Prova Turismo ENADE 2015 com Gabarito

Prova Turismo ENADE 2015 com Gabarito

Prova Turismo ENADE 2015 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2015 - QUESTÃO 09
Um município não vai realizar sua tradicional festa do Rodeio neste ano. O prefeito precisou escolher entre dupla sertaneja, bois ou o combustível que alimenta as bombas de água da cidade. Em estado de calamidade desde junho, a coisa não está para muita comemoração. A água, de que dependem quase 23 000 habitantes, acabará em no máximo 60 dias. Quando o prefeito chegou à prefeitura, em 2013, descobriu que 50% das contas de água não haviam sido pagas, colégios, ginásios e campos de futebol tinham perdas históricas e as tarifas do serviço não haviam sido ajustadas durante anos. Em um município seco, onde cada morador gasta em torno de 250 litros por dia — a média recomendada pela OMS é de 110 litros —, o sistema está próximo do colapso.

O chefe do Executivo local se converteu rapidamente no que, em qualquer cidade, se classificaria como o antipolítico. Aumentou as tarifas de água, cortou o fornecimento de quem não pagava, decretou estado de calamidade, começou a multar quem lavasse veículos e calçadas com a mangueira, dividiu a cidade em norte e sul para organizar os cortes e suspendeu a festa. “Já me avisaram que seria um desgaste político. Sem dúvida, é, mas tenho escolas, creches e hospitais para abastecer. Eu não me considero um político, tenho que ser um gestor. A situação é extremamente preocupante.”
Disponível em: <http;:/ brasil elpais .com/brasil> Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).

Diante dos desafios para o desenvolvimento turístico, na localidade referida no texto, a gestão e o uso ético e responsável dos recursos do patrimônio ecológico e cultural requerem

A) ações políticas baseadas em visões de curto prazo, valorizando-se a rentabilidade a partir de seus efeitos multiplicadores.

B) políticas econômicas que deixem de ponderar a distribuição proporcional de ganhos e perdas entre os agentes envolvidos.

C) propostas de desenvolvimento turístico que desconsiderem a geração de emprego e renda, bem como a avaliação dos impactos.

D) concepções de desenvolvimento turístico que conjuguem lucratividade, preservação do patrimônio e compromissos socioambientais.

E) políticas públicas de turismo implementadas de maneira autônoma, dispensando a articulação com outras políticas setoriais, em instância local e nacional.


ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Um empreendimento hoteleiro contratou um turismólogo para resolver três questões críticas: (1) reduzir os altos índices de reclamação dos clientes; (2) melhorar as relações entre funcionários e clientes; e (3) reduzir o consumo de água e energia. 
Diante dessa situação, o turismólogo contratado deve

I. adotar os princípios da hospitalidade e investir em programas de certificação do turismo sustentável e de qualidade.

II. instalar sensores fotovoltaicos e de movimento, lâmpadas de baixo consumo, redutores de vazão de água nas torneiras e nos chuveiros e incentivar a reutilização de toalhas.

III. promover a valorização dos funcionários e colaboradores por meio de programa de recompensas e firmar parcerias para a qualificação de pessoal.

IV. implantar um programa de endomarketing e investir em novos canais de comunicação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 11
No futuro, as viagens estarão conectadas pela tecnologia e pelo marketing. Pelo menos é o que aponta o relatório Skift Manifesto no Futuro das Viagens em 2020, o qual discorre sobre o distanciamento dos modos mais tradicionais e a aproximação com as novidades. Segundo o documento, o setor de turismo deve estar focado na mudança do consumo em todos Os campos, não apenas nas viagens. O futuro está presente nas smart cities (cidades inteligentes).

A evolução de cidades inteligentes cria a era da smart mobility (mobilidade inteligente). Trata-se de uma tendência que foge do ritual habitual, que contempla planejamento, compra e realização de viagens. Dessa forma, observa-se o denominado “desempacotamento da viagem”, o qual poderá, por exemplo, afetar, com maior intensidade, o setor hoteleiro, devido à adesão de viajantes modernos a meios alternativos. Trata-se da independência na composição de uma viagem.
Disponível em: <http://wwwpanrotas.com.br>.
“Acesso em: 4 ago. 2015 (adaptado).

Utilizada no texto acima, a expressão “desempacotamento da viagem” diz respeito

A) ao uso, pelos viajantes, das novas tecnologias de acesso a fornecedores e redes sociais, que permitem o compartilhamento de experiências, e a websites especializados em serviços e produtos turísticos, que possibilitam a organização autonôma de uma viagem.

B) à grande quantidade de informações necessárias ao planejamento, à organização e ao controle de estadas nos parques hoteleiros dos destinos turísticos, de forma a tornar o uso e o acesso a esses estabelecimentos mais próximo do cliente.

C) ao processamento e ao fluxo de informações direcionadas ao fornecedor, intermediário ou consumidor final, concebidos como um agregado único de produtos e serviços de hotelaria.

