O aumento da tributação sobre importados, base da Medida Provisória nº 668/2015, teve como objetivo compensar

ENADE 2015 - QUESTÃO 28
O aumento da tributação sobre importados, base da Medida Provisória nº 668/2015, teve como objetivo compensar uma decisão de 2013 do STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiu vetar a incidência de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) sobre o cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) desses produtos. Na prática, a redução de impostos sobre importados favorecia esses produtos ante os nacionais. Com o argumento de evitar essa desvantagem sobre a produção brasileira, o governo elevou as alíquotas do PIS de 1,65% para 2,1% e as da COFINS de 7,6% para 9,65%. Os aumentos passaram a vigorar em maio deste ano.
FERNANDES, S.; CUCOLO, E ; GUERREIRO, G. Senado aprova tributo
maior sobre importados e construção de shopping.
São Paulo: Folha de S. Paulo. 28 mai. 2015 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas no texto e considerando que os impostos, as contribuições e as taxas incluem-se entre os tributos incidentes na importação, avalie as afirmações a seguir.

I. Além do PIS e da COFINS incidentes na importação, há a tributação do Imposto de Importação (1), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do ICMS dos produtos importados.

II. Na importação marítima, ocorre a tributação da contribuição Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e da taxa do AFRMIM pela utilização do sistema da Marinha Mercante.

III. O aumento dos tributos na importação favorece a competitividade da indústria nacional e, consequentemente, o aumento do emprego no Brasil.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
E) I, II e III.


RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.