secretário executivo é
A) orientado para a ação, motivando-o a assumir riscos diários para atingir seus objetivos, tomar decisões acertadas e abrir novos caminhos.
B) evidenciado no dia a dia, por meio da constituição do próprio negócio, da conquista de espaços, da direção de empresas competitivas e de sucesso.
C) nato, podendo ser aperfeiçoado constantemente na sua trajetória profissional, o que lhe proporcionará a oportunidade de procurar novos desafios.
D) influenciado pelas exigências do mercado, com formação voltada para as áreas estratégicas, dado Oo perfil de gestor de negócios que caracteriza esse profissional.
E) indispensável ao bom desempenho das organizações, pois torna esse profissional competitivo e apto para gerenciar, criar e implementar inovações.
QUESTÃO 16
ENADE 2015: A via hierárquica é composta pelas comunicações que partem da autoridade superior ou que lhe são dirigidas. Esse caminho é imposto, ao mesmo tempo, pela necessidade de uma transmissão segura de comunicação e pela unidade de comando. Entretanto, essa via nem sempre é a mais rápida; às vezes, é desastrosamente longa nas organizações muito grandes, principalmente nas que compõem o Estado.
FAYOL, H. Administração Industrial e Geral: previsão, organização,
comando, coordenação, controle. 10 ed.
São Paulo: Atlas, 1990 (adaptado).
Conforme se depreende do texto, a hierarquização nas organizações pode ser vista como uma necessidade, com aspectos positivos e negativos.
No que se refere à hierarquização, observam-se organizações com organograma “vertical” e outras com organograma “horizontal”. A esse respeito, assinale a opção correta.
A) O organograma horizontal é aquele em que os cargos são dispostos lado a lado e não um abaixo dos outros.
B) O organograma horizontal é aquele em que a hierarquia é demonstrada com diversos níveis sobrepostos.
C) O organograma vertical é aquele em que a hierarquia é demonstrada com cargos em mesmo nível hierárquico.
D) O organograma vertical é aquele em que se percebe uma facilitação da comunicação entre os diferentes cargos.
E) O organograma horizontal, também denominado organograma clássico, é característico das empresas tradicionais.
QUESTÃO 17
ENADE 2015: As principais atribuições do secretário executivo são o planejamento, a organização e a direção de serviços de secretaria, além da assistência e do assessoramento direto a executivos. É importante, também, que o secretário cultive o espírito empreendedor e monitore as oportunidades de inovação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de conhecimentos que possam valorizar a categoria.
Considerando o empreendedorismo nas atividades diárias do secretário executivo, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de Secretariado Executivo acompanha as mudanças impostas pelo processo de globalização em uma economia competitiva, e agrega novas competências ao seu perfil, que exige conduta aberta às inovações, sempre com a preocupação de obter novos conhecimentos, enriquecendo suas habilidades.
II. O profissional de Secretariado Executivo vem-se adequando às exigências do mercado por meio de sua qualificação (cursos, especializações, mestrados) e das experiências na área administrativa, o que, nos dias atuais, caracteriza uma mudança significativa em seu perfil profissional.
III. Um aspecto importante do trabalho do profissional de Secretariado Executivo é o seu atual poder de liderança, o que representa um diferencial perante seus concorrentes e os profissionais de outras áreas, além de facilitar seu desempenho em qualquer que seja a função desenvolvida.
IV. O secretário executivo, no papel de gestor, interage com executivos ou com a equipe, de forma a subsidiá-los em suas atividades, podendo até representá-los.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 18
ENADE 2015: Convencidos da necessidade de os processos empresariais serem aperfeiçoados, reconhecidos estudiosos da área de Administração apresentam novas evidências para apoiar suas afirmações. De acordo com pesquisadores do Fisher College of Business da Ohio State University, cerca de metade das decisões empresariais acaba falhando. Os gerentes cometem os mesmos erros repetidamente, desperdiçando grandes somas de dinheiro em soluções que geram pouco lucro para a organização.
As pesquisas, conduzidas em 400 organizações de médio e grande porte dos Estados Unidos, mostraram que decisões falhas apresentam três erros comuns: os gerentes julgam apressadamente, empregam recursos de forma equivocada e utilizam, de maneira repetida, na tomada de decisões, táticas sujeitas ao fracasso.
VECCHIO, R. P. Comportamento organizacional: conceitos básicos,
São Paulo: Cengage Learming, 2008 (adaptado).