D) às influências das novas tecnologias que distribuem informações de pacotes e roteiros ainda em desenvolvimento e integram as tradicionais empresas turísticas.

E) a iniciativas das empresas do setor hoteleiro de apresentar novas alternativas de acomodação a seus novos clientes como forma de ampliar o mercado.


ENADE 2015 - QUESTÃO 12
INDAGACAO

Com relação aos dados apresentados na figura acima, avalie as afirmações a seguir.

I. No período entre 2003 e 2013, alguns brasileiros tiveram acesso à compra de viagens nacionais/ passagens aéreas e notebooks. Para esses brasileiros, o turismo pode representar um novo elemento de status.

II. Mesmo em cenário econômico adverso, a renda per capita da classe média era de R$ 320,00 a R$ 1 120,00, com previsão de crescimento de 7,5% entre 2013 e 2023. Esses dados indicam que, no período analisado, a classe C ampliou sua participação na economia, o que influenciou o consumo da atividade turística.

III. Os perfis revelados pelo estudo permitem que as empresas tenham uma visão segmentada dos consumidores e entendam como endereçar ações, produtos e serviços, criando soluções para diferentes nichos, que, anteriormente, eram observados como um único alvo. Portanto, diante dos dados apresentados, as empresas podem empreender novas frentes de consumo e abordar com precisão os mercados mencionados, aumentando os preços dos produtos para a classe C e, consequentemente, melhorando a economia do Brasil.

IV. Entre os produtos e serviços mais desejados pela classe C, destacam-se as viagens nacionais/ passagens aéreas e as viagens internacionais. A expectativa é que os consumidores da classe média desembolsem R$ 8,5 milhões com viagens nacionais, R$ 3,5 milhões com viagens internacionais, R$ 7,8 milhões com notebooks e R$ 4,5 milhões com tablets.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 13
A preservação do patrimônio cultural no Brasil é prioridade do Ministério da Cultura e tem agora um novo marco: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Com o programa, a gestão desse patrimônio ganha uma nova dimensão, que vai além da intervenção física nos monumentos protegidos e reforça o sentimento de pertencimento e de cidadania dos brasileiros em relação aos símbolos de nossa cultura. Os proprietários podem recuperar suas residências ou mesmo investir na adaptação de edifícios para exploração econômica em atividade hoteleira e gastronômica. Também está em andamento uma nova estratégia de preservação do patrimônio cultural comprometida com o desenvolvimento local e sustentável, o que incentiva a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura.
Disponível em: <http;//portaliphan.govbr>. Acesso em: 6set. 2015 (adaptado).

Em face do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O investimento público e privado na preservação do patrimônio cultural corresponde a uma parte das iniciativas que estimulam o desenvolvimento sustentável de uma localidade, na perspectiva tanto ecológica, econômica e espacial quanto de estímulo às relações mais democráticas, de ampliação da cidadania e da qualidade de vida urbana.

PORQUE

II. O PAC Cidades Históricas, novo marco da política de preservação do patrimônio no Brasil, pressupõe o envolvimento das comunidades devido aos significados sociais dos bens culturais e do paradigma de preservação integrada, associados a outros aspectos da vida local.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 14
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm revolucionado os métodos de pesquisa. Com o advento da internet, surgiram novas possibilidades de coleta de dados, cujo uso resulta em otimização de tempo e custo, superação das restrições de distância e acesso a interfaces multimídia.

Com relação ao uso das TIC na pesquisa de Turismo, avalie as afirmações a seguir.

I. O alto custo das soluções associadas ao uso das TIC inviabiliza a incorporação dessas tecnologias à pesquisa de turismo.

II. A pesquisa relacionada a Turismo deve assegurar a privacidade dos indivíduos nela envolvidos, ainda que, cada vez mais, dados públicos estejam disponíveis na internet para livre consulta.

III. Se o uso de soluções das TIC, por um lado, pode facilitar a pesquisa de Turismo, por outro, requer do pesquisador outros cuidados no planejamento da pesquisa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 15
O estado da Bahia editou a Lei nº 12.933, de O9 de janeiro de 2014, que se baseia nas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil. A seguir, destacam-se alguns trechos dessa lei. 

“Art. 4º São princípios orientadores da Política Estadual de Turismo:

VI — descentralização: instrumentos de gestão participativa que ampliem as possibilidades de organização da sociedade, destinados a promover desconcentração das responsabilidades na gestão do desenvolvimento do turismo, envolvendo as instâncias municipais, regionais, estaduais e federais;

Art. 5º - São objetivos da Política Estadual de Turismo:

I — reduzir as disparidades sociais e econômicas, promover a inclusão social pelo crescimento da oferta e oportunidades de trabalho, bem como a distribuição de renda às populações dos destinos turísticos do Estado da Bahia;

IV — beneficiar as regiões de menor nível de desenvolvimento econômico e social, estimulando a criação, consolidação e difusão dos produtos e destinos turísticos baianos, com vistas a atrair turistas nacionais e estrangeiros.”
Disponível em: <http://bahia.com.br>. Acesso em: 7 ago. 2015.

