Prova Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2015 com Gabarito
Prova Tecnologia em Gestão Comercial ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
Os dois gráficos que se seguem representam a relação entre o tamanho das organizações e o grau de intimidade que mantêm com seus clientes. O gráfico 2 demonstra o efeito produzido após a implantação de ferramentas de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes.
MADRUGA, R. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e
CRM. São Paulo: Atlas, 2006 (adaptado).
A partir dos gráficos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O gráfico 2 mostra que a implantação de ferramentas de Gerenciamento do Relacionamento com clientes nas organizações eleva o grau de intimidade no relacionamento com o consumidor.
PORQUE
II. As organizações podem obter informações valiosas sobre o histórico de compra de seus clientes, por meio das séries históricas de dados gerenciados por essas ferramentas, permitindo a sugestão personalizada de oferta de produtos e serviços.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Uma pequena loja especializada no nicho de apreciadores de queijos sofisticados oferece ampla variedade de queijos artesanais de alto padrão e 100% nacionais. Os queijos, por serem artesanais, são produzidos em quantidades reduzidas e requerem procedimentos de conservação para que não percam suas propriedades. Apesar de o negócio ser bem-sucedido, o proprietário identificou que muitos clientes compravam bem menos do que gostariam por duas razões simples: dificuldade de movimentar-se no trânsito da cidade e falta de tempo, devido à agenda apertada dessas pessoas.
A partir dessa constatação, ele decidiu implantar um serviço de venda online dos queijos.
Considerando a situação dessa empresa, avalie as afirmações a seguir.
I. Não há oportunidade clara de negócios, pois não há volume de mercado que permita escala de ganhos.
II. Como se trata de comércio eletrônico, o volume de vendas dessa empresa pode atingir grande cobertura, até mesmo em escala nacional.
III. A opção pelo comércio eletrônico agrega um diferencial no atendimento ao consumidor final, alavancando as vendas da empresa.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
A Lei nº 12.305/2010 estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em seu texto, trata dos princípios, objetivos e instrumentos para a destinação final desses resíduos, apresentando as bases para a criação da gestão integrada, entre o setor público e o privado, dos resíduos sólidos no país.
Especificamente em seu art. 3º, a lei define logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar à coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
A partir dessas informações, verifica-se que um dos objetivos da Lei nº 12.305/2010 é, introduzir, por meio do processo de logística reversa, a obrigatoriedade da destinação dos resíduos sólidos, para
A) lixões.
B) reciclagem.
C) incinerações.
D) compostagem.
E) aterros sanitários.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Numa pesquisa sobre benefícios de um programa de fidelização, o resultado mostrou que os entrevistados reconheciam os benefícios do programa para outras pessoas, mas não para si mesmas. Então, foi realizada outra pesquisa com os mesmos clientes para identificar que benefícios gostariam de ter com o programa de fidelização. A surpresa foi que o resultado desta segunda pesquisa apontou que os clientes desejavam as mesmas coisas, só não reconheciam para si próprios os benefícios.
BRETZKE, M. Marketing de relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Editora Atlas, 2000 (adaptado).
Para tentar reverter a percepção dos clientes, uma abordagem de mala direta foi proposta pelo Sistema de Relacionamento com o Cliente, de modo a incluir na comunicação uma permissão subliminar para que o cliente também se inclua como público-alvo dos benefícios do programa de fidelização.
Diante desse fato, qual dos textos abaixo deve ser apresentado na abordagem da mala direta afim de que o cliente passe a perceber para si os benefícios do programa de fidelização?
A) Você merece! Oferecemos os melhores benefícios preparados e pensados para pessoas especiais! Ligue e solicite nosso catálogo de vantagens!
B) Você merece! Nossas vantagens foram especialmente preparadas e pensadas de modo a proporcionar o melhor para nossos clientes! Ligue agora e faça valer a pena!
C) Você merece! Nossa empresa preparou o melhor plano de vantagens jamais visto antes! Seja surpreendido e deixe-se levar pelas facilidades que somente nós podemos te oferecer!
D) Você merece! Aproveite os benefícios que pensamos e preparamos especialmente para pessoas como você! Ligue agora e solicite o seu catálogo de vantagens. Você e sua família ficarão surpresos!