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que
A) o tempo gasto com o entendimento da situação, no início do processo de tomada de decisão, deve ser reduzido, tendo em vista a importância de que o gerente tome a decisão o mais rapidamente possível.
B) a transferência do gerenciamento de um problema, de um gestor para outro, pode tornar mais provável o sucesso da tomada de decisão, razão pela qual o gestor não deve gerenciar pessoalmente sua tomada de decisões.
C) a qualidade da tomada de decisão pode exercer forte impacto sobre o desempenho de determinado setor, mas não influencia o desempenho de toda a organização.
D) o estabelecimento de objetivos e metas permite que as equipes tenham uma direção para a solução dos problemas, o que diminui a probabilidade de fracasso na tomada de decisão.
E) a natureza das decisões dificilmente é diversificada, portanto, táticas recorrentes prestam-se a resolver os mais diversos problemas, com otimização de recursos e economia de tempo.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19 - ANULADA
QUESTÃO 20
ENADE 2015: De modo geral, pode-se dizer que etiqueta consiste em um conjunto de regras sobre o comportamento das pessoas no ambiente profissional, social ou familiar.
Muitas regras não são impostas, mas envolvem conceitos que visam contribuir para a qualidade das relações entre as pessoas.
Em entrevista a uma revista de grande circulação, a proprietária de uma empresa de consultoria em etiqueta empresarial afirmou que respeitar algumas regras de comportamento facilita a convivência com pares, chefes e subordinados e pode, inclusive, ser a rota mais curta para uma promoção na carreira profissional.
O quadro a seguir apresenta algumas regras mencionadas na entrevista.
O sentido das regras de etiqueta profissional.
Considerando o exposto, assinale a opção correta.
A) A regra "Disposição para ajudar” pode favorecer a criação de parcerias profissionais, por isso deve-se priorizar a ajuda aos profissionais de cargos de chefia.
B) A regra "Atenção às brincadeiras" decorre, entre outras razões, da necessidade de se evitarem interpretações diferentes decorrentes da diversidade de formações culturais e crenças entre as pessoas que convivem e compartilham o mesmo ambiente.
C) A regra "Equilíbrio no tom de voz" restringe-se aos ambientes coletivos de trabalho, onde muitas pessoas desempenham tarefas que requerem concentração.
D) A regra "Cumprimento de prazos" requer planejamento do tempo e das atividades rotineiras, cabendo às chefias a responsabilidade por eventuais atrasos na entrega de trabalhos realizados durante o cumprimento de horas extras.
E) A regra “Noção de hierarquia” deve ser relativizada, ajustando-se às diferentes culturas que convivem em uma organização.
QUESTÃO 21
ENADE 2015: De acordo com o Decreto nº 70.274/1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência, a bandeira nacional
A) pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, oficiais ou públicas, mas não nas de caráter particular.
B) pode ser hasteada durante o dia, mas não à noite e, normalmente, faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.
C) ocupa lugar de honra entre outras bandeiras, devendo ocupar posição central ou mais próxima do centro e à esquerda deste.
D) é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer, quando hasteada ou arriada simultaneamente com outras bandeiras.
E) é hasteada às segundas-feiras no topo de um mastro especial, construído na Praça dos Três Poderes, em Brasília - DF.
QUESTÃO 22
ENADE 2015: Planejamento e organização são palavras-chave quando se deseja realizar um evento. Conforme as características e as peculiaridades que apresentam, cada evento requer a aplicação de uma técnica específica. Em reuniões, o brainstorming é uma técnica utilizada para
A) esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão.
B) defender um ponto de vista, a partir da discussão entre dois oradores.
C) estimular a livre produção de ideias sobre determinado assunto.
D) debater assuntos de grande interesse de grupos, de classes profissionais, de representantes de países, regiões ou estados.
E) apresentar um tema informativo (geral, técnico ou científico) de autoridade em determinado assunto para um grande número de pessoas.
QUESTÃO 23
ENADE 2015: Para que um conjunto de pessoas que trabalham juntas se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade, de natureza simbólica, que as una, estando elas fisicamente próximas ou não.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. II. ed. São Paulo: Atlas, 2012 (adaptado).
O trabalho em equipe mostra-se como um grande diferencial nas empresas de sucesso. Muito mais do que pessoas que trabalham juntas, a equipe possui características que são próprias de um grupo de pessoas com uma única identidade.