Considerando a situação em que um turismólogo tenha sido contratado para desenvolver um projeto que atenda às diretrizes do Programa de Regionalização e ao disposto nos artigos 4º e 5º da referida lei, avalie as afirmações a seguir a respeito das ações pertinentes à conduta desse profissional.

I. Estudar a organização das regiões turísticas estabelecidas no estado, visando conhecer a realidade de cada uma delas, para, em seguida, propor a forma de organização de seu trabalho e determinar as regiões que o projeto irá priorizar.

II. Aplicar esforços nas regiões já desenvolvidas, para que aumente o fluxo turístico nelas, eleve-se a geração de divisas e fortaleçam-se os produtos já consolidados.

III. Estimular a organização de arranjos produtivos locais e o diálogo entre as instâncias de governança das regiões, visando disseminar as boas práticas e o aprendizado, beneficiando as regiões menos desenvolvidas.

IV. Propor mecanismos de incentivos — por exemplo, o ICMS Turístico —, visando benefícios das regiões de menor desenvolvimento econômico e social, para que elas possam criar e difundir seus produtos turísticos.

São corretas apenas as ações descritas em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 16
INDAGACAO

Analisando a figura, que apresenta resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi em 2010, conclui-se que o turista paulista prefere viajar

A) com amigos e, no período de férias, seu destino principal é o Nordeste.

B) em grupo se o destino for o Nordeste e o período for um fim de semana comum.

C) com cônjuge e filhos e, se o período for de férias, o destino escolhido é o Nordeste.

D) acompanhado de seus familiares, filhos ou outros parentes, em fins de semana comuns e para a região Sudeste.

E) acompanhado de seus familiares, nas férias, nos feriados ou fins de semana prolongados e o principal destino é a região Sudeste, seguida do Nordeste.


ENADE 2015 - QUESTÃO 17
O turismo, como qualquer outra atividade econômica voltada ao desenvolvimento, envolve ações planejadas e implementadas segundo diretrizes preestabelecidas e acordadas, não se resumindo a um processo alheio às demandas, vocações e potencialidades locais. No mundo, a concepção de turismo tem se voltado para “os princípios de regionalização, como forma de propiciar o desenvolvimento sustentável e a minimização ou superação dos impactos negativos causados, no passado, por visão isolada desse processo.
BRASIL Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo: Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional (módulo Operacional 4) - Roteiros do Brasil, 2006 (adaptado).

INDAGACAO

Considerando essas informações, o profissional de turismo deve

A) promover a integração das regiões turísticas com a ligação e a complementação dos roteiros turísticos, propiciando meios e condições para que todos os atores envolvidos participem de todas as etapas do processo.

B) concentrar sua atuação em uma região, para estabelecer os roteiros turísticos, articulando-se, se necessário, com a esfera não governamental, para que as ações não sejam duplicadas ou realizadas de forma paralela.

C) atentar para aspectos essenciais do projeto de crescimento econômico de uma região, em detrimento das rotas turísticas, em virtude da divisão de receitas com outras regiões.

D) adotar abordagem técnica e unidimensional de espaço e planejamento, assegurando valores, habilidades, vocações e potencialidades específicas de cada município turístico.

E) priorizar a mudança no foco do ordenamento da atividade turística do âmbito municipal  para o estadual, com a participação do poder público e da iniciativa privada.


ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Suponha que, em uma cidade brasileira com 60 mil habitantes e em que o turismo seja a principal atividade econômica, seguido da indústria, determinado grupo de investidores tenha apresentado uma proposta para à instalação de um parque temático em um grande espaço, como forma de ampliar a demanda e a receita turística da cidade.

Simultaneamente, uma empresa automobilística elaborou um projeto para instalação de uma fábrica de veículos nesse mesmo grande espaço, com o argumento de geração de mais empregos.

Suponha, ainda, que, em razão do aumento do índice de criminalidade nessa cidade, o governo municipal esteja pretendendo utilizar esse espaço para a implantação de um complexo esportivo com quadras, pista de Skate, academia e outros equipamentos, visando ao lazer da população.

Diante desse cenário, para a tomada de decisão quanto ao uso do espaço, buscou-se a consultoria de uma equipe de profissionais de Turismo que trabalha para o desenvolvimento da cidade. Avalie as ações apresentadas a seguir e indique as que essa equipe deve realizar.

I. Defender o uso do espaço para a instalação do parque temático, uma vez que o turismo é a principal atividade econômica da cidade e, nesse caso, é papel dos consultores garantir que o espaço destinado ao turismo não seja ocupado para outras atividades.

II. Sugerir mecanismos para condicionar a implementação do parque temático a estratégias de inserção da comunidade, de forma que o espaço também seja utilizado para lazer dos habitantes.