E) Você merece! Preparamos o melhor plano de vantagens do mercado levando em consideração todas as principais características oferecidas pela concorrência. Não perca tempo e nos faça uma visita ou ligue ainda hoje!
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
A estrutura e a gestão da empresa do futuro pressupõem profunda familiaridade do administrador com a tecnologia em todas as suas formas e variações. O mercado eletrônico não é irreal ou teórico, mas é, de fato, inevitável, e a internet já faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo, alcançando públicos de todas as idades e com variado poder aquisitivo. O interesse pelo comércio eletrônico surge, para o empresário, do reconhecimento do potencial desse veículo de comunicação, bem como do custo relativamente baixo, dada a possibilidade de alcançar todo o Brasil e o Mundo.
A situação hipotética a seguir ilustra as ideias apresentadas no fragmento de texto acima.
Determinada empresa vem explorando o ramo de indústria e comércio de artigos para festas, tais como artigos surpresa e brindes para comemoração em geral. A participação dos canais de distribuição de produtos utilizados pela empresa foi assim organizada: 50% das vendas são realizadas por meio de representação, 20% por mala direta, 20% por meio de distribuidoras, 5% via internet e 5% diretamente no balcão. Como as vendas estão aquém do esperado, resolveu-se utilizar estratégias de marketing focadas na publicidade da internet.
Disponível em: <http://wwwabepro.org.br>. Acesso em: 22 jul. 2015 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a situação descrita, conclui-se que a opção do proprietário da empresa pela internet foi adequada porque
A) uma home page prioriza e permite o uso de cartão de crédito como forma de pagamento, estratégias que acentuarão as vendas por mala direta e por meio de distribuidoras.
B) a empresa reduzirá o gasto com divulgação e atingirá um grande mercado consumidor, dada a enorme abrangência da internet, além de tornar as vendas por representação mais baratas.
C) o pedido realizado pela internet é confirmado por telefone e o cliente deve fazer o depósito em conta bancária, o que inibe a inadimplência.
D) a internet é um veículo de divulgação mais barato que os veículos tradicionais de divulgação de produtos, tais como televisão, jornal e rádio.
E) a internet é um veículo que atinge clientes de classe média e classe média alta, por isso não existem desvantagens na utilização do comércio eletrônico, pois, em qualquer negócio, o mais difícil é ter capital para investir em propaganda.
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Os Balanços Patrimoniais da empresa Cia dos Gestores referentes aos exercícios de 2013 e 2014 constam os seguintes valores (em milhões de reais).
Balanço Patrimonial — Cia dos Gestores
Exercícios findos em 31 de dezembro de 2014 e 2013
(Em milhões de reais, exceto quando indicado em contrário)
Com base na Análise Vertical e Horizontal do grupo do Ativo Circulante dos Balanços Patrimoniais consolidados da Cia dos Gestores nos anos de 2013 e 2014, conclui-se que
A) a conta Estoques apresentou crescimento de 2013 para 2014, conforme a Análise Horizontal.
B) a conta Títulos e Valores Mobiliários foi a que menos apresentou variação nos anos de 2013 e 2014.
C) a conta Caixa e Equivalentes de Caixa tem a maior representatividade no Ativo Circulante, em ambos os anos.
D) a conta Impostos e Contribuições é a de menor representatividade no Ativo Circulante, em ambos os anos, conforme Análise Vertical.
E) todas as contas cresceram no período de 2013 a 2014, conforme Análise Horizontal.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
A empresa Gestores S/A está construindo um novo empreendimento, no setor de fabricação de sorvetes. A empresa realizou diversas estimativas, tais como preço de venda do sorvete, margem de lucro a ser alcançada com a venda e quantidade de sorvetes a serem vendidos por mês, conforme mostrado no quadro abaixo:
Com base na estimativa do preço de venda e no custeio por absorção, qual estrutura de custos é necessária para que a estimativa representada acima se concretize
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
O trespasse é um tipo de contrato de compra e venda de um estabelecimento empresarial. Adquirindo um estabelecimento, ao novo proprietário pertence a universalidade de bens daquele empreendimento, tanto os corpóreos — maquinários, veículos, etc — e incorpóreos — credibilidade, nome, etc — quanto a exploração da atividade empresarial objeto do contrato. É coloquialmente chamada de compra e venda do “fundo de comércio”.