Considerando o exposto, assinale a opção em que são apresentadas vantagens diretas do trabalho em equipe, em comparação com o de um grupo de pessoas que apenas trabalham juntas.
A) Maior velocidade na compreensão e no uso das informações; maior riqueza de ideias; maior possibilidade de assumir riscos; maior comprometimento.
B) Diminuição dos níveis hierárquicos; maior riqueza de ideias; maior possibilidade de assumir riscos; maior comprometimento.
C) Maior velocidade na compreensão e no uso das informações; diminuição dos níveis hierárquicos; maior comprometimento; elevação do nível salarial.
D) Maior riqueza de ideias; maior possibilidade de assumir riscos; baixa rotatividade de pessoal; elevação do nível salarial; maior controle do processo de trabalho.
E) Maior velocidade na compreensão e no uso das informações; diminuição da autonomia individual; baixa rotatividade de pessoal; maior controle no cumprimento das metas e prazos.
QUESTÃO 24
ENADE 2015: Levantamento feito por determinada empresa de consultoria revela que 92% dos recrutadores brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados no mercado.
A pesquisa, realizada em 12 países no final de 2014, com 1 675 diretores da área de recursos humanos, revela que o Brasil, junto com a Áustria, é o país no qual os gestores mais enfrentam desafios para encontrar mão de obra qualificada.
Disponível em: <http://exame-abril.com.br>.
“Acesso em: 23 jul. 2015 (adaptado).
Uma das causas da dificuldade em contratar pessoas qualificadas é a falta de habilidade de comunicação que diversos profissionais apresentam. Em tempos de tecnologias de comunicação cada vez mais avançadas, a capacidade de se comunicar oralmente e por escrito tende a ser um importante diferencial nos processos seletivos.
Com base no exposto, é correto concluir que
A) o uso adequado da linguagem e da redação, assim como as competências técnicas, influenciam significativamente o processo de seleção.
B) os recrutadores observam essencialmente a formação e a competência técnica dos profissionais.
C) o domínio das técnicas de redação é o ponto essencial a ser observado em um processo de seleção.
D) a utilização adequada das técnicas de comunicação eletrônica constitui garantia de contratação profissional imediata.
E) a carência de mão de obra qualificada na Áustria e no Brasil advém da ineficácia dos processos seletivos das empresas em ambos os países.
QUESTÃO 25
ENADE 2015: Suponha que um secretário executivo que trabalhou em uma indústria fabricante de um famoso produto comestível tentou vender a uma indústria rival, por R$ 1,5 milhão, os segredos da fabricação do produto.
Analise essa situação hipotética à luz dos seguintes artigos extraídos do Código de Ética do Profissional de Secretariado Executivo.
I. Dos Princípios Fundamentais — artigo 1º Considera-se Secretário ou Secretária, com direito ao exercício da profissão, a pessoa legalmente credenciada nos termos da lei em vigor.
II. Dos Deveres Fundamentais — artigo 5º Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética.
III. Do Sigilo Profissional — artigo 6º O (a) Secretário (a), no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.
Na situação descrita, foi violado o disposto em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2015: A função gerencial faz parte da rotina secretarial, ainda que na hierarquia os secretários assumam a função de assessoria.
Assinale a opção correta que exemplifica, prioritariamente, a atribuição da função de assessoramento.
A) Utilizar as técnicas secretariais, sendo estas os aspectos mais importantes.
B) Planejar, organizar e controlar a infraestrutura secretarial em diversos níveis gerenciais.
C) Desenvolver ações de comando como atividade fim.
D) Operacionalizar arquivos, agenda, follow-up, reuniões e eventos.
E) Implantar processos gerencias inovadores na organização.
QUESTÃO 27
ENADE 2015: A respeito do que dispõem as normas que regem a redação de correspondências oficiais, de acordo com “o Manual da Presidência da República (Brasil, 2002), assinale a opção correta.
A) Em comunicações oficiais, o nome e o cargo da autoridade que as expede devem constar abaixo do local da assinatura, inclusive nas assinadas pelo Presidente da República.
B) Em ofícios, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve-se incluir também o endereço.
C) Em ofícios, o local e a data em que foi assinado devem ser abreviados e alinhados à margem esquerda do papel.
D) Em comunicações endereçadas a autoridades de hierarquia superior, incluindo-se o Presidente da República, o fecho Atenciosamente deve ser empregado.