III. Planejar, junto ao governo municipal, um complexo de lazer, de utilização gratuita para a população local, no qual sejam desenvolvidas atividades de valorização da cultura, do esporte e do meio ambiente, visando não só o bem-estar da população local, mas também à redução dos índices de criminalidade.

IV. Avaliar, a partir de estudos sobre outras realidades, a possibilidade de a implantação de uma indústria automobilística minimizar os índices de criminalidade e contribuir para o desenvolvimento turístico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 19
De acordo com o último Censo do IBGE, 23% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência. São 45,6 milhões de pessoas com dificuldades motoras, auditivas, visuais ou intelectuais.

Os dados sinalizam não só a necessidade de políticas públicas que contemplem essa realidade, mas também oportunidades de negócios para empreendedores em turismo. Exemplo disso são os projetos inovadores implantados na cidade de Socorro (SP), os quais foram premiados nas categorias de melhor projeto para pessoas com deficiência e prática de turismo responsável: Best for People with Disabilities e World Responsible Tourism Award — Overall Winner, durante a World Travel Market (WTM), a maior feira de turismo do mundo, realizada em Londres, em 2014.

Essas premiações destacam inovações, como, por exemplo, a adaptação de equipamentos de segurança, para que paraplégicos e tetraplégicos possam realizar atividades de aventura, como tirolesa, cavalgada e boiacross.
Disponível em: <wwturismo:goubr>. Acesso em: 7 set. 2015 (adaptado).

Com base nesse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os projetos inovadores de Socorro (SP) demonstram que, quando o foco do turismo é a acessibilidade, os equipamentos e serviços turísticos devem atender a todos os públicos, com ou sem restrições.

PORQUE

II. Responsabilidade social e competitividade empresarial podem coexistir em empreendimentos turísticos, tornando-se um diferencial de mercado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 20
Nos últimos anos, o Brasil vem aprimorando o know-how em organizar megaeventos. Após a experiência com a Copa do Mundo da FIFA 2014, alguns aspectos puderam ser melhorados, inclusive aqueles presentes no planejamento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No histórico deste megaevento, há dois casos de sucesso: os Jogos Olímpicos Barcelona 1992 e os de Londres 2012.

Em ambos, autoridades, empresários, comitê organizador e população local entenderam que ser a sede desse importante evento geraria grande movimentação econômica pela recepção de estrangeiros, entrada de divisas e prospecção de novos investidores, além de benefícios sociais, como melhoria de espaços públicos, pensamento estratégico na gestão das cidades e reforço na relação de pertencimento local. Nas duas cidades, houve consenso entre os atores envolvidos no processo, além de um trabalho antecipado e extenso de ações artísticas e culturais capazes de incluir a proposta dos Jogos Olímpicos na estratégia de desenvolvimento das cidades, com o intuito de que os impactos do evento perdurassem nos anos seguintes, nos respectivos países.
REIS, A. C. E. (Org) Cidades criativas, soluções inventivas: o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais São Paulo: Garimpo de Soluções, 2010 (adaptado).

Com base no texto acima, quais estratégias devem ser adotadas pelo Brasil para conseguir um incremento no turismo após os Jogos Olímpicos Rio 2016?

A) Incorporar práticas sustentáveis durante o evento; modernizar museus e espaços históricos; investir em divulgação para o turista doméstico, principal público do evento; eleger uma única imagem desejada para à país durante a campanha de divulgação.

B) Reunir os propósitos da iniciativa pública e privada de migrar a receita da cidade-sede para o entorno; padronizar todos os equipamentos turísticos, visando à melhoria da imagem do país; capacitar mão de obra direta e indiretamente envolvida com o turismo; reforçar a imagem atual do país na campanha de divulgação.

C) Unir forças dos atores envolvidos, colaboradores da esfera municipal, estadual e federal, empresariado e comunidade local, em prol do mesmo objetivo; realizar trabalho antecipado de valorização artística e cultural brasileira; mesclar a programação dos Jogos Olímpicos com a promoção da identidade cultural, para que não se tornem assuntos distintos.

D) Eleger a opinião da comunidade local como majoritária, para nortear os trabalhos de captação de mais turistas para o Rio de Janeiro; investir em sinalização turística, para melhor circulação do visitante; qualificar o empresariado do trade turístico que atende indiretamente o visitante; priorizar o atendimento o turista em negócios, desde que relacionados aos Jogos Olímpicos.

E) Traçar um plano de ação de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Turismo, uma vez que se trata de evento internacional; envolver o setor industrial e agrícola para opinar sobre o planejamento dos Jogos Olímpicos; compensar a emissão de poluentes na atmosfera devido à grande concentração de participantes, plantando mudas de árvores; investir maciçamente na divulgação impressa do evento, por ser a que resulta em maior número de turistas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 21 - ANULADA

ENADE 2015 - QUESTÃO 22
INDAGACAO

Essa charge remete ao seguinte fundamento do  Planejamento Turístico:

A) o uso intensivo dos atributos naturais representa à base para o desenvolvimento do turismo.