No contrato de trespasse, determina-se que
A) as dívidas existentes não se transferem ao novo proprietário.
B) ao vendedor do estabelecimento é permitido abrir outro estabelecimento que venha a concorrer com o vendido.
C) o novo proprietário estará obrigado a iniciar atividade empresarial diferente da praticada no estabelecimento adquirido.
D) a compra e venda terá seus efeitos produzidos após a averbação na Junta Comercial do Estado e publicação na imprensa oficial.
E) a assinatura do contrato põe fim a qualquer responsabilidade do vendedor do estabelecimento perante os antigos credores, desobrigando-o.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
Fornecimento defeituoso é aquele em que o produto ou serviço apresenta alguma impropriedade danosa ao consumidor. Porém, neste caso, o dano não se origina da má utilização do produto ou serviço, ocasionada pela insuficiência ou inadequação das informações sobre os seus riscos, mas em razão de problema intrínseco ao fornecimento.
COELHO, E. U. Manual de Direito Comercial: Direito de Empresa.
23 ed. São Paulo: Saraiva, 2011 (adaptado).
Com base no Direito do Consumidor, avalie as afirmações a seguir.
I. O consumidor somente terá direito a ressarcimento ou troca do produto caso comprove a responsabilidade do fornecedor.
II. A responsabilidade objetiva determina ao fornecedor do produto defeituoso o ressarcimento ao consumidor ou a troca do produto.
III. A utilização incorreta do produto pelo cliente, em razão da falta de informação no rótulo, não é responsabilidade do fornecedor.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
Um gestor, na elaboração do planejamento de vendas, realizou a análise SWOT, que se baseia na avaliação dos pontos fortes e fracos, das ameaças e oportunidades que afetam uma organização. Essa análise possibilita à organização potencializar suas forças, minimizar fraquezas, reduzir ameaças e aproveitar oportunidades.
A partir dessas informações, verifica-se que um gestor deve considerar
A) à instabilidade cambial como oportunidade e a qualidade do produto como ponto forte.
B) o crescimento da renda populacional como oportunidade e o custo baixo como força da organização.
C) a imagem positiva da marca institucional como ponto forte e a falta de integração dos departamentos como ameaça.
D) a falta de qualificação de seus funcionários como ameaça e a inexistência de concorrentes como ponto forte.
E) a tecnologia obsoleta da empresa como ameaça e o aumento da demanda de mercado como uma oportunidade.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
Os planos de retenção — ofertas especiais aos clientes que manifestam intenção de abandonar a empresa — são cada vez mais usuais nas empresas de serviços. Nesse contexto, as ferramentas de CRM Gerenciamento da Relação com o Cliente) são um importante aliado.
REINARES, P. 200 erros do CRM: os mitos, mentiras e verdades.
São Paulo: Ed. Ploneira-Thomson, 2007 (adaptado).
Com relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Os planos de retenção de clientes devem ser padronizados, com descontos especiais ou benefícios adicionais.
II. As ferramentas de CRM contribuem para a definição do perfil de utilização dos serviços pelos clientes e seu valor potencial.
III. Os planos de retenção devem contemplar, em suas estratégias, critérios de valor de longo prazo do cliente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
A situação de endividamento indica, de forma geral, o volume de recursos de terceiros utilizados para suportar operações de uma organização e, consequentemente, gerar lucros. Os analistas financeiros, usualmente, estão mais preocupados com o endividamento de longo prazo, uma vez que este compromete o fluxo financeiro da empresa com uma série de pagamentos por um longo período. Assim, dizemos que, quanto maior for o endividamento de longo prazo da empresa, maior será a sua alavancagem financeira.
GITMAN, L.). Princípios de Administração Financeira.
12 ed. São Paulo: Pearson Education, 2010 (adaptado).
Tomando como base a estrutura dos demonstrativos contábeis e o conceito de alavancagem financeira nos resultados de uma organização, verifica-se que, quanto
A) menores os custos fixos, maior a alavancagem financeira da empresa.
B) maior a alavancagem financeira, menor o retorno das operações da empresa.
C) menor a alavancagem financeira da empresa, maior o risco de suas operações.
D) maior a alavancagem financeira, maior o retorno sobre o capital próprio dos acionistas.