E) Em comunicções oficiais, a inteligibilidade do texto e a marca de pessoalidade são requisitos técnicos e formais.
QUESTÃO 28
ENADE 2015: Em um cenário organizacional globalizado e competitivo, onde a troca de experiências e conhecimentos ocorre em ritmo acelerado, o secretário executivo, cada vez mais, passa a exercer suas habilidades gerenciais com o intuito de responder satisfatoriamente às exigências das organizações.
Torna-se imprescindível que esse profissional tenha uma visão estratégica de negócios para poder atuar em parceria com sua equipe em uma perspectiva sistêmica, priorizando atividades, gerenciando informações, compreendendo os objetivos e as metas a serem alcançadas e se comprometendo com a organização.
Disponível em: <htto:/ /www.catho.com-br>.
“Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado)
Considerado a visão estratégica como imprescindível ao trabalho do secretário executivo, assinale a opção que apresenta a ordenação correta das etapas que concretizam essa visão.
A) Planejamento do negócio; estabelecimento e antecipação de objetivos; previsão de tendências; e avaliação das atividades.
B) Estabelecimento de metas e estratégias; identificação de tendências; e disciplina na elaboração das atividades.
C) Estabelecimento de estratégias; identificação das causas e consequências que possam afetar o negócio; e disciplina na execução das atividades.
D) Antecipação de tendências; identificação das causas e consequências que possam afetar positivamente ou negativamente o negócio; e avaliação das atividades.
E) Estabelecimento de objetivos; antecipação de tendências; identificação das causas e consequências que possam afetar positivamente ou negativamente o negócio; e disciplina na elaboração das atividades.
QUESTÃO 29
ENADE 2015: A postura profissional é expressa pelo conjunto de competências e habilidades técnicas e humanas que compõe o perfil do profissional. Tal postura deve ser adequada ao ambiente organizacional, em consonância com o código da organização, e baseada na cordialidade e responsabilidade.
O secretário executivo deve desenvolver habilidades de escuta (de si mesmo e do outro) para a tomada de decisões sensatas e, ainda, exercitar a capacidade de suportar as pressões do ambiente, tanto interno quanto externo.
Assinale a opção que indica competências e habilidades relacionadas à postura descrita.
A) Flexibilidade, resiliência e racionalidade.
B) Etiqueta, inteligência emocional e resiliência.
C) Marketing pessoal, resiliência e flexibilidade.
D) Etiqueta, inteligência emocional e flexibilidade.
E) Marketing pessoal, inteligência emocional e resiliência.
QUESTÃO 30
ENADE 2015: A empresa Alfa, do ramo de gestão eletrônica de documentos, decidiu promover um evento para divulgar seus serviços. Definiram-se como público- alvo os profissionais responsáveis pela gestão de documentos nas demais empresas da cidade onde estava instalada a empresa Alfa e da região de seu entorno.
Verificou-se, porém, que a quantidade de munícipios pertencentes à região era grande, assim como o número de empresas, o que tornava difícil reunir todos em uma única data. Assim, o secretário executivo da empresa Alfa, encarregado de planejar o evento, teve a ideia de organizar uma equipe de divulgação dos serviços e, ao invés de os potenciais clientes terem de se deslocar até a cidade onde a empresa estava instalada, esta iria até o consumidor regional.
Nessa situação hipotética, para divulgar os serviços da empresa, o secretário executivo deveria planejar
A) uma feira.
B) um roadshow.
C) um workshop.
D) um congresso.
E) uma convenção de vendas.
ENADE 2015: Considerando as duas correspondências, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A correspondência 1 é direcionada aos funcionários da empresa e a correspondência 2, aos fornecedores de peças.
PORQUE
II. Na correspondência 1, utiliza-se um formato de documento adequado a uma comunicação interna, com informações pertinentes aos funcionários da empresa; na correspondência 2, observa se a adequação das informações aos fornecedores, sendo o formato do documento apropriado à correspondência externa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
ENADE 2015: O consultor assume papel de agente de mudanças, devendo atuar como um profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionar proativa e interativamente com os diversos fatores do ambiente empresarial.
OLIVEIRA, D. P.R. Manual de consultoria empresarial. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 1999 (adaptado).
O conceito apresentado no texto aplica-se à consultoria secretarial no que se refere
A) à capacidade de expressão linguística do profissional de Secretariado Executivo.