B) a delimitação de áreas de preservação ambiental é pouco relevante para o desenvolvimento sustentável do turismo.

C) o planejamento dos espaços turísticos pode ser realizado independentemente do mapeamento da região do entorno.

D) o plano de manejo e os estudos de capacidade de carga são importantes instrumentos de controle dos impactos em áreas naturais.

E) as áreas de degradação ambiental são áreas essenciais para o desenvolvimento de destinos e empreendimentos turísticos.


ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Com relação ao serviço de táxi como apoio turístico, avalie as afirmações a seguir.

I. No âmbito do receptivo local, o taxista, como prestador de serviço de apoio turístico, pode influenciar a experiência do visitante.

II. O taxímetro é um mecanismo que assegura transparência na fixação do preço do percurso solicitado pelo turista.

III. A recente adoção de carona paga, facilitada por meio de aplicativos de telefonia móvel, tem fomentado discussões acerca da segurança, qualidade e confiança na prestação do serviço prestado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Estima-se construir em Itajaí, município de Santa Catarina, especificamente na Praia Brava, o Complexo Turístico/Habitacional Canto da Brava em uma área de 290 642,11m². O plano do empreendimento projeta a construção de lotes residenciais, áreas de hotelaria, esportivas, sociais e de lazer; vias de circulação e área de estacionamento; além de áreas verdes e de preservação permanente. Mensura-se a população de aproximadamente 2 320 pessoas, com o complexo em pleno funcionamento, considerando-se moradores, usuários e funcionários.
Disponível em: <http;//biosphera.eng.br>. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

A conservação da originalidade dos recursos naturais da Praia Brava necessita de eficaz manejo, que consiste em minimizar ou extinguir qualquer impacto humano negativo, agregando-se nova conduta em relação à visitação e ocupação pela população usuária da Praia Brava, e não somente diminuir o número de moradores e visitantes a um máximo suportável à resiliência dos ecossistemas. Almejando tal conservação, um estudo foi realizado para analisar a capacidade de carga da Praia Brava, para atender a grande empreendimento imobiliário e turístico.
MACIEL, N. AL; PAOLUCCI, L; RUSCHMANN, D. V. M. Capacidade de carga 
no planejamento turístico: Estudo de caso da Praia Brava — Itajaí frente à implantação 
do Complexo Turístico Habitacional Canto da Brava. Revista Brasileira
 de Pesquisa em Turismo. v.2,n.2, jul. 2008 (adaptado).

Considerando essas informações e as etapas do planejamento da futura instalação do Complexo Turístico/ Habitacional Canto da Brava, sabe-se que é necessária a definição da capacidade de carga para corroborar a viabilidade ambiental e socioeconômica do empreendimento, porque essa é uma etapa que

I. serve de base para se elaborar o planejamento do complexo, o qual deve ser intersetorial, visando-se à preservação dos ecossistemas e ao atendimento das expectativas dos vários segmentos do mercado turístico que buscam o encontro com a natureza.

II. requer que se demonstre que a futura implantação do empreendimento turístico não apenas é compatível com o padrão de uso desejável para a Praia Brava, mas também contribui para conservação do local, à medida que favorece o ordenamento da sua ocupação.

III. permite a integração e a quantificação de fatores físicos, bióticos e de infraestrutura, por meio do cálculo das capacidades de carga física, real e efetiva, usando-se componentes biofísicos, socioculturais e psicológico dos visitantes e de manejo e gestão.

IV. requer estudos mais aprofundados com base na identificação, quantificação e qualificação dos diversos aspectos envolvidos na avaliação dos impactos antrópicos na biota da Praia Brava, embora esteja atrelado a métodos de identificação e avaliação de indicadores ambientais, com base em critérios objetivos, utilizando os dados disponíveis da melhor maneira possível.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 25
O interesse do paulistano pelas estruturas cicloviárias na cidade de São Paulo tem despertado a atenção de empresários locais. Em 2012, uma empresária lançou um passeio monitorado na capital paulista, com percurso de 30 quilômetros na região central da cidade. Assim, marcou posição em um setor cuja demanda começou a ganhar corpo nos últimos anos, devido à tendência global de uso da bicicleta como alternativa de transporte em grandes cidades. O negócio ainda ocupa espaço incipiente nos resultados da pequena empresa, no entanto, o investimento em São Paulo é visto como saída para quem planeja avançar em escala e reduzir o alto impacto da sazonalidade, um problema sério no segmento. O passeio por São Paulo dura três horas, incluindo o empréstimo da bicicleta, os acessórios de segurança e regalias como frutas, água, isotônicos e até um veículo, que acompanha os ciclistas para que os mais cansados possam relaxar. O produto é comercializado por uma rede de 300 agências de turismo.
Disponível em: <http:/ /pme.estadao.com.br> Acesso em: 5 set. 201.5 (adaptado).