E) menor a relação entre o passivo e o ativo total da empresa, maior o seu grau de endividamento e sua alavancagem.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
Os departamentos de recursos humanos são importantes nos rumos das empresas. Os gestores de pessoas são contratados para definir estratégias e práticas empresariais que garantam O sucesso e aumentem a capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Uma dessas estratégias está relacionada vão preenchimento de cargos nas empresas por meio do recrutamento externo, o qual
A) valoriza lentamente o capital intelectual de uma empresa.
B) garante mais segurança e rapidez que o recrutamento interno.
C) enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades.
D) desobriga esquemas de socialização organizacional para o novo funcionário.
E) aumenta a fidelidade dos funcionários, ao oferecer oportunidades a candidatos externos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
Um universitário resolveu fornecer almoço para a comunidade da instituição de ensino em que estudava, onde o almoço custava o valor de R$ 18,00. Sua intenção era oferecer o serviço a um menor preço e, assim, arrecadar fundos para a realização de Sua formatura. Foi, então, em busca do necessário para o fornecimento das refeições e estimou o custo para tal empreendimento. Após a pesquisa, alcançou a seguinte estrutura unitária de custos:
* Matéria prima: R$7,00
* Impostos incidentes: R$ 3,00
* Gastos com embalagem: R$ 2,00
De posse dessas informações, o estudante estipulou a obtenção de lucro de 30% sobre o custo final do produto. Definiu, ainda, que os almoços vendidos a outros estudantes teriam um desconto de 15% no preço de venda.
Considerando a estrutura de custos exposta, conclui-se que o preço de venda do produto e o desconto sobre este preço, caso uma unidade do almoço fosse vendida a um estudante, corresponderiam, respectivamente, a
A) R$13,60 e R$2,04.
B) R$14,60 e R$2,19.
C) R$15,60 e R$2,34.
D) R$16,60 e R$ 2,49.
E) R$17,60 e R$2,64.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Um gerente de vendas deve ter habilidades de negociação, inclusive para agir com sua própria equipe. Isso significa que é possível sempre obter um desfecho da negociação que seja, em diferentes graus, favorável a todas as partes. Nesse sentido, suponha que um gerente de vendas tenha decidido eliminar uma linha de produtos para direcionar investimentos a outra e que sua equipe tenha reagido de forma bastante negativa a essa ideia, por temer a redução das vendas e, consequentemente, de suas comissões.
Nessa situação hipotética, o gerente demonstraria habilidades de negociação caso
A) utilizasse seu poder do cargo para fazer valer sua decisão e evitar estender o debate.
B) impusesse sua decisão, concedendo privilégios a vendedores que exercem liderança informal junto aos demais.
C) voltasse atrás da decisão, para evitar conflitos, argumentando que havia conseguido reverter a situação junto à Administração Superior.
D) responsabilizasse a Administração Superior e se solidarizasse com a equipe, informando que não tinha autonomia para mudar a decisão.
E) reconhecesse a possível redução nas comissões de venda, mas explicasse que a estratégia reverteria essa situação em alguns meses.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no mercado. Ao identificar suas principais necessidades, a empresa consegue adotar um sistema que permita aprimorar sua gestão, aumentar sua competitividade e proporcionar mais chances de sucesso.
Disponível em: <http:/ exame abril com.br>.
“Acesso em: 3 ago. 2015 (adaptado)
Considerando o fragmento de texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Estratégias devem ser estabelecidas para que se alcancem os objetivos de uma pequena empresa, levando-se em conta não só informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, mas também a capacidade da empresa de prestar serviços, produzir e vender.
PORQUE
II. O primeiro passo de um negócio próprio se pauta na coragem e na escolha do segmento de mercado e público-alvo, seguido pela escolha do melhor caminho para divulgar e alcançar os objetivos da empresa, considerando o trabalho, muitas vezes, intenso para alcançá-los.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
Os conflitos estão presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois, sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de ideias e objetivos.
Sobre as formas de gerir conflitos, assinale a opção correta.
A) O acordo é uma forma de gestão em que a pessoa se coloca à margem do conflito.
B) A acomodação é uma forma de gestão em que o individuo procura atingir seus interesses.
C) A competição é uma forma de gestão em que a pessoa abdica de seus interesses.
D) A colaboração é uma forma de gestão em que a pessoa busca satisfazer interesses envolvidos.