B) à capacidade de assessorar executivos em um cenário de mudanças organizacionais.
C) ao desempenho das atribuições rotineiras inerentes à profissão de secretário executivo.
D) à capacidade de gerenciar as demandas da empresa cumulativamente com as funções secretarias.
E) ao desempenho de novos papéis disponíveis no mercado e à diversidade de atribuições que exigem formação específica e aperfeiçoamento contínuo.
QUESTÃO 33
ENADE 2015: O profissional de Secretariado Executivo dispõe de instrumentos que contribuem para otimização de suas atividades, sendo os recursos tecnológicos seus grandes aliados, pois maximizam a produtividade nas organizações.
No âmbito da assessoria executiva, é fundamental a utilização das ferramentas de tecnologia da informação (TI) no que se refere à automação de escritório; à comunicação; à gestão de processos; e à softwares empresariais.
UMA M.A;SOARES A PO secretário executivo e a tecnologia da informação:
um estudo sobre a utilização de recursos tecnológicos pelos profissionais
da. cidade de Belém-PA. Revista Gesec, v.5, n. 2, 2014 (adaptado).
Essas ferramentas de TI podem ser identificadas no cotidiano e nas rotinas do profissional de secretariado, correta e respectivamente, por
A) processador de texto (Word, Writer); gerenciamento de documentos (Notes); intranet, softwares; aplicativos administrativos.
B) apresentação gráfica (Power Point, Impress); chamadas telefônicas (Skype); intranet, softwares; aplicativos comerciais.
C) banco de dados (Access); videoconferência; gerenciamento de atividades (Outlook); processador de texto (Word, Writer).
D) planilha eletrônica (Excel, Calc); mensagens instantâneas (MSN, Messenger); gerenciamento de projetos (Project); aplicativos administrativos (agenda eletrônica).
E) mensagens instantâneas (MSN, Messenger); gerenciamento de documentos (Notes); aplicativos administrativos, softwares; planilha eletrônica (Excel, Calc).
QUESTÃO 34
ENADE 2015: De acordo com a Lei nº 7.377/1985, complementada pela Lei nº 9.261/1996, que dispõe sobre o exercício da profissão de secretário e dá outras providências, é considerado secretário executivo aquele que preenche os requisitos constantes no Artigo 2º, inciso I, a seguir transcrito.
"Art.2º Para os efeitos desta Lei, é considerado:
I - Secretário Executivo
a) o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei.
b) o portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de vigência desta Lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionados no Art. 4º. desta Lei.”
Entretanto, mesmo com os requisitos definidos e publicados em lei, é comum encontrar em editais de seleção e de concursos públicos a não conformidade quanto à formação profissional nas ofertas de vagas para o cargo de secretário executivo.
A seguir são apresentados quatro exemplos extraídos de editais, com a descrição dos requisitos básicos para a contração de profissionais de secretariado em diferentes órgãos públicos.
Com base no exposto, conclui-se que estão em consonância com a referida lei apenas os requisitos dos editais
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 35
ENADE 2015: Beatriz, secretária executiva de uma multinacional com sede no Brasil atua em uma diretoria e gerencia uma equipe de seis secretários executivos. A empresa adota um sistema de centralização de informações, Ou seja, os setores subordinados à diretoria, por meio de um sistema integrado de comunicação, solicitam Os serviços secretariais à diretoria, que, por sua vez, delega as atividades à equipe. Como se trata de uma multinacional, as viagens internacionais são frequentes.
Em certa ocasião, Beatriz delegou a um secretário que preparasse a viagem de uma executiva ao Japão, para fechamento de uma negociação importante. O secretário, que se via ocupado no momento, repassou a atividade a outro colega de equipe, sem que Beatriz ficasse sabendo.
No dia da viagem, Beatriz recebeu uma ligação da executiva informando que o veículo da empresa ainda não havia ido buscá-la e, por isso, corria o risco de perder o vôo. Imediatamente, ela providenciou um táxi para a executiva. Após o ocorrido, Beatriz advertiu os dois secretários, conscientizando-os sobre a importância da comunicação e do cumprimento responsável das atribuições a eles delegadas.
Na situação apresentada, as decisões tomadas pela secretária executiva convergem em um modelo de gestão que
I. visa ao funcionamento eficiente e eficaz da organização.
II. assegura a qualidade nas relações interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas.
III. considera os recursos materiais e financeiros disponíveis para o desenvolvimento das rotinas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
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