Com a flexibilização nas relações de produção, trabalho e consumo decorrentes da globalização, diferentes e inovadores negócios de turismo vêm sendo criados nos últimos anos, a exemplo do cicloturismo. Os produtos e serviços vinculados a esses diferentes tipos de negócios explicitam as transformações da demanda, da dinâmica de distribuição e do mercado turístico. 

Considerando esse contexto e a situação apresentada na reportagem, infere-se que as referidas transformações correspondem

A) à ampliação da distribuição, à redução de custos de produção de bens e serviços e ao atendimento de novas demandas de lazer e turismo.

B) à diversificação dos canais de distribuição, ao aumento da renda e dos gastos dos turistas e ao atendimento dos gostos e hábitos de consumo da demanda turística.

C) à competição entre intermediários na distribuição, à oscilação do preço de produtos e serviços e à impossibilidade de estocagem do produto/serviço turístico.

D) à adaptação dos intermediários à dinâmica contemporânea de distribuição, ao aumento do preço dos fatores de produção e à satisfação de demandas tradicionais de consumo.

E) à implementação de estratégias eletrônicas de distribuição, à redução do preço de produtos e serviços concorrentes e à insatisfação da demanda em relação à oferta turística contemporânea.


ENADE 2015 - QUESTÃO 26
A busca de novos produtos turísticos pelos consumidores tem levado a mudanças nas estratégias de planejamento, gestão e promoção do turismo, privilegiando-se a oferta segmentada de produtos turísticos. Esse novo comportamento de compra tem exigido, cada vez mais, a criação e oferta de produtos direcionados para demandas específicas, visando-se oferecer diferentes experiências para os visitantes.

Diante disso, a segmentação da oferta turística passa a ser importante critério no processo de elaboração de estratégia para desenvolver o turismo em uma localidade, com vistas a atrair e agradar os diferentes perfis de visitantes. Mas é importante ressaltar que o produto — a oferta — deve ser adequado à demanda.
BRASIL. Segmentação do turismo e o mercado. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação, 2010 (adaptado).

No que concerne à oferta segmentada de produtos turísticos, avalie as afirmações a seguir.

I. Não existe um único perfil de público, mas, sim, diversos segmentos, que devem ser identificados por características e comportamentos de consumo, assim como existem várias ferramentas para atingir tais consumidores.

II. Ao se conhecer o comportamento do visitante, é possível planejar estratégias e ações para promover posição competitiva do destino junto aos nichos de mercado que se deseja conquistar e manter, o que já representa etapa do processo de segmentação do turismo.

III. É importante, exclusivamente no período de alta estação das atividades turísticas, combinar o uso de ferramentas de acordo com a segmentação do turismo, a fim de ajudar os gestores públicos e privados do turismo e levá-los a refletir sobre os aspectos que influenciam a tomada de decisão sobre o que ofertar e para quem ofertar os produtos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 27
O fluxo de pessoas em busca de novas vivências, experiências e novos conhecimentos continua a crescer, o que incentiva o desenvolvimento do turismo em diversas regiões. As pessoas não conseguem produzir tudo que desejam consumir e, no mercado turístico, essa relação não poderia ser diferente. Cada região apresenta particularidades, o que gera produtos que não são encontrados em outros lugares. E sempre existem pessoas, em diferentes regiões, interessadas nesses produtos. Quando se fala em mercado turístico remete-se à noção de segmentação da oferta ou da demanda, pois é improvável que todos os consumidores tenham as mesmas preferências ou se disponham a pagar sempre por apenas um tipo de experiência turística.
DIAS, R. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2005 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para entender a demanda turística, deve-se considerar que as pessoas que compõem esse mercado pensam e agem de forma diferente, conforme suas motivações de viagens ou experiências anteriores.

PORQUE

II. A heterogeneidade das pessoas que compõem a demanda de turismo é um dos fatores que movimenta o mercado turístico, mesmo que não abra portas para novas oportunidades de negócios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 28
Programa de viagens para idosos cadastrou 218 
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O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que visa promover à inclusão social de aposentados, pensionistas e de pessoas a partir de 60 anos, bem como movimentar o mercado brasileiro de turismo, especialmente nos períodos de baixa temporada. De acordo com o IBGE, em 2010, havia, no Brasil, 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que correspondia a 12,1% da população brasileira.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br>.
“Acesso em: 6 ago. 2015 (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A mudança da pirâmide etária do Brasil justifica a política que visa promover a inclusão de idosos, como forma de melhorar o acesso deles ao lazer e ao turismo.

II. A forma de execução do programa ilustra uma tentativa de promover a transversalização de políticas públicas de Turismo.

III. O programa evidencia a adoção de política de inclusão social direcionada a um público específico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Localizada em meio à floresta Amazônica, na confluência dos Rios Japurá e Solimões, encontra-se a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que abriga a Pousada Flutuante Uakari — um meio de hospedagem referência na localidade — integrante do Programa de Ecoturismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O empreendimento tem a finalidade de gerar renda para os moradores locais e contribuir para a conservação dos recursos naturais. Por meio da Associação de Guias e Auxiliares de Ecoturismo de Mamirauá (AAGEMAM), oito comunidades participam da gestão e operação da pousada em sistema de rodígio — em média 10 dias por mês — retornando depois a sua casa.

O objetivo é que ninguém fique dependente da atividade turística e possa continuar exercendo outras atividades. Essas pessoas atuam também no fornecimento de produtos, comercialização do artesanato e na recepção dos turistas em suas comunidades. Os excedentes financeiros da pousada são divididos da seguinte forma: 50% entre as comunidades e 50% para o sistema defiscalização comunitária. Uma comissão composta por representantes das comunidades avalia a participação de todos e o respeito às normas de conduta estabelecidas, para determinar o valor que cada comunidade receberá na divisão.
BETTI, P. Turismo comunitário na economia solidária. In: VI Encontro Nacional da Anppas. Belém - PA, 2012. Disponível em: <http://uakarilodge.com.br>. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).

Com base no caso apresentado e considerando a prática da economia solidária no turismo comunitário, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Atividade que visa ao desenvolvimento econômico e ao protagonismo das comunidades, o turismo comunitário inclui, no planejamento, organizações sociais alternativas, como evidencia a experiência da Associação de Guias e Auxiliares de Ecoturismo de Mamirauá (AAGEMAM).

PORQUE

II. A economia solidária, de base associativista e cooperativista, é voltada para a produção, o consumo e a comercialização de bens e serviços, caracterizando-se pela autogestão, autonomia de cada empreendimento e igualdade entre os membros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 30
Uma pesquisa foi realizada para avaliar a satisfação dos passageiros com os serviços dos aeroportos brasileiros. A coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses de abril a junho, totalizando 12 701 entrevistas. Desse total, foram realizadas 8 116 entrevistas com passageiros de voos domésticos e 4 585 entrevistas com passageiros de voos internacionais nos aeroportos envolvidos na pesquisa, obtendo-se a representatividade da população prevista estatisticamente.

A coleta de dados consistiu na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros, no embarque e desembarque dos aeroportos. As entrevistas foram realizadas nos horários de maior fluxo de passageiros, de acordo com o planejamento de voos regulares aprovados pela ANAC, a fim de se obter a opinião do passageiro no momento em que o aeroporto apresentasse maior concentração de atividades em operação. Os passageiros entrevistados avaliaram indicadores referentes a conforto, segurança, cordialidade, tempo de espera, distância, instalações, limpeza, alimentação e satisfação geral, atribuindo notas de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a menor nota possível e 5 a maior nota possível, assim classificadas:  (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom).
SAC. Relatório de desempenho operacional dos aeroportos. Disponível em: <http://www.aviacaocivil.gov.br>.
“Acesso em: 4 ago. 2015 (adaptado).

Considerando o texto, que trata de pesquisa sobre o nível de satisfação dos passageiros nos aeroportos brasileiros, avalie as afirmações a seguir.

I. Na pesquisa mencionada, o instrumento de coleta de dados foi a entrevista padronizada ou estruturada, com o objetivo de obter informações sobre serviços de aeroportos brasileiros.

II. À população pesquisada foi composta por passageiros de voos domésticos e internacionais, em aeroportos brasileiros. A amostra foi não probabilística e, em sua distribuição, foram considerados os horários de maior concentração de atividades em operação.

III. A tabulação e a análise dos dados foram organizadas de forma a confrontar, comparar dados e provas, a fim de se confirmarem ou rejeitarem as hipóteses da pesquisa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


Texto para as questões 31 e 32

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma alternativa ao modelo de turismo convencional e atende às necessidades de conservação dos modos de vida tradicionais de pequenas comunidades e da biodiversidade, além de estimular o desenvolvimento econômico local. Esse modelo de desenvolvimento turístico é baseado na autogestão, na valorização da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando à apropriação, pelas comunidades, dos benefícios advindos do desenvolvimento do setor.

Os serviços turísticos vinculados ao TBC incluem o compartilhamento do modo de vida e do patrimônio cultural e natural, a partir de serviços como hospedagem, alimentação, lazer, entretenimento e venda de produtos das localidades. Experiências no Brasil têm-se mostrado bem-sucedidas e fomentado economias locais, proporcionando complemento de renda a muitos moradores. Projeto desenvolvido pela Associação das Mulheres do Pesqueiro, na área de influência da Reserva Marinha Extrativista do Soure, na Ilha de Marajó (PA),  reflete essa realidade. A associação oferece serviços de hospedagem domiciliar, produtos artesanais, passeios e vivências locais. A iniciativa é pautada na gestão e oferta de bens e serviços.
BARTHOLO, R. Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras, 
Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009 (adaptado).

ENADE 2015 - QUESTÃO 31
Considerando as especificidades do modelo de Turismo de Base Comunitária (TBC), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O TBC pode ser implementado quando o ator social se reconhece como agente do processo de construção da realidade e da dinâmica de desenvolvimento de sua região.