E) O afastamento é uma forma de gestão em que o indivíduo procura soluções aceitáveis.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
O novo gerente, como líder, não tem o perfil do “chefão”, mas do comunicador, capaz de passar bem a mensagem, de transmitir confiança e credibilidade.
Ao mesmo tempo, os valores compartilhados pela cultura organizacional vão incentivar sua iniciativa, para que ele possa assumir um papel cada vez mais criativo, sugerindo metas, alternativas operacionais e soluções. Deixa, assim, de ser simples intermediário para assumir uma posição de maior autonomia. Toda essa mudança implica muito claramente uma espécie de reeducação.
IBEKIN, S. E. Endomarketing: como pratícá-lo como sucesso.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a implementação do endomarketing como estratégia para desenvolver à liderança, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo de endomarketing consiste, em sentido amplo, em promover mudanças de valores para adequar as empresas à atual configuração da economia e do mercado.
PORQUE
II. Conscientizar os profissionais de uma empresa da importância do relacionamento entre áreas, realçando a interdependência, favorece a excelência de serviços percebidos pelos clientes externos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
Uma empresa fabrica dois tipos de produtos, A e B. O preço de venda do produto A é R$ 120,00 e o de B é R$ 100,00. A tabela a seguir apresenta a planilha da distribuição dos custos por rateio, por quantidade produzida no mês de julho, nessa empresa.
Com base nessas informações, o gestor comercial da empresa emitiu um laudo técnico sobre cada produto. Avalie as conclusões do gestor comercial a seguir.
I. Os produtos A e B possuem o mesmo custo unitário.
II. O produto A tem margem de contribuição maior que o produto B.
III. O produto B, no rateio por quantidade, arca com 33% dos custos indiretos.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
O ano de 2014 não foi fácil para o mercado imobiliário. Além do grande evento, a Copa do Mundo de Futebol, e das eleições presidenciais, as más notícias da economia contribuíram para aumentar a insegurança do consumidor em realizar uma dívida de longo prazo. Contudo, o mercado imobiliário é bastante dinâmico, como permite constatar a análise do infográfico de venda de imóveis no estado de São Paulo.
Disponível em: <http://notícias.(7.com>. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).
Considerando o infográfico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cenário apresentado sugere que há oportunidade de se investir em novos lançamentos.
II. A oferta tem superado a venda de novos imóveis nos últimos cinco anos.
III. A venda de imóveis usados apresentou crescimento linear nos últimos cinco anos. É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Os números do franchising no Brasil indicam que o segmento está em crescimento exponencial. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), havia no país, em 2003, apenas 678 empresas franqueadoras. Uma década depois, chegamos a impressionantes 2 700 organizações que seguem esse modelo de negócio. No que diz respeito ao faturamento, a mesma pesquisa mostra que a receita das redes saltou de R$ 29 bilhões para R$ 115 bilhões.
Disponível em: <https://endeavor.org.br>.
Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).
Considerando o contexto das franquias, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma franquia é um sistema de negócio em que o franqueador cede o direito de utilização da marca e da distribuição exclusiva de seus produtos e serviços ao franqueado, no padrão de gestão do franqueador.
II. Contextos e formatos de franquia e filial são similares, pois ambas recebem recursos financeiros da matriz, o que lhes assegura autonomia mínima.
III. A franqueadora deve conhecer de modo preciso o perfil a ser exigido dos candidatos, para que alcancem sucesso na gestão da franquia.
IV. A padronização nos processos internos, na qualidade de atendimento e nas estratégias de apresentação do produto pode ser prejudicial ao sucesso do franqueador.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
Entre as diversas funções do gestor comercial, inclui-se a de prover recursos humanos para sua área, o que consiste em
A) identificar, dividir e alocar o trabalho a ser realizado, definir responsabilidades e autoridades.
B) programar antecipadamente as metas que se deseja alcançar, e determinar os meios e recursos necessários.
C) assegurar que as atividades da organização levam-na ao alcance dos objetivos traçados.
D) conduzir o grupo de trabalho influenciando seu comportamento, para que se atinjam os objetivos e as metas estabelecidos.
E) formar uma equipe competente, integrada emotivada, disposta a agir em prol do conjunto.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
O sistema CRM (Customer Relationship Management) pode ser entendido como um conjunto de ferramentas que automatizam e permitem à empresa desenvolver uma estratégia de relacionamento que antecipa as necessidades dos clientes. A figura abaixo ilustra os principais processos que podem ser implantados por meio dessa ferramenta.
Com base na figura acima e no conceito de CRM, assinale a opção correta.
A) A empresa, ao organizar sua comunicação, eleva “os seus lucros, já que reduz os gastos com mídia.
B) O processo da assistência técnica informatizada no pós-venda eleva os custos com as reclamações dos clientes.
C) A antecipação de dados sobre a evolução do mercado permite à empresa avaliar tendências para implementar sua estratégia de vendas.
D) A vantagem de se identificar o perfil dos clientes é reduzir os custos de vendas, uma vez que possibilita que a empresa padronize seus produtos.
E) O acompanhamento das encomendas eleva os custos, no entanto, diminui os erros na entrega, o que eleva a produtividade.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per viewe o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico, realizado por meio de uma análise SWOT, identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.
Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio de análise SWOT, descrito nas afirmações a seguir.
I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.
II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.
III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
Em uma loja de varejo, um cliente, interessado em adquirir um produto, pediu informações sobre as condições de troca que a loja oferecia. O vendedor, que era recém-contratado, disse que não haveria possibilidade de troca. O cliente questionou a informação, demonstrou insatisfação e saiu sem comprar os produtos da loja. O gerente, que estava entrando na loja nesse momento, questionou o motivo de o cliente ter saído irritado.
Ao se analisar a gestão dessa empresa foram identificados alguns problemas. Considerando essa situação hipotética, avalie os problemas de gestão a seguir.
I. Falta de programa de treinamento adequado.
II. Ausência do gerente no momento da venda.
III. Falta de orientação, motivação e fixação de metas para o vendedor.
É correto o que se identifica em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
Em uma revenda de veículos usados, um cliente encontra um automóvel que supre suas necessidades. Nesse momento, o vendedor mostra o veículo, o cliente o testa, e ambos entram em negociação. Quando o vendedor informa o preço do veículo, o cliente solicita um desconto para pagamento à vista.
O vendedor, então, informa ao cliente que analisará o pedido e verificará com o gerente, durante a semana, a possibilidade de aceitar a nova proposta. No fim de semana, o vendedor contacta o cliente e apresenta-lhe uma nova proposta da agência. Contudo, em resposta ao vendedor, o cliente informa já ter adquirido o veículo em outra agência.
Ao analisar o relacionamento entre a agência, o vendedor e o cliente foram identificados alguns problemas.
Considerando essa situação hipotética, avalie os problemas identificados a seguir.
I. Falta de autonomia do vendedor para concretizar a venda.
II. Falta de estrutura administrativa para resolução rápida de negociações.
III. Falta de credibilidade do cliente/comprador para realizar operações financeiras.
IV. Falta de conhecimento da cadeia de negócios automobilísticos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
Um empreendedor deseja abrir um supermercado com uma variedade de alimentos e produtos totalmente naturais e orgânicos (isentos de insumos artificiais, como adubos químicos e agrotóxicos, drogas veterinárias, hormônios e antibióticos, e sem modificações genéticas). Ele considerou o fato de o apelo para esses produtos ter aumentado recentemente, com crescimento de vendas estimado em 30% ao ano. O interesse por esse tipo de produto diz respeito à mudança no perfil de um segmento de mercado, que apresenta maior preocupação em manter uma vida saudável, disposto em investir na qualidade de vida.
Identificou-se, ainda, que essas pessoas possuem renda mais elevada e vivem nos grandes centros urbanos. O empreendedor obteve mais informações relevantes, como a da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, que regula as formas de plantio e produção orgânicas, e do Selo Oficial de Garantia, atribuído apenas para produtores certificados. Se isso, por um lado, ajuda a garantir a qualidade dos produtos nacionais, por outro lado, acarreta prejuízo aos importados, que não têm como obter tal certificação.
Considerando a necessidade de análise do ambiente do negócio, avalie as afirmações a seguir.
I. As informações do ambiente natural revelaram oportunidade para o empreendedor.
II. O ambiente legal referido apresenta condições que devem afetar bastante o modelo de negócio do empreendimento.
III. As informações do ambiente sociocultural são as que determinam efetivamente a oportunidade desse negócio.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
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