PORQUE

II. O protagonismo social, condição essencial para esse tipo de turismo, resulta do sentimento de pertencimento dos membros à sua comunidade e do seu poder de influência nos processos de decisão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o turismo de base comunitária

I. estrutura-se a partir de uma rede de empreendedores individuais e coletivos, com arranjo de práticas solidárias no trabalho e na distribuição dos benefícios gerados pela prestação de serviços turísticos.

II. promove, nas comunidades em que se desenvolve, a produção e a prestação de serviços de forma associativa, por meio de cooperativas e de outras formas de organizações comunitárias.

III. é uma atividade prioritária em relação a outras atividades econômicas desenvolvidas pela comunidade, devendo ser um fator de geração de emprego e renda, para que haja real envolvimento comunitário. 

IV. permite a manifestação de sentimentos de identidade e de pertencimento local, que contribuem para a conservação ambiental, a proteção do patrimônio e a preservação das características locais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2015 - QUESTÃO 33
O Programa de Acessibilidade e Inclusão Social, lançado em 2012, tem o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e a outros setores ligados ao turismo um amplo programa de informação, orientação e capacitação, que resulta em certificação dos estabelecimentos com o Selo de Acessibilidade e Inclusão Social, em parceria com a ABNT, órgão de referência máxima em questões normativas. O projeto abrange treinamentos, capacitação e qualificação de mão de obra, comunicação, atendimento via site e telefone, entre outros.

A aplicação das normas de acessibilidade da ABNT possibilita tornar economicamente viável a implantação de projetos de inclusão econômica e social, nas diversas modalidades do setor de turismo e da hotelaria, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo dados do IBGE, no Brasil, há 46 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 24% da população. Há, ainda, 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. De acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país será, em 2025, o sexto em número de idosos, que deverá chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, população que, muitas vezes, necessita das mesmas estruturas de acessibilidade voltadas para as pessoas com deficiência.
Disponível em: <http://www.reatech.tmp.br>. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Em relação ao planejamento e à gestão da atividade turística voltados para a acessibilidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O turismo acessível deve ser incorporado aos programas das organizações nos diferentes níveis, com capacitação dos envolvidos nas atividades e sensibilização dos colaboradores para a qualidade na prestação de serviços.

II. As condições de acessibilidade a serviços, atrativos e edificações de interesse turístico públicos e privados, bem como a mobiliário urbano, meios de transportes, e existência de sistemas de comunicação específicos são necessárias e devem ser contempladas em todas as etapas do planejamento turístico.

III. A demanda por profissionais com competência para aperfeiçoar o atendimento à diversidade humana no contexto da atividade turística é menor que a relativa a atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2015 - QUESTÃO 34 - ANULADA

ENADE 2015 - QUESTÃO 35
No Brasil, a indústria da alimentação, que inclui padarias, bares e restaurantes, movimentou 262 bilhões de reais em 2013, 55% mais do que em 2010. Uma das novidades é a recente demanda por comida de rua, encontrada em carrinhos e restaurantes sobre rodas, conhecidos como food trucks. Segundo pesquisa realizada no país por empresa inglesa de consultoria, há, no Brasil, demanda por conveniência, comida de qualidade e preços acessíveis.

Os food trucks são uma versão moderna dos antigos caminhões de caldo de cana, das kombis de pastel e das vans de cachorro-quente. Em versões charmosas e descoladas, os veículos são pilotados por chefs, que estacionam em áreas com infraestrutura de apoio mínima, complementando a oferta de serviços de alimentação. A variedade gastronômica chama a atenção. Alguns preparam refeições criativas a partir da culinária local e regional, outros são especializados em comidas típicas de outros países, como a mexicana e a japonesa. Entretanto, este segmento, ainda em estágio inicial em diversas regiões do país, requer legislação específica para seu funcionamento permanente ou em eventos específicos.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado).

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os food trucks, organizados em formato de evento itinerante, proporcionam a distribuição de determinado público para regiões onde não seria possível a implantação de estabelecimentos como bares e restaurantes em função da infraestrutura disponível; assim, contribuem para o desenvolvimento econômico, a distribuição de renda e o resgate da gastronomia local.

II. A organização e a consolidação do segmento precisam ser planejadas, para gerar benefícios na área em que será inserido, evitar a sobreposição de ofertas de serviços de alimentação que possam prejudicar os estabelecimentos existentes e, ao mesmo tempo, garantir qualidade e diversidade de opções ao consumidor, o que poderá tornar o segmento um atrativo turístico.

III. O crescimento do segmento food trucks, nos próximos anos, será sustentado pela demanda por conveniência, comida de qualidade e preços competitivos, conforme se pode concluir do aumento do gasto com alimentação fora de casa nos últimos anos, no Brasil.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

COMENTÁRIOS

Nome

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einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,8,provas concurso,303,provas da univesp,2,provas enade,396,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10122,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3880,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,233,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,346,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5344,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,247,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de 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Prova Turismo ENADE 2015 com Gabarito